Graças à cultura de praticidade e instantaneidade propagada no inconsciente coletivo desde a época da primeira revolução industrial, quando observamos um produto na prateleira, a última coisa que vem à mente é o processo. Embalagens coloridas com design chamativo fazem com que perguntas importantes como “Quem fez?”, “Como foi feito?” ou “Quanto tempo levou para ficar pronto?” sejam distanciadas e substituídas por meros “Quanto custa?” e “Válido até quando?”. O valor do artesanato vem na contramão do mindset de consumismo e traz consigo a necessidade de olharmos com mais atenção para a palavra “produto”, que também significa “resultado de uma soma”. Até que um item artesanal fique pronto, é preciso “somar” conhecimentos sobre as matérias-primas, expertise nas técnicas que, geralmente, são repassadas de geração em geração, domínio e pesquisas constantes sobre as referências da iconografia regional, dedicação e tempo para manusear cada trama com destreza, além de todo cuidado para manter o principal fornecedor vivo: o próprio meio ambiente.
Por trás dos êxitos de cada artesão, há suas histórias, suas técnicas, sua cultura e tradição, mas também existe uma orquestra que conduz silenciosamente inúmeras oportunidades de crescimento, a fim de garantir que os empreendedores ultrapassem suas próprias expectativas e levem as riquezas do Amazonas para os quatro cantos do mundo. Artesã Maria Alexandre, do município Careiro Castanho, ministrando uma oficina na Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte (Dezembro de 2021) Essa “orquestra” de oportunidades é regida pelos Gestores de Instituições como SEBRAE, SEMTEPI, CRAB, ArteSol, entre outras, cujos sonhos se fundem com os dos artesãos, na missão de agregar valor ao segmento de economia criativa mais diverso e potente do Brasil. Para que haja espaço garantido em Feiras ou Rodadas de Negócios, é preciso criar um programa de aperfeiçoamento continuado para os artesãos, que geralmente inicia-se em uma visita técnica com diagnóstico, a partir do qual é criado um planejamento de como será conduzido o projeto, uma vez que, cada grupo tem uma particularidade e não existe um “receita pronta”. Aspectos fundamentais como gestão, capacidade produtiva, inovação, criatividade, acesso ao mercado e as tecnologias disponíveis são avaliados e otimizados, para então, a partir dos resultados, outras pessoas possam acreditar no potencial, investir e sonhar junto com o grupo, num futuro promissor. A esquerda: Gestora Técnica Lilian Simões na abertura do projeto “Proa da Inovação” para criação de novos produtos com foco na sustentabilidade / Direita: Artesã Rosa Chota, de Benjamin Constant, atendendo lojistas na Feira Nacional de Artesanato. Apesar de parecer simples, “colocar a mão na massa” requer recursos financeiros, estratégias inteligentes e fazer com que os seus dirigentes entendam que investir no desenvolvimento do artesão não é uma aposta sem garantias, e sim, uma forma de empoderar centenas de pessoas que dependem unicamente das ferramentas mais poderosas do mundo: suas mãos e o conhecimento tradicional das suas origens culturais. Cada gestor também tem seus sonhos, mas estes acabam mesclando-se com a realização dos sonhos de terceiros, transformando a missão de superação dos grupos de artesãos em objetivo pessoal. Isso significa que todos os resultados alcançados tornam-se presentes, sendo, o êxito, uma prova de que suas expectativas estavam corretas, e os fracassos, oportunidades de aprender para fazer mais e melhor da próxima vez. Quando há coesão no trabalho do gestor e compromisso da parte do artesão, as Instituições e grandes parceiros fazem questão de unir forças para elevar a percepção de valor do trabalho manual com história que só o artesão tem a capacidade de fazer. Como a maioria das empresas não conhece a realidade das comunidades, não viu, de perto, as necessidades nem dispõe de conhecimento técnico para ajudar, não há ninguém mais apropriado do que o Gestor do Artesanato para enxergar o artesão como ser humano (não como número ou meta a ser cumprida), e criar pontes cujo pavimento é reforçado todos os dias, quando o artesão acredita em si mesmo e percebe que tem alguém que sonha ir além, junto com ele.
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As técnicas básicas de prospecção de vendas incluem a busca ativa (outbound) – feita por chamadas telefônica, envio de e-mails, entre outras – e a busca passiva (inbound), focada na presença digital e produção de conteúdo. Abordamos esse assunto em profundidade no eBook Inbound x Outbound. Escolher a técnica ideal pode ser difícil, pois existem opiniões diferentes acerca de cada uma delas. O interessante é identificar os prós e contras de cada método e encontrar qual ou quais fazem sentido ao mercado e se ajustam ao seu setor de negócios. É possível utilizar as duas técnicas e tirar o melhor delas! Veja como, a seguir. Técnicas de prospecção de vendas: explore algumas opções que aceleram o crescimento Cold Call A ligação é uma das formas mais tradicionais de entrar em contato com o lead. No entanto, quando se trata de vendas, algumas pessoas não podem nem ouvir falar nessa palavra. A associação ao telemarketing é direta e remete a um esforço intenso, inconveniente e com pouco retorno. Já outras podem jurar que nada supera a interação humana e o contato direto, com mais chances de levar a negociação adiante. A verdade é que, com a nossa experiência em vendas aqui na Exact Sales, podemos garantir que essa continua sendo uma técnica muito valiosa. Mas é preciso entender o momento certo de utilizá-la, estudar bem as abordagens e aplicá-la de forma consultiva. A equipe precisa ter as habilidades necessárias e, mais do que isso, ter persistência e resiliência. Segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot são necessárias, em média, 18 ligações para se conectar com alguém interessado em fechar negócios. Essa é a média, ou seja, às vezes é necessário ainda mais do que isso. A dica, então, é não esquecer de considerar esse fato dentro da sua estratégia. E-mail Marketing O envio de e-mail marketing configura outro desafio na prospecção de vendas, já que tem uma jornada até alcançar o seu objetivo: Primeiro deve chegar à caixa de e-mails do lead sem ser marcado como spam. Depois, deve ter um título que seja atrativo o suficiente para ser aberto. Por fim, deve receber um clique nos call-to-action (CTA) apresentados. Ou seja, baixar um conteúdo, solicitar um orçamento ou pedir um contato. Segundo a mesma pesquisa da Hubspot, a taxa média de abertura de e-mails de venda B2B é de 24%. Guarde essa estatística para avaliar a efetividade das suas campanhas e invista em conteúdo relevante para a sua base. Social Selling Embora seja uma prática mais recente, as mídias sociais ganharam espaço entre as equipes de venda. A Forbes divulgou que 78% dos representantes comerciais utilizam esses canais para alcançar seus potenciais clientes. No caso das vendas B2B, a oportunidade está em explorar principalmente as ferramentas do LinkedIn. Isso significa que você precisa estabelecer uma presença forte nesta mídia também. O LinkedIn permite que você, não apenas descubra quase tudo sobre um cliente em potencial, mas também aqueça a sua primeira abordagem por meio de uma conexão mútua. Conhecendo essas técnicas você consegue ter um novo insight sobre como melhorar a prospecção de vendas em sua empresa? É importante considerar todas as possibilidades e encontrar o equilíbrio entre todas elas. Com isso, você poderá extrair o melhor de cada uma, mas sem esquecer, é claro, das técnicas para encontrar os leads qualificados para o negócio. Agora que já vimos as principais técnicas para prospecção de vendas, veja como ter um lead qualificado entrando no seu funil.
O Microeemprendedor Individual é um profissional autônomo que passa a ter um CNPJ e os direitos e obrigações de uma empresa. O Sebrae produziu cartilha com o passo a passo para fazer o cadastro como MEI. Lá você saberá: · Documentos e informações gerais antes de fazer o cadastro · Como proceder para fazer a formalização · Como fazer o cadastro · Que ocupações são permitidas · Outras regras Baixe a cartilha!
Micro empreendedores individuais (MEIs) devem ficar atentos ao prazo para a entrega, junto à Receita Federal, da Declaração Anual do MEI, alertam técnicos do Sebrae no Amazonas. O Documento, que deve conter as informações básicas de receitas e despesas ocorridas no ano de 2021, deverá ser transmitido à Receita Federal, por meio online, no período de janeiro a maio de 2022. O analista técnico do Sebrae no Amazonas, Marcelo José, explica que ao não fazer a Declaração Anual por dois anos seguidos, a empresa torna-se inapta e não poderá emitir nota fiscal e obter certidões, além da impossibilidade de obter crédito em bancos e instituições financeiras. É o caso, segundo enfatiza Marcelo, de cerca de 30 mil MEIs em todo o Amazonas. “Ao contrário do que muitos pensam, fazer a Declaração anual é algo muito simples e rápido e nos do Sebrae podemos auxiliar, gratuitamente, os MEIs que nos procurarem”, destacou. O prazo para a Declaração inicia no dia 03 de janeiro e segue até o dia 30 de maio. Mas é importante não deixar para a última hora. A Declaração Anual poderá ser feita diretamente no site do governo federal gov.br/mei. É só acessar a aba Declaração Anual de Faturamento; depois digitar o CNPJ e seguir os comandos. É importante ter em mãos um resumo dos recebimentos e despesas da empresa referente ao ano 2021. Outra opção é o empreendedor entrar no site do Sebrae www.sebrae.com.br/amazonas e na barra de pesquisa digital Declaração Anual do Mei, e o sistema vai trazer uma série de conteúdos sobre o tema. Ou, ainda, o MEI pode clicar, ao final da página principal do site, em Fale com Sebrae e tirar todas as dúvidas de forma totalmente online. Há também a opção de falar com o Sebrae, via ligação ou mensagem de whatsapp, pelo número de telefone 0800 570 0800. O interessado também pode dirigir-se a um Sebrae mais próximo e receber atendimento presencial e fazer sua Declaração com o apoio de um técnico, contudo o atendimento presencial da Instituição está suspenso, devendo retornar no dia 03 de janeiro. “Sabemos que os MEIs têm muitas dúvidas e por isso a gente vai estar à disposição para recebê-los e dar toda orientação e apoio. Mas é importante reforçar que a Declaração Anual é algo obrigatório que o MEI deve fazer todos os anos”, alertou. Atualmente, ainda de acordo com Marcelo José, existem cerca de 130 mil MEIs em atividade no Amazonas.
-- Marketing de conteúdo? Conteúdo? Impulsionamento de posts? Isso é coisa para empresas maiores. Sou MEI e isto não está ao meu alcance... Não, não pense assim. Antes de rejeitar um conhecimento, procure entender do que se trata e verá que novos conceitos vão abrir seus olhos para oportunidades ao seu alcance. Sabemos que todo empreendimento precisa de divulgação para aumentar as vendas e reforçar a marca, não importa o tamanho da empresa, não é mesmo? Para isso existem o rádio, a televisão, folhetos, cartões de visita, cartazes e tantas outras formas de chamar a atenção e manter o negócio na lembrança dos clientes. Hoje, com a internet e o celular, a propaganda mudou bastante. Está muito ligada às pesquisas feitas nos buscadores como o Google e também à divulgação nas redes sociais. Se a sua empresa conserta geladeiras, como o seu cliente vai encontrá-lo? De várias formas, não é? Mas com certeza uma delas será fazendo uma busca na internet. Experimente fazer esta pesquisa você mesmo. Digite “conserto de geladeira” e verá que as oficinas mais próximas serão apresentadas. A partir desta realidade, veja que não é preciso investir muito dinheiro no rádio ou na TV para atingir todo mundo na esperança de chegar até os clientes de seu interesse. Nenhum MEI pode fazer isso. A ideia do marketing de conteúdo é atrair seletivamente o seu cliente ideal, aquele que irá comprar seu produto ou contratar seus serviços – e não qualquer pessoa que está passando na rua. Ao atrair os interessados (e não qualquer um), os seus esforços e investimentos são mais focados e menos dispendiosos.
O plano de negócios é um documento que busca antecipar cenários da atuação da sua empresa, que vai ajudar a prevenir erros e a dar viabilidade para a sua ideia. Muitos empreendedores deixam de fazer esse valioso planejamento e acabam passando por muitas dificuldades nos meses iniciais de abertura do negócio. No entanto, elaborar o plano de negócios também é importante para quem está ampliando a empresa.
Fazer posts nas redes sociais apenas para exibir produtos e preços não vai gerar grandes resultados logo de uma vez. Sem conversa, confiança e relacionamento, os compradores não vão aparecer. É preciso atrair o seu público, mantê-lo interessado para assim alcançar resultados.
O modelo AIDA é muito importante para quem trabalha com marketing digital. É um roteiro que norteia o texto de venda e o próprio design de uma página de venda na internet. O nome AIDA vem das quatro letras iniciais que representam os passos do comprador durante o processo de compra. São as “etapas” pelas quais o comprador passa de maneira progressiva, até que ocorra a conversão, ou seja, que faça o que é desejado pelo vendedor, como a comprar ou outra ação desejada. O modelo AIDA é bem antigo - foi desenvolvido em 1898 pelo empreendedor norte americano Elmo Lewis a partir da observação da interação entre vendedor e comprador. Ele foi consultor, escreveu livros, deu palestras e deixou um legado muito útil usado até hoje com sucesso. Procure seguir esta receita e teste em busca de melhores resultados. É simples, funciona e facilita o trabalho de criação. Durante as quatro etapas é importante mostrar ao cliente claramente o que ele deve fazer para prosseguir e manter um fluxo coerente no processo. No final, evite fazer o cliente preencher formulários longos e não peça ainda informações sensíveis (como endereço, CPF), pois assustam o cliente e atrapalham a conversão. O bom e velho modelo AIDA está vivo e muito bem no marketing de conteúdo. Procure usar e avalie os resultados no seu caso.
À medida que um pequeno negócio cresce, a complexidade da administração aumenta naturalmente. O empresário, que antes fazia tudo praticamente sozinho, sente a necessidade de dividir tarefas, contratar ajuda e até encontrar sócios. Entre todas estas atividades, uma delas é especial e não deve ser delegada totalmente. O objetivo da gestão financeira é alcançar o melhor resultado possível, dentro das possibilidades. Sabemos que a realidade de grande parte da micro e pequenas empresas e´ a falta de capital. Todos temos ideias e projetos, mas coloca´-los em prática plenamente é difícil, principalmente quando falta dinheiro. No cotidiano a falta de dinheiro em caixa também prejudica as operações da empresa. As questões financeiras estão na mente de todos os empreendedores. É o dinheiro que entra, o dinheiro que sai, a margem de lucro, os custos, o medo do prejuízo. O que pode amenizar ou solucionar problemas como esses é a gestão financeira. É preciso dominar assuntos como movimento de caixa, fluxo de caixa, plano de contas financeiro, capital de giro e controle de estoques. A maioria das pessoas foge de tudo que envolve números e finanças. Mas os números mostram o que está acontecendo com a empresa. É pelos números que sua empresa fala com você. Tudo o que ela precisa aparece nos dados financeiros – receitas e despesas, prazos, parcelamentos etc. Mas calma. A princípio estes itens, que são essenciais para manter seu negócio funcionando bem, parecem difíceis demais. No entanto você^ pode aprender a colocar em prática estes instrumentos de gestão financeira, até conhecer e prever o movimento do caixa e reduzir a necessidade de capital de giro. A gestão financeira é o coração do seu negócio. A partir dela você poderá saber quando ou em que momento sua empresa terá dinheiro e perceber bem melhor o que está acontecendo e o que acontecerá com a empresa, de forma a tomar as melhores decisões. Aprofundando um pouco mais, podemos dizer que a gestão financeira e´ o processo de registrar e gerenciar informações financeiras com o objetivo de manter resultados satisfatórios, obter melhores resultados e corrigir problemas financeiros.
Aprenda com o Sebrae pelo WhatsApp, participe do curso Marketing digital: planejar para vender pela Internet
Quer levar sua empresa para um outro patamar? O Marketing Digital é uma forma de ajudar o seu negócio a alcançar um novo rumo e prosperar nas vendas.Todavia, para entrar de cabeça nesse novo caminho, é preciso saber como trilhá-lo de forma consciente eembasada.Pensando nisso, o SEBRAE/AM elaborou este material com tudo o que você precisa saber para alcançarmais reconhecimento no meio digital. Neste eBook você vai encontrar: » Conceito de Marketing Digital» Como o Marketing Digital pode ajudar seunegócio» Principais canais para começar» O que fazer para adotar o Marketing Digital agoramesmo! Vamos à leitura?
O Sebrae/AM em parceria com o Instituto Brasileiro de Presença Digital - IBPD está disponibilizando um diagnóstico de maturidade digital, totalmente online .
O Empretec é um seminário imersivo de alta performance, cuja metodologia foi elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Ele está presente em 34 países e, no Brasil, somente o Sebrae detém autorização para implementá-lo. Durante o Empretec, você vai encarar seus medos, enfrentrar suas limitações, despertar para oportunidades e fortalecer suas habilidades empresariais. O Empretec é baseado no fato de que o sucesso empresarial vai além da habilidade de gerenciamento de negócios. A atitude individual do empreendedor é fundamental. Ao longo do treinamento, o participante estuda as principais características essenciais do comportamento empreendedor e promove a revisão de conceitos e atitudes, preparando-se para o mercado e para a vida.
Agora, na palma de sua mão, em seu smartphone, você passa a ter acesso a uma variedade de conhecimentos multimídia que vai te ajudar a administrar seu negócio com maior eficiência e resultados positivos. Não importa se você já tem uma empresa ou se você deseja abrir uma nova, o SebraeXP tem as informações que você precisa, de forma resumida e direta, para tornar seu negócio mais competitivo e forte perante a concorrência e muito mais atrativo para seus clientes. De forma lúdica e interativa, o App disponibiliza trilhas de conhecimento, através de uma sequência de informações em textos, imagens e vídeos, durante a qual você vai conhecendo o passo a passo de determinado segmento de negócio. E não para por aí, o sistema também te oferece muitas dicas de cursos e treinamentos do Sebrae para aprofundar suas habilidades como empreendedor. Então, o que está esperando? Tempo é dinheiro! Baixe agora e comece a navegar. Conhecimento é sempre um bom negócio para você e para sua empresa. Clique para assistir a apresentação do App!
O Sebrae Delas, Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, é um projeto que apoia ideias embrionárias e acelera pequenas empresas lideradas por mulheres empreendedoras. O projeto desenvolve também as competências, comportamentos e habilidades, difundindo a cultura empreendedora e aumentando a probabilidade de sucesso dos negócios liderados por mulheres. Com sua criação, o Sebrae reconhece a necessidade de um projeto exclusivo para o público feminino que deseja ser independente, vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes, fazer novos contatos para divulgar seu negócio e, enfim, tornar seu sonho de empreender realidade.