Entenda como melhorar o carregamento do seu site impacta nas vendas
Veja como deixar o site da sua loja virtual mais leve e rápido para oferecer uma experiência melhor aos seus clientes.
Quem navega na internet espera encontrar informações de maneira ágil e segura. Por isso, o tempo que seu site demora para carregar pode ser decisivo no sucesso da sua loja virtual. Afinal, se uma página demora muito para abrir a tendência é sair da mesma.
O ideal é que o tempo de carregamento de uma página não ultrapasse os cinco segundos.
Sendo assim, é interessante buscar aperfeiçoar o desempenho do seu site e procurar mantê-lo sempre abaixo desse número. Neste conteúdo, separamos algumas dicas para otimizar a sua loja virtual e oferecer uma experiência leve e rápida aos usuários.
Fatores que influenciam no tempo de carregamento
Existem diversos elementos que influenciam no tempo de carregamento da página. Em geral, eles estão relacionados a funcionalidades implementadas pelo próprio empresário para chamar a atenção do usuário e se destacar em meio à concorrência.
Por exemplo:
- Plugins externos;
- Imagens em resoluções muito altas;
- Scripts de terceiros;
- Pop-ups.
- Serviço de hospedagem com capacidade limitada;
Estratégias
Algumas ações simples podem otimizar o carregamento do seu site. Veja os exemplos:
- Diminua a resolução de fotos e imagens dos produtos;
- Analise a execução dos sliders, dos botões de compartilhamento das mídias sociais e do “call to action”, que deve ser o último item a carregar na página;
- Retarde a execução dos pop-ups em alguns segundos.
CDN
Há fatores que pesam significativamente no desempenho do site de e-commerce, como: infraestrutura de internet, equipamentos utilizados pelos clientes e qualidade da conexão. Para resolver esses - possíveis - problemas, a solução pode estar no uso da Content Delivery Network (CDN) ou, em português, Rede de Distribuição de Conteúdo.
Trata-se de uma aplicação que trabalha com a distribuição do conteúdo postado em uma página da web por meio de uma rede descentralizada de servidores utilizados conforme a demanda. A CDN é utilizada desde a década de 90, principalmente por grandes empresas de comércio eletrônico e de mídia, como vídeos, músicas, filmes e outros conteúdos de entretenimento.
Segurança e desempenho
A principal vantagem da CDN é colocar o usuário mais próximo do que está no site - o que resulta em maior agilidade de carregamento da página.
Essa aplicação é disponibilizada no Brasil por empresas que atuam como provedoras. A mais utilizada no mundo -inclusive por grandes corporações da internet - é a Akamai, mas existem muitas outras que atuam no cenário brasileiro.
Testes
A otimização da velocidade do site é uma tarefa que precisa ser executada em parceria entre o empreendedor e a empresa responsável pela plataforma onde a loja online funciona.
O ideal é equilibrar o tempo de carregamento com a quantidade de arquivos enviados ao cliente (fotos, imagens, vídeos, textos e plugins) e o número de requisições ao servidor. Isso sem perder a qualidade de apresentação da página.
Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis na própria web - muitas gratuitas - que mostram a performance e apontam sugestões de melhorias para o e-commerce.
Aproveite estas plataformas e faça testes constantes no seu site:
Pagespeed Insights (do Google): indica quais são as ações prioritárias na otimização da velocidade da loja.
Pingdom: mostra quais são os arquivos que precisam ser reduzidos.
YSlow (do Yahoo): mede a eficiência do site em 13 aspectos.
Saiba mais
Além das dicas que nós listamos aqui, confira também outros artigos do Sebrae sobre lojas online:
- Como o site da loja virtual deve ser construído;
- Tudo o que você precisa saber sobre comércio eletrônico.
Assista, ainda, à série do Sebrae com 10 dicas para o e-commerce:
Foi um prazer te ajudar :)
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No contexto da transformação digital, uma série de ferramentas vem sendo criada para facilitar o nosso dia a dia. Para ajudar o micro e pequeno empreendedor, separamos alguns aplicativos grátis que podem ser úteis para acelerar e otimizar o seu fluxo de trabalho. Conheça abaixo quatro aplicativos grátis para ajudar o MEI. 1) Trello Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil organizar nossas demandas e lembrar todas as tarefas que ainda faltam ser realizadas. Criado para ajudar os usuários a automatizar as rotinas de trabalho, o Trello é um dos excelentes aplicativos grátis para gerenciar tarefas. A plataforma é bastante utilizada nas empresas de todos os portes para coordenar os procedimentos diários, estabelecer objetivos para a companhia e até mesmo distribuir as atividades entre colaboradores e fornecedores. O aplicativo é bastante dinâmico e funcional, permitindo diversas personalizações de acordo com a necessidade do usuário. É possível acessá-lo pelo computador ou através do aplicativo próprio para smartphones (Android e iOS). Com o Trello você pode: organizar atividades do trabalho; planejar sua viagem de negócios; guardar documentos importantes; delegar tarefas para outras pessoas. O Trello também pode ser muito útil para coordenar trabalhos em equipe. Os “Quadros” podem ser compartilhados com qualquer pessoa que tenha um cadastro, sendo possível atribuir a responsabilidade de uma tarefa a ela. Um exemplo é a possibilidade de determinar as funções de cada membro da equipe de trabalho ao marcá-lo em um “Cartão” diferente, de modo que todas as pessoas daquele “Quadro” fiquem cientes do que cada um está fazendo no momento – é um ótimo jeito de monitorar o trabalho que todos estão realizando. 2) Google Drive O Google Drive pode ser uma mão na roda quando o assunto é armazenamento de dados e arquivos. O programa serve para guardar documentos de forma virtual, sem precisar de um dispositivo físico (como pendrive ou HD externo) para acessar seus documentos em outros aparelhos. O serviço utiliza a tecnologia de cloud storage (armazenamento na nuvem) para guardar os dados do usuário. Com isso o risco de perder arquivos importantes é reduzido, pois, caso seu computador ou dispositivo de armazenamento externo estrague, suas informações estarão seguras nos servidores do Google Drive. Você pode criar arquivos de texto, planilhas e apresentações de slides pelo próprio smartphone, usando os aplicativos grátis que serão automaticamente sincronizados com a sua conta Google. É claro que ele não poderia ficar de fora da nossa lista de aplicativos grátis que ajudam o MEI a otimizar o tempo e ser mais produtivo. 3) Qipu Sabemos que, além do gerenciamento das tarefas diárias, o MEI também pode ter algumas dificuldade para controlar as finanças pessoais e da empresa. O aplicativo Qipu para smartphones unifica o faturamento e as despesas do MEI, facilitando o controle financeiro de uma forma mais objetiva e organizada. O aplicativo ainda permite escanear e guardar os comprovantes das despesas do microempreendedor, gerar guias de DAS e emitir notas fiscais eletrônicas de serviço, deixando sua empresa regularizada na Receita Federal e garantindo os benefícios previdenciários. Esses são somente alguns exemplos dos recursos gratuitos. O Qipu ainda oferece uma série de serviços pagos de assessoria contábil. 4) LinkedIn O LinkedIn alcançou um marco ao lançar uma rede social exclusiva para o uso profissional. Hoje conta com mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo. A plataforma impactou bastante a busca e o recrutamento de funcionários, aumentando a rapidez e a assertividade nos contatos profissionais, se tornando uma das melhores e mais amplas ferramentas para networking. Entre as vantagens do LinkedIn está a de encontrar informação sobre profissionais para buscar potenciais parcerias, fornecedores e até mesmo clientes. Também ajuda a conhecer novas referências do mercado e tendências para mapear o cenário e encontrar as soluções para os desafios que você está enfrentando na sua empresa. Já conhece a ferramenta Sebrae Canvas? Com ela, você desenvolve suas ideias de negócio ou até mesmo repensa um modelo de negócio já existente. Acesse agora e aproveite! Ter ideias criativas e inovar na prática é um desafio constante, mas que vale a pena para transformar sua empresa e alavancar sua marca. Saiba como aqui. Conheça o Planeja Fácil. Ele te ajuda a descobrir que atitudes tomar para fazer o seu negócio avançar.
Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores. O aumento significativo de resíduos, nos seus diferentes estados (sólidos, líquidos e gasosos) e os indesejáveis efeitos no meio ambiente têm elevado o custo de tratamento desses elementos. O descarte incorreto do lixo urbano também gera graves efeitos nocivos ao planeta. Assim, reduzir, reutilizar e reciclar são condições essenciais para garantir processos mais econômicos e ambientalmente sustentáveis, nas cidades e no campo. A base do conceito de sustentabilidade do mundo moderno é transformar resíduos e dejetos em coprodutos – produzindo mais com menos e com menor impacto ambiental. Isso significa produzir de forma mais eficiente, com a utilização racional das matérias-primas, água e energia. O mesmo conceito pode ser aplicado na produção agropecuária e agroextrativista, na medida em que esses processos produtivos devem ser gerenciados com maior eficiência, aliando racionalidade econômica a soluções locais e tecnologias adequadas para o manejo dos recursos ambientais. Diminuir custos e impactos ambientais Para muitas propriedades rurais, transformar os resíduos em energia elétrica e calor é uma solução necessária para o suporte delas, assim como para o desenvolvimento de novas atividades produtivas. Sustentabilidade significa diminuir custos no processo de produção, minimizar os impactos ambientais e agregar valor à produção ou, ainda, dar condições de desenvolvimento para as pequenas comunidades rurais mais isoladas. Tecnologias para pequenos As tecnologias mais acessíveis para transformar os resíduos e dejetos em energia são: gaseificação: a quente (gaseificadores) e anaeróbica (biodigestores); compactação de resíduos (produção de briquetes). Os produtos energéticos derivados desses processos – gás, biogás e briquetes – substituem os combustíveis de origem fóssil com vantagens econômicas (menor preço de insumos), apresentam baixa emissão de gases de efeito estufa, reduzem os impactos ambientais em solo e água e podem suprir as necessidades de energia de uma pequena propriedade rural. Saiba mais sobre resíduos: EcoD Portal das Energias Renováveis
O design thinking ajuda na imersão e na criação de projetos mais coesos e de melhor qualidade. Veja no infográfico a seguir o que é e como aplicar este método ao universo empresarial. Fontes http://finance.yahoo.com/echarts?s=AAPL+Interactive http://designthinkingbook.co.uk http://www.ssireview.org/articles/entry/design_thinking_for_social_innovation Faça o curso online e gratuito "Design na empresa"
A prestação de serviços lida diretamente com preferências, sensações e experiências – positivas ou negativas. Portanto, os gestores e proprietários de meios de hospedagem precisam sempre estar atentos ao mercado e aos feedbacks dos clientes. Com a ajuda de um designer e por meio de estudos personalizados, pode-se alcançar a excelência oferecendo um atendimento primoroso e conforto. Para conquistar relevância e respeitabilidade deve-se cultivar uma boa imagem, criar uma marca memorável e valorizar a cultura local, gerando assim uma interação agradável com os hóspedes. Para te ajudar nessa missão, criamos um infográfico com alguns pontos-chave a serem trabalhados sob a ótica do design para aperfeiçoar os meios de hospedagem, aumentando a competitividade do negócio.
Quer começar ou aumentar as vendas pela internet? Você, que é dono de um pequeno negócio, como padaria, confeitaria, restaurante, minimercado, pet shop, loja de roupa, clínica de fisioterapia etc., e não vende online ou já vende, mas não sabe como acelerar suas vendas pela internet, está convidado para participar do Up Digital Sebrae! Seja visto na internet e acelere seu negócio. Por que participar do Up Digital Sebrae? O que é o Up Digital Sebrae? O Up Digital Sebrae é uma jornada online ágil, de dez dias, com três encontros virtuais. São grupos fechados de até dez empresários em um ambiente de compartilhamento de práticas, acompanhados por especialistas. Participe. Impulsione o seu negócio no mundo digital!
O Sebrae fechou uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem como objetivo fomentar a competitividade e o desenvolvimento sustentável de pequenos negócios agrícolas. O projeto intitulado “Produtos Agroalimentares Diferenciados” ou PADs, vai dar maior visibilidade e incentivar o consumo de alimentos não convencionais, como orgânicos e agroecológicos (frutas, verduras e hortaliças). A parceria promove, sob a perspectiva territorial, a inteligência empresarial, a aproximação, a ampliação de mercados, a conexão entre produção, o processamento, distribuição e consumo de produtos agroalimentares diferenciados. Busca o desenvolvimento de mapa de oportunidades para inclusão socioprodutiva e valorização desses produtos diferenciados. Acesse o site notícias do programa: Notícias sobre PADs e a parceria Veja mais: Amenize problemas na produção de hortaliças durante a Covid-19 Segurança dos alimentos: sete cuidados especiais Dicas para minimizar as perdas de alimentos
A Associação Brasileira de Geração Distribuída - ABGD anuncia o lançamento do ebook "Geração Distribuída: conceitos e caminhos para o desenvolvimento sustentável". Com distribuição gratuita, a publicação é um guia completo tanto para consumidores que desejam começar uma geração própria de energia renovável quanto para profissionais do setor que queiram trabalhar com geração distribuída (GD). No livro, são apresentados os principais conceitos de GD, a história do desenvolvimento da modalidade no Brasil e no mundo e as regras para entrada nesse mercado. "A iniciativa de lançar essa publicação, assim como outras que virão em breve, tem o objetivo de difundir conhecimento e práticas para fomentar o crescimento de GD no Brasil", afirma Carlos Evangelista, presidente da ABGD. Leia e baixe o e-book: Geração distribuída: aspectos jurídicos na estruturação de investimentos e projetosFormato: PDF | Tamanho: 5,10MB
A partir do dia 10 de outubro, o Portal Sebrae contará com uma nova forma de realizar o cadastro e login dos seus usuários. O canal será integrado à Conta Sebrae, novo sistema único de autenticação de clientes, criado para oferecer mais segurança aos dados e uma melhor experiência aos usuários das diversas interfaces digitais da instituição. Os clientes que possuírem uma Conta Sebrae, terão um login único de acesso e poderão navegar de forma integrada entre as aplicações. Com a nova Conta Única você terá: Login único para acessar o Aplicativo e o Portal Sebrae, entre outras soluções digitais; Opção de login com redes sociais e Google; Mais segurança para seus dados, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Quando declaramos que nosso desejo é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do país precisamos, mais do que nunca, ampliar nosso olhar para poder transmitir o que, de fato, isso significa. Desenvolvimento sustentável implica muito mais do que saúde financeira, bons clientes e perenidade. Significa que como pequenos negócios é preciso observar a atuação e responsabilidade na gestão da empresa considerando aspectos econômicos, obviamente, mas, mais do que tudo, questões relacionadas ao meio ambiente e sociedade. Tudo o que é determinado impacta, necessariamente, nesses três pilares da gestão o no desenvolvimento sustentável do meu empreendimento e do Brasil. Todos sabemos que a energia é um dos itens mais elevados do orçamento não apenas pelo seu valor no Brasil, pelo consumo e pela relevância. O ocorre que nenhum negócio, seja ele de qualquer natureza ou segmento, opera sem energia. Atuar de forma coerente com a manutenção e melhoria de onde atuamos é operar como indutor e protagonista do desenvolvimento sustentável do País integrando um ecossistema mundial que caminha nesse sentido de forma próspera e segura. Esse caminho nos leva para o consumo consciente por meio da utilização de energias renováveis que além de reduzir os custos, promovem autonomia, reduzem intermitência e consequentemente o aumento da competitividade dos negócios em operação. Portanto, o Sebrae está na vanguarda dessa estratégia quando integra projetos que promovem iniciativas na difusão de informações e aplicação de energias renováveis e consequentemente sustentabilidade para os pequenos negócios. A questão fundamental é que a transição da matriz energética mundial e brasileira é um caminho sem retorno para sobrevivência e sustentabilidade não somente da economia vigente como da humanidade. Essa narrativa não é ideológica, ela é prática. A questão central dessa pauta é que a natureza não pede licença ou negocia. Não há imunidade que se pesquise ou desenvolva em laboratórios para solucionar as consequências das catástrofes ambientais. A estratégia é tão relevante que contribui e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS quatro estão diretamente vinculados à pauta: Água Limpa e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis. Umas dessas iniciativas é o DataSebrae/Biogás que compõe o Convênio de Cooperação Técnica entre o Sebrae e Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO. O objetivo da parceria é difundir as iniciativas do projeto “Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira” (também intitulado como GEF Biogás Brasil), em nível nacional, a partir de ferramentas de gestão do conhecimento, inteligência e metodologias para estruturação de uma governança estratégica. Apoiar e dinamizar, por meio de iniciativas complementares, a utilização do biogás e o desenvolvimento e inserção dos pequenos negócios/empreendedores no segmento e na sua cadeia de valor. Dessa forma, quando tratamos de biogás não estamos falando somente de uma fonte de energia (térmica, elétrica e combustível) que pode gerar negócios e oportunidades para na transição da matriz energética brasileira. Para o biogás também vale ampliar o nosso olhar, de forma sistêmica, para toda as perspectivas e resultados da sua utilização. Além de renovável o biogás é termitente, armazenável e despachável considerando que sua produção de se dá a partir aproveitamento sustentável de resíduos orgânicos como dejetos de animais, material vegetal ou a fração orgânica do lixo urbano. A matéria prima do biogás é o lixo orgânico produzido de forma exponencial pela humanidade diariamente. Logo, quando retiramos do meio ambiente matéria orgânica sem destinação prestamos um serviço ambiental necessário para manter as licenças e nível de produção do agronegócio brasileiro, principalmente. Literalmente, o biogás transforma lixo em ENERGIA. Apesar da grande disponibilidade dessa matéria prima, a produção desse gás ainda é pouco comum no Brasil. Em parte, o problema se deve à escassez de informação sobre o tema. Esse é o princípio por trás do DataSebrae/Biogás. Estamos disponibilizando para o mercado do biogás uma ferramenta inédita e inovadora para difusão dessa tecnologia de produção de energia renovável que se caracteriza pela versatilidade e redução de passivos ambientais tanto na área rural quanto urbana. No DataSebrae/Biogás você conhecerá: Conteúdo conceitual e definições mais gerais sobre a produção de biogás; Informações sobre as etapas de produção e sobre a viabilidade da atividade; Potencial de produção de cada localidade por meio de painéis interativos; Localizações das plantas de biogás existentes no país; Dados sobre o potencial de cada município, a partir de atividades pecuárias distintas, como a criação e ovinos e suínos; Identificação de áreas inexploradas e com potencial produtivo; Identificação de territórios estruturados; Relatórios com análises específicas do segmento; Bibliotecas digital com conteúdo sobre legislação, código completo para a temática do biogás, dividido em regiões e estados, além das leis federais; Calculadora de conversão do valor energético do biogás e do biometano em litros de diesel, kilowatts/hora e gás liquefeito de petróleo. O usuário digita uma quantidade de biogás ou de biometano em metros cúbicos e o sistema mostra a equivalência nas outras medidas; O projeto vem se desenvolvendo e já tem previsão da implementação de soluções ainda mais sofisticadas. Elas pretendem acompanhar investidores e produtores de biogás em sua rotina, mantendo suporte constante. E é por isso que temos grandes expectativas de contribuir para o aumento da utilização do biogás como fonte de energia renovável. Desejamos junto com os nossos parceiros e sociedade revolucionar a matriz energética brasileira com o biogás. Escrito por Andrea Faria, colaboradora do Sebrae Nacional.
A busca por serviços de e-commerce tem crescido significativamente nos últimos anos, tanto por parte dos empresários quanto dos clientes. Por não demandarem presença ou estrutura física, as lojas virtuais podem ser grandes aliadas dos pequenos empresários, que conseguem expor seus produtos ao mercado antes de fazer um grande investimento em lojas físicas, ou mesmo assumir a venda online como estratégia principal de seus empreendimentos. O uso de determinadas ferramentas em plataformas já conhecidas como Facebook, Wordpress e Wix permite começar uma loja online bastante simples e acessível a qualquer um. As vendas virtuais podem ser feitas de qualquer lugar do mundo, sem que o cliente sequer tenha contato com uma pessoa da empresa. Além do mais, a facilidade de pagamento por meio de um sistema eletrônico que permite diversas formas de transação torna esse tipo de operação bastante vantajosa para comerciantes e consumidores. Todas essas vantagens, no entanto, não são sinônimo de pouco esforço. Para que a frente virtual de uma empresa funcione, há muito sendo feito por trás da tela de forma que todas as ações necessárias funcionem e o cliente saia satisfeito. É aí que entra o design: um projeto cuidadoso e bem planejado é essencial para que um e-commerce funcione e traga bons resultados para a empresa. Considerações como o funcionamento da plataforma, exibição e adequação de conteúdo, acessibilidade, boa apresentação dos produtos, entre outras, são parte do trabalho do designer, o profissional capaz de agregar valor às necessidades dos clientes e das organizações. Ele consegue fazer uso de conhecimentos técnicos junto ao entendimento dos usuários para gerar um resultado final atraente e eficiente.
Implantar as entregas a domicílio (delivery) foi uma novidade e necessidade para várias empresas do país, por conta da crise provocada pelo novo coronavírus. Esse modelo de venda é o que mais está sendo utilizado no momento, e inclusive as sorveterias precisaram se adequar. Entretanto, transportar sorvete é uma atividade delicada. É preciso ter muito cuidado com a embalagem, temperatura e em como o sorvete chegará na casa do cliente. Quais são as principais dificuldades? Como os empresários têm contornado os desafios e tido sucesso na venda? Pensando nisso, o Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria e do Setor de Sorvete (ABIS) realizaram uma Oficina do Sorvete sobre Delivery, que contou com empresários e especialistas do ramo para troca de experiência sobre como fazer esse tipo de venda. Primeiramente, foram apresentadas as 8 dicas para um delivery de sucesso, que podem ser conferidas aqui. Em seguida, foram apresentadas dicas de empresários para que sorveterias possam aprimorar a experiência do cliente nessa modalidade de venda. O Sebrae resume as principais para você: Converse com os entregadores sobre como fazer a entrega do seu produto! Tente levar o atendimento da sua loja até a casa do cliente. Que tal criar um vídeo curto mostrando para os entregadores o que eles podem fazer para realização de uma entrega segura e cordial? Mande uma cartinha para seus clientes agradecendo a compra, junto ao produto. Se a demanda estiver muito alta, imprima as frases, o importante é mostrar carinho com seu consumidor; Use sua criatividade! Envie materiais de brincadeiras simples, como “qual bicho você é nessa quarentena?” junto com os cuidados que eles devem tomar ao pegar o produto; As redes sociais não devem ser utilizadas para colocar só propagandas e promoções. Alterne com mensagens de carinho; Como fazer com que o sorvete chegue na temperatura ideal? O produto pode sair do ponto de distribuição em uma temperatura abaixo da que consumo, assim chega na casa do cliente na temperatura correta; Invista em embalagens divertidas, bonitas e bem protegidas; Cardápio mais enxuto pode facilitar a produção e a entrega; Crie cardápios semanais; Crie uma campanha diferenciada. Uma das sorveterias criou o slogan “O amor também contagia”; Envie presentes para seus clientes mais fiéis, como uma foto da equipe ou uma camiseta personalizada; Ofereça promoções! Por exemplo: A pessoa que compra o sorvete recebe um código que pode mandar para um amigo que terá 50% de desconto na compra; Que tal criar uma playlist no spotify para as pessoas escutarem enquanto tomam o sorvete? Enviar um mini pote de sorvete com um sabor diferente que o cliente não conhece. Aproveite para assistir a oficina completa no YouTube e conhecer melhor o que os empresários estão fazendo para agradar seu público. Foto de Lama Roscu em Unsplash.
Uma solução ecologicamente sustentável e econômica: quem não quer? Com o biodigestor, restos de alimentos e/ou esterco animal vira gás de cozinha e promete produzir até oito horas de gás de cozinha diariamente! Ideal para restaurantes e negócios do ramo alimentício, como também para uso em residências e condomínios, pois aproveita todo lixo orgânico produzido. A equipe do projeto GEF Biogás Brasil, mostra nesse vídeo a montagem completa do sistema de geração de biogás, que não precisa de eletricidade ou água pressurizada para funcionar. Que tal considerar ter seu próprio gás? Veja o vídeo do biogestor portátil: Fonte : GEF BIOGAS.