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Empreendedorismo | GESTÃO
Bella Femme Cosmetics

Proprietária de duas lojas de cosméticos, Karine Maia conta como conseguiu manter seu negócio funcionando no interior do Amazonas apostando nas vendas digitais

· 15/06/2020 · Atualizado em 13/05/2021
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Conheça as estratégias

O ramo de beleza é um dos segmentos mais rentáveis quando estamos falando em consumo. Com crescimento de 10% ao ano nos últimos dez anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor começou a entrar em queda com a crise causada pelo novo coronavírus. 

Com a preferência voltada para itens essenciais e a perda do interesse em itens de beleza causada pela quarentena, as empresas que trabalham com a venda de cosméticos tiveram que buscar alternativas para se reinventarem, o que não foi diferente para a empreendedora da cidade de Itacoatiara, no interior do Amazonas, Karine Maia de Carvalho que encontrou alternativas e está Lidando com a Crise da melhor maneira. 

Proprietária de duas lojas intituladas Bella Femme Cosmetics, a empresária teve que voltar suas alternativas de venda para a forma digital para que pudesse continuar com o faturamento da empresa. “Antes as vendas eram realizadas 95% de forma presencial e 5% pelo WhatsApp. Hoje é o contrário. Estamos com as vendas em 5% presencial e 95% através de canais como o WhatsApp, Instagram e Facebook”, contou. 

Começar um empreendimento digital já era uma ideia da empreendedora. Pouco antes da crise do coronavírus mudar a forma de vender em todo o país, Karine já estava pensando na possibilidade de abrir um e-commerce para impulsionar suas vendas. Foi através da consultoria de Diagnóstico de E-commerce do SEBRAE/AM, que a lojista viu que era possível ampliar seu modo de venda através das plataformas digitais. 

A consultoria é oferecida pelo Sebraetec, um produto do SEBRAE que disponibiliza serviços tecnológicos para empresas que visa a melhoria de processos, produtos e serviços e a introdução de métodos inovadores em empresas e mercados. O Diagnóstico de E-commerce é uma forma de avaliar detalhadamente aspectos como o perfil da empresa e do empreendedor, planejamento, operação logística, marketing e outros tópicos essenciais para que a abertura de um e-commerce seja bem sucedido.

Após o diagnóstico, o SEBRAE entra com a orientação para a implementação da tecnologia, dando direcionamentos personalizados de acordo com o negócio do empreendedor. Enquanto Karine está em processo para futuramente fazer a implementação do negócio, a empreendedora já começou a aplicar os conhecimentos adquiridos com o SEBRAE/AM para ter uma loja virtual através da rede social Facebook

Ainda, a lojista adotou outras estratégias para fortalecer suas vendas no interior do Amazonas. “Investi tempo e esforço em abrir no disk-entrega e disponibilizei duas pessoas para atender nesse segmento. Além disso, aumentei a quantidade de celulares disponíveis para atendimento via ligação e WhatsApp e coloquei uma pessoa para ficar exclusivamente no Facebook e Instagram”, relatou Karine. 

Hoje em dia, em tempos de crise, a empresária conseguiu manter o mesmo faturamento de suas duas lojas trabalhando apenas com uma. Isso graças a visão de mercado que Karine teve assim que abraçou o empreendedorismo. 

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Visão de mercado

Com a Bella Femme há sete anos, a empreendedora apostou na abertura da segunda loja em 2017 e focou em dar amplitude do segmento de beleza para seu público. “Antes de comprar a loja, ela era focada em atender o público A e B da cidade. Eu busquei trazer mais variedade de produtos para atender a classe C e D. E fui criticada por isso”, contou Karine. 

A loja foi oferecida à empresária com tudo dentro por um ex-sócio que não poderia mais administrá-la, mas que queria repassar o empreendimento para alguém que tivesse o mesmo carinho que ele pelo negócio. Karine, que trabalhava como gerente de produção em uma multinacional, aceitou o desafio e adquiriu a loja com tudo dentro, quitando a compra em dois anos e fazendo as modificações necessárias para melhorar seu negócio. 

Foi com a variação de produtos mais acessíveis que a empresária mostrou às pessoas que duvidavam da sua visão de mercado que não só produtos mais baratos vendiam, como também agregavam valor a outros produtos. “Não é só uma ampola de cabelo, é um produto que leva a compra de um creme, uma touca, um pente. Estou com a segunda loja e continuo com mesmo pensamento. A segunda loja fica exatamente na área mais movimentada da cidade, onde o maior público é classe média”, explicou. 

Com a reabertura gradual do comércio no Amazonas, a empreendedora se diz bastante otimista e afirma que irá continuar com as medidas implementadas durante a crise. “Vamos continuar focados com as entregas em domicílio e com a loja virtual no Facebook”, disse.  

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Apoio SEBRAE

Em mais de sete anos de empresa, o SEBRAE/AM foi um importante parceiro na trajetória da Bella Femme Cosmetics. Karine faz questão de participar de cursos e eventos promovidos pelo SEBRAE e ainda leva sua equipe, composta por oito pessoas, para acompanhar os eventos. 

Além disso, a empresária já participou de caravanas para Feiras Internacionais de Beleza e contratou consultorias para Criação e Registro de Marca, da Identidade Visual da Marca, Diagnóstico de E-commerce, Marketing e Gestão Financeira. 

“O SEBRAE/AM não só me ajudou em toda a minha trajetória, como continua me ajudando. Tudo o que eu aprendo imediatamente tento implementar nas duas lojas. Eu saio de uma consultoria com sangue nos olhos para colocar em prática, independente do curso que faço. Desde uniforme, a logo e até a forma de trabalhar foram aprimorados através do aprendizado com o SEBRAE/AM. Ainda tem muita coisa para melhorar e a cada treinamento tento extrair o máximo para aplicar no meu negócio”, declarou Karine. 

A empresária é um exemplo de uma pessoa que está Lidando com a Crise e dando a volta por cima para manter seu negócio e continuar atendendo seus clientes com cosméticos e produtos de beleza, incentivando o cuidado com a autoestima da população em Itacoatiara (AM). 

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O setor de beleza em 2020

O setor de beleza era uma das grandes apostas para 2020. Infelizmente, o mundo não contava com a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) mudando o rumo de diversos segmentos e a maneira de trabalhar com vendas para que milhares de negócios não fiquem prejudicados. 

O SEBRAE continua com o apoio para micro e pequenos negócios oferecendo diversos conteúdos e trabalhando online para atender os empreendedores que precisam de orientação e reforço para fortalecer sua empresa.

Para saber mais informações sobre o que o SEBRAE pode fazer pelos empreendedores amazonenses, basta entrar em contato com o SEBRAE/AM através do atendimento online ou do número 0800 570 0800. 

E se você quer se tornar um empreendedor mas não sabe por onde começar ou qual negócio abrir, o SEBRAE fez diversos estudos sobre mais de 350 Ideias de Negócios para te ajudar nessa decisão. É só clicar aqui e conferir! 

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