Sabemos que empresários enfrentam muitos desafios na hora de empreender: burocracia, escolha e retenção de talentos, concorrência, necessidade de inovação... são tantas as que, às vezes, fica difícil para o empreendedor pensar no propósito de seu negócio. Mas saiba que ter consciência de aonde se quer chegar é fundamental para garantir o sucesso de uma empresa. Em um interessante bate-papo, Alexandre Teixeira e Wellington Nogueira vão ajudar o empreendedor a descobrir como tornar a felicidade uma prioridade nos negócios. Os principais temas abordados são: O que dizem que é felicidade e propósito, e o que realmente é. Como a felicidade pode sair do discurso e se tornar prioridade em um negócio. Por onde começar a busca pessoal pelo propósito. Conheça um pouco mais os participantes da mentoria.
Empreendedores atendidos pelo programa Brasil + Inovador realizaram, em média, sete mudanças para potencializar empresa
O canal de compras públicas oficial do governo traz diversas inovações que contribuem para inserção dos pequenos negócios como fornecedores.
De acordo com a 13ª pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, as perdas delas chegam a 40%
Apesar do crescimento de negócios inovadores no país, presença feminina ainda é mínima na área de inovação e tecnologia
O evento é organizado pelo Sebrae e trará conhecimento e inovação para empreendedores do MA. Em quatro dias, participantes atividades técnicas gratuitas.
Empresas que participaram do programa Brasil Mais, em 2021, conquistaram resultados positivos em meio à pandemia
A pandemia obrigou empresários a revisitar os propósitos originais dos empreendimentos. A dica agora é apostar na inovação e no bom atendimento aos clientes
O conceito associa as práticas da inovação e da sustentabilidade na produção de soluções, produtos e serviços
Iniciativa do governo federal, em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de impulsionar a produtividade das empresas brasileiras
Diego Demétrio Gerente Nacional de Soluções do Sebrae O Brasil alcançou, em 2021, uma marca histórica com a abertura de quase 4 milhões de novos microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas. Esse dado do Ministério da Economia confirma a tendência já detectada no relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), que indicava que cerca de 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendiam tinham planos de abrir um negócio nos próximos três anos. Outros estudos do Sebrae indicam que 2/3 desses potenciais empresários são motivados pelo sonho de serem donos do próprio negócio e o restante vê na atividade empreendedora a oportunidade de gerar uma fonte de renda. Seja qual for a motivação, entretanto, há algo que une esses dois perfis de empreendedores: a necessidade de buscar a qualificação para aumentar as chances de sucesso da empresa. A verdade é que muitas pessoas que criam um negócio não têm conhecimentos de administração, controle financeiro, gestão de pessoas ou marketing, por exemplo, e acabam sendo movidas unicamente pela paixão ou pela experiência em alguma atividade. Ser competente ou ter conhecimento na realização de um determinado serviço ou produto é uma condição extremamente importante para um bom resultado, mas não a única.
Vencedores serão anunciados no dia 8 de março, em São Paulo, na véspera de abertura do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
Empreender nem sempre é tarefa fácil. Requer esforço, foco, determinação e investimento. Ao longo desse percurso, os empreendedores estão suscetíveis a erros, e os livros podem ajudar no aprendizado de novas práticas empreendedoras e cases de negócios de sucesso. Por isso, separamos alguns livros que podem ajudar no desenvolvimento de um novo negócio; veja: 1. A Mente do Empreendedor – Kevin D. JohnsonEste livro de empreendedorismo contém 100 lições para guiar o aprendizado do perfil empreendedor. Nessa obra, Kevin D. Johnson traz lições baseadas não somente em suas próprias tentativas e fracassos, mas também na experiência de outros empreendedores famosos, como Steve Jobs, e programas estadunidenses célebres, como Shark Tank.A leitura desse livro sobre empreendedorismo é muito recomendada para qualquer empreendedor, líder, gestor ou empresário que deseje desenvolver a si mesmo, adquirindo conhecimento com os maiores nomes do mundo do empreendedorismo. 2. O Empreendedor Viável – André Telles e Carlos MatosNesse livro, o jornalista Carlos Matos e o publicitário André Telles defendem que o empreendedor de sucesso é aquele que torna a sua empresa viável para investidores, gerando um modelo de negócio sustentável e com amplo retorno financeiro.Os autores orientam sobre como utilizar a metodologia 5W2H para a criação e estruturação de um empreendimento viável tanto para investidores, quanto para o mercado em si.“O Empreendedor Viável” é um livro de empreendedorismo essencial para quem deseja organizar o planejamento de seu negócio de uma maneira objetiva e eficiente. 3. Empreendedorismo Inovador – Nei GrandoO livro foi escrito por 25 autores conceituados no mundo dos negócios e organizado pelo ilustre Nei Grando, que possui mais de 10 anos de experiência em negócios e tecnologia.A obra em questão nos fornece uma visão sistêmica das empresas, provendo conhecimento técnico e funcional sobre as diversas partes que as compõem e como correlacionar cada uma delas.Segmento de mercado; relacionamento com clientes e investidores; criação e entrega de valor e a gestão de finanças são alguns dos temas abordados na publicação. 4. Startup enxuta – Eric RiesNesse livro, Eric Reis mostra como processos, inovação e metodologias ágeis podem ajudar a sua empresa alcançar bons resultados, economizando recursos e tempo. São exemplos de empresas que se consolidaram em seus mercados aplicando o modelo startup enxuta.Aprendizagem validada e experimentação contínua, com métricas efetivas para avaliar o progresso, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção, quando necessário, são componentes desse modelo. 5. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano – Philip KotlerNo livro mestre do marketing, Philip Kotler, desenvolve um modelo para isso, mostrando por que o futuro do marketing está em criar negócios que inspirem, incluam e reflitam os valores de seus consumidores.