INTERNACIONALIZAÇÃO

Guia de orientação à internacionalização de franquias

Publicação apresenta informações para quem quer montar um negócio de origem brasileira em outros países.

As 2703 franqueadoras em operação no Brasil em 2013 posicionam o país em terceiro lugar em número de marcas, superando os EUA e ficando somente atrás da China (onde os conceitos de licenciamento e de franquia se confundem) e a Coréia do Sul (país com grande número de microfranquias).

O faturamento consolidado das 2703 redes de franquias brasileiras atingiu em 2013 a cifra de R$ 115,6 bilhões, montante equivalente a 2,4% do PIB. Ao contrário do que acontece em quase todos os países, a grande maioria das redes de franquia em operação no Brasil, ou 92,4% das redes, são de origem local.

O Brasil possui know-how e expertise em franchising para vender e exportar!

Estima-se que existem cerca de 30 mil redes de franquia em operação no mundo, dentre as quais 2703 redes brasileiras.

Segundo a IFA - International Franchise Association, há franquias em operação em 65 diferentes setores da economia. Além de representar um dos maiores mercados mundiais, tanto em termos de número de franqueadores como de franqueados, o Brasil é hoje um exportador de franquias.

As principais razões para se ingressar em mercados estrangeiros são:

  • Mercado doméstico pequeno ou já saturado
  • Estrutura de mercado e barreiras à entrada
  • Vantagens comparativas
  • Otimização da estrutura de produção

Boa leitura!

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