IDEIA DE NEGÓCIO

Transforme sua residência em uma Pousada/Hostel no Amapá

Use sua casa como pousada/Hostel e monte seu negócio com poucos investimentos

Já pensou em ganhar dinheiro no período de férias? Tem uma casa e deseja transformá-la em fonte de renda?

Por conta de seus pontos turísticos como a Fortaleza de São José de Macapá às margens do rio Amazonas, Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca, Marco Zero e muitos outros e também as férias, Macapá é um excelente lugar para quem quer investir nesse ramo, os roteiros de destinos entre viajantes nacionais e internacionais estão crescendo na cidade, com isso vem à frequente procura por hospedagem.

Logo, essa pode ser uma boa oportunidade para começar um novo empreendimento.

Importante, antes de tudo, ressaltar o que é um Hostel?

É um tipo de acomodação que se caracteriza pelos preços convidativos e pela socialização dos hóspedes, onde cada convidado pode arrendar uma cama ou beliche, num dormitório partilhado, com casa de banho partilhada, lavandaria e cozinha está cada vez mais presente no mercado.

Entretanto, para que seu negócio dê certo, a partir de agora, você deve pensar como uma empresa, entendendo como monta-la e administrá-la, é importante que você jamais perca a visão de que é u m negócio para você!


Essas dicas vão ajudar você a montar seu próprio negócio:

1º Tenha uma visão aprofundada do negócio

  • Quanto custa?

  • Quanto rende?

  • Qual o trabalho envolvido?

Responder estas perguntas lhe dará um caminho para que seu planejamento esteja completo.

2º Identifique se a localização é viável

No caso de uma Pousada/Hostel a localização é muito importante pois os turistas geralmente buscam por hospedagem próximas aos pontos turísticos, ou na região central.


Para facilitar é importante criar mapas explicando como chegar nos pontos turísticos e disponibilizá-los nos pontos de desembarque (aeroporto, rodoviário) dos turistas pode aumentar as chances de clientes novos.

3º Crie uma Personalidade única para sua pousada

Diferenciar o seu negócio dos outros é importantíssimo para atingir um público seleto. Agregar valor a pousada com a gastronomia regional, por exemplo, pode ser uma excelente opção para aumentar a quantidade de clientes.

4º Readaptar, decorar, equipar a residência visando o conforto dos hóspedes

O visual é muito importante, principalmente, em relação a decoração não carregar demais os ambientes com decorações excessivas, deixando os ambientes mais claros e iluminados, dando um ar de limpeza pode ser um diferencial.

Além disso, é muito importante ter conforto nos quartos, com uma climatização adequada, televisão com tv a cabo, sem dúvida estas atitudes irão agregar valor ao seu negócio.

5º Planeje os investimentos e o gerenciamento do lucro

É importante que o valor estipulado por uma diária cubra os custos fixos (limpeza, manutenção, funcionários, café da manhã) e ainda gerar um percentual de lucro, assim cada hóspede que chega gera uma certeza de crescimento.

6º Realize promoções e ofertas, atenda bem e encante os hóspedes

Busque parcerias com sites de hospedagem, assim a sua pousada terá maior visibilidade na internet, busque parcerias com taxistas, concedendo prioridade no caso de algum cliente seu precisar de um táxi, assim eles poderam tornar-se uma fonte de propaganda.

Elabore parcerias a fim de disponibilizar passeios pela cidade, passando por todos pontos turísticos, com toda segurança e agilidade para seus clientes.

7º Seja criativo na casa ou no quarto

Dar ao hóspede o máximo de conforto, fazer com que ele se sinta em casa e aposte em um serviço personalizado e procure sempre destacar-se dos concorrentes.

Algumas regras fazem-se necessária para fluir bem sua pousada, como:

  • Evitar deixar objetos muito pessoais espalhados pela casa;

  • Lavar a louça depois de utilizar, é importante.

  • Estabelecer com clareza as regras da casa, assim você terá maior chance de manter a ordem.

  • Para dar certo seu negócio fique atento aos aspectos essenciais para ter sucesso no setor.

  • Não confundir: Trabalho com férias. Jamais!

  • Conte sempre com a sazonalidade;

  • Perceba os períodos de maior procura;

  • Crie estratégias como descontos promocionais para estes períodos.

  • Defina o público: Mochileiros? Casais? Estude o perfil do consumidor que vai

  • atender.

  • Saiba quem são seus concorrentes diretos e os serviços que oferecem

  • Invista no treinamento: Uma boa a mão de obra especializada faz toda a diferença.

Gostou das dicas? Veja nossa cartilha Como elaborar um plano de negócios e procure o Sebrae Amapá mais perto de você e veja mais vantagens.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: