this is an h1

this is an h2

Organização
Sebrae e Alema: Resgate da Frente Parlamentar da MPE é destaque
No café da manhã oferecido pela instituição aos deputados estaduais maranhenses, foram discutidas demandas do setor produtivo e sugeridas estratégias de atuação

Na manhã desta terça-feira, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Maranhão, a presidente da Casa, Iracema Vale, recebeu os dirigentes técnicos e conselheiros deliberativos do Sebrae Maranhão e demais deputados estaduais maranhenses para o Café com Parlamentares. A iniciativa teve por objetivo aproximar e estreitar a parceria da instituição com o Legislativo estadual, propondo ações conjuntas a favor do fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento do Maranhão.

Dentre os assuntos discutidos no evento, o deputado Wellington do Curso, ao ressaltar o quanto o Sebrae tem a sua importância para o desenvolvimento do estado, falou sobre o resgate da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, proposta e presidida pelo ex-deputado estadual Adriano Sarney.

“Dessa maneira, temos um colegiado na Casa para discutir e tratar de assuntos voltados ao empreendedorismo para que, junto ao Governo do Estado, às instituições do Sistema S e demais entidades empresariais, possamos fortalecer os pequenos negócios maranhenses, apoiar as ações de formalização de empreendedores e desenvolver a economia do nosso estado, favorecendo mais emprego e renda”, pontuou o deputado que falou, também, sobre o fortalecimento do Conselho Empresarial do Maranhão, ligado ao Governo do Estado e com participação de entidades empresariais e instituições de fomento.

Para o presidente do Conselho do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo de Sousa, a parceria da instituição com a Casa Legislativa é de suma importância, principalmente, para reforçar o trabalho que o Sebrae já desenvolve pelo empreendedorismo no estado. “Atendemos os pequenos negócios de todos os nichos, com soluções em planejamento e gestão, inovação e tecnologia, apoio ao setor primário, à pequena indústria, ao comércio e empresas de prestação de serviços. O nosso objetivo é tornar os pequenos negócios mais competitivos no mercado para que possam crescer, gerar mais emprego e renda e, assim, ajudar a nossa economia a se fortalecer”, sinalizou Gonçalo, ressaltando que a instituição ainda trabalha para apoiar a criação de um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, com o incentivo de políticas públicas.

A fala do presidente do CDE do Sebrae foi endossada pelo deputado Júlio Mendonça, que reforçou o trabalho da instituição, ressaltou que o Parlamento estadual pode, sim, somar esforços para expandir o empreendedorismo no estado e pediu aos deputados e ao Sebrae, para que atentem às cadeias produtivas do mel e da mandiocultura – que, aliás, o Sebrae já contribui tendo realizado ações de relevantes, principalmente, junto aos produtores de mel nas regiões do Alto Turi e no município de Bacabeira, com o apoio à Casa do Mel.

Além dos deputados estaduais Wellington do Curso e Júlio Mendonça, destacaram positivamente a ação do Sebrae de aproximação do Parlamento, os deputados Ariston Ribeiro, Carlos Lula, Francisco Nagib (presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Alema) e Daniella. Os deputados Ana do gás, Yglésio Moyses, Arnaldo Melo, Antônio Pereira, Glaubert Cutrim, Osmar Filho, Mical Damasceno, Júnior Cascaria, Ricardo Arruda, Andrea Rezende, Solange Almeida, Dra. Viviane, Rafael, Ricardo Rios, Leandro Bello, Neto Evangelista, Pará Figueiredo, Claudia Coutinho, Roberto Costa e Florêncio Neto também marcaram presença no evento promovido pelo Sebrae.

Sustentabilidade

Presente ao Café com Parlamentares, o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, juntamente com o diretor Técnico, Mauro Borralho de Andrade, enfatizaram a força do Parlamento e do quanto este pode apoiar as ações da instituição a favor do empreendedorismo e desenvolvimento do estado.

Albertino Leal comentou que o Brasil possui um universo de 20 milhões de pequenos negócios e o Maranhão tem pouco mais de 300 mil empresas ativas, sendo 264mil pequenos negócios, número bastante significativo que a instituição não consegue atender em sua totalidade.

“Por isso, buscamos estreitar as parcerias público e privadas, ajudar as gestões públicas municipais a também promover o empreendedorismo local. Nesse contexto, já favorecemos a abertura de 141 Salas do Empreendedor para dar suporte e capacitação aos empreendimentos municipais; realizamos o Programa Cidade Empreendedora em 70 municípios, parte deles em parceria com o Governo do Estado e já estamos com mais 70 para dar andamento neste ano de 2023; disseminamos a Educação Empreendedora para incluir os mais jovens no processo e trabalhamos, diuturnamente, para promover a sustentabilidade dos pequenos negócios. Essa nossa aproximação é, ao mesmo tempo, um congraçamento com o Parlamento e um pedido de contínuo apoio dos senhores em nossos projetos e ações de desenvolvimento do Maranhão”, garantiu o executivo.

Encerrando a solenidade, a presidente da Alema, Iracema Vale, declarou que o momento com o Sebrae foi de reflexão para o Parlamento e de estímulo. “Muito mais do que anotarmos e pontuarmos o que podemos levar de proposição ao governador Carlos Brandão, que é um entusiasta do empreendedorismo, precisamos refletir o que nós, enquanto deputados estaduais, podemos fazer em nossas bases para também favorecermos o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. E garanto: podemos ajudar e muito o nosso Maranhão! Ao Sebrae, reafirmo que esta Casa Legislativa está de portas abertas e que, juntos, podemos pensar e realizar inúmeros projetos e ações conjuntas para fazermos um Maranhão melhor para todos nós”.

 

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?