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Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como montar uma loja de artesanato

O artesanato brasileiro é um dos mais ricos e diversificados do mundo, o que justifica o aumento da demanda por peças decorativas

· 18/11/2014 · Atualizado em 13/12/2016
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Mercado artesanal

A loja de artesanato se caracteriza pelo comércio varejista de souvenirs e bijuterias e representa uma ótima oportunidade para quem pretende abrir seu próprio negócio.

No Brasil, o setor de artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano, segundo o IBGE. 8,5 milhões de pessoas estão envolvidas com a atividade, que representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Segundo especialistas, os fatores que tornam esse tipo de atividade menos suscetível às oscilações do mercado são:

  • Matéria-prima de baixo custo ou encontrada gratuitamente e em abundância, o que pode representar um importante diferencial competitivo 
  • Inexistência de público consumidor específico 
  • Mão de obra familiar, em geral


Principais segmentos do mercado

  • Acessórios de vestuário
  • Arranjos florais
  • Bijuterias
  • Biscuit
  • Caixas
  • Cerâmicas
  • Cestas
  • Crochê
  • Embalagens
  • Enfeites
  • Lembrancinhas
  • Panos de prato
  • Patchwork
  • Pintura
  • Sabonetes
  • Scrapbooking
  • Tapeçarias
  • Tecido xadrez
  • Texturas
  • Topiarias
  • Tricô
  • Velas
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Práticas de venda

A venda por consignação é um dos recursos mais usados para negociação de produtos artesanais. A entrada de produtos na loja é realizada mediante compromisso de devolução das mercadorias não comercializadas ao artesão.

A consignação é considerada operação de venda para fins fiscais. Exige emissão dos documentos fiscais pertinentes à operação de saída, em relação ao artesão, e entrada, em relação ao lojista. Ela também está sujeita à tributação incidente sobre a saída de mercadorias.

O lojista que recebe a mercadoria em consignação, para venda, assume a condição de depositário da mercadoria, obrigando-se a pagar o preço ajustado com o artesão ou devolver a mercadoria no mesmo estado em que a recebeu.

Os percentuais de remuneração do lojista na venda do produto artesanal devem ser negociados diretamente entre as partes e variam de acordo com o custo fixo verificado para manutenção da loja e carga tributária incidente na operação de venda.

É comum verificar que muitos artesãos fixam o preço mínimo que pretendem receber pelo produto, ao entregar para o lojista a mercadoria em consignação, permitindo ao comerciante estipular o preço de venda conforme sua conveniência.

Antes da aquisição de produtos para a venda, o empreendedor deve observar o prazo, preço, frete, garantia e condições de entrega do fornecedor, para uma boa negociação. 

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Dicas de sucesso
  • A profissionalização das pessoas que atuam no setor é um fator importante para a fidelização de clientes
  • Dê atenção especial à decoração da loja optando pela exposição dos produtos comercializados, aumentando a divulgação e a atratividade
  • Conhecer as características e a procedência dos produtos que serão vendidos faz toda a diferença na conquista de clientes
  • Promova eventos paralelos à comercialização como encontros de artesãos, oficinas de artes e bazares para alavancar as vendas e fortalecer a imagem do negócio
  • Fique atento às tendências de mercado e às demandas sazonais como, por exemplo, oferta de artigos para datas comemorativas específicas
  • A loja de artesanato deve contar com uma iluminação e decoração atraentes, que valorizem os produtos expostos. Também deve ter uma área de estoque e balcão que facilitem a circulação interna
  • A participação em feiras e eventos que reúnam expositores do segmento pode ser uma forma eficiente de propaganda e de relacionamento com o mercado

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