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Inovação | MELHORIA EM DESIGN
Entenda como melhorar o carregamento do seu site impacta nas vendas

Veja como deixar o site da sua loja virtual mais leve e rápido para oferecer uma experiência melhor aos seus clientes.

· 29/07/2015 · Atualizado em 18/10/2022
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Quem navega na internet espera encontrar informações de maneira ágil e segura. Por isso, o tempo que seu site demora para carregar pode ser decisivo no sucesso da sua loja virtual. Afinal, se uma página demora muito para abrir, a tendência é sair dela.

O ideal é que o tempo de carregamento de uma página não ultrapasse os cinco segundos.

Sendo assim, é interessante buscar aperfeiçoar o desempenho do seu site e procurar mantê-lo sempre abaixo desse número. Neste conteúdo, separamos algumas dicas para otimizar a sua loja virtual e oferecer uma experiência leve e rápida aos usuários.

Fatores que influenciam no tempo de carregamento

Existem diversos elementos que influenciam no tempo de carregamento da página. Em geral, eles estão relacionados a funcionalidades implementadas pelo próprio empresário para chamar a atenção do usuário e destacar-se em meio à concorrência.

 Por exemplo:

 Plugins externos;

  • Imagens em resoluções muito altas;
  • Scripts de terceiros;
  • Pop-ups.
  • Serviço de hospedagem com capacidade limitada;

 

Estratégias

Algumas ações simples podem otimizar o carregamento do seu site. Veja os exemplos:

Diminua a resolução de fotos e imagens dos produtos;

  • Analise a execução dos sliders, dos botões de compartilhamento das mídias sociais e do “call to action”, que deve ser o último item a carregar na página;
  • Retarde a execução dos pop-ups em alguns segundos.

CDN

Há fatores que pesam significativamente no desempenho do site de e-commerce, como: infraestrutura de internet, equipamentos utilizados pelos clientes e qualidade da conexão. Para resolver esses - possíveis - problemas, a solução pode estar no uso da Content Delivery Network (CDN) ou, em português, Rede de Distribuição de Conteúdo.

Trata-se de uma aplicação que trabalha com a distribuição do conteúdo postado em uma página da web por meio de uma rede descentralizada de servidores utilizados conforme a demanda. A CDN é utilizada desde a década de 1990, principalmente, por grandes empresas de comércio eletrônico e de mídia, como vídeos, músicas, filmes e outros conteúdos de entretenimento.

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Segurança e desempenho

A principal vantagem da CDN é colocar o usuário mais próximo do que está no site - o que resulta em maior agilidade de carregamento da página

Essa aplicação é disponibilizada no Brasil por empresas que atuam como provedoras. A mais utilizada no mundo -inclusive por grandes corporações da internet - é a Akamai, mas existem muitas outras que atuam no cenário brasileiro.

Testes

A otimização da velocidade do site é uma tarefa que precisa ser executada em parceria entre o empreendedor e a empresa responsável pela plataforma onde a loja on-line funciona.

O ideal é equilibrar o tempo de carregamento com a quantidade de arquivos enviados ao cliente (fotos, imagens, vídeos, textos e plugins) e o número de requisições ao servidor. Isso sem perder a qualidade de apresentação da página.

Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis na própria web - muitas gratuitas - que mostram a performance e apontam sugestões de melhorias para o e-commerce.

Aproveite estas plataformas e faça testes constantes no seu site:

Pagespeed Insights (do Google): indica quais são as ações prioritárias na otimização da velocidade da loja.

Pingdom: mostra quais são os arquivos que precisam ser reduzidos.

YSlow (do Yahoo): mede a eficiência do site em 13 aspectos.

Saiba mais

Além das dicas que nós listamos aqui, confira também outros artigos do Sebrae sobre lojas on-line:

 Assista, ainda, à Websérie de quatro episódios sobre o e-commerce do Sebrae


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