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Tue Nov 22 22:36:37 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Qual a importância de fortalecer sua presença digital

Veja como aumentar sua presença digital utilizando estratégias de marketing digital para mídias sociais e marketplaces.

· 10/11/2022 · Atualizado em 22/11/2022
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É improvável que você conheça algum empreendedor que ainda não esteja na Internet. A presença digital é praticamente obrigatória no mundo de hoje, principalmente depois da pandemia de covid-19, que acelerou o uso do meio digital na hora de fazer compras e negócios. 

Um levantamento do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que, entre o fim de abril e o início de maio deste ano, em média, 71% das micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais, utilizavam canais digitais para vender, como redes sociais, aplicativos ou internet. 

Mas, será que os empreendedores estão sabendo como aproveitar todo o potencial da internet? Vamos dar algumas dicas para quem quer se dar bem no mercado on-line e marcar presença no mundo digital. 

Muitos empreendedores ficam um pouco perdidos sobre por onde começar e como atuar no ambiente on-line. No digital, é importante começarmos a utilizar os canais de vendas e divulgação para termos mais familiaridade na hora de explorarmos comercialmente. 

Portanto, crie perfis, que sejam pessoais nas redes sociais, compre e venda nas lojas virtuais e nos marketplaces. Estude sobre como aproveitar esses canais para fazer negócio. 

Já com relação ao investimento, o digital permite otimizar o recurso, chegando direto ao público-alvo, ou seja, com menos dispersão do dinheiro investido. Também facilita a mudança na estratégia, caso não seja ou não esteja dando certo.

São mais de cinco milhões de empresas que não operam em canais digitais. Das que utilizam, boa parte ainda usa as plataformas de forma bem amadora. Um exemplo disso é ter um perfil no WhatsApp, mas não usar a solução para negócios, chamada WhatsApp Business.

No geral, podemos dar destaque às redes sociais, principalmente, o WhatsApp, Instagram, Tik Tok e YouTube; à loja virtual e site, que podem ser criados de forma gratuita para começar, e aos marketplaces, como os que o Sebrae tem parcerias: Amazon, Americanas, Magalu e Mercado Livre. Além disso, o Sebrae disponibiliza mais de 70 ferramentas de parceiros no Sebrae Connect, com serviços de gestão de redes sociais, gestão financeira, gestão de vendas, criação de vídeo, entre outras. O Sebrae disponibiliza, ainda, uma série de cursos on-line e gratuitos

Depois que o empresário escolhe as principais plataformas de negócio, uma boa estratégia é investir também no marketing digital, que pode ser usado por empresas de qualquer tamanho e de todos os segmentos. Algumas oportunidades que o marketing digital oferece e que podem trazer muitos resultados para o pequeno negócio são:

  • Manter um perfil da empresa no Google e incentivar clientes a fazerem comentários positivos sobre o negócio;
  • Fazer publicidade no Instagram e no Facebook, direcionada ao público segmentado;
  • Disponibilizar um catálogo de produtos no WhatsApp, para facilitar os pedidos;
  • Publicar vídeos ensinando algo aos seguidores das redes.

Marketplaces

Muitos empreendedores não sabem como calcular seu preço de venda nos marketplaces. A calculadora de precificação para marketplaces é uma planilha bem simples, que permite ao empreendedor elaborar o preço dos produtos, seguindo de forma específica as regras de cada canal. Ou seja, as taxas e fretes de cada um deles são somadas aos custos dos produtos e à margem desejada. Assim, é possível obter a sugestão de preço mais adequada para cada marketplace.

Ela também considera a possibilidade de dar desconto, o que permite ao empreendedor ver se está tendo lucro na operação ou não. Além disso, mostra o giro e margem de cada produto, para definição da estratégia de precificação correta em cada situação.

O mercado digital é fundamental para a sustentabilidade dos negócios e permite ampliar vendas utilizando técnicas e ferramentas que facilitam a rotina e o alcance de novos clientes. Comece aos poucos e amplie sua presença digital, aprendendo como lidar com as plataformas e ferramentas de forma consistente.

Artigo escrito a partir do vídeo do canal Sebrae: Como aumentar a presença digital | Podcast Sebrae Ep. 125

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como usar marketplaces para alavancar receita

Ferramentas de vendas importantes para seu negócio


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