this is an h1

this is an h2

Fri Jan 28 19:22:17 BRT 2022
Mercado e Vendas | CONSUMO
Alimentação saudável cria ótimas oportunidades de negócio

O setor cresceu 98% nos últimos anos no Brasil. Investir em opções sem glúten e vegetarianas é tendência do mercado.

· 23/07/2015 · Atualizado em 28/01/2022
Imagem de destaque do artigo
  • O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia. Em 2020, as vendas desses produtos – que incluem de produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados – atingiram R$ 100 bilhões no País, segundo a Euromonitor Internacional.
Público glúten free

Quem está pensando em investir no mercado de alimentação natural deve prestar atenção aos alimentos sem glúten.  A demanda de consumo desses alimentos vem aumentando a cada ano e o mercado atende a pelo menos dois tipos de público: pessoas que sofrem da doença celíaca e os que seguem dietas que restringem o consumo da proteína.

Segundo o Conselho Nacional de Saúde (CNS), há dois milhões de pessoas no Brasil afetadas pela doença. E as dietas “detox” estão formando uma legião de apreciadores dos benefícios que a ausência de glúten na alimentação propicia.

O principal desafio dos adeptos desta dieta é encontrar substitutos à altura do trigo e dos produtos com ele produzidos. 

Cuidados com a produção dos alimentos

Estabelecimentos que produzem alimentos sem glúten em uma cozinha onde se manipulam itens que levam farinha de trigo, por exemplo, devem buscar orientação para evitar a contaminação cruzada. O ideal é que onde há produção de alimentos gluten free, não haja manipulação de nenhum tipo de alimento com glúten.

O pó da farinha de trigo no ar, o uso comum de utensílios e equipamentos, a limpeza inadequada e a falta de programação de produção de alimentos com e sem glúten são as principais causas desse tipo de contaminação, que pode causar muitos danos à saúde de celíacos.

Público vegetariano

Outro público que vem crescendo é o público vegetariano, e aproveitar esse crescimento é uma ótima oportunidade de negócio.  Uma pesquisa realizada pelo Ibope em abril de 2018 revelou que:

Isso mostra que há demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente. Vale acrescentar que os negócios focados nos vegetarianos também têm entre seus clientes as pessoas que não se declaram vegetarianas, porém são favoráveis a uma alimentação mais saudável.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora