Como faço para identificar os concorrentes da minha empresa
Estude seus concorrentes, eles podem te ofertar lições importantes. Identifique boas práticas, deficiências e faça comparação entre eles e seu negócio.

Principais concorrentes
Identifique seus principais concorrentes.
Seus concorrentes são as empresas que desenvolvem uma atividade no mesmo ramo que você, procurando atender as necessidades dos seus clientes. Conhecendo o perfil do seu cliente, nas características de consumo, nível de exigência e quanto pode pagar, seu concorrente fica mais evidente.
Saber quem são e onde estão seus concorrentes faz toda a diferença para o negócio. Você precisa conhecer suas forças e fraquezas, para impulsionar seu negócio.
Dica: nas fraquezas dos concorrentes, você deve se fortalecer e ganhar destaque aos olhos do cliente; nas forças, busque a competividade igualitá ria e deseje fazer melhor.
Concorrentes X Negócio
Concorrentes X Seu negócio
Concorrentes identificados, monte uma planilha com os nomes deles ou qualquer outro guia que lhe ajude a tomar nota das informações e visite-os. Avalie as principais características dos seus concorrentes, examine as suas boas práticas.
Anote as condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, ofertas e claro, o preço cobrado.
Confira a qualidade do produto/serviço, variedades, embalagem. Veja também a localização e as características do ponto comercial. As formas de atendimento e fidelização. O horário de funcionamento, se faz entrega em domicílio.
Oferece garantias. Na era do marketing digital, aproveite e pesquise a empresa também na internet, veja se tem site e redes sociais.
Após esta investigação, faça uma análise entre eles e seu negócio, a reflexão nos dados coletados.
DICA: você pode gerar uma pontuação, exemplo de 1 a 3, sendo 1 a pior nota e 3 a melhor nota. Ao final some as notas de cada concorrente e perceba quais são os mais fortes e os mais fracos. Tudo que você observar dos concorrentes, faça também do seu negócio.
Tire suas conclusões
Pense o que você fará para ser competitivo diante de seus concorrentes. O que levará as pessoas a deixarem de ir aos concorrentes para comprar no seu negócio? Há espaço para todos e qual fatia do mercado você espera alcançar? Sua empresa está pronta para competir com estes concorrentes?
Talvez você não encontre um SIM, para todas as suas perguntas, mas isto não é motivo para desistir. Um empreendedor, tem por característica o estabelecimento de metas.
Então comece a planejar suas ações. Que mudanças poderão ser feitas para posicionar seu negócio, em ponto de igualdade com essas empresas.
Parceiro
Na concorrência também encontramos situações favoráveis, eles são os impulsionadores na busca de melhorias, a competição exige evolução continua.
Você poderá encontrar neles mais que um parâmetro de comparação, pode existir do outro lado um grande parceiro, que vive as mesmas dificuldades que você e juntos poderão resolver um problema do seguimento. Invista no planejamento do seu negócio e encare seu concorrente como um estimulo à melhoria.
Por Mayara Fernanda dos Santos - Analista do Sebrae no Amapá
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O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraConteúdo relacionado
Sem dúvida, o período de festas no final do ano é um momento importante para alavancar o balanço anual de vendas no comércio do Estado do Amapá. Com as datas comemorativas dessa época, os empreendedores esperam que suas vendas aumentem. Entretanto, para que haja esse aumento nas vendas é preciso que você fique atento nas dicas que o Sebrae Amapá preparou para você. Leia as dicas com bastante atenção e veja o que se encaixa melhor na sua empresa. Treinamento dos funcionários Neste período é importante estar com a equipe de atendimento afiada, pronta para vender. Para isso, é primordial que o empreendedor invista, de forma antecipada, em treinamento de atendimento. Então, não esqueça que treinamento para funcionários e temporários é essencial. Eles são a imagem do seu estabelecimento perante o cliente, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização. Lembre-se: trabalhadores treinados evitam erros, tem mais conhecimento para improvisar e geram uma imagem positiva. Fidelização dos clientes Um cliente satisfeito traz um novo cliente. Já um insatisfeito, leva dez embora. Então, invista no pós-venda. Uma ligação uma mensagem ou um whatsapp de feedback, por exemplo, é uma ideia simples que valoriza e fideliza o consumidor. Enviar um cartão desejando Boas Festas ou Próspero Ano Novo. Produto Estar atento a tendências e modas do momento, planejando a apresentação do produto corretamente na vitrine e nos espaços da loja é sem dúvida um passo fácil para conseguir atrair mais clientes e aumentar as vendas. Redes Sociais Utilize as redes sociais para alavancar suas vendas, um exemplo básico, e que funciona é patrocinar posts no Facebook, fazendo com que sua empresa tenha destaque na internet e seja lembrada pelo consumidor na hora de decidir onde comprar. No caso da mídias sociais é possível com poucos cliques, atingir seu público alvo, e ainda interagir com uma quantidade grande de pessoas. Com o auxílio de ferramentas é possível definir faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais, atingindo um público específico. Um jeito fácil de sua marca chegar até seus clientes em potencial. Se você ainda não sabe como fazer, o Sebrae em parceria com o Facebook criou um jogo que ensina como empreender nessa rede social. Acesse e saiba mais. Call to Action significa “Chamada para ação” Para fazer uso dessa técnica, basta utilizar os verbos no imperativo, como por exemplo: curta, clique, acesse, venha. Tudo de forma bem direta. Então, na hora de publicar conteúdo em suas mídias sociais, faça posts com esse recurso. E lembre-se: encaminhe sempre os clientes para um site ou link que você quer. Assim, você estimula a ação e leva os consumidores para um espaço mais completo sobre seus produtos e sua marca. Na hora de se apresentar, você escolhe as melhores palavras, não é? Então, sua marca não deve ser diferente. Nas redes sociais de sua empresa use sempre tom e a maneira mais adequada ao seu negócio. E lembre-se: seja autêntico sempre e deixe com que sua marca tenha uma personalidade própria. Use o Instagram para mostrar sua marca Use e abuse nas fotos e vídeos, mas não se esqueça: telefone de contato e link do seu site tem que estar sempre na descrição. Outra boa opção é geolocalizar as postagens com o endereço da sua loja, assim os seus seguidores não terão dúvidas de onde poderão encontrar os seus produtos. Em qualquer conversa, ninguém gosta de falar sozinho. Então, seja para um elogio, seja para uma reclamação, a boa prática é responder em até 24h as interações nos canais sociais. Tenha controle do que é dito sobre o seu negócio e esteja sempre disposto a ouvir sugestões. A comunicação com o cliente é o melhor feedback que se pode ter. Mantenha uma frequência em sua comunicação nas mídias sociais. Assim, você fica sempre em evidência e chama a atenção. E, não se esqueça: é possível agendar conteúdos para serem publicados automaticamente. Com a correria das vendas, você talvez não tenha tempo de fazer as postagens, então monte sua agenda de forma simples, que as mídias sociais se encarregam de publicar na hora e data que você preferir. Abertura e Fechamento do estabelecimento Em períodos de grande movimento, quanto mais tempo seu negócio estiver aberto, mais chance você tem do cliente chegar até você. Então, abra em horários especiais para facilitar a visita dos consumidores. Você estende o horário de funcionamento para aumentar ainda mais o faturamento. Formas de pagamento Facilitar a forma de pagamento também é uma vantagem, habilite vários sistemas de pagamento na sua loja. Ofereça sempre a opção de pagar com cartões de crédito e débito, e no seu e-commerce, avalie a possibilidade de disponibilizar as formas de pagamento online, como Pagseguro e Paypal, por exemplo. Abra pós-Natal, isso gera um grande fluxo de trocas nas lojas, afinal um presente que não serve ou uma peça que não combina são normais nessa época do ano, para não frustrar os seus clientes, determine um período de troca para seus produtos. O mais indicado é que seja após o dia 26 de dezembro. Nesse período uma boa ideia é aproveitar para mostrar produtos para o Ano Novo. Então, vista sua vitrine de branco! Gostou do nosso artigo? O Sebrae Amapá sempre busca o melhor você. Amplie seus conhecimentos, busque o Sebrae mais perto de você, e confira mais vantagens ou entre em contato pelo Portal Sebrae no Amapá e agende nossas consultorias.
Já pensou em montar sua própria oficina mecânica? Se a resposta for sim, continue conosco - este conteúdo foi elaborado exatamente para você! Contamos com a colaboração do Especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Maikon Richardson, que forneceu ótimas dicas de como abrir uma oficina mecânica. Boa leitura! Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos. Pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão ou sistemas de injeção. Você sabe por onde começar? O mercado automotivo pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas, é claro, como qualquer outro mercado, ele vai exigir conhecimento específico e uma boa dose de inovação, capacidade e disposição para o trabalho. Essa é a fórmula que pode tirar o seu sonho do papel. Por muitos motivos, que vão da necessidade de economia até o fim dos incentivos por parte do governo para aquisição de um carro novo, muita gente está optando por permanecer com o mesmo carro na garagem por um período maior. E nós sabemos que, depois de um tempo, as visitas à oficina mecânica são mais constantes. É aí que você começa a atuar. Mas, antes de ligar os motores, é bom saber como montar a sua oficina. 7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica1. Ofereça um serviço especializado de qualidade As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais também precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico que existe nos modelos automobilísticos de hoje. Acompanhe essa tendência e agregue valor ao seu negócio. 2. Conte com o auxílio de uma linha de financiamento Muitas vezes, o empreendedor precisa de auxílio financeiro para começar o próprio negócio. Por isso, procure bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento para iniciar a aquisição do equipamento e maquinário necessários para a construção da sua oficina. Eles oferecem taxas mais competitivas do que muitos bancos comerciais tradicionais e ainda podem dar conselhos sobre a implantação do negócio. 3. Foque em um ramo de atuação Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, busque referências em serviços de apoio a empreendedores e concentre a oferta do serviço que ela oferecerá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos: pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, enfim, diversas possibilidades. Escolha bem para prestar um bom serviço. 4. Defina um plano de ação Coloque no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina. Especialize-se nos serviços que você pretende oferecer - por meio de cursos específicos de mecânica, por exemplo - para que seu trabalho dê resultado e seja reconhecido por seus clientes. Pense em uma estratégia de divulgação dos seus serviços e seja criterioso na execução das suas ideias para progredir. 5. Aposte nas oportunidades Um mecânico encontra diversas formas para atuar no reparo e manutenção veicular. Boa parte da frota do país ainda possui sistemas de injeção eletrônica menos evoluídos mas, aos poucos, carros com sistemas mais aprimorados têm compartilhado as ruas com os velhinhos e exigindo mais qualificação da mão de obra que lidará com a manutenção desses veículos. 6. Tenha uma equipe capacitada Você e toda a sua equipe de mecânicos precisam estar atualizados para trabalhar com uma oficina mecânica. Diferente dos outros tempos, quando o profissional mecânico atuava quase que por instinto, atualmente, os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes. Tanto pessoas que conhecem de mecânica, quanto as que entendem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade. Invista em treinamento contínuo dos seus funcionários. 7. Invista em tecnologia automotiva Considere ainda o fato de sua oficina mecânica também precisar de investimento em tecnologia. A eletrônica embarcada nos automóveis exige cada vez mais especialização. Utilize equipamentos adequados, como scanners automotivos, para rastrear e diagnosticar esses elementos dos automóveis, como o módulo de injeção eletrônica, por exemplo. Este conteúdo com dicas para montar a sua oficina mecânica foi útil para você? Não esqueça de ficar atento ao mercado e considerar essas estratégias para começar o seu próprio negócio. Confira, ainda, informações sobre a viabilidade comercial de uma oficina mecânica por meio da elaboração de um plano de negócios: você pode consultar este Projeto de Serviço automotivo de Macapá e Santana. Ou, se preferir, fale com um especialista.
O planejamento estratégico é uma ferramenta que traz acima de tudo uma ampliação da visão da pequena empresa quanto ao seu ambiente de negócios e aprimora sua capacidade de se inserir e explorar as oportunidades existentes no mercado, preservando os avanços alcançados sem nenhuma técnica estruturada. A capacidade de se adaptar ao ambiente externo e as constantes mudanças ocorridas na estrutura externa de funcionamento das empresas força o pequeno empresário a se transformar quase que diariamente no sentido de conseguir de “defender” das ameaças ainda assim, ampliar sua visão o suficiente para conseguir alcançar as oportunidades de negócios e de mercados que se apresentam, seja no seu segmento atual ou em um potencial mercado a ser explorado. O planejamento estratégico se faz importante por que permite aos pequenos negócios, conhecer seu cliente e suas especificidades, avaliar e especificar as necessidades de seus negócios, analisar concorrentes de forma técnica e estruturada, pesquisar e entender seu mercado, definir as oportunidades e mapear as ameaças atuais e futuras de seu empreendimento, mas acima de tudo, conseguir definir de forma clara quais as suas forças e suas fraquezas a fim de garantir um plano de ação para potencializar seus pontos fortes e passar e ver seus pontos fracos como oportunidades de melhoria e com isso, suprimir seus efeitos maléficos ao negócio. Perceber a necessidade estruturar estrategicamente um planejamento, se traduz na capacidade de transferir para o papel e evidenciar aos clientes, a razão de existir da empresa (missão), quais os planos para o futuro e onde a empresa deseja estar num futuro entre o curto, médio e longo prazo.
Não é novidade que muitos dos pequenos negócios, principalmente os que atuam na prestação de serviços e fornecem bens no mercado, têm como seus principais clientes os órgãos e entidades públicas, relação essa formalizada por meio de contratos administrativos. Esse contrato administrativo, além de observar às normas públicas, deve contemplar a paridade entre a prestação do serviço (encargos) da parte contratada e a contraprestação pecuniária (remuneração) paga pela Administração Pública Essa equação é chamada de equilíbrio econômico-financeiro do contrato, e deve-se reger durante toda a vigência da execução contratual. Inclusive, esse direito é assegurado pela Constituição Federal, na forma estabelecida no artigo 37, XXI, quando texto constitucional expressamente menciona que os contratos administrativos deverão possuir cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamentos, mantidas as condições efetivas das propostas.
Atendimento é uma coisa que acontece permanentemente todos os dias na vida de um empreendedor. Quando há um excelente atendimento, qualquer negócio pode efetivar mais facilmente. A melhor maneira, de uma empresa entrar para lista dos negócios extraordinários é poder ter em seu quadro de colaboradores mais pessoas dedicadas, colaboradores extraordinários. Para isso, é preciso investir em seus colaboradores, só assim você irá destacar-se da concorrência. Leia a história motivadora de gestão de pessoas que o Sebrae separou para você, de Walt Disney e saiba por que a Disney é especialista em encantar seus visitantes. Sua empresa pode garantir o ciclo de excelência, montando uma estratégia que auxiliará na manutenção e na difusão de sua cultura com todas as pessoas que trabalham na empresa como: contratação, treinamento, reconhecimento e reforço de cada funcionário. Saiba o que é um ciclo de excelência aqui.
A Consultoria Modelagem de Negócio possibilita ao empreendedor: Visualizar a descrição do seu negócio; Formar sua ideia sobre sua empresa; Mostrar o significado do seu negócio para o cliente; Definição do seu público-alvo; Atividade de representação de processos de uma empresa, de modo que o processo atual pode ser analisado e melhorado. É um trabalho realizado para apresentar soluções de negócios em modelos, utilizando determinadas técnicas. E que também utiliza uma metodologia que consiste em criar um desenho mental do que é o negócio, fazendo uma abordagem de todos os setores da empresa. Vale ressaltar que essa consultoria não substitui o plano de negócio. É com esse modelo de negócio que você vai: Definir o que a empresa faz; Como ela vai gerar lucro; Como a empresa vai se sustentar no mercado. Definição do modelo é o primeiro passo para um negócio de sucesso. Essa consultoria usa como base um guia prático e visual que pode ajudar a pensar e criar diferenciação e lucratividade nos negócios.
A razão para se planejar algo, é simples, é aonde se quer chegar, ou seja, qual é o seu objetivo. Primeiro entenda o que é um plano de negócio! É um documento utilizado para planejamento de um: Empreendimento, ou; Unidade de negócios. Em fase inicial, com o objetivo de: Definir, e; Delinear a estratégia de atuação do negócio para o futuro. Tornado-se um guia para a gestão estratégica de um negócio. O plano de negócio se dá das seguintes questões: 1 - Ideia Você deverá analisar várias ideias antes de definir quais são as que tem o maior potencial de retorno econômico para você. Inicie com a ideia de negócio, que geralmente é o ponto de partida para seu empreendimento dar certo. 2 - Oportunidade Já com a oportunidade de negócio definida na fase de ideia, aqui se inicia o desenvolvimento de plano de negócio. Pode ser que haja a necessidade de rever o conceito de ideia, não tenha medo de refazer se for preciso. Veja se a ideia que você teve tem potencial de viabilidade: Econômica; Clientes em potencial no mercado para consumir seu produto, ou; Serviço decorrente de sua ideia. 3 - Plano de negócio O plano de negócio é o guia para o planejamento de novos negócios ou ainda para o planejamento de novas unidades da empresa. Com o plano de negócios concluído, irá permitir que você identifique a quantidade necessária de recursos e as fontes existentes para financiar seu empreendimento. 4 - Quantificar e obter recursos Quando os três primeiros passos estiverem totalmente concluídos, você saberá com clareza quais os recursos necessários precisará para seu negócio, ex: Funcionários; Dinheiro; Infra-estrutura, etc. 5 - Gerenciar o negócio Depois que seu negócio entrar em ação, surgirão novas ideias, novas oportunidades e assim deverá desenvolver novos planos para rever o plano atual para atuar frente a novas oportunidades de negócios. A partir dessas etapas concluídas, você poderá definir: 1 - O modelo do seu negócio O que é o negócio; O que vender; Como vender e para quem vender; Valores; Plano de marketing. 2 - Investimentos iniciais necessários 3 - Necessidade de recursos humanos 4 - Projetar Custos; Despesas, e; Receitas ao longo do tempo. 5 - Fechar o modelo de negócio 6- Criar os demonstrativos financeiros 7 - Fazer análises de viabilidade através de índices de retorno sobre Investimento; Rentabilidade, etc. 8 - Revisão completa de todos os passos 9 - Redação do plano e fechamento do modelo Para seu trabalho ficar mais eficiente, use sempre esta lógica para qualquer eventual evento que achar relevante em seu plano de negócios. Saiba mais Baixe o PDF “Como elaborar um plano de negócio” e boa leitura!
Originária do Grego (Strategos), a palavra "estratégia" significa plano de manobra. O termo inicialmente utilizado no desenvolvimento de estratégias militares referia-se ao plano desenvolvido pelo general que tinha como objetivo apresentar as melhores manobras para que seu exército derrotasse o inimigo. Já o termo "estratégia competitiva" atualmente se refere a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus concorrentes para sair na frente e ganhar vantagem competitiva e sustentável. Segundo Michael Porte, escritor americano e pensador da área da administração a definição de estratégia competitiva e dada “como a busca de uma posição competitiva favorável em uma empresa, a arena fundamental onde ocorre a concorrência” A estratégia competitiva busca estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência da empresa, uma empresa pode modelar sua atratividade e sua posição competitiva a partir do seu foco estratégico. Entendemos então que as empresas precisam desenvolver estratégias diferenciadas para desfrutarem a possibilidade de obter “um lugar ao sol”. A vantagem competitiva de uma empresa surge do valor que se consegue criar para seus compradores e que ultrapassa os custos operacionais. Valor É aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, diferente de custo, que é o valor financeiro apenas. Muitas empresas desenvolvem suas estratégias apenas com referências em informações obtidas através de experiências anteriores. A estratégia de uma empresa tem que ser traçada com os olhos voltados para o futuro, ou seja, para perspectivas futuras, para onde a empresa deseja estar, como deseja chegar e o que precisará fazer para chegar. Uma estratégia somente será competitiva se tiver sustentabilidade frente a seus concorrentes durante longo período de tempo. Dentro de sua estratégia, uma empresa pode apresentar vários diferenciais competitivos. Entre eles, podemos citar: Custo: é a busca pela produtividade de forma mais econômica que seus concorrentes. Mercado: é o acesso a certas demandas que os concorrentes não conseguem atender. Economia em Escala: é quem possui o maior volume e obtém vantagens competitivas, inibindo pela escala a entrada de novos concorrentes. Não analise um departamento isolado de outro. Não aceite mudanças ou busque necessidades de melhorias com os olhos fechados. Veja o todo. Conheça sua empresa, sua missão, seus produtos, mercados e concorrentes. De posse de todas as informações possíveis e com uma visão de futuro, analise minuciosamente todas as informações levantadas e trace sua Estratégia Competitiva. A intensidade da concorrência em uma empresa não é uma questão de mera coincidência. Essa intensidade tem raízes em sua estrutura econômica básica e comumente depende de algumas forças competitivas que são elas: Entrantes potenciais/entrada de novos concorrentes diretos; Entrantes substitutivos/entrada de produtos substitutos; Poder de negociação dos fornecedores; Poder de negociação dos compradores/clientes; Rivalidade entre os concorrentes diretos, atuais. Considerando todas essas variáveis especificas com referência nas cinco forças de Michael Porte, onde ele descreve estratégia competitiva como sendo um conjunto de ações ofensivas ou defensivas para se criar uma posição de defesa no mercado e obter um retorno ainda maior sobre o investimento feitos. Ao enfrentar as cinco forças competitivas, podemos estabelecer três estratégias genéricas, três abordagens potencialmente bem-sucedidas, que podem ser usadas tanto isoladamente como de forma combinada, para se criar uma posição de maior defesa no mercado.
Um dos elementos fundamentais no processo de comercialização internacional é o despachante aduaneiro, profissional que prepara e assina os documentos que servem de base ao despacho aduaneiro, na importação e exportação. Ele verifica o enquadramento tarifário da mercadoria respectiva e providenciará o pagamento dos impostos de importação e sobre produtos industrializados, bem como o do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, do frete marítimo, rodoviário e ferroviário, da demurrage (tarifa de atraso na retirada da mercadoria). Atuam perante vários órgãos públicos vinculados a inúmeros Ministérios do Governo, finalizando a obtenção de documentos ou informação via Siscomex necessários ao procedimento fiscal aqui referido. Os aduaneiros firmam termos de responsabilidades e outros compromissos objetivando a regular tramitação dos despachos, assim como expressam ciência em intimações, notificações e autos de infração, para cumprimento de exigências dos mais variados tipos em relação ao procedimento fiscal de despacho aduaneiro. Formalizam e assinam petições e buscam os interesses dos importadores e exportadores e oferecem impugnações, contestações e recursos perante setores de julgamento os órgãos fiscais de competência e sob os mais diversos fundamentos (reclassificação tarifária, aplicação de benefícios, exigências de multas etc.). Exporta Fácil O Exporta Fácil dos Correios, realiza todas as atividades alfandegárias da exportação, dispensando o pequeno exportador da obrigatoriedade legal da contratação do despachante aduaneiro. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
O International Commercial Terms (Incoterms) surgiram como uma forma de harmonizar as normas aplicáveis aos vários tipos de contratos e contextos possíveis de transação comercial de venda e compra internacional de mercadorias. O termo foi criado em 1936, pela Câmara de Comércio Internacional (CCI), sediado em Paris, e já passou por várias atualizações. Os Incoterms têm papel fundamental nas negociações internacionais. Caracterizam-se por serem modalidades utilizadas no comércio exterior, que definem quem será o responsável pelo frete internacional, pelo seguro, pela liberação alfandegária, pelo pagamento de impostos e armazenamento da carga. Negociar mal o Incoterms a ser adotado pode gerar dores de cabeça: a simples escolha indevida pode reduzir e muito a lucratividade do seu negócio. Incoterms no Brasil A última versão dessa ferramenta de negociação foi reduzida a 11 Incoterms. As formas mais usadas pelos exportadores brasileiros são: Free on Board (FOB) – Livre a Bordo do Navio: o exportador coloca a mercadoria a bordo do navio indicado pelo importador, no porto pré-definido. A entrega ocorre no instante em que as mercadorias estiverem a bordo do navio no porto de embarque. O exportador, portanto, somente paga pela logística interna e pelos custos aduaneiros. Cost, Insurance and Freight (CIF) – Custo, Seguro e Frete: este termo compreende que é responsabilidade e custo do exportador colocar a mercadoria a bordo do navio, contratar o frete e o seguro até o porto de destino. A transferência de custo e risco de danos à mercadoria acontece quando o navio atraca em seu destino. Este Incoterm, assim como o FOB, é utilizado exclusivamente nos transportes marítimos, fluviais e lacustres. Qual modalidade escolher Para o exportador brasileiro, a forma mais interessante é a modalidade FOB, já que não tem que pagar o frete e nem o seguro. Para o importador é o contrário: a modalidade CIF é a mais atrativa dentre a mais usadas no comércio internacional, já que o vendedor estrangeiro arca com o frete e o seguro até a entrega no porto de destino. É importante lembrar que as duas formas impactam diretamente no preço negociado da mercadoria. Gostou do artigo? Ele foi útil para você? Então, veja no Portal Sebrae no Amapá outros artigos que falam sobre esse assunto.
É preciso se inscrever no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), que corresponde ao registro de exportadores e importadores realizado pela Receita Federal, para obter a senha que permite ao usuário o acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), sistema que se tornou um divisor de águas para o comércio exterior brasileiro. Para o empreendedor brasileiro são muitos os benefícios obtidos com esse sistema, tais como o acompanhamento de mercadorias e de liberação alfandegário, o registro de empresas e o registro de importação e exportação. Documentação necessários para habilitação da sua empresa 1. CNPJ; 2. Endereço completo do estabelecimento matriz (logradouro, nº, complemento, bairro, cidade, estado e CEP); 3. Sítio da internet (endereço da página na internet); 4. Nomes e telefones de contato; 5. Modalidade de habilitação pretendida. Responsável perante a Siscomex 1. Nome completo; 2. CPF; 3. Documento de Identidade/Órgão Emissor; 4. Qualificação; 5. Endereço completo; 6. Endereço Eletrônico; 7. Telefone de contato. Há outros órgãos que também requer inscrição. Para exportar, as empresas devem estar cadastradas no Registro de Exportadores e Importadores (REI). A inscrição no REI é automática, no ato da primeira operação, sem maiores formalidades. As pessoas físicas (agricultor ou pecuarista, com registro no Incra, artesãos, artistas ou assemelhados, registrados como profissionais autônomos) deverão solicitar o cadastramento no REI ao Departamento de Operações de Comércio Exterior da Secex (Decex). Simulador O governo brasileiro disponibiliza um simulador para o uso do Siscomex. O sistema já passou por mudanças, mas é possível ter uma ideia geral de seu uso. Gostou do artigo? Ele foi útil para você? Então, veja no Portal Sebrae no Amapá outros artigos que falam sobre esse assunto.
A cartilha de “Pensamento do ciclo de vida” foi produzida pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade afim de mostrar aos empresários de diversos setores a possibilidade de implantar um sistema sustentável, através dos negócios de compartilhamento. Importância da cartilha A cartilha ressalta que o ciclo de vida de seu produto leva, necessariamente, a avaliação de seus fornecedores e ciclos produtivos. A partir desse pensamento de ciclo de vida, a identificação de oportunidades de intervenção para redução dos impactos negativos e aumento da eficiência no uso dos recursos torna-se frequente, trazendo benefícios na área. Ambiental; Social e; Econômico do seu negócio.