ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Como faço para identificar os concorrentes da minha empresa

Estude seus concorrentes, eles podem te ofertar lições importantes. Identifique boas práticas, deficiências e faça comparação entre eles e seu negócio.

Principais concorrentes
  • Concorrentes X Negócio

Identifique seus principais concorrentes.

Seus concorrentes são as empresas que desenvolvem uma atividade no mesmo ramo que você, procurando atender as necessidades dos seus clientes. Conhecendo o perfil do seu cliente, nas características de consumo, nível de exigência e quanto pode pagar, seu concorrente fica mais evidente. 

Saber quem são e onde estão seus concorrentes faz toda a diferença para o negócio. Você precisa conhecer suas forças e fraquezas, para impulsionar seu negócio.

Dica: nas fraquezas dos concorrentes, você deve se fortalecer e ganhar destaque aos olhos do cliente; nas forças, busque a competividade igualitá ria e deseje fazer melhor.

Concorrentes X Negócio
  • Principais concorrentes
  • Tire suas conclusões

Concorrentes X Seu negócio

Concorrentes identificados, monte uma planilha com os nomes deles ou qualquer outro guia que lhe ajude a tomar nota das informações e visite-os. Avalie as principais características dos seus concorrentes, examine as suas boas práticas.

Anote as condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, ofertas e claro, o preço cobrado.

Confira a qualidade do produto/serviço, variedades, embalagem. Veja também a localização e as características do ponto comercial.  As formas de atendimento e fidelização.  O horário de funcionamento, se faz entrega em domicílio.

Oferece garantias. Na era do marketing digital, aproveite e pesquise a empresa também na internet, veja se tem site e redes sociais.

Após esta investigação, faça uma análise entre eles e seu negócio, a reflexão nos dados coletados.

DICA: você pode gerar uma pontuação, exemplo de 1 a 3, sendo 1 a pior nota e 3 a melhor nota. Ao final some as notas de cada concorrente e perceba quais são os mais fortes e os mais fracos. Tudo que você observar dos concorrentes, faça também do seu negócio.

Tire suas conclusões
  • Concorrentes X Negócio
  • Parceiro

Pense o que você fará para ser competitivo diante de seus concorrentes.  O que levará as pessoas a deixarem de ir aos concorrentes para comprar no seu negócio? Há espaço para todos e qual fatia do mercado você espera alcançar? Sua empresa está pronta para competir com estes concorrentes?

Talvez você não encontre um SIM, para todas as suas perguntas, mas isto não é motivo para desistir. Um empreendedor, tem por característica o estabelecimento de metas.

Então comece a planejar suas ações. Que mudanças poderão ser feitas para posicionar seu negócio, em ponto de igualdade com essas empresas.

Parceiro
  • Tire suas conclusões

Na concorrência também encontramos situações favoráveis, eles são os impulsionadores na busca de melhorias, a competição exige evolução continua.

Você poderá encontrar neles mais que um parâmetro de comparação, pode existir do outro lado um grande parceiro, que vive as mesmas dificuldades que você e juntos poderão resolver um problema do seguimento. Invista no planejamento do seu negócio e encare seu concorrente como um estimulo à melhoria.

 

Por Mayara Fernanda dos Santos - Analista do Sebrae no Amapá

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