this is an h1

this is an h2

Organização
LIDER encaminha ações de desenvolvimento do Cerrado Sul Maranhense
II Fórum de acompanhamento reuniu os Líderes em Carolina para discutir as ações, executar e planejar a continuidade dos planos de trabalho

Inspirados pelas belezas naturais das cachoeiras gêmeas de Itapecuru, localizadas em Carolina, integrantes do LIDER Cerrado Sul Maranhense se reuniram para o II Fórum do programa, realizado entre 22 e 23 de junho. O evento teve como objetivo acompanhar o andamento da aplicação das ações e traçar estratégias para implementação dos planos de trabalho.

Com foco no desenvolvimento econômico regional, o programa LIDER é uma iniciativa do Sebrae para mobilizar, qualificar e integrar lideranças expressivas e que atuem no território. O LIDER Cerrado Sul Maranhense contempla a região onde está localizada a Unidade de Negócio do Sebrae em Balsas, formada por 15 municípios.

“Essa programação foi pensada para consolidar a coesão do grupo e para nos debruçarmos sobre a agenda que está em curso pelo LIDER Cerrado Sul. A ideia é monitorar para saber o que conseguimos fazer de verdade, o que ainda pode ser feito e que outras ações podem ser agregadas”, destaca Diógenes Souza, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas.

 

Avanços e estratégias

Na oportunidade, a gerente de Empreendedorismo Territorial no Sebrae, Hildenê Maia, apresentou o programa Territórios Empreendedores. De acordo com a coordenadora de Territórios Empreendedores, Flavia Nadler, a ideia é integrar as ações da pasta com as atividades que o LIDER vem executando e dar suporte às essas ações. “A gente veio mostrar essa sequência de ações que virão dentro dessa estratégia de continuar animando todo esse movimento de liderança pelo desenvolvimento regional”, explica.

Durante o evento, foram discutidas as ações realizadas até o momento e os avanços na Agenda de Desenvolvimento Regional nos eixos de Educação, Negócios Rurais, Turismo e Infraestrutura.

No eixo de Negócios Rurais destaca-se o levantamento das agroindústrias presentes em Balsas, Riachão, Carolina, Fortaleza dos Nogueiras e Nova Colinas. A partir disso serão selecionadas as que serão prioritárias para que possa ser realizado um trabalho de apoio e melhoria nessas comunidades. Já no eixo de Educação, foram apresentadas as primeiras ações de capacitação com cursos voltados para profissionalização.

O eixo de Turismo e Cultura apresentou a participação em atividades voltadas para o resgate cultural, como o levantamento de fazedores de cultura e turismo da região. Além da apresentação do que será o I Fórum de Cultura e Turismo que ocorrerá em agosto deste ano. Por sua vez, o eixo de Infraestrutura destacou as ações voltadas para implementações dos voos comerciais regulares em Balsas a partir da ampliação e estruturação do aeroporto municipal.

Próximos passos

O terceiro Fórum marcado para agosto será o primeiro sem o acompanhamento direto da consultoria do Sebrae. Esse é o primeiro desafio de autogestão do grupo. Entre os objetivos para o próximo estão a criação do estatuto para uma agência de desenvolvimento que representará um passo importante para institucionalização da governança.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?