Educação Empreendedora no Ensino Médio
O Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae oferece três cursos para estimular o empreendedorismo entre jovens. Conheça.

A educação empreendedora para o Ensino Médio está estruturada com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, procurando estimular o protagonismo juvenil, sensibilizar e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificarem oportunidades e planejarem seu futuro por meio de atitudes empreendedoras.
Para atender os estudantes do Ensino Médio, três cursos compõem o portfólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae: Formação de Jovens Empreendedores, Despertar e Crescendo e Empreendendo.
Formação de jovens
O curso Formação de Jovens Empreendedores (FJE) estimula nos participantes o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor. O curso orienta os estudantes a reconhecer seu potencial realizador e os incentiva a desenvolver uma postura empreendedora, para que planejem o futuro procurando encontrar e aproveitar oportunidades de integração no mercado de trabalho ou na criação do seu próprio negócio, caso seja esta sua opção.
Está estruturado em seis oficinas complementares e sequenciais:
- Oficina 1: Conexões, Oportunidades e Desafios!
- Oficina 2: Eu: Jovem Empreendedor?
- Oficina 3: Planejar para Alcançar Resultados
- Oficina 4: Desafio Empreendedor
- Oficina 5: Apresentação do Plano de Negócios para o público externo
- Oficina 6: A Caminho do Futuro
A capacitação dos professores é realizada ao longo de 40 horas. O curso é aplicado em 60 horas presenciais com os estudantes.
Despertar
O curso Despertar tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre jovens estudantes do ensino médio, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades.
A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final do curso, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
O curso está dividido em 22 encontros presenciais em sala de aula (44 horas), atividades de campo (16 horas) e a realização da Feira do Empreendedor (10 horas).
A capacitação dos professores é realizada em 32 horas.
Crescendo e Empreendendo
O objetivo deste curso é provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. Pretende-se que ele conheça esse universo e se predisponha a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.
O curso é trabalhado no formato de oficinas e pode ser aplicado especialmente em projetos sociais com ações educacionais e em propostas pedagógicas de curta duração.
As 12 horas do curso Crescendo e Empreendendo estão divididas em três encontros:
- Encontro 1 – Descobrindo atitudes empreendedoras
- Encontro 2 – Empreendedorismo na Vida, no Mundo do Trabalho e dos Negócios
- Encontro 3 – Pensando no Futuro
A capacitação de professores tem duração de 23 horas.
Como participar
Secretarias estaduais e municipais de educação, instituições de ensino ou associações que trabalham com jovens interessadas em aplicar uma das soluções educacionais para com os seus estudantes devem procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Veja como se tornar dono de um negócio legalizado, com CNPJ, previdência e assessoria do Sebrae.
Tornar-se um Microempreendedor Individual é fácil e rápido. Veja o que preparamos para você sobre formalização.
O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a Declaração Anual Simplificada estão entre os deveres do MEI.
Os microempreendedores individuais têm como uma das obrigações a entrega da Declaração Anual do MEI. Veja como fazê-la corretamente.
O Boletim Sebrae Informa é lançado diariamente para manter você, dono de pequeno negócio, informado sobre os efeitos da pandemia no seu empreendimento.
Para que a oportunidade de negócios seja mais bem aproveitada, é importante investir em estratégias que atraiam e fidelizem clientes.
Está querendo abrir um negócio, mas não sabe por onde começar ou acha que empreender não é para você? Veja o que preparamos para montar uma empresa de sucesso.
Saiba como aumentar suas vendas durante uma das datas mais importantes do ano para o comércio.
Proporciona o amadurecimento de características empreendedoras, aumentando a competitividade e as chances de permanência no mercado.
A época mais deliciosa do ano pede criatividade. Confira algumas maneiras de aproveitar a data e vender mais, se destacando da concorrência.
Sebrae Conecta traz conteúdos feitos especialmente para você acompanhar as mudanças do mercado digital e vender mais.
Está pensando em montar uma hamburgueria, negócio que vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje? Confira algumas dicas que vão te ajudar a obter sucesso.