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Mercado e Vendas
Compras.gov.br renova sistema, melhorando experiência dos usuários
O canal de compras públicas oficial do governo traz diversas inovações que contribuem para inserção dos pequenos negócios como fornecedores.

Compras.gov.br, antigo Comprasnet 4.0, sistema de compras oficial do Governo Federal, passou por diversas atualizações e apresenta uma nova interface, com diversas funcionalidades que foram incorporadas e que facilitam a participação dos micro e pequenos negócios como fornecedores de produtos e serviços para a administração pública. Um dos principais avanços dessas atualizações, está na preferência automática para as MPE, nas aquisições com valores abaixo de R$ 80 mil.

De acordo com a analista de desenvolvimento territorial do Sebrae, Denise Donati, a mudança cria um universo de oportunidades que serão amplamente usufruídas pelos pequenos negócios de todo país. “Temos agora um mercado específico, consideravelmente amplo, que será atendido por empresas de menor porte. São negociações de baixo risco para os empreendedores, com uma sistemática de vendas simplificada”, afirma.  Denise acrescenta ainda que o sistema está totalmente atualizado, de acordo com as legislações que preveem tratamento diferenciado para as MPE nas compras públicas.

As novidades no Compras.gov.br também estão presentes no aplicativo do sistema, que leva o mesmo nome e já está disponível na App Store e Google Play, com download gratuito. A ideia é que as funcionalidades e aplicabilidades sejam feitas com o celular, de forma simples e rápida. Na ferramenta mobile do Compras.gov.br, é possível fazer o credenciamento SICAF, assim como o cadastramento das linhas de fornecimento, para receber notificações específicas das suas áreas de atuação cadastradas. Ainda no primeiro semestre de 2022, os empresários poderão enviar propostas e lances usando o aplicativo.

ACESSIBILIDADE

O acesso ao ambiente online do Compras.gov.br foi atualizado e usuários já cadastrados no Gov.br entram automaticamente com o mesmo login. Dessa forma, com uma única porta de entrada, o fornecedor recebe informações para cumprir os requisitos Nível I do SICAF e garante acesso ao site para cadastramento no Compras.gov.br. Não existe mais a necessidade de obtenção de certificado digital, nem apresentação de documentação física nas unidades de cadastramento.

O Sistema de Compras passou por uma atualização de design e funcionalidade, apresentando uma nova área de trabalho mais simples e intuitiva. As salas de disputa entre compradores e fornecedores estão mais organizadas, com horários de início e fim automatizados, nova interface de chat, entre outras melhorias na experiência para o usuário. De acordo com Denise Donati, que coordena o projeto de Compras Governamentais do Sebrae, agora é fundamental que os empreendedores busquem conhecimentos de como participar do mercado das compras governamentais que movimenta, nas três esferas de governo, cerca de R$ 500 bilhões de reais/ano.

“O Sebrae oferece cursos gratuitos sobre o tema compras governamentais e irá disponibilizar um tutorial sobre o aplicativo, que é a porta de entrada para se tornar um fornecedor público. Se pensarmos que há poucos anos, um empresário chegava a terceirizar o serviço de cadastramento e participação em licitações, e que agora ele pode fazer isso com o próprio celular, temos muito que comemorar”, observa a analista. Desde 2018, o Sebrae, por meio da parceria com o Ministério da Economia e com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), vem investindo esforços para aumentar a participação das pequenas empresas nas compras públicas. A modernização do Compras.gov.br e o lançamento do APP são conquistas da iniciativa. Os cursos oferecidos pelo Sebrae podem ser acessados aqui.

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