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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar uma esmalteria

Os esmaltes são classificados como maquiagem para unhas e dividem a macrocategoria maquiagem com olhos, face e lábios

· 17/11/2014 · Atualizado em 13/12/2016
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Salão x esmalteria

Atualmente, o Brasil é o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Os salões de beleza tradicionais oferecem diversos serviços de embelezamento aos clientes em um mesmo local. O público preponderante é feminino e costuma escolher o estabelecimento por indicação, valorizando a proximidade, segurança, conforto, comodidade e preço.

Esmaltar significa aplicar esmalte e a esmalteria é o local especializado em esmaltes, para a venda ou aplicação dos produtos.

Este modelo ou nicho de negócio, já consolidado no exterior, é relativamente novo no Brasil. Segundo pesquisa realizada na internet, a primeira esmalteria nacional data de 2010.

O atendimento especializado, qualificação profissional, cardápio de serviços, variedade de insumos, processos, tempo de atendimento e ambientação planejada são diferenciais necessários, pois o cliente vai até a esmalteria para viver uma experiência focada e única.

Estrutura do negócio

Uma esmalteria básica deve oferecer:

  • Manicure e pedicure
  • Unhas artísticas 
  • Pelo menos um efeito especial, como ombré, caviar ou plush nails (cobrado por unha)
  • Somente esmaltação (lixar, hidratar e pintar)
  • Serviços para unhas de gel (aplicação, manutenção, avulsa, etc.)
  • Esfoliação e hidratação de cutícula


Os equipamentos e utensílios mínimos para montagem de uma esmalteria são:

  • Alicates em inox
  • Palito em inox
  • Espátula
  • Cortador de unha em inox
  • Esterilizadores (autoclave)
  • Cureta
  • Toalhas
  • Kits de unha com luvas hipoalergênicas, palito e lixas descartáveis
  • Pinças
  • Tesouras
  • Mesas, bancos e sofá para clientes em tratamento e espera
  • Telefone
  • Computador com software para controle de estoque, arquivo de clientes, agendamento de horários e fluxo de caixa
  • Balcão para vender produtos
  • Espelhos e vitrines

Independente da estrutura do negócio, invista na otimização de tempo com preço justo, qualidade do serviço e produtos, facilidade de acesso, conforto durante o atendimento, regularidade nos processos, disponibilidade de agenda, preferencialmente sem hora marcada, higiene e segurança, na prestação do serviço.

Dicas de sucesso
  • O conceito de biossegurança trata dos procedimentos e condutas que deverão ser adotados pelos profissionais que trabalham como manicure e pedicure. Ele engloba o uso de materiais descartáveis como luvas, máscaras e a esterilização dos instrumentos de trabalho, visando prevenir a transmissão de doenças, tais como AIDS, Hepatite, micoses, entre outras.
  • O cliente quer vivenciar a experiência de luxo da esmaltação. É um momento planejado, muito diferente da rotineira tarefa de manutenção de unhas. O ambiente deve ser relaxante e requintado e as possibilidades de esmaltação oferecidas em cardápios explicativos e atraentes.
  • Os profissionais devem atuar como consultores e estar atualizados quanto às tendências e inovações em técnicas, equipamentos, cores, estilos e produtos.
  • Invista na oferta de um ou mais serviços complementares como massagem, depilação, maquiagem e serviços de bar (nail bar) e cafeteria.
  • Aposte na quantidade, qualidade e novidades em esmaltes nacionais e importados diferenciados
  • A localização e a ambientação devem estar alinhados com a proposta de luxo, proporcionando ao cliente conforto, acessibilidade e beleza
  • Invista em equipamentos de alta tecnologia e segurança e inove nas técnicas de esmaltação
  • Aposte no espaço exclusivo para atendimento do público masculino
  • Para personalizar o negócio, disponibilize um cardápio virtual, além do físico, como por exemplo, book de "nail art" para visualização em tablet e equipamentos para serviços de impressão de unhas e "digital nail”
  • A oferta de combos de serviços, programas de pontos e vale presente contribui para a fidelização de clientes

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