Dicas para manter o faturamento do minimercado em tempos de pandemia
Atitudes empreendedoras podem ser o diferencial do seu negócio, não perca nenhuma dica e coloque-as em prática agora mesmo

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças significativas no comportamento do consumidor e na forma de atuação dos pequenos negócios. Embora os minimercados tenham sido considerados serviços essenciais — e permanecido abertos durante o período de distanciamento social —, muitas empresas do segmento têm passado por dificuldades para se adaptar à nova realidade e manter o faturamento.
Neste momento de adaptação ao contexto do “novo normal”, o empresário está sendo desafiado a pensar e a aplicar estratégias que garantam a sobrevivência do negócio durante a passagem da crise, que ainda não tem previsão para acabar, e, ao mesmo tempo, preparem a empresa para o período do pós-crise, onde mudanças bruscas no comportamento, nas prioridades e nas escolhas do consumidor já são realidade.
Se você está preocupado com o faturamento da sua empresa em tempos de pandemia, confira as dicas que preparamos para te ajudar a impulsionar as vendas do seu negócio.
A retomada segura deve ser o primeiro passo
Durante o período de distanciamento social, os minimercados não interromperam as suas atividades, mas tiveram de passar por adequações para seguir as medidas de biossegurança estabelecidas pelos estados e municípios para conter o avanço da pandemia.
Com a retomada gradativa das atividades econômicas, a preocupação com as medidas de segurança deve ser reforçada e pode, inclusive, interferir no fluxo de clientes, já que a preocupação com a saúde continua sendo prioridade.
Veja aqui o conteúdo produzido pelo Sebrae para o retorno seguro das atividades do segmento de mercearias, minimercados e supermercados.
É preciso inovar
Antes mesmo da pandemia, a inovação já era uma preocupação constante para uma parcela significativa dos empresários e, com a chegada da crise, passou a ser a porta de entrada para um novo contexto de atuação no mercado.
O que o empreendedor não pode perder de vista é que a inovação não acontece, necessariamente, por meio do uso da tecnologia, mas quando cria soluções viáveis para os problemas identificados na empresa, estes como a redução do número de clientes e a queda do faturamento, por exemplo.
Levando-se em consideração as novas exigências de consumo, o empresário do minimercado pode investir no treinamento de funcionários com o intuito de prepará-los para o atendimento online. A medida pode garantir a manutenção de clientes antigos e até mesmo atrair novos consumidores.
As vendas realizadas por meio de plataforma de e-commerce também podem atrair clientes e manter o faturamento do negócio. Porém, visando a viabilidade do e-commerce, é importante analisar a capacidade de envio e da qualidade com que os produtos devem chegar ao destino. Os empresários de minimercado que ainda não realizam vendas pela internet, mas estão interessados na oferta de produtos no meio digital podem acessar a consultoria do Sebrae de Implantação de E-commerce, clicando aqui para consultar mais informações.
Além de disponibilizar produtos em ambiente virtual, o empresário também pode buscar alternativas para pagamento online, como as plataformas especializadas PayPal e Mercado Pago ou até mesmo transferências bancárias.
Veja aqui algumas dicas e ferramentas de inovação, preparadas pelo Sebrae, que irão te ajudar.
Invista na comunicação com o cliente
Durante a pandemia, o número de pessoas que utilizam o celular para pedir produtos e serviços sem sair de casa cresceu consideravelmente. Agora, mais do que antes, o empresário deve se preocupar com a disponibilização de canais de comunicação que possam atender, de forma satisfatória, as necessidades do cliente.
Em Alagoas, de acordo com a 5ª edição da pesquisa realizada pelo Sebrae, de 25 a 30 de junho, para avaliar o impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, as mídias digitais mais utilizadas para atender clientes são o WhatsApp e o Instagram, mas o empresário também pode utilizar o Facebook ou, se preferir, disponibilizar número para receber ligações.
O WhatsApp Business, uma ferramenta mais específica para atendimento ao cliente, tem se destacado no cenário da pandemia, auxiliando todo o processo de comunicação da empresa com o cliente, desde o relacionamento com o consumidor até o pagamento do produto ofertado. Confira aqui mais detalhes sobre esta ferramenta.
Acesse: Curso - Comunicação e Relacionamento com seus Clientes
O cliente deve ter poder de escolha
Com a redução do fluxo de clientes nos minimercados, o delivery tem sido a principal alternativa para a entrega de produtos. O que antes era considerado um serviço diferenciado passou a ser, no novo contexto de consumo, uma exigência do cliente.
Além de disponibilizar o delivery, que pode ser colocado em prática por meio do uso de aplicativo de entrega, como Uber Eats e iFood, a empresa também pode oferecer ao cliente o serviço de drive thru, em que é possível passar no minimercado de carro, após o pagamento antecipado das mercadorias, para buscar os produtos solicitados.
O empresário também pode continuar utilizando as formas tradicionais de entrega, por meio da disponibilização de veículo próprio da empresa ou de parcerias com motoboys que realizam esse serviço. Antes de escolher a alternativa mais viável para o negócio, avalie os custos de todas as operações de entrega.
A comunicação também está nas redes sociais
Em tempos de pandemia, saber se comunicar e se posicionar para agregar valor ao negócio é fundamental. É preciso levar em consideração que, neste período de distanciamento social, o consumidor está gastando mais tempo acessando as redes sociais e, portanto, o momento é oportuno para investir em presença digital.
Com o uso de redes sociais como o Instagram e o Facebook, o empresário pode obter mais engajamento de clientes e, consequentemente, melhorar o desempenho das vendas.
Além de utilizar as redes sociais para comunicar as iniciativas de biossegurança que a empresa está adotando e conscientizar clientes a respeito das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, o empresário pode utilizar as mídias digitais para divulgar informações relacionadas ao funcionamento da empresa, como horário de funcionamento, canais de comunicação, serviços de entrega, formas de pagamento, variedade de produtos e promoções.
Acesse: Curso - Marketing Digital para o Empreendedor
Confiança e empatia são fundamentais
Em situações de crise, consumidores inseguros ou receosos costumam preferir marcas com as quais já têm certa familiaridade e que são confiáveis, por isso, o momento é ideal para investir na fidelização de clientes, evitando preços abusivos e se colocando no lugar do consumidor, que está em busca de atendimento qualificado e humanizado.
Saiba como elaborar um bom plano de fidelização para sua empresa
Não se esqueça do pós-crise
Em meio à pandemia, os esforços estão todos voltados para a adaptação do negócio ao novo contexto, mas o empresário não pode esquecer que o cenário pós-crise também deve ser uma preocupação do presente. É preciso entender como o cliente irá se comportar no futuro para definir as estratégias que serão adotadas para manter a saúde da empresa após a passagem da pandemia.
Diante dos desafios trazidos pela pandemia e da necessidade de transformação dos negócios para o pós-crise, o Sebrae em Alagoas tem atuado para auxiliar você, empresário do segmento de minimercados, a encontrar as melhores estratégias para continuar faturando e se posicionar de forma mais competitiva no mercado.
Além de disponibilizar conteúdos específicos para a retomada segura dos pequenos negócios do segmento de mercearias, minimercados e supermercados, o Sebrae está disponibilizando, por meio do programa Adapte, uma série de consultorias gratuitas, com soluções em Biossegurança, Gestão Financeira, Vendas, Posicionamento Digital, Inovação e Design de Comunicação.
Para ter acesso a essas e outras iniciativas do Sebrae, o empresário pode entrar em contato por meio do 0800 570 0800 ou pelo nosso WhatsApp.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
A expressão Marketing 4.0, tão buscada e utilizada atualmente, é o resultado de uma jornada ativa e eficaz no mundo dos negócios. Talvez você não saiba, mas o Marketing sempre acompanha as transformações econômicas e comportamentais dos consumidores. Essas mudanças vão acontecendo aos poucos, seguindo também as inovações tecnológicas até que se transformam em realidade na maioria das empresas. Realize o download do infográfico e receba o conhecimento voltado à trajetória do Marketing.
A retomada gradativa das atividades econômicas já foi iniciada em Alagoas. A partir das medidas de flexibilização do distanciamento social, empresas de diversos segmentos da economia local passaram a seguir as recomendações do Protocolo de Distanciamento Social Controlado, que foi publicado pelo governo do estado ainda no mês de junho. O protocolo sanitário apresenta cinco fases específicas de autorização de atividades econômicas, que estão identificadas pelas cores vermelha, laranja, amarela, azul e verde. As empresas do segmento de minimercados, supermercados e mercearias, que são consideradas essenciais e, por isso, não tiveram o funcionamento interrompido, também devem seguir as recomendações estabelecidas no protocolo sanitário. O protocolo estabelece orientações gerais para todos os setores econômicos do estado e, também, orientações específicas para cada setor. E para você, empresário desse segmento, nós preparamos um conteúdo dedicado às recomendações oficiais para o funcionamento do seu negócio. Acompanhe as recomendações gerais Colaboradores e clientes O protocolo estabelece uso obrigatório de máscara para todos os colaboradores e clientes, além da distância mínima de 1,5m entre as pessoas qu e se encontram no estabelecimento. Reuniões presenciais com mais de dez pessoas estão proibidas. Os encontros podem acontecer por videoconferência. Os colaboradores devem manter cabelos presos, evitar o uso de joias, bijuterias, relógios ou adereços e realizar a troca de roupa ao começar e ao terminar o expediente, para que não retornem para casa ou se desloquem até o trabalho vestindo o uniforme da empresa. Atendimento ao cliente Maquinetas e telefones devem ser envolvidos em plástico filme e higienizados a cada uso. Já as barreiras de proteção aos caixas, embaladores e demais funcionários que estejam em contato com clientes devem ser mantidos e os métodos eletrônicos de pagamento devem ser priorizados - lembre-se que é importante comunicar isso aos clientes. Acesse aqui os protocolos de retomada para mercearias, minimercados e supermercados Estrutura do estabelecimento Álcool 70% deve ser disponibilizado ininterruptamente em locais fixos e de fácil visualização, assim como panos de chão umedecidos com solução de água sanitária (10 ml para 5L de água) na entrada do estabelecimento para limpeza de calçados. Também deve haver distanciamento mínimo de 2m entre as estações de trabalho. As filas devem ter marcadores de piso (adesivos) indicando a distância mínima de 1,5m entre clientes. A limpeza e a desinfecção de ambientes, mobiliário e maquinário devem acontecer a cada duas horas e os filtros de ar devem ser trocados pelo menos uma vez por mês. Se o ar condicionado for tradicional, a higienização do filtro deve acontecer diariamente. Na ausência do ar condicionado, portas e janelas devem ser mantidas abertas. Além disso, os corrimãos de escadas e os banheiros devem ser higienizados a cada uma hora e o controle do fluxo de clientes deve acontecer por meio da instalação de placa sinalizadora indicando a quantidade máxima de pessoas permitida, de acordo com o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros. Confira aqui as recomendações para o segmento de minimercados, supermercados e mercearias Serviços de “Drive Thru” e “Pegue e Leve”, em que é realizada a entrega de mercadorias ao cliente fora da loja, devem ser disponibilizados. A empresa deve monitorar a saúde de colaboradores e clientes fazendo a aferição de temperatura, preferencialmente por meio do uso de termômetro de aproximação. O colaborador que estiver com a temperatura maior ou igual a 37,5 graus deve ser afastado do trabalho e o cliente que apresentar a mesma temperatura deve ser impedido de entrar no estabelecimento. O empresário também deve reduzir em 50% as vagas do estacionamento, que devem ser utilizadas de forma intercalada. Aproveite a oportunidade e acompanhe outro artigo relacionado a este assunto, é de grande valia! Acesse: Dicas para manter o faturamento do minimercado em tempos de pandemia E lembre-se: por mais que o momento seja de turbulência, o empreendedor precisa ter serenidade para fazer essas mudanças com segurança. Por isso, é preciso estar sempre atento às notícias e resoluções dos órgãos públicos, para manter-se atualizado sobre os novos decretos. O Sebrae em Alagoas está aqui para te ajudar nessa transição. Se precisar, basta ligar para o 0800 570 0800 ou acessar o nosso WhatsApp! Conte conosco!
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Quem aqui nunca comprou alguma peça de roupa e depois teve a conclusão que na verdade nem estava precisando dela? Através dos gatilhos, você é capaz de engajar as pessoas no seu negócio e fechar vendas matando as objeções dos clientes. Listamos 5 gatilhos para que você possa está utilizando nas suas vendas no pelas paltaformas digitais: 1. Gatilho da Escassez e da Urgência As pessoas tendem a comprar, pois elas não querem deixar de ter uma condição que é limitada e finita e deixar que outras pessoas comprem no lugar delas. Exemplo: “Últimas unidades”, “corram que é só até o próximo final de semana”, “É agora ou nunca”. 2. Gatilho da Prova Social Nesse caso você pode mostrar aos seus seguidores que as pessoas estão usando o seu produto, através de depoimentos e avaliações de clientes, ou até mesmo vídeos e imagens com recomendações. Isso se chama prova social, onde o cliente é convencido que o seu produto realmente é bom, através da prova de sua audiência. 3. Gatilho da Garantia Ao oferecer garantia sobre seus produtos e serviços, você prova que eles são confiáveis. Já viram os vendedores de televisão como oferecem os produtos “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. ”, esse é um gatilho mental muito poderoso. Mas atenção, é preciso cumprir com a garatinha, hein? 4. Gatilho da Novidade Esse é muito utilizado nas vendas da Apple, por exemplo. Criar listas divulgando lançamentos, novos produtos/serviços, novas instalações, etc. Isso na cabeça do cliente funciona como se ele tivesse saindo na frente dos demais. Então, utilize grupos seletos de clientes, no whtsapp, instagram ou telegram para fazer essas divulgações. Convide o cliente a ser o "primeiro a saber". 5. Gatilho da Autoridade Já viram aquela propaganda “Quem usa Tigre é autoridade no assunto”? Esse é um gatilho bastante usado para que você se posicione como autoridade do seu segmento, as pessoas tendem a associar as marcas com a autoridade que elas propõem no seu mercado. Atue como uma autoridade do nicho em que você está inserido. 6. Gatilho da Reciprocidade Você já provou uma amostra grátis de alguma comida no supermercado e acabou comprando este produto? Essa é a intenção da reciprocidade, o cliente recebe conteúdo gratuitamente, e quando ele se depara com o produto sendo vendido, se sente na "obrigação" de comprá-lo, retribuido o que lhe foi dado anteriormente. O tema envolvendo gatilhos mentais é extenso, aqui trouxemos o conteúdo que, de maneira geral, pode se adequar instantaneamente ao seu modelo de venda. Ele faz parte de uma estratégia de redes sociais que pode ser implantada pelos negócios, caso você queira saber um pouco mais acesse aqui o webinar do Sebrae/SC.
Aprenda a divulgar o seu negócio na rede social que mais cresce no mundo, o instagram. Em meio a tantos usuários essa rede social é um ótimo espaço para campanhas direcionadas, é necessário definir e conhecer ao máximo seu público além de ter uma boa estratégia de marketing digital. O Instagram virou uma das redes sociais preferidas para divulgar uma marca e engajar com os clientes.
Você não consegue achar uma boa imagem ou um modelo de layout para colocar suas publicações? Muitas vezes encontramos dificuldades para usarmos imagens de qualidade e convencermos os clientes sobre os nossos produtos e serviços. Investir em fotos profissionais ou contratar uma agência nem sempre é possível, e por vezes, publicamos imagens sem qualidade e nenhuma criatividade, somente pela necessidade de estarmos atualizando nossas redes sociais. A imagem apresentada nas redes sociais é o cartão de visita de qualquer empresa para com a sua audiência. Uma boa apresentação nas redes com conteúdo e imagem de qualidade pode ser o diferencial para a sua empresa decolar na internet. Fotos de baixa qualidade e montagens mal feitas afugentam os clientes e o seu perfil pode ficar esquecido entre as milhares de contas espalhadas pela rede. Dessa forma, visando auxiliar para que vocês produzam postagens cada vez mais profissionais, listamos abaixo aplicativos e sites que você pode utilizar para produzir conteúdo com imagens de qualidade: 1- Canva Disparado o mais popular entre os aplicativos que te auxiliam na produção de imagens. O Canva é uma ferramenta gratuita de fácil manuseio e que permite que você crie layouts incríveis para suas publicações. A ferramenta te oferece vários modelos prontos e você pode definir para o formato de qual rede social vai utilizar. Além disso, é possível fazer infográficos, apresentações e diversas outras opções para o design gráfico do seu negócio. Disponível em: http://www.canva.com e IOS e Android Custo: Gratuito Obs: Apenas se você quiser comprar alguma foto ou modelo exclusivo terá que pagar, mas o valor é bem baixo. 2- PicMonkey Se você deseja editar suas imagens pela internet, o PicMonkey pode ser o que você procura. Nele você pode fazer alterações nas imagens e usar filtros, além de cortar, redimensionar e aplicar efeitos em suas imagens. Recentemente, eles passaram a oferecer modelos de layouts para aplicar nas suas postagens. Vale a pena conhecer a ferramenta. Disponível em: https://www.picmonkey.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Obs: Apenas se você quiser comprar alguma foto ou modelo exclusivo terá que pagar, mas o valor é bem baixo. 3- Adobe Spark Post Esse aplicativo foi desenvolvido para quem deseja criar designs gráficos para os seus perfis de forma rápida e com modelos pré-definidos. Escolha uma foto, adicione um texto, aplique alguns filtros e você terá postagens de qualidade para as suas redes sociais. Disponível em: https://spark.adobe.com/ Android e IOS Custo: Gratuito Obs: Apenas se você quiser comprar alguma foto ou modelo exclusivo terá que pagar, mas o valor é bem baixo. 4-Visual Hunt Por muitas vezes, temos dificuldade em encontrarmos fotos de alta qualidade e que tenham os direitos livres para que possam ser usadas nas nossas publicações. O Visual Hunt é tudo o que você precisa para baixar imagens em alta resolução e livres de direitos para serem usadas nas suas postagens. Vale a pena adicionar aos favoritos. Disponível em: https://visualhunt.com/ Custo: Gratuito 5-SnapSeed Esse aplicativo é muito útil para você dar uma clareada naquela foto que ficou escura ou cortar para o formato do Instagram e Facebook. Além disso, existem vários filtros para que você possa utilizar nas suas imagens, deixando as fotos personalizadas e bem diferentes. Disponível em: Android, IOS e Windows Custo: Gratuito 6-Enlight Se você quer fazer fotos diferentes e aplicar filtros artísticos, psicodélicos e únicos, esse aplicativo é ideal para o seu negócio. A interface é bem amigável e eles dão tutoriais de como fazer determinada publicação. O perfil deles no Instagram é repleto de imagens que servem como inspiração para que você possa produzir seu próprio conteúdo. Vale a pena visitar o instagram deles @enlightapp Disponível em: IOS Custo: USD 2.99 cerca de R$ 11 (anuidade) 7- Pip Camera Oferece modelos e layouts bem diferentes do convencional. Nele você pode colocar fotos em uma garrafa de vidro ou em uma gota d’agua deixando suas imagens com um visual único. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 8- Prisma Se você quer deixar sua imagem com um tom artístico e com formato de pintura esse é o aplicativo ideal. As fotos se transformam em obras de artes e as imagens reais se confundem com pinturas. Disponível em: Android e IOS Custo: Gratuito 9- Boomerang Para fazer vídeos curtos com efeito “Vai e Volta” use o aplicativo boomerang. Nele você pode transformar uma sequência de fotos em um pequeno vídeo que se parece bastante com um GIF e criar vídeos curtos e engraçados e quem sabe você não consegue emplacar um meme nas redes? Disponível em: Android, IOS e Windows ou diretamente no Instagram Custo:Gratuito 10- FilmoraGo Para fazer vídeos com ferramentas avançadas de edição utilize o FilmoraGo. O aplicativo traz filtros modernos e imagens que podem ser aplicadas na edição. Você também pode colocar seus próprios textos e personalizar os vídeos. Esse aplicativo é muito utilizado pelos blogueiros e blogueiras das redes sociais na produção de seus vídeos. Disponível em: Android, IOS Custo: Gratuito O que achou do artigo? Você já utiliza algum desses aplicativos? Envie o seu feedback e sugestão de novos temas para artigos no nosso e-mail agendamento@al.sebrae.com.br Para saber mais sobre esses aplicativos e outros que existem no mercado, agende uma consultoria gratuita conosco no Sebrae Alagoas http://sistemas.al.sebrae.com.br/sma/ por Raphael Falcão Analista – Sebrae Alagoas