Caravana do Sebrae/CE (Regional Litoral Leste) para a 16ª AUTOP
Caravana para a Feira Nacional de Autopeças, Moto peças, Equipamentos e Serviços, a realizar-se no dia 17/08/2018, saindo de Aracati - Escritório do Sebrae/CE

A Feira
Promovida pelo Sistema Sincopeças Assopeças Assomotos, a AUTOP é a única feira do Brasil realizada por uma entidade de classe, tornando-se referência para o setor automotivo do Norte e Nordeste.
A AUTOP tem se consolidado como um importante pilar para a cadeia produtiva do setor automotivo, cenário de realização de negócios, networking e capacitação.
A Caravana
As inscrições para a Caravana da 16ª AUTOP serão realizadas até o dia 15/08 e serão disponibilizadas 50 vagas (ordem de inscrição). As despesas com alimentação serão de responsabilidade dos participantes.
Requisitos para participação na Caravana
- Oficinas mecânicas, lojas de autopeças e moto peças dos municípios de Aracati/CE e Beberibe/CE;
- O público-alvo são empresas regularizadas (com CNPJ) e filiadas à Assopeças, como também potenciais empreendedores e candidatos a empresário.
Programação
- Saída de frente à empresa ABIG Pneus em Aracati/CE às 12h do dia 17/08/2018;
- Retorno do Centro de Eventos do Ceará às 22h do dia 17/08/2018.
Para mais detalhes sobre a programação e a feira, acesse o site da 16º AUTOP 2018.
Atendimento
Informações
As inscrições serão realizadas no Escritório Regional do Sebrae/CE em Aracati.
Endereço: Rua Coronel Alexanzito, 812, Bairro Centro - Aracati/CE. Reponsável - Analista Técnica Ana Carla Luna Ramos - Telefone: (88) 99468-8250 / (88) 3421-2869 / E-mail: anacarla@ce.sebrae.com.br.
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Atendimento Online
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Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre os influenciadores digitais. Mas para quem ainda não conhece, eles são pessoas que possuem um grande números de seguidores e apresentam bons de engajamento nas redes sociais. Essas pessoas estão inseridas nos mais variados segmentos de negócio, um exemplo de influencer é a cantora Anitta. Com milhões de seguidores, a artista consegue se comunicar para além de seu público e influenciar os desejos de consumo e cultura dos seguidores. As empresas que buscam diferencial competitivo já se apropriaram do marketing de influência, uma tendência que remodelou a forma de divulgar produtos e serviços na última década.
O E-commerce no Brasil e no Ceará O durante a pandemia da Covid-19 se mostrou a importância das lojas virtuais para o comércio. Esse segmento, que estava em constante crescimento disparou nos últimos meses. De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), durante os meses de março e maio, momento onde o isolamento estava mais rígido, 107 mil novos empreendimentos nasceram na internet. "Um dos legados desta pandemia é que os empresários que iriam passar mais um ou dois anos para se adaptar ao ambiente virtual tiveram de fazer isso de uma forma muito rápida.” Maria Lédio, analista da unidade de inovação e sustentabilidade do Sebrae no Ceará, ao Jornal Diário do Nordeste. Se você deseja empreender nas redes sociais, confere as dicas especiais que preparamos.
O coronavírus veio como um divisor de águas sendo o um dos grandes acontecimento a marcantes do século XXI. De acordo com o historiador e filósofo, Leandro Karnal, em entrevista à CNN Brasil, contou que grandes eventos, como o que está acontecendo, são decisivos no rumo que a sociedade irá tomar durante os próximos anos. “O primeiro fator de uma epidemia, guerra ou revolução é acelerar processos que já estavam em curso. Essa é uma mudança irreversível. Nós estamos vendo a história mudar tão rapidamente que, há três meses, se alguém visse como vi hoje tantas pessoas entrarem de máscara no prédio, seriam detidas por tentativa de assalto. Hoje, quem não está de máscara é visto como infrator."Leandro Karnal Com a sociedade em mudança, o comércio e diversos outros segmentos do mercado já preveem uma nova trajetória e os empreendedores precisam estar atentos às tendências pós-coronavírus. Algumas dessas transformações, a curto prazo, não são tão positivas. Segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) publicada em abril o Produto Interno Bruno (PIB) global entre os anos de 2020 e 2021 irá apresentar uma queda prevista de até 3,5%. Apesar do sentimento de incerteza, também há perspectivas positivas onde a tecnologia e a preocupação socioambiental irá protagonizar modificações na forma de consumir produtos e serviços. Confira a algumas previsões de mudanças e possíveis tendências do mercado pós-coronavírus, e esteja atento para adaptar seu empreendimento:
Todos os dias o mercado apresenta novas possibilidades de inovação e de transformações que fazem o empreendedor ficar sempre atento. Muitas vezes, dentro dessas novidades, há a oportunidade de crescimento da empresa e de alcançar novos clientes. Confira a seguir algumas tendências para os segmentos de indústria e comércio que prometem movimentar o mercado em 2020: Indústria A indústria é um segmento que constantemente se encontra em renovação. São muitas as novidades, tanto em tecnologia, quanto em organização empresarial. Para 2020, as tendências se concentram em grandes inovações tecnológicas e também com foco no meio ambiente. Dentre os desenvolvimentos tecnológicos, no próximo ano a automação e a inteligência artificial são destaques. A utilização de máquinas e sistemas que facilitam o trabalho humano já estão em alta em diversas indústrias e tendem a continuar em crescimento. De acordo com a Forbes, a AIoT (Inteligência Artificial das Coisas) será algo que as indústrias buscarão incluir cada vez mais em suas produções, por oferecer economia de gastos e ampliação da produtividade. Segundo pesquisas da MPI Group, 70% dos produtores apresentaram crescimento na lucratividade com a aplicação da AloT. A tecnologia de banda larga 5G também estará presente nas indústrias, proporcionando compartilhamento de dados e de comunicação com muito mais precisão e rapidez. Outro ponto de grande importância são os cuidados com o meio ambiente, que devem se intensificar durante os próximos anos. Ainda em 2019, o chamado “Dia da Sobrecarga da Terra” criou um alerta sobre as questões ambientais em todo o mundo. A data marca o dia do esgotamento dos recursos naturais do planeta para aquele ano e ela aconteceu muito antes do previsto (no dia 26 de junho). Com os olhos abertos para a sustentabilidade, a indústria adotará como tendência para o próximo ano a busca por certificações e selos de qualidade ambientais. Além disso, a reciclagem terá papel fundamental para a diminuição do consumo de plástico e da produção de lixo. O plástico, grande vilão do meio ambiente, será fortemente combatido e é necessário que as indústrias estejam alinhadas a esta tendência. Comércio O comércio ganhará grandes aliados de vendas ao se alinhar com as tendências para 2020. Os consumidores estão cada vez mais informados e preocupados em utilizar marcas que andem de mãos dadas com seus objetivos. Para o próximo ano, o ideal para as empresas é comunicarem seus propósitos aos clientes e se manterem alinhados com a ética e com questões socioambientais. Segundo levantamento realizado pela WGSN (empresa norte americana Worth Global Style Network), os consumidores serão a chave de transformações para o varejo. Um exemplo claro para estas transformações é a forma de pagamento atual do consumidor. De acordo com pesquisa realizada pela WGSN, 64% dos empresários afirmam que o pagamento através de dispositivos móveis são prioridade para o funcionamento da empresa. O resultado da pesquisa mostra o quanto a tecnologia anda de mãos dadas com as tendências para 2020. Além da forma de pagamento inovadora, compras realizadas através da influência de realidade aumentada também estarão em propensão. Saindo do momento da compra e partindo para o momento de decisão do consumidor, a comunicação omnichannel tende a ser muito efetiva e bastante utilizada para o próximo ano. A estratégia se resume em unificar a forma de se relacionar com o cliente, tanto no mundo virtual, quanto no físico. O que esperar de 2020? A expectativa é de que em 2020 as empresas estejam abertas a inovar em todos os segmentos de atuação do mercado. Fique por dentro de outras tendências para o próximo ano.
A Black Friday já está logo aí e agora que você aprendeu a planejar de forma estratégica para alavancar suas vendas e também conheceu os nossos cursos de gestão de estoque, formação de preço e venda, estratégias de marketing digital, atendimento ao cliente e pós-venda, chegou a hora de você conduzir sua empresa nessa época do ano, sem erros. Listamos abaixo um compilado de estratégias cruciais para esse período do ano que vão reforçar o compromisso da sua empresa com o seu público, valorizando-a ainda mais mercado. Busque não elevar o preço do seu produto/serviço para poder dar descontos promocionais, pois esse tipo de atitude já é bastante observado pela mídia e pelo público durante a Black Friday, o que pode transformar sua ação de venda em propaganda enganosa. Ainda no âmbito promocional, não crie descontos excessivos ou promoções inviáveis que possam acarretar mais prejuízos que benefícios à sua empresa. Trabalhe dentro do limite de lucro, utilizando estratégias de vendas bem planejadas. Na Black Friday é importante que sua empresa esteja ainda mais alinhada com os ambientes online e offline para que os seus consumidores tenham a melhor experiência. Otimize o atendimento nas redes sociais e demais canais virtuais da sua empresa, como e-commerce e WhatsApp, sem deixar de atender também de forma esclarecedora e receptiva nas lojas físicas. Sobre compras feitas no site da sua empresa, é importante que a comunicação seja clara a respeito dos prazos de entrega. Não omita essa informação. É importante deixar o seu público informado da real condição de entrega, evitando futuros desconfortos. Por fim, mas não menos importante, não deixe de acompanhar o processo de vendas e retorno do seu público. Esse é um momento de fidelização e reconhecimento no mercado. Gostou do material especial que preparamos para sua empresa durante o mês de novembro? Então é hora de colocar tudo em prática para alcançar uma Black Friday de sucesso. Se você perdeu alguma dessas orientações, não se preocupe, clicando abaixo você confere cada uma delas. Empreendedor, prepare-se agora mesmo para a Black Friday! Aumente as suas vendas na Black Friday!
A Black Friday 2019 começa em algumas semanas, e é imprescindível que você empreendedor, esteja preparado para esse momento com alto índice de vendas no mercado brasileiro. Para isso, o Sebrae no Ceará trouxe algumas sugestões de conhecimentos necessários para você realizar campanhas de forma eficiente para sua empresa. Existem alguns pontos importantes a serem levados em consideração, não só na Black Friday, mas durante todo o ano, que vão desde a gestão do seu estoque, o preço estabelecido, descontos promocionais, inovação, atendimento ao cliente e pós-venda. Confira a lista de cursos abaixo: Os cursos de Gestão de Estoque podem ajudar a definir com antecedência a quantidade necessária de produtos para atender a demanda, sem criar experiências negativas com o seu público. Já os Cursos de Formação de Preço e Venda são de extrema importância para definição de descontos sem perder de vista o lucro da sua empresa. Com ele, você aprende a analisar e definir de forma assertiva os custos e benefícios, vendendo adequadamente os seus produtos. Com os cursos de Marketing Digital do Sebrae você pode promover insights de estratégias para alcançar novos públicos e reforçar seus benefícios. Vivemos na era conectividade e é de grande valia que a sua empresa tenha uma boa comunicação e relacionamento com o seu público. Com os cursos de atendimento ao cliente e de técnicas de venda podem ajudar os vendedores a serem assertivos na abordagem do cliente para oferecer os melhores produto, entendendo suas necessidade e gerando uma maior satisfação ao fim da compra ou serviço. Os cursos de Pós-venda são fundamentais para orientar na fidelização do cliente após o período promocional. Gostou das nossas sugestões de cursos para você inovar em suas vendas na Black Friday?Continue acessado o nosso portal e confira os cursos disponíveis para você empreender com sucesso!
Empreendedor, antes de planejar suas vendas, conheça a Black Friday! A Black Friday foi iniciada nos Estados Unidos, em meados da década de 90, por conta do alto fluxo das compras natalinas. Ao longo dos anos, foi se espalhando pelo mundo, até chegar ao Brasil em 2010, onde foi muito bem aceita. O evento que é marcado sempre para a última sexta-feira de novembro, gera expectativa de venda para os empreendedores e o consumo de públicos variados, que aproveitam descontos e promoções, incentivando a movimentação da economia do país. Economia crescente na Black Friday Dados dos últimos 3 anos, apontam um crescimento na economia, não só no varejo, mas expressivamente em lojas virtuais, um ambiente que deve ser levado em consideração na hora de planejar os descontos e promoções dos seus produtos e/ou serviços na Black Friday. Confira o faturamento total nesse período e quanto em média o público brasileiro gastou em suas compras. 2011 Faturamento total no país: 100 milhões de reais. Média de compras: R$ 450,00 2015 Faturamento total no país: 1,5 bilhões de reais Média de compras: R$ 500,00 2016 Faturamento total no país: 1,9 bilhões de reais. Média de compras: R$ 653,00.2017 Faturamento total no país: 2,1 bilhões de reais. Média de compras: R$ 562,00.2018 Faturamento total no país: 2,6 bilhões de reais. Média de compras: R$ 608,00 Fonte:https://exame.abril.com.br/negocios/dino/black-friday-2019-numeros-comprovam-o-crescimento-e-a-adesao-dos-consumidores/ Expectativas e estratégias A expectativa é que em 2019, os dois ambientes de compra sejam desbravados ainda mais. Para aqueles empreendedores que ainda não atuam com e-commerce, tem em seu caminho um novo desafio a ser superado. É importante que não só na Black Friday, mas durante todo o ano, sua empresa esteja preparada para receber esse público conectado. Um passo crucial é atualizar as redes sociais da sua empresa. Aproveite e informe a todos as ofertas que a sua empresa está preparando neste período. Outra estratégia adotada por empreendedores para conquistar esse público, são os apps, que fazem parte da rotina mobile. Nem toda empresa tem seu aplicativo, de acordo com o seu negócio, procure parcerias com aplicativos de entrega, prestação de serviços e etc. Produtos e serviços mais procurados Muitos consumidores planejam-se durante meses para aproveitar essa data e renovar os eletrodomésticos de casa, como geladeira, fogão e máquina de lavar. Também produtos de maior realização como eletrônicos, desde notebooks, videogames e smartphones. O vestuário, viagens e alimentação, também entram nesse nicho de procura. São produtos que levam até 80% de desconto, mas atenção: para que sua empresa tenha uma Black Friday promissora, é importante traçar um planejamento estratégico de vendas, apostando em promoções e descontos que atraiam o seu público e que realmente tragam benefícios a sua empresa.Gostou das nossas orientações para uma Black Friday de sucesso?Continue acompanhando nossas redes sociais e o portal do Sebrae no Ceará.
A Rua de Grande virou casa do Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati. Em sua segunda edição, o evento une artistas, artesãos, gastrônomos, agricultores, guias turísticos e tantas outras atividades reais no Litoral Leste do Ceará, que a maioria das pessoas talvez nem imagine. Sua realização ficou a cargo do Sebrae no Ceará junto à Prefeitura Municipal de Aracati. As senhoras que colocam suas cadeiras na calçada coberta pela sombra dos prédios que desde o ano 2000 são considerados patrimônios históricos, são as mesmas que abrem suas casas para contar as histórias do litoral leste no Festival. Isto faz parte do Projeto “Minha Casa de Portas Abertas” que acontece à primeira vez pela ocasião. Se não bastasse a receptividade dos moradores da Rua Grande, os bonecos gigantes do artista plástico Hélio Santos passeavam em cortejo na noite atraindo famílias e amigos que desfrutavam da companhia de pessoas queridas. Sorrisos fáceis surgiram no público ao ver a beleza e alegria do Coral da Terceira Idade apaixonado pelo Aracati e transbordantes no jeito leve de cantar. Também na cerimônia de abertura, o Diretor Técnico do Sebrae no Ceará, Alci Porto, destacou o potencial dos pequenos para o litoral e a força que seus representantes possuíam e precisavam exercer para apoiá-los. O Teatro Francisca Clotilde foi dedicado, nos três dias do Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, à programação para as crianças com contação de história, sarau e brincadeiras. Bisavós, avós, mães, pais, filhos e filhas se divertiam com os artistas e tinham o brilho de alegria nos olhos evidentes nas fotografias que eternizavam cada momento. Não somente, lazer, cultura e conhecimento, o festival também proporcionou às famílias do litoral leste do ceará oportunidades de negócio, especialmente na agricultura familiar. Em um ambiente dedicado, famílias (de diferentes conjunturas) apresentaram seus produtos e projetos. Dentre eles, estava a Semente Integrativa que já caminha há 2 anos com foco na sustentabilidade e desenvolvimento social da vida de Majorlândia. Atualmente, se localiza no sítio Flor da Maringá, onde acontecem oficinas gastronômicas, de artesanato e construção social para várias famílias da região. Morena, Aline e Sâmia são mulheres de conhecimentos diferentes, respectivamente, uma é professora de Yoga, outra culinarista natural e anfitriã da Estação Permacultural Flor de Moringá. Juntas são capazes de impactar positivamente diversos segmentos da economia local através da agricultura familiar. Para o segundo dia do Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati, prevê-se uma programação técnica recheada de conhecimentos para a alavancagem de negócios e atividades culturais para promoção e incentivo do litoral leste cearense.
A Fepai A Feira de Negócios da Ibiapaba (Fepai 2019) chega à sua 32ª edição neste ano, e conta com 3 dias de programação cheia de empreendedorismo, experiências e inovação. A feira estimula empreendedorismo, experiências e inovação através de uma programação diversificada distribuída em diferentes espaços de conhecimento, experiências gastronômicas, de cultura e Sebraelab. Dessa forma, cada visitante poderá aproveitar as atividades para seu aperfeiçoamento profissional e intelectual e assim se tornar um colaborador ativo no desenvolvimento da região da Chapada da Ibiapaba no Ceará. Não deixe de participar!
A Black Friday é conhecida internacionalmente como uma ação promocional que oferece muitos descontos e ofertas em vários produtos de diversas lojas. Segundo o site oficial da Black Friday no Brasil, a ação acontece regularmente na 4ª sexta-feira do mês de Novembro, após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos EUA (Estados Unidos da América). Neste ano de 2018, a data será dia 23 de novembro. Muitas empresas preparam-se em diversos aspectos durante o ano para a ação da Black Friday, como em comunicação, negociação de preços mais baixos com fornecedores e ambientação do espaço físico de acordo com a temática da data, mas esquecem de desenvolver um fator essencial para vender mais nesse período: o atendimento. Lojas físicas e virtuais, costumam receber mais visitas que o habitual de pessoas em busca dos preços baixos durante a promoção e esta é uma oportunidade para sua empresa conquistar novos clientes, e consequentemente, aumentar as vendas!
O Encontro Internacional de Negócios do Nordeste – EINNE, que já está em sua 20ª edição, é um projeto da ABASE Nordeste, com foco internacional, idealizado pelo Sebrae no Ceará em 1996. O papel estratégico do evento que promove contatos diretos entre empresas estrangeiras e micro e pequenos empreendedores da região Nordeste é fomentar essa parceria entre comprador e fornecedor, contribuindo para a inserção dos pequenos negócios no cenário mercadológico internacional. Além de estreitar essa parceria, o EINNE realiza um trabalho de extrema importância para o micro empreendedor nordestino: a preparação da empresa para ser inserida de forma sustentável no mercado internacional. Hoje, 28 de agosto de 2018, ocorreu a apresentação do XX Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE) para as Câmaras de Comércio e Indústria Brasil-Itália, Brasil-Alemanha, Brasil-Holanda e Brasil-Estados Unidos, onde foram abordados assuntos relacionados à parceria e participação das mesmas no XX EINNE no que diz respeito à prospecção de compradores internacionais, que é a grande novidade desta edição. Anteriormente a relação entre as Câmaras e o Sebrae se resumia apenas ao suporte que as Câmaras ofereciam à instituição em relação aos compradores internacionais, mas neste ano, a parceria deu mais um passo: a prospecção de compradores internacionais por parte das Câmaras que se adequam dentro do principal critério seletivo do EINNE: compradores com interesse em comprar de micro e pequenas empresas. Segundo o Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, Paulo Magnani, a expectativa para essa nova proposta de prospecção e estreitamento de parcerias entre o Sebrae no Ceará e as Câmaras é positiva e afirma que é o caminho ideal, pois são atividades que se complementam. E em relação aos segmentos abordados pelo EINNE (Alimentos e bebidas, cosméticos e moda), ele ressalta a grande potencialidade da Itália em realizar um intercâmbio de produtos dos três segmentos que abordam o evento, afirmando que os compradores Italianos são bastante flexíveis para analisar esses segmentos vindos de outros países, encaixando perfeitamente na lógica do mercado italiano. Já o Presidente da Câmara Brasil-Holanda, Tiago Furtado, relata que o segmento mais forte na Holanda é o de Alimentos e Bebidas, especificamente o de fruta. Segundo ele, o mercado da Holanda é extremamente preocupado com produtos orgânicos e que inclusive possuem programas de governo e leis para incentivar a produção de produtos orgânicos e a substituição completa de produtos não orgânicos por produtos orgânicos. E afirma: “É extremamente valioso um produto exportado com o selo de orgânico.” Em relação ao estreitamento da parceria entre as Câmaras e o Sebrae, Tiago ressalta a importância, pois possui bastante aderência ao trabalho realizado pela Câmara. Em 2015, iniciou-se uma operação na Holanda de auxílio às micro e pequenas empresas Brasileiras que desejavam internacionalizar seus negócios na Holanda ou na Europa através da Holanda. Para Tiago, o EINNE é um fortalecimento desse trabalho que vem sendo realizado desde 2015. Micro e pequenos empreendedores no mercado de alimentos e bebidas, cosméticos e moda podem garantir a participação no vigésimo encontro fazendo sua pré-inscrição até o dia 31 de agosto deste ano.
Água não está em falta na região serrana da Ibiapaba, até porque suas cachoeiras, bicas e nascentes de beleza realçada pelos mirantes naturais não permitem dizer o contrário. A sede da população não se manifesta no corpo, mas na mente. Elas pensam nas riquezas da sua terra e no que poderia ser feito para desenvolvê-la social, cultural e economicamente.