this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas
Equipes de alunos apresentaram 20 projetos durante o Nordeste ON
Os pitchs buscaram incentivas os seus projetos dos alunos e esquipes de Formosa da Serra Negra, Chapadinha e Barra do Corda receberam propostas de investidores

Alunos dos municípios de Formosa da Serra Negra, Barra do Corda e Chapadinha receberam propostas de investidores para desenvolver suas ideias. As temáticas dos projetos voltados para geração de renda, saúde e mobilidade chamaram a atenção de investidores na Maratona “Só inova quem faz”, que aconteceu durante o NEON, evento realizado pelo Sebrae nos dias 01 e 2 de junho, no Multicenter Negócios e Eventos.

A Equipe Zetta (Formosa da Serra Negra) apresentou o pitch Hortec que tem como objetivo beneficiar a comunidade implantando hortas hidropônicas na região para geração de renda.

A equipe Info Indígenas, de Barra do Corda, apresentou o pitch do projeto “Saúde: + informações para os indígenas” em que pretende beneficiar mais de oito mil indígenas dos povos Canela e Guajajara, a partir de um aplicativo que traduz a língua indígena para o português, visando maior celeridade no atendimento aos povos indígenas em departamentos, e principalmente, no atendimento à saúde.

Já a Equipe Clubinho de Robótica, de Chapadinha, apresentou o projeto Braço Mecânico, construído a partir de componentes eletrônicos e peças de Lego que visa dar maior mobilidade e independência às pessoas que sofreram amputação do braço.

APRENDIZADO

“Foi uma experiência e tanto, um momento de muita troca entre os participantes. Tivemos a oportunidade de fazermos conexões com profissionais inspiradores e entusiastas. A sensação é de esperança de que vamos poder seguir com o projeto, que é bem demorado e complexo, mas estamos aproveitando ao máximo”, colocou Hérica Lima, da Equipe Info Indígenas.

Formadas por alunos do ensino médio e do ensino superior, de escolas públicas e privadas, as 20 equipes que participaram da maratona apresentaram projetos de soluções para problemáticas das mais variadas áreas, desde a saúde, educação, coleta seletiva, agricultura familiar, robótica, entre outros.

Os estudantes que participaram da maratona desenvolveram seus projetos a partir dos Ideathons realizados pelo Sebrae nos interiores do Maranhão, e também, provenientes do Desafio Liga Jovem, projetos voltados à Educação Empreendedora.

HABILIDADE E FIRMEZA

A Millena Santos, da equipe Zetta, uma das equipes campeãs, falou sobre sua satisfação em participar da Maratona. “Eu me sinto lisonjeada em ter participado de um evento no porte do NEON, no qual respira-se conexões e mais ainda por fazer parte de uma das três equipes elencadas para o incentivo e desenvolvimento de startups. Foi uma oportunidade única” comemorou.

Alexandre Mori, professor orientador e Co-Founder da MVPlay, falou da importância do momento. “Acho que é fundamental a iniciativa porque dá oportunidade para os alunos sentirem como funciona a vida do mercado e por terem avaliações de profissionais de mercado. Traz também diversos aspectos da vida profissional como o de não desistir e acreditar no seu potencial”, pontuou o professor.

A habilidade e firmeza nas colocações das equipes surpreenderam os diretores do Sebrae, que presenciaram alguns momentos da Maratona, como ressaltou o diretor do Sebrae Nacional, Bruno Quick. “Os jovens que se dedicam a empreender dessa forma, fazer ciência, pesquisar e se aprofundar, tem um simbolismo muito profundo e, essa motivação, traz esperança para todos. Pela atitude desses alunos há provas que eles são capazes de mudar suas vidas e seus caminhos, escolhendo o empreendedorismo e transformando suas vidas”, avaliou o diretor Bruno Quick.

NEON

Alinhado com os objetivos do Pacto Global da ONU, do qual o Sebrae é signatário, o NEON foi um evento Sustentável e Carbono Neutro, aliando sustentabilidade com a construção de um planeta verde, mais consciente e melhor de se viver. Participaram deste desafio as startups Compensei e E+ Reciclagem.

O Neon conta com o patrocínio da Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, E+ Reciclagem, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.

Apoiam o Nordeste ON, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?