this is an h1

this is an h2

Organização
Sebrae lança terceira edição do Mobiliza SLZ nesta terça-feira (4)
Evento acontecerá em São Luís, marcando lançamento do Mobiliza SLZ 2023, ocupação criativa que une economia criativa, turismo e cultura, durante nove dias de pr

 

Empreendedores de São Luís ligados aos segmentos da cultura, economia e turismo já estão em contagem regressiva para a terceira edição do Mobiliza SLZ, programado para o período de 2 a 10 de setembro.

Marcando o lançamento da edição 2023, o Sebrae reunirá empreendedores dos três segmentos, potenciais parceiros e convidados no próximo dia 4 de julho, a partir de 19h, no Conexão Mobiliza. O evento acontecerá no auditório Armando Gaspar (Sebrae Jaracaty), tendo apoio do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas – IESTI.

Com uma programação diversificada e de valorização da cultura local, o Conexão Mobiliza contempla a apresentação das novidades da edição 2023 e o lançamento do livro “Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira”, editado pelo Itaú Cultural e WMF Martins Fontes, publicação organizada por Cláudia Leitão, uma das maiores especialistas em economia criativa do país.

Em seguida, está programado um happy hour com sessão de autógrafos de Cláudia Leitão e um pocket show com Joãozinho Ribeiro e Aziz Júnior, celebrando o encontro dos criativos da capital com o Mobiliza, uma ocupação idealizada pelo Sebrae e hoje abraçada pela cidade de São Luís, tendo no DNA a criatividade e a geração de conexões produtivas.

OCUPAÇÃO PLURAL

Com duas edições realizadas, o Mobiliza São Luís cresce a cada ano. Trata-se de uma rede plural e transformadora, pautada na troca de ideias e experiências, um grande circuito que movimenta São Luís com diversos eventos e ações, presenciais ou digitais, unindo em um ambiente de troca e conexão os segmentos da economia criativa, cultura e turismo.

Na primeira edição, em 2021, o Mobiliza apoiou mais de 70 eventos, ações e atividades presenciais e digitais em 14 bairros e quatro praias da capital, realizados com o apoio do Sebrae e de 112 entidades, associações, universidades, instituições empresariais, sindicatos patronais, ONG’s. empreendedores criativos, empresas e artistas.

No ano passado, o movimento cresceu e chegou aos 100 eventos, durante nove dias, proporcionando mais de 600 horas de atividades, envolvendo mais de 400 pessoas na realização e sendo prestigiado por mais de 16 mil pessoas. Dessa vez, as ações chegaram a 20 bairros, com apoio de 87 entidades, instituições e parceiros.

EXPECTATIVA

Este ano, o movimento vive dupla expectativa. Primeiro de que o Mobiliza seja ainda maior do que nas duas primeiras edições, tanto na participação dos empreendedores, como no alcance territorial e engajamento de parceiros públicos e privados. A ideia é que um outro legado surja a partir desta edição, com a constituição de um comitê de governança do Mobiliza SLZ, consagrando a iniciativa como movimento pensado e feito pela cidade e para a cidade pelo ecossistema criativo.

O segundo ponto que gera expectativa é pela primeira premiação internacional do Mobiliza. O movimento está entre os selecionados para a etapa mundial da WTM, após ter conquistado o título de Gold Winner, vencendo a categoria Melhores Conexões Significativas, no 3º do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, realizado em abril. O Mobiliza concorre agora ao título Global, cujo resultado será anunciado durante a WTM, que acontece de 6 a 8 novembro, em Londres.

Para o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, a expectativa é que o Mobiliza SLZ se torne cada vez mais forte, cresça em número de ações e movimente a cultura, a economia criativa e o turismo. “Ao possibilitar essas conexões, o Mobiliza promove transformações, valorizando nossa riqueza cultural e fazendo com que o empreendedor criativo descubra o potencial de cada território e de sua arte, se aproprie disso e passe a enxergar a si mesmo como agente de transformação de sua própria história”, explicou o diretor.

Ele ressalta ainda que o Conexão Mobiliza é uma espécie de prévia do movimento e reforça o convite à participação. “Será um momento quando os criativos terão a oportunidade de se encontrar e interagir, dando início às conexões para fazer acontecer, com o maior brilho, o Mobiliza que já é parte da vida da cidade”.

SOBRE CLAUDIA LEITÃO

Cláudia Leitão é mestra em Direito na USP e doutora em Sociologia pela Sorbonne (Paris V). Foi secretária de Cultura do Ceará e de Economia Criativa do MinC. Dirigiu o Observatório do Instituto de Planejamento da Prefeitura de Fortaleza – IPLANFOR e presidiu a Câmara Setorial de Economia Criativa na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – ADECE. É membro do Conselho Consultivo da empresa portuguesa Territórios Criativos e consultora em Economia Criativa para o Sebrae, a Organização Mundial do Comércio – OMC e para a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD. É professora do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará e sócia da Tempo de Hermes

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?