this is an h1

this is an h2

Leis
Orientações e prevenções contra golpes destinados ao MEI
Saiba o que fazer para evitar cair em golpes e fraudes.

Assim como diversas empresas e profissionais são alvos de fraudes, os Microempreendedores Individuais (MEIs) também não estão imunes a esses golpes, em que criminosos utilizam sites falsos, parecidos com os portais do governo para enganar quem deseja ser Microempreendedor Individual.

Através desses sites, os golpistas enviam cobranças indevidas, por meio de e-mails com links não oficiais, para sacar dinheiro das vítimas e utilizar informações pessoais para cometer fraudes.

Os golpes mais comuns pelas redes contra MEIs são: boletos de cobrança indevida; falsos sites de abertura do MEI; e-mails com solicitação de retificação; falso auxílio empreendedor; golpe DAS-MEI; empréstimo falso e falsos fornecedores de produtos e serviços.

O Portal do Empreendedor ressalta que não envia mensagens ou boletos, exigindo algum pagamento. A cobrança do boleto mensal do DAS é emitida diretamente no site do Governo Federal, assim como todo os serviços disponíveis no Portal do Empreendedor.

Para evitar cair em golpes e/ou fraudes, fique atento às seguintes dicas:

  • Fique atento a ofertas suspeitas;
  • Observe o endereço da página;
  • Não pague nenhum boleto recebido por e-mail sem antes verificar a veracidade da cobrança;
  • Não clique em links de e-mails ou mensagens de pessoas desconhecidas;
  • Nunca informe seus dados pessoais e bancários a desconhecidos, seja por meio de ligações, mensagens, e-mails e outros;
  • Não compartilhe informações nas redes sociais, sem antes checar sua veracidade.

Caso receba algum boleto de associações ou boletos falsos, não pague (caso não seja associado). Registre um boletim de ocorrência para que a polícia investigue o caso, ou, se necessário, registre o que aconteceu no site da Secretaria Nacional do Consumidor. Não responda e-mails de solicitação de retificação do DAS-SIMEI, pois esta declaração de faturamento é feita diretamente no site do Simples Nacional. Lembrando que para abrir um MEI pelos órgãos responsáveis é gratuito, assim como não há vínculo com nenhum sindicato.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?