this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas
Sebrae leva empresários do Maranhão para Bahia Oil & Gás Energy 2023
Troca de experiências e de boas práticas marcam participação dos maranhenses no maior evento da cadeia de óleo e gás do País.

Empresários ligados à cadeia de óleo, gás e energia do Maranhão estão em Salvador – BA, participando, com apoio do Sebrae, de missão técnica e de negócios ao Bahia Oil & Gás Energy 2023, evento internacional – o maior do setor de petróleo e gás -, que acontece até esta sexta-feira, 26 de maio. As três empresas participantes foram selecionados pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF (Bion Engenharia, TCM Engenharia e Recovery Dados, além da Eletrofios e Construção de Pré-moldados, do município de Presidente Dutra). Destas, três estão participando de rodadas de negócio com as operadoras do petróleo e gás.

Espaço de negócios e de troca de experiências e alinhamento de políticas para o setor, o evento coloca em pauta temas relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e diretrizes para a transição na matriz energética do país.

O Bahia Oil & Gás Energy 2023 acontece no Centro de Convenções de Salvador e deve receber cerca de 2 mil pessoas até o encerramento, sendo realizado pelo Sebrae Bahia com apoio de grandes parceiros. Nesta edição, destaques para conferências técnicas, a feira de negócios propriamente dita, arena de inovação, arena ESG, encontros de negócios (o chamado Petrosupply Meeting), visitas de campo, além de agendas para estudantes e empresários.

Delegação maranhense

A participação dos maranhenses possibilita o acesso às apresentações de produtos e serviços e debates sobre produtividade e sustentabilidade nas atividades dessa cadeia, aliadas aos desafios sociais e ambientais do setor. E, além disso, atende aos objetivos de fortalecimento do

“Para o Maranhão, trata-se de uma ação estratégica de contato com boas práticas e experiências exitosas, especialmente em razão do potencial do estado para exploração do gás natural e em decorrência de eventuais oportunidades surgidas a partir da abertura da margem equatorial, importante fronteira offshore do Brasil, da qual o Maranhão pode se beneficiar bastante”, explica Jaime Coelho de Sousa Jr, gerente da unidade de Serviços Financeiros do Sebrae no Maranhão, que acompanha a missão. “O Bahia Oil & Gas Energy também possibilita aos participantes conhecimento sobre oportunidades de negócios para fornecedores de bens e serviços para essa importante cadeia”, acrescentou ele.

Agenda

O gerente destaca ainda, entre as importantes agendas que o grupo acompanha no evento, como a 1º Encontro do Comitê Diretivo do Polo Sebrae de Óleo e Gás Onshore, que teve a participação do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.

Ainda na agenda da missão, a participação no Business Meeting do Polo de Referência Óleo e Gás Onshore; encontro para contextualização do setor de petróleo e gás (com participação do secretário executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo – da ABPIP, Anabal Santos; apresentação de ações, resultados e novos desafios do Polo Sebrae de Óleo e Gás Onshore; apresentação sobre o Polo Óleo e Gás Offshore; e a Missão à OTC (Offshore Technology Conference), em Houston (EUA), este mês.

Ainda na agenda, a apresentação do site Petrosupply e do catálogo de fornecedores do Polo Onshore, seguida da definição de diretrizes estratégicas para atividades futuras do polo. Concluindo a agenda, uma visita técnica ao Senai Cimatec, com participação das comitivas dos estados rio grande do norte, espírito santo, amazonas e maranhão.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, “com esta iniciativa, a instituição dá mais um importante passo para fortalecer a cadeia de óleo e gás no Maranhão, preparando empresários e instituições ligadas ao setor para uma atuação focada na promoção do desenvolvimento e inserção dos pequenos negócios nas grandes oportunidades de que essa cadeia é detentora”.

Participaram da missão, também, o presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec; o presidente do Sinduscon/MA e conselheiro do Sebrae/MA, Fábio Nahuz, e representantes da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), José Domingues, Fraga Araújo e Willinton Burak e os analistas do Sebrae/MA, Francisco Gilson Menezes e Allan Kennedy.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?