Wed May 20 21:58:33 GMT-03:00 2020
Empreendedorismo
MEI: Como descubro um diferencial para meu negócio?
Conhecer o diferencial do seu negócio é fundamental para garantir o seu sucesso no mercado.

MEI: Como descubro um diferencial para meu negócio?

Já faz tempo que o empreendedorismo se tornou a opção de muitos brasileiros.No país, já são mais de 10 milhões de microempreendedores individuais (MEI), sendo que, só em Minas Gerais, são cerca de 1,1 milhão de MEI. Diversas pequenas empresas surgem no mercado todos os dias, mas, uma dúvida comum de muitos empreendedores é: como me diferenciar da concorrência? Como agregar valor ao meu produto ou serviço?

Conhecer o diferencial do seu negócio é fundamental para garantir o seu sucesso no mercado. Cada vez mais, é preciso inovar e pensar formas criativas de oferecer um produto ou serviço. Quando falamos em inovar, não estamos sugerindo criar, necessariamente, algo novo. A inovação pode se dar em pequenos detalhes, aprimorando o que já existe, adotando novas maneiras de fazer algo ou alterando a forma de produzir ou entregar determinado produto ou serviço.

Não importa o tamanho da sua empresa, sempre é possível descobrir um diferencial para o seu negócio. Confira, neste artigo, algumas dicas que preparamos para você.

“Criatividade é 1% inspiração e 99% transpiração”

Essa é uma famosa frase, dita por Thomas Edison, o inventor da lâmpada. E sabe por que ela é tão legal?Porque na verdade a lâmpada já existia, mas o Thomas foi o cara que olhou para ela e conseguiu fazer mudanças que permitissem que ela fosse vendida para uso em casa. Veja que ele não foi de fato o inventor da coisa, mas deu um novo significado para ela. E ele suou muito a camisa para fazer dar certo. É isso que todo empreendedor precisa: pensar como fazer diferente e melhor o que já existe ou que ele já faz normalmente.

Esteja 100% conectado ao seu negócio

Para ser criativo, você precisa de fato querer fazer as coisas de forma diferente. A busca pelo diferencial não pode ser apenas uma imposição do mercado. Se você não enxergar a importância disso para sua empresa, vai acabar criando cópias do que já existe, o que não fará nenhuma diferença. Você, mais do que ninguém, deve ser um profundo conhecedor do seu negócio, e entender o que, de fato, irá agregar valor e fazer diferença.

Observe o que está acontecendo a sua volta

Acompanhe o que outras empresas estão fazendo de interessante, não apenas empresas do seu próprio ramo de negócio. Há muito tempo, a concorrência deixou de ser apenas aquela que vende os mesmos produtos ou serviços que você. Hoje, concorrente é toda e qualquer empresa que consegue atrair o seu cliente. Por exemplo, se você tem uma loja de chocolates, e o seu cliente deixou de comprar de você, para comprar em uma floricultura, pronto! A floricultura virou o seu concorrente. Portanto, observe o que outras empresas estão fazendo de diferente, independente do segmento, e adapte para a sua realidade e para o perfil de clientes que você atende. Boas ideias estão por aí a todo momento.

Ofereça uma boa experiência de compra

Alguns também chamam dejornada do cliente. Não importa. Mais do que o nome dado, o importante é que o cliente fique satisfeito com a sua empresa desde a hora que ele chega, até depois que vai embora. Em um mercado onde há grande oferta de produtos e serviços, oferecer uma boa experiência ao cliente, de forma personalizada e diferenciada, em todos os pontos de contato com a sua empresa,é crucial para sucesso do seu negócio.

Lembre-se de que, mais do que adquirir um produto ou serviço, o cliente busca resolver um problema, atender a uma necessidade, expectativa ou desejo. Busque continuamente entender e atender de forma efetiva o seu cliente, entregando o que de fato ele deseja e precisa.

Aposte também nos pequenos detalhes. Veja um exemplo: muitas pequenas empresas, neste momento de crise do coronavírus, estão enviando os produtos para as casas dos clientes, e junto, enviam uma pequena carta com palavras de carinho e afeto. Essa simples atitude gera grande encantamento nos clientes. Veja que, muitas vezes, para fazer a diferença não é preciso grandes investimentos. Ser diferente começa no cuidado de pensar nas coisas pequenas, pois a satisfação do seu cliente pode estar ali, em coisas simples e fáceis de realizar, que muitas vezes passam despercebidas por nós.

Por fim, vale lembrar: mais do que vender produtos ou serviços, invista sempre na experiência! É isso que irá encantar e fidelizar o seu cliente, e o fará lembrar de você, nas próximas vezes que precisar.

Exercite a criatividade

Estimule a sua criatividade, abra a sua mente para novas possibilidades, e lembre-se: sempre é possível fazer a diferença, não importa o tamanho da sua empresa. Seja no atendimento, na embalagem, na entrega, no pós-venda, enfim, busque maneiras de agregar valor ao seu produto ou serviço e surpreender o seu cliente.

E conte com o Sebrae em todas as etapas dessa jornada.

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