Proprietária de duas lojas de cosméticos, Karine Maia conta como conseguiu manter seu negócio funcionando no interior do Amazonas apostando nas vendas digitais
O ramo de beleza é um dos segmentos mais rentáveis quando estamos falando em consumo. Com crescimento de 10% ao ano nos últimos dez anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor começou a entrar em queda com a crise causada pelo novo coronavírus.
Com a preferência voltada para itens essenciais e a perda do interesse em itens de beleza causada pela quarentena, as empresas que trabalham com a venda de cosméticos tiveram que buscar alternativas para se reinventarem, o que não foi diferente para a empreendedora da cidade de Itacoatiara, no interior do Amazonas, Karine Maia de Carvalho que encontrou alternativas e está Lidando com a Crise da melhor maneira.
Proprietária de duas lojas intituladas Bella Femme Cosmetics, a empresária teve que voltar suas alternativas de venda para a forma digital para que pudesse continuar com o faturamento da empresa. “Antes as vendas eram realizadas 95% de forma presencial e 5% pelo WhatsApp. Hoje é o contrário. Estamos com as vendas em 5% presencial e 95% através de canais como o WhatsApp, Instagram e Facebook”, contou.
Começar um empreendimento digital já era uma ideia da empreendedora. Pouco antes da crise do coronavírus mudar a forma de vender em todo o país, Karine já estava pensando na possibilidade de abrir um e-commerce para impulsionar suas vendas. Foi através da consultoria de Diagnóstico de E-commerce do SEBRAE/AM, que a lojista viu que era possível ampliar seu modo de venda através das plataformas digitais.
A consultoria é oferecida pelo Sebraetec, um produto do SEBRAE que disponibiliza serviços tecnológicos para empresas que visa a melhoria de processos, produtos e serviços e a introdução de métodos inovadores em empresas e mercados. O Diagnóstico de E-commerce é uma forma de avaliar detalhadamente aspectos como o perfil da empresa e do empreendedor, planejamento, operação logística, marketing e outros tópicos essenciais para que a abertura de um e-commerce seja bem sucedido.
Após o diagnóstico, o SEBRAE entra com a orientação para a implementação da tecnologia, dando direcionamentos personalizados de acordo com o negócio do empreendedor. Enquanto Karine está em processo para futuramente fazer a implementação do negócio, a empreendedora já começou a aplicar os conhecimentos adquiridos com o SEBRAE/AM para ter uma loja virtual através da rede social Facebook.
Ainda, a lojista adotou outras estratégias para fortalecer suas vendas no interior do Amazonas. “Investi tempo e esforço em abrir no disk-entrega e disponibilizei duas pessoas para atender nesse segmento. Além disso, aumentei a quantidade de celulares disponíveis para atendimento via ligação e WhatsApp e coloquei uma pessoa para ficar exclusivamente no Facebook e Instagram”, relatou Karine.
Hoje em dia, em tempos de crise, a empresária conseguiu manter o mesmo faturamento de suas duas lojas trabalhando apenas com uma. Isso graças a visão de mercado que Karine teve assim que abraçou o empreendedorismo.
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Com a Bella Femme há sete anos, a empreendedora apostou na abertura da segunda loja em 2017 e focou em dar amplitude do segmento de beleza para seu público. “Antes de comprar a loja, ela era focada em atender o público A e B da cidade. Eu busquei trazer mais variedade de produtos para atender a classe C e D. E fui criticada por isso”, contou Karine.
A loja foi oferecida à empresária com tudo dentro por um ex-sócio que não poderia mais administrá-la, mas que queria repassar o empreendimento para alguém que tivesse o mesmo carinho que ele pelo negócio. Karine, que trabalhava como gerente de produção em uma multinacional, aceitou o desafio e adquiriu a loja com tudo dentro, quitando a compra em dois anos e fazendo as modificações necessárias para melhorar seu negócio.
Foi com a variação de produtos mais acessíveis que a empresária mostrou às pessoas que duvidavam da sua visão de mercado que não só produtos mais baratos vendiam, como também agregavam valor a outros produtos. “Não é só uma ampola de cabelo, é um produto que leva a compra de um creme, uma touca, um pente. Estou com a segunda loja e continuo com mesmo pensamento. A segunda loja fica exatamente na área mais movimentada da cidade, onde o maior público é classe média”, explicou.
Com a reabertura gradual do comércio no Amazonas, a empreendedora se diz bastante otimista e afirma que irá continuar com as medidas implementadas durante a crise. “Vamos continuar focados com as entregas em domicílio e com a loja virtual no Facebook”, disse.
Em mais de sete anos de empresa, o SEBRAE/AM foi um importante parceiro na trajetória da Bella Femme Cosmetics. Karine faz questão de participar de cursos e eventos promovidos pelo SEBRAE e ainda leva sua equipe, composta por oito pessoas, para acompanhar os eventos.
Além disso, a empresária já participou de caravanas para Feiras Internacionais de Beleza e contratou consultorias para Criação e Registro de Marca, da Identidade Visual da Marca, Diagnóstico de E-commerce, Marketing e Gestão Financeira.
“O SEBRAE/AM não só me ajudou em toda a minha trajetória, como continua me ajudando. Tudo o que eu aprendo imediatamente tento implementar nas duas lojas. Eu saio de uma consultoria com sangue nos olhos para colocar em prática, independente do curso que faço. Desde uniforme, a logo e até a forma de trabalhar foram aprimorados através do aprendizado com o SEBRAE/AM. Ainda tem muita coisa para melhorar e a cada treinamento tento extrair o máximo para aplicar no meu negócio”, declarou Karine.
A empresária é um exemplo de uma pessoa que está Lidando com a Crise e dando a volta por cima para manter seu negócio e continuar atendendo seus clientes com cosméticos e produtos de beleza, incentivando o cuidado com a autoestima da população em Itacoatiara (AM).
O setor de beleza era uma das grandes apostas para 2020. Infelizmente, o mundo não contava com a disseminação do novo coronavírus (COVID-19) mudando o rumo de diversos segmentos e a maneira de trabalhar com vendas para que milhares de negócios não fiquem prejudicados.
O SEBRAE continua com o apoio para micro e pequenos negócios oferecendo diversos conteúdos e trabalhando online para atender os empreendedores que precisam de orientação e reforço para fortalecer sua empresa.
Para saber mais informações sobre o que o SEBRAE pode fazer pelos empreendedores amazonenses, basta entrar em contato com o SEBRAE/AM através do atendimento online ou do número 0800 570 0800.
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Roadshow - Construindo negócios com a Petrobras
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Chamada para adesão ao programa Cidade Empreendedora
O SEBRAE/AM torna pública a oferta do Programa Cidade Empreendedora 2024, iniciativa que visa a transformação dos municípios conectada com a estratégia de desenvolvimento territorial do Sebrae, que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial com ações nos eixos temáticos Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, bem como a Inclusão Produtiva com atividades voltadas para fortalecer os empreendedores, os negócios e a economia local. Critérios de Participação O Programa tem abrangência limitada ao orçamento do SEBRAE/AM, sendo possível contemplar municípios para o Ciclo 2024 seguindo os seguintes critérios: 1. Estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; 2. Ter aderência aos eixos temáticos trabalhados no Programa; 3. Preencher todos os itens do Formulário de inscrição e manifestação de interesse (Anexo I). Investimento Aos municípios interessados na atuação do SEBRAE/AM para implantação de políticas de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos negócios, será firmado um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS com valores calculados a partir das necessidades verificadas pela gestão municipal em conjunto com o SEBRAE/AM, com investimento mínimo de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), conforme acordado entre as partes. Prazo para inscrição: 20/11 a 20/12/2023 Para as Prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas pelo Programa Cidade Empreendedora, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior – UEI, por meio dos contatos: José Antonio Fonseca, e-mail: jose.fonseca@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98560-0789 Marcelo José de Souza, e-mail: marcelos@am.sebrae.com.br, telefone (92) 98634-4355.
Wed Nov 22 11:20:45 BRT 2023
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O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) contabilizou 20.487 empreendimentos atendidos em 2023 por meio do programa “Sebrae na sua Empresa”. A ação que engloba todo o estado do Amazonas, oferece de forma gratuita, recomendações de gestão empresarial, tais como soluções e ferramentas para desenvolver habilidades da gestão de negócio, além de consultorias com oferta de conteúdos técnicos específicos.Aproximadamente 60 agentes se deslocam até os municípios do Amazonas para a realização dos serviços. Todo o estado já recebeu os serviços do programa, que deve continuar atendendo até o fim de novembro. Até outubro foram alcançadas 2.989 Empresas de Pequeno Porte (EPP), 10.573 Microempresas (ME) e 6.925Microempreendedores Individuais (MEI).O relatório produzido pelo SEBRAE e divulgado em 2022 sobre “Empreendedorismo Informal no Brasil”, indica que até o ano passado havia cerca de 583.219 donos de negócio sem CNPJ no Amazonas e que apenas 63.837 tinham CNPJ. Ou seja, 22% estão formalizados. Ainda segundo o estudo, a maior parte dos empreendedores informais ou formais é da ‘Agropecuária’ ou do setor de ‘Serviços’. Com o propósito de identificar o desafio da empresa, formalizar, indicar soluções e materiais importantes para a gestão do negócio, o programa ‘Sebrae na sua Empresa’ é realizado fisicamente, de porta a porta, por um consultor credenciado pela instituição, devidamente identificado com uniforme e crachá. O atendimento é gratuito e visa auxiliar o empreendedor a agregar valor e desenvolver a empresa, por meio do acesso aos planejamentos de estratégia financeira, marketing, inovação e gestão de pessoas.O serviço também pode ser solicitado via 0800-570-0800 ou no site SebraenaSuaEmpresa. Os agentes atuarão até o final de novembro, na capital e interior.