ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Thu May 14 15:07:42 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Coronavírus: Como o consumo irá se transformar após a pandemia?
Confira tendências para o mercado e comece adequar sua empresa para o cenário previsto pós-pandemia.

O coronavírus veio como um divisor de águas sendo o um dos grandes acontecimento a marcantes do século XXI. De acordo com o historiador e filósofo, Leandro Karnal, em entrevista à CNN Brasil, contou que grandes eventos, como o que está acontecendo, são decisivos no rumo que a sociedade irá tomar durante os próximos anos.

“O primeiro fator de uma epidemia, guerra ou revolução é acelerar processos que já estavam em curso. Essa é uma mudança irreversível. Nós estamos vendo a história mudar tão rapidamente que, há três meses, se alguém visse como vi hoje tantas pessoas entrarem de máscara no prédio, seriam detidas por tentativa de assalto. Hoje, quem não está de máscara é visto como infrator."
Leandro Karnal

Com a sociedade em mudança, o comércio e diversos outros segmentos do mercado já preveem uma nova trajetória e os empreendedores precisam estar atentos às tendências pós-coronavírus.

Algumas dessas transformações, a curto prazo, não são tão positivas. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) publicada em abril o Produto Interno Bruno (PIB) global entre os anos de 2020 e 2021 irá apresentar uma queda prevista de até 3,5%.

Apesar do sentimento de incerteza, também há perspectivas positivas onde a tecnologia e a preocupação socioambiental irá protagonizar modificações na forma de consumir produtos e serviços.

Confira a algumas previsões de mudanças e possíveis tendências do mercado pós-coronavírus, e esteja atento para adaptar seu empreendimento:

Como ficarão os setores do mercado no pós-pandemia?

No momento: o segmento mais movimentado é o da saúde, medicamentos e alimentação. Porém, a médio prazo os setores básicos como educação e comunicação devem ser bastante procurados.

Infelizmente os setores do turismo e entretenimento levarão mais tempo para terem sua retomada. 

Como os consumidores irão se comportar futuramente? 

É fato que os hábitos de consumo estão mudando bruscamente. As pessoas se tornaram muito mais seletivas e esse filtro aponta para o consumo, prioritariamente, de itens essenciais

Esse consumidor muito mais consciente ocasiona uma maior busca por marcas alinhadas com seus propósitos e clientes muito mais sensíveis contra posicionamento incoerentes.

Além disso, algumas práticas adquiridas durante a pandemia irão continuar em alta, como a busca por serviços online e também empresas com delivery.

Como minha marca poderá se adequar ao mundo pós-coronavírus?

Com os consumidores mais exigentes, as empresas precisarão estar mais atentas em como se posicionar diante dos consumidores. Cada vez mais a sociedade buscará marcas que apresentam posicionamento socioambiental coerente e verdadeiro

Também será uma realidade que as empresas invistam para se tornarem ainda mais presentes no cotidiano digital dos consumidores. O relacionamento virtual através de atendimento e interações é uma realidade que irá continuar entre marca e cliente.

Para as empresas que contam com espaços físicos também deverão ficar atentas ao comportamento de seus clientes. As medidas de prevenção radicais ao coronavírus serão presentes ainda por um bom tempo, o que irá fazer com que as pessoas evitem lugares com aglomerações e que não demonstrem uma limpeza impecável. 

Como empreender futuramente?

Será necessário muito jogo de cintura dos empreendedores nos próximos anos, mas não considere como algo totalmente negativo. Mais do que nunca será imprescindível o uso de tecnologias e inovação.

O futuro a médio prazo irá exigir paciência e criatividade dos empreendedores para se reinventar, além de contar com muito planejamento estratégico.

Contar com outros empreendedores e fazer parcerias também será uma tendência para enfrentar as possíveis incertezas do mercado.

Como agir agora no período de pandemia? 

A curto prazo, muitos empresários encontram em situação de grande ansiedade com o que está por vir. Confira abaixo alguns materiais especiais para orientar você a como agir nesse momento:

  • Invista em educação:

  • Conheça linhas de crédito disponíveis para seu negócio:

  • Fique por dentro do compilado de conteúdos preparados para enfrentamento do coronavírus nos pequenos negócios:

Conte Conosco!

Fale com um EspecialistaAtendimento AgendadoCentral de Relacionamento

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora