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Tue Feb 07 12:02:42 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
7 estratégias de encantamento do cliente

Para encantar o cliente, é fundamental ir além do esperado e surpreender com uma ótima experiência. Veja algumas estratégias!

· 07/02/2023 · Atualizado em 07/02/2023
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Ao oferecer um serviço ou produto no mercado, é imprescindível que a sua empresa conheça profundamente as melhores estratégias de encantamento do cliente. É preciso ter em mente que hoje, na era digital em que vivemos, o perfil do consumidor é bastante consciente, conectado, exigente e comprometido com os seus valores. Por isso, passou a ser um grande desafio conseguir encantar clientes.

Você pode estar se perguntando: mas como garantir esse encantamento? Bom, você algum dia já sentiu o alívio e a alegria do seu cliente quando o problema dele foi solucionado? Já ouviu aquele famoso e tão esperado “Uau!”, quando superou as expectativas do seu consumidor? Pois então, isso é encantar um cliente, e esse encantamento é um estágio muito importante no processo de atendimento.

São muitas as formas de encantar o cliente, e elas podem ser desafiadoras, quando não são planejadas de maneira estratégica. Se você não sabe quais são elas e como fazer isso, não se preocupe, pois vamos contar tudo agora. Vamos lá?

O que é encantamento do cliente e como funciona?

Antes de falarmos sobre as estratégias para encantar o cliente, precisamos entender o que é esse encantamento. Bom, é fundamental que, antes de ser cativado, o consumidor esteja realmente satisfeito em suas expectativas e necessidades. Isso porque, para chegar ao topo, é necessário subir um degrau por vez.

Sendo assim, nesse primeiro momento, é preciso atender às expectativas do público, para atingir sua satisfação. Porém, saiba que satisfazer expectativas não significa encantar. O encantamento é um passo além que se dá com o propósito de exceder as expectativas dos clientes.

O encantamento está ligado diretamente à percepção que o consumidor tem sobre o produto, o serviço ou a marca da sua empresa. Então, muito mais do que pensar nas expectativas e necessidades a serem atendidas, o ideal é se adiantar em relação aos pensamentos dos compradores.

O que faz esse consumidor se sentir especial? O que faria seu cliente, além de ter suas expectativas atendidas, ter também a sua vida engrandecida pelo contato com a sua marca? São perguntas que você precisa responder, caso queira deixar seus clientes maravilhados.

Podemos resumir o conceito de encantamento do cliente afirmando que se trata da missão de proporcionar uma experiência de compra inesquecível, permitindo que o consumidor construa uma imagem positiva da sua empresa, passando a ser fiel e a recomendar a marca para outras pessoas. O foco é encantar e transformar consumidores em clientes fiéis e felizes.

Se você quer realmente promover o efeito “Uau!”, você tem que mapear seu público, conhecer muito bem o seu serviço ou produto e compreender e personalizar a experiência de compra.

Tenha sempre em mente que um cliente maravilhado com a sua empresa é aquele que sabe a diferença entre preço (o dinheiro pago no produto ou serviço) e valor (o que a sua empresa está entregando). Esse consumidor tem a capacidade de reconhecer quando sua marca está realmente interessada em solucionar seus problemas.

Qual é a importância do encantamento do cliente?

As vantagens de encantar um cliente são inúmeras. Para começar, o consumidor que está satisfeito com a sua marca normalmente é fiel, o que significa que ele volta a comprar de você e ainda indica sua empresa para outras pessoas.

Esses compradores, que podemos chamar de promotores (afinal de contas, eles propagam opiniões positivas em relação à sua empresa), acabam reduzindo os custos de aquisição de novos clientes. É importante deixar claro que, segundo o economista americano Philip Kotler, reter um cliente costuma ser de cinco a sete vezes mais em conta do que conquistar um novo.

Dessa forma, você vai conseguir ter um CAC (Custo de Aquisição de Clientes) menor, e o LTV (Life Time Value), ou seja, o tempo que o cliente fica na sua empresa, vai ser maior. Além disso, é essencial destacar que os consumidores cativados são menos sensíveis às alterações de preço dos produtos ou serviços. Isso porque eles conseguem enxergar grande valor na sua marca e, por isso, até pagam mais caro para ter a experiência proporcionada por ela.

Porém, vale lembrar que, para conseguir esse encantamento, é preciso garantir uma experiência marcante, positiva e que seja capaz de superar expectativas. Pode até parecer uma tarefa difícil, mas a boa notícia é que vamos mostrar algumas estratégias simples que são suficientes para fidelizar a audiência, gerando esse encantamento.

Como fazer o encantamento do cliente?

Bom, agora que já explicamos que encantar um cliente vai muito além de satisfazer suas expectativas, podemos falar sobre as ações necessárias para se alcançar esse encantamento.

Confira, a seguir, as 7 principais estratégias que vão fazer com que a sua empresa fique cada vez mais próxima de atingir o famoso efeito “Uau!”.

1. Conheça o seu cliente

Não vai adiantar muito oferecer vários benefícios comerciais para o público se, no fim, as suas abordagens não conseguirem engajá-lo para fechar um negócio. É por essa razão que é tão importante conhecer profundamente os seus clientes antes de colocar em prática as estratégias que vão encantá-los.

Ao compreender bem o público da sua empresa, você será capaz de direcionar a comunicação e alcançar as pessoas que realmente importam.

2. Capacite a sua equipe

É imprescindível que todo o seu time esteja apto a, de algum modo, conseguir atender bem os consumidores. Qualquer profissional tem que saber ser atencioso, proativo e gentil ao lidar com o público, independentemente de fazer parte da equipe de vendas.

É preciso ter mente que, nesses momentos, também se faz negócio. Pense o seguinte: qual seria a impressão das pessoas se algum funcionário da sua empresa for mal-educado ou rude em algum momento do contato? Embora a negociação não esteja acontecendo, é uma imagem que vai ser criada e que ficará registrada.

Você certamente já conhece alguns cases de sucesso, como a Disney. Esse tipo de empresa é capaz de encantar seus consumidores, pois trabalha cada detalhe que precisa ser cumprido à risca para reforçar a personalidade e a presença da marca.

O que precisa ser destacado aqui é que só se consegue isso a partir de uma capacitação contínua e intensiva do público interno da empresa. O ideal é criar um cronograma de treinamento e assegurar que todos os profissionais sejam realmente permeados pela cultura do empreendimento.

3. Esteja sempre presente para o seu cliente

Todos querem ser atendidos, sem tempo de espera e sem dificuldades, quando precisam de ajuda. Isso é fato. Portanto, estar presente para o público é um dos caminhos mais eficazes e assertivos de garantir o encantamento e, consequentemente, conseguir se destacar entre os concorrentes.

Então, o mais indicado é que você crie um plano de ação para estar sempre presente e disponível para o seu cliente onde e quando ele precisar. Fazendo isso, seu consumidor vai ter a certeza de que ele pode mesmo contar com a empresa.

4. Proporcione um atendimento de excelência

O seu cliente precisa ter uma ótima experiência em qualquer contato com a sua marca, independentemente do tipo de demanda, do canal de atendimento e da forma como o consumidor se relaciona com a sua empresa, ou seja, se ele é um promotor, um detrator ou se ele é neutro. Todos precisam ser tratados da melhor forma possível.

Isso não significa que é preciso adular o cliente mesmo naqueles momentos em que ele está errado, mas, sim, procurar uma maneira de resolver as suas necessidades sempre de maneira gentil, eficiente, respeitosa e rápida.

5. Ouça o seu cliente com atenção

A forma mais eficaz de saber as necessidades, expectativas e insatisfações dos consumidores é perguntando diretamente a eles. Para cativar o seu cliente, é necessário, antes de tudo, saber do que ele gosta, do que ele não gosta e quais são aqueles pontos em que você consegue ultrapassar a satisfação e encantá-lo de fato.

Para isso, é fundamental coletar feedbacks deles por meio de pesquisas de satisfação e analisar essas informações corretamente. Após a análise, procure extrair os insights interessantes para aprimorar a experiência do seu consumidor.

6. Solucione e antecipe problemas

Não se esqueça de que o processo de encantar o consumidor pode iniciar-se antes do primeiro contato com ele. Por exemplo, quando o cliente consegue encontrar todas as informações necessárias no site, ele está tendo uma excelente experiência. Afinal, consegue resolver seu problema de forma ágil e fácil.

Procure sempre trabalhar na antecipação dos problemas dos seus clientes. Saiba que os tickets solucionados em um curto tempo são bons, mas o ideal é ter a menor quantidade de tickets possível.

7. Invista em pós-venda

Atrair novos clientes para sua empresa está ligado às estratégias de atração. Agora, quando falamos sobre retenção de consumidores, saiba que isso ocorre no pós-venda. Não se esqueça de que a fidelização acontece quando as pessoas confiam na sua marca e recebem ótimas experiências em troca.

Então, para encantar seus clientes, não deixe de investir no pós-venda. Jamais deixe as dúvidas dos seus clientes sem respostas. Procure resolver seus problemas. Uma boa dica é construir um sistema de suporte ágil e bem-estruturado para que os problemas dos consumidores sejam solucionados o quanto antes.

Bom, como todos nós sabemos, no mundo todo, as empresas estão disputando seus lugares em um mercado cada dia mais acirrado. Os consumidores têm uma quantidade imensa de marcas para fazer sua escolha, e essa quantidade aumenta todos os dias. Por esse motivo, quem deseja destacar-se em meio às várias opções precisa conseguir cativar seus compradores.

Essa é uma tarefa que pode parecer complexa, mas, como mostramos aqui, o encantamento acontece por várias boas práticas no relacionamento com o público. De maneira resumida, podemos afirmar que o grande segredo para deixar os consumidores cativados está em superar as suas expectativas. 

Desse modo, o encantamento está ligado à percepção de valor que o consumidor tem sobre a empresa. É importante destacar que esse valor não se resume somente ao preço do produto ou serviço. Ele também diz respeito à experiência que a marca proporcionou, que se inicia nos anúncios e vai até o pós-venda.

Lembre-se de que não importa se a sua empresa é prestadora de serviços ou se vende produtos; garantir um excelente atendimento passou a ser indispensável para se destacar dos concorrentes e manter a marca sempre viva na memória das pessoas. Colocando as estratégias citadas aqui em prática, você será capaz de garantir o encantamento do cliente e, consequentemente, fazer mais negócios.

E aí, gostou do texto? Se ficou com alguma dúvida, é só deixar seu comentário aqui. Aproveite que está por aqui para aprender mais em nosso site. Veja, também, como utilizar a psicologia do consumidor de forma estratégica!


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