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Wed Aug 16 10:14:39 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Eventos gastronômicos como estratégia para ampliação de mercado

Os eventos e festivais têm sido uma tendência para o marketing dentro do segmento de alimentação fora do lar, gerando lucro e aprendizado para os empresários.

· 19/07/2023 · Atualizado em 16/08/2023
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A alimentação fora do lar tem sido cada vez mais abraçada pela população brasileira, segundo dados do Instituto Foodservice Brasil em parceria com o Mosaiclab, em 2022 os brasileiros gastaram 216 bilhões no setor. Isso pode ser explicado pela busca por praticidade na rotina e a utilização da alimentação como forma de lazer e socialização.

Sabendo dessa realidade, os eventos e festivais gastronômicos têm sido uma boa pedida para conquistar novos clientes e ampliar mercado, isto porque são oportunidades para que as pessoas conheçam novas cozinhas, novos sabores, profissionais e relacionamentos, possibilitando uma nova forma de comunicação com os consumidores.

Geralmente os festivais funcionam com uma junção de diversos estabelecimentos reúnidos em uma só proposta, oferecendo seus produtos com promoções chamativas.

Além do benefício empresa-cliente, também podemos destacar o estreitamento de laços empresa-empresa e empresa-fornecedor, o famoso network. Basicamente uma boa estratégia de marketing para seu negócio.

Esses festivais são ideais para obtenção de resultados gastando menos, afinal, são várias empresas fazendo juntas o marketing de uma só vez.

Geralmente são oferecidos os pratos por um preço menor do que o convencional, fazendo com que pessoas que dificilmente iriam no restaurante pelo preço normal, possam experimentar a culinária do estabelecimento e possivelmente se tornar um cliente no futuro.

Festivais realizados em Goiânia, por exemplo, comprovaram aumento nas vendas, durante o Festival Bar em Bar que aconteceu em Goiás, foram vendidos R$800 mil em petiscos, já no Festival Burger Time foram totalizados 55 mil hambúrgueres vendidos.

Em Alagoas, os eventos também são uma sensação. O Festival da Lagosta realizado em Maragogi em 2018 recebeu mais de 10 mil pessoas que somaram três mil pratos vendidos.

Em 2023 ocorreu em Maceió o ‘Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres’, foram mais de 30 botecos, restaurantes e lanchonetes envolvidas na apresentação de pratos para concorrer ao prêmio Nide Lins de Turismo Gastronômico. O festival oferecia seus pratos por valores fixos de R$15 e R$10. Conheça mais sobre o evento através do site.

Também no ano de 2023, foi realizado o evento nacional Arena Gastronômica no Maceió Shopping, com preços promocionais e prêmios para os clientes.

Um dos mais recentes festivais, começou em abril e terminou em maio de 2023, o 'Maceió Restaurant Week' que contou com a participação de restaurantes reconhecidos na cidade, como Maria Antonieta, Restaurante Vero, Armazém Guimarães, Grazzie Pizzaria, Five Sports Bar, Cais do Porto, Janga, Petit Paris e Divina Gula por preços acessíveis em um combo de entrada, prato principal e sobremesa. 

Segundo o artigo 'Eventos Gastronômicos e Estratégias de Marketing: O Festival Comida Di Buteco, em Belo Horizonte, MG que analisou a eficácia desse tipo de evento como estratégia de marketing, nota-se que há um desejo dos empreendedores participantes em estarem presentes também nas próximas edições do festival, isso porque os participantes ficam com uma sensação de pertencimento, além do aumento do lucro notório.

Ainda segundo o artigo, o evento promove muito mais do que o aumento do lucro, mas também aprendizados inesperados que contribui para fatores como organização de cardápio até atendimento ao cliente.

Durante o evento, os empreendedores aprendem a prestar atenção em pequenos detalhes, como por exemplo calcular a quantidade de clientes que consegue atender no dia, dentre outros.

Esse aprendizado se dá tanto pelo contato com outros profissionais, como também pela busca em agradar ainda mais o cliente durante o evento e estar à altura dos outros participantes, afinal é como se fosse a ‘hora da verdade’. E esses ganhos são levados pós-evento, os empreendedores passam de uma gestão mais pautada na informalidade para uma mais bem planejada e alinhada.

Assim, percebe-se que a tendência dos eventos gastronômicos tem sem destacado como forma de marketing para as empresas do setor alimentício. Sabendo dos benefícios que essa modalidade oferece, os empreendedores que querem crescer no mercado devem ficar de olho nos próximos eventos gastronômicos da cidade para garantir seu lugar. Ou até quem sabe, você não pode estar a frente na criação de um novo evento na sua localidade?

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Se você tem interesse em saber mais sobre o setor, acesse nosso caderno de tendências e fique por dentro dos anseios e necessidades do mercado para que consiga desenvolver as mais variadas e adequadas estratégias para o futuro da sua empresa.

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