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Mon Jun 20 20:00:39 BRT 2022
Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
Transforme a taxa de conversão em uma aliada e aumente as vendas

Você não precisa conseguir mais visitantes na sua loja para aumentar as vendas. Aproveite uma das métricas mais importantes do varejo.

· 06/06/2022 · Atualizado em 20/06/2022
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A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes do varejo. Ela diz qual a porcentagem de visitantes que se transforma em clientes. Ou seja, é a divisão da quantidade de vendas efetuadas pela quantidade de visitantes da sua loja ou site. Assim, o aumento da taxa de conversão significa aumento nas vendas, sem, necessariamente, aumentar o número de visitantes.

Além disso, a taxa de conversão é uma ótima métrica para análise da eficiência operacional da loja. Isso porque ela vai mostrar se o convencimento foi o ideal, se as estratégias de marketing e de vendas estão sendo efetivas. Imagina a situação: se muitas pessoas chegam até a sua loja, física ou online, mas poucas se tornam clientes, existe um problema no seu marketing ou vendas. Então, o indicador mostra que você precisa verificar o que está dando errado na estratégia.

Você já pensou em vender mais sem precisar aumentar o número de visitantes? Com a taxa de conversão isso é possível. 

Muitos lojistas não contabilizam quantas pessoas passam pela sua loja, o que dificulta o cálculo da taxa de conversão. Então, aqui está o primeiro passo: comece a contabilizar esse número. Escolha um método para quantificar os seus visitantes de acordo com o tamanho e localização do seu estabelecimento e perfil do seu público. Esse número pode ser aproximado. 

Pronto! Agora você é capaz de obter sua taxa de conversão e de observar o que o indicador está mostrando. 

Se a sua loja é online, uma sugestão para incrementar as vendas é investir no e-mail marketing. Para isso, você precisa ter uma lista qualificada de e-mails, ou seja, com usuários cadastrados e interessados no seu conteúdo. Também é importante manter o site sempre atualizado. Assim como a loja física precisa de uma boa organização, as lojas online precisam ter um layout atraente, com boas fotos e de fácil navegação. O usuário precisa ter uma boa experiência de navegação no seu site. Aproveite também para inserir gatilhos mentais para agilizar a decisão do seu cliente.

A avaliação da taxa de conversão deve ser constante e você precisa acompanhar a sua evolução ou estagnação. Se o indicador mostrar que o cliente não está comprando, o que você deve fazer? É hora de avaliar se alguma estratégia não está dando certo. Pode ser o preço, a falta de algum produto ou mesmo o atendimento. Uma última dica é treinar a equipe de atendimento para perceber sinais de insatisfação do seu público.

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