Conheça a oportunidade de negócio de ter um hostel/pousada no Amapá. Monte um negócio com poucos investimentos.

Lailla Oliveira
4 min de leitura · Atualizado em 26/09/2023
Use sua casa como pousada/hostel
Já pensou em ganhar dinheiro no período de férias ou em momentos de festividades? Ou ainda em ocasiões de concursos públicos? Tem uma casa e deseja transformá-la em fonte de renda?
Por conta de seus pontos turísticos como a Fortaleza de São José de Macapá às margens do Rio Amazonas, Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca, Monumento Marco Zero, Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Cachoeira de Santo Antônio e muitos outros lugares. O Amapá tem se tornado um excelente lugar para quem quer investir nesse ramo.
E não podemos deixar de citar também as festividades que ocorrem em todo o estado: Festival do Abacaxi, Festival do Cupuaçu, Festividade do Padroeiro São José, Festa do Divino e São Joaquim, Festa de São Tiago e outros, que surgem como oportunidade, pois o Estado, têm se tornado, cada vez mais, uma possibilidade de roteiro de destinos entre viajantes (turistas, moradores locais, viajantes que passam, estudantes, “concurseiros” e empresas locais).
Cabendo começar um novo empreendimento, baseada em uma demanda crescente. E com isso vem à frequente procura e necessidade por hospedagem.
E o que é um Hostel?
Na sua tradução literal, significa albergue. Mas, o hostel é um modelo novo de hospedagem, um tipo de acomodação que se caracteriza pelos preços convidativos e pela socialização dos hóspedes, onde cada convidado pode arrendar uma cama ou beliche, num dormitório partilhado, com banheiro, lavandaria e cozinha.
Pode ser visto como um hotel ou pousada, mas com algumas diferenciações. É tendência atual e possui foco na economia compartilhada.
Com este modelo de negócio, podemos destacar:
- Conforto e praticidade
- Menos burocracia na hora de alugar
- Sem necessidade de fiador ou caução
- Acesso a serviços adicionais (se quiser)
- Quartos e locais equipados
- Sensação de “Sentir-se em casa”
Entretanto, para que seu negócio dê certo, a partir de agora, você deve pensar como uma empresa, entendendo como monta-la e administrá-la, é importante que você jamais perca a visão de que é um negócio para você!
Dicas para montar seu negócio
1º Tenha uma visão aprofundada do negócio
- Quanto custa?
- Quanto rende?
- Qual o trabalho envolvido?
Responder estas perguntas lhe dará um caminho para que seu planejamento esteja completo.
2º Identifique se a localização é viável
No caso de uma Pousada/Hostel a localização é muito importante pois os turistas geralmente buscam por hospedagem próximas aos pontos turísticos, ou na região central.
A escolha de uma área bem localizada, segura, silenciosa, com fácil acesso ao transporte público e, de preferência, próxima a pontos turísticos, podem garantir vantagens para negócio.
Para facilitar é importante criar mapas explicando como chegar nos pontos turísticos e disponibilizá-los nos pontos de desembarque (aeroporto, rodoviário, portos), aumentando as chances de alcance de clientes novos.
3º Crie uma Personalidade única para sua pousada
Diferenciar o seu negócio dos outros é importantíssimo para atingir um público seleto. Agregar valor a pousada com a gastronomia regional, por exemplo, pode ser uma excelente opção para aumentar a quantidade de clientes.
Um bom hostel oferece um serviço de qualidade e cria uma atmosfera agradável e acolhedora, respeitando as diversas culturas, perfis e gostos dos clientes.
4º Readaptar, decorar, equipar a residência visando o conforto dos hóspedes
O visual é muito importante, principalmente, em relação a decoração não carregar demais os ambientes com elementos excessivos, e sim deixando-os mais claros e iluminados, dando um ar de limpeza pode ser um diferencial.
Além disso, é muito importante ter conforto nos quartos, com uma climatização adequada, televisão com tv a cabo, sem dúvida estas atitudes irão agregar valor ao seu negócio.
É importante fazer um planejamento contínuo de conservação do seu hostel e revitalização da estrutura oferecida aos hóspedes.
5º Planeje os investimentos e o gerenciamento do lucro
É importante que o valor estipulado por uma diária cubra os custos fixos (limpeza, manutenção, funcionários, café da manhã, se houver) e ainda gerar um percentual de lucro, assim cada hóspede que chega gera uma certeza de crescimento.
6º Realize promoções e ofertas, atenda bem e encante os hóspedes
Busque parcerias com sites de hospedagem, assim a sua pousada terá maior visibilidade na internet, busque parcerias com taxistas, concedendo prioridade no caso de algum cliente seu precisar de um táxi, assim eles poderão tornar-se uma fonte de propaganda.
Ou ainda com restaurantes, casas de caldos, pizzarias, hamburguerias, fazendo propagandas casadas.
Elabore parcerias a fim de disponibilizar passeios pela cidade, passando por todos pontos turísticos, com toda segurança e agilidade para seus clientes.
7º Seja criativo
Dar ao hóspede o máximo de conforto, fazer com que ele se sinta em casa e aposte em um serviço personalizado e procure sempre destacar-se dos concorrentes.
Algumas regras fazem-se necessária para fluir bem sua pousada, como:
- Evitar deixar objetos muito pessoais espalhados pela casa;
- Lavar a louça depois de utilizar, é importante;
- Estabelecer com clareza as regras da casa, assim você terá maior chance de manter a ordem;
- Priorize a qualidade de seu serviço;
- Para dar certo seu negócio fique atento aos aspectos essenciais para ter sucesso no setor;
- Não confundir: Trabalho com férias. Jamais!
- Conte sempre com a sazonalidade;
- Perceba os períodos de maior procura;
- Fique atento ao calendário e datas importantes;
- Crie estratégias como descontos promocionais para estes períodos;
- Defina o público: Mochileiros? Casais? Concurseiros? Estude o perfil do consumidor que vai atender;
- Saiba quem são seus concorrentes diretos e os serviços que oferecem;
- Invista no treinamento: Uma boa a mão de obra especializada faz toda a diferença. Conhecer e estudar contribui para estratégias e tomada de decisões.
Gostou das dicas? Veja nossa cartilha Como elaborar um plano de negócios, busque informações sobre modelagem de negócios e procure o Sebrae Amapá mais perto de você e veja mais vantagens.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Foi um prazer te ajudar :)