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Wed Nov 13 09:10:34 BRT 2019
Planejamento | ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Como faço para identificar os concorrentes da minha empresa

Estude seus concorrentes, eles podem te ofertar lições importantes. Identifique boas práticas, deficiências e faça comparação entre eles e seu negócio.

· 21/11/2017 · Atualizado em 13/11/2019
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Principais concorrentes

Identifique seus principais concorrentes.

Seus concorrentes são as empresas que desenvolvem uma atividade no mesmo ramo que você, procurando atender as necessidades dos seus clientes. Conhecendo o perfil do seu cliente, nas características de consumo, nível de exigência e quanto pode pagar, seu concorrente fica mais evidente. 

Saber quem são e onde estão seus concorrentes faz toda a diferença para o negócio. Você precisa conhecer suas forças e fraquezas, para impulsionar seu negócio.

Dica: nas fraquezas dos concorrentes, você deve se fortalecer e ganhar destaque aos olhos do cliente; nas forças, busque a competividade igualitá ria e deseje fazer melhor.

Concorrentes X Negócio

Concorrentes X Seu negócio

Concorrentes identificados, monte uma planilha com os nomes deles ou qualquer outro guia que lhe ajude a tomar nota das informações e visite-os. Avalie as principais características dos seus concorrentes, examine as suas boas práticas.

Anote as condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, ofertas e claro, o preço cobrado.

Confira a qualidade do produto/serviço, variedades, embalagem. Veja também a localização e as características do ponto comercial.  As formas de atendimento e fidelização.  O horário de funcionamento, se faz entrega em domicílio.

Oferece garantias. Na era do marketing digital, aproveite e pesquise a empresa também na internet, veja se tem site e redes sociais.

Após esta investigação, faça uma análise entre eles e seu negócio, a reflexão nos dados coletados.

DICA: você pode gerar uma pontuação, exemplo de 1 a 3, sendo 1 a pior nota e 3 a melhor nota. Ao final some as notas de cada concorrente e perceba quais são os mais fortes e os mais fracos. Tudo que você observar dos concorrentes, faça também do seu negócio.

Tire suas conclusões

Pense o que você fará para ser competitivo diante de seus concorrentes.  O que levará as pessoas a deixarem de ir aos concorrentes para comprar no seu negócio? Há espaço para todos e qual fatia do mercado você espera alcançar? Sua empresa está pronta para competir com estes concorrentes?

Talvez você não encontre um SIM, para todas as suas perguntas, mas isto não é motivo para desistir. Um empreendedor, tem por característica o estabelecimento de metas.

Então comece a planejar suas ações. Que mudanças poderão ser feitas para posicionar seu negócio, em ponto de igualdade com essas empresas.

Parceiro

Na concorrência também encontramos situações favoráveis, eles são os impulsionadores na busca de melhorias, a competição exige evolução continua.

Você poderá encontrar neles mais que um parâmetro de comparação, pode existir do outro lado um grande parceiro, que vive as mesmas dificuldades que você e juntos poderão resolver um problema do seguimento. Invista no planejamento do seu negócio e encare seu concorrente como um estimulo à melhoria.

 

Por Mayara Fernanda dos Santos - Analista do Sebrae no Amapá


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