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Empreendedorismo | EMPRESA
Aprenda agora como fazer a criação de persona para a sua empresa

A criação de persona pode mudar consideravelmente o seu negócio, potencializando o resultado em vendas. Veja como funciona essa definição.

· 15/10/2021 · Atualizado em 15/10/2021
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A criação de persona é uma das principais estratégias quando o assunto envolve marketing, seja ele realizado no mundo físico, seja ele colocado em prática no meio digital. Por meio dessa definição, a empresa centralizará todos os seus esforços de comunicação, divulgação e, até mesmo, a sua estratégia de vendas e de oferta de soluções.

Um negócio que não tem uma persona bem definida pode cair no erro de tentar abranger uma grande fatia do mercado e não conseguir fazer isso. Ou seja, seria como tentar abraçar um grande público, mas não alcançar quase ninguém.

Neste artigo, mostraremos tudo que você precisa saber sobre a criação de personas, desde o seu conceito até como fazer o processo na prática. Continue lendo!

O que significa o termo "persona" e por que ele é tão importante?

"Persona" pode ser conceituado como uma representação do cliente ideal da empresa. Ou seja, um perfil que abrange a maioria dos comportamentos, dos hábitos, das dores e dos medos existentes em seu público.

Nesse sentido, é importante entender que existe uma grande diferença entre persona e público-alvo. Esse último reúne determinadas informações, como dados demográficos, gênero, renda, idade etc. A persona é mais profunda e busca interagir diretamente com o consumidor.

A importância da sua criação está pautada em dois elementos. O primeiro é relacionado ao próprio negócio, tendo em vista que, ao conhecer as necessidades e as aspirações do seu cliente, você tem mais chances de vender os seus produtos.

A segunda é relativa aos níveis de marketing. Isso porque, ao definir a persona, você terá uma comunicação mais eficiente. Ou seja, fará com que o seu cliente entenda a solução que a sua empresa oferece, facilitando o momento da compra.

Como funciona a criação de persona?

Agora, mostraremos como funciona a criação de persona. Isso pode ser feito por meio de entrevistas com os seus clientes ou, até mesmo, pela observação de seus hábitos de consumo. Nesse contato, você deve captar as informações importantes para criar o seu "personagem" com as características básicas das pessoas que consomem os seus produtos e serviços.

Com todas essas informações em mãos, é necessário partir para a prática. Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa que atua no segmento de moda fitness. Ao reunir todas as informações sobre os seus consumidores, você chegou à conclusão de que o perfil de cliente ideal é o seguinte:

Mulher, 25 anos, faz faculdade, é solteira, frequenta festas nos fins de semana e tem o sonho de se formar e de conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho. Entre os seus medos, estão as dificuldades com relação ao custeio do estudo, à preocupação com o futuro profissional e o sucesso dos relacionamentos.
Ela gosta de praticar atividades físicas todos os dias e prefere roupas confortáveis para fazer isso. Contudo, não abre mão do estilo para executar esse tipo de atividade. Em casa, ela, por outro lado, já opta pelo conforto e pelo bem-estar que uma peça pode proporcionar.

Ao conhecer todas essas informações, você pode entender melhor a necessidade do seu cliente. No caso da persona detalhada acima, é possível focar peças estilosas para a prática de atividades físicas. Assim, a sua comunicação deve ser direcionada a mostrar essas roupas e também como elas são confortáveis e bonitas.

Essa é uma simples descrição do que poderia ser uma persona para uma empresa que atua no segmento de moda fitness. Obviamente, esse é apenas um exemplo hipotético para você entender como a persona é formatada. Basicamente, é como um personagem que deve representar o seu cliente ideal.

Outro ponto importante a ser analisado é o local de divulgação das suas soluções. Ao definir a sua persona, você descobrirá os canais de mídia que ela acessa — por exemplo, as redes sociais, os e-mails, os aplicativos de mensagem etc. A pesquisa deve mostrar o local que a sua persona tem o hábito de acessar, de modo que as estratégias de marketing sejam focadas nele.

Quais são os erros mais comuns nessa estratégia?

A criação de persona pode envolver alguns erros. O principal é utilizar a imaginação para entender as dores e as aspirações do seu cliente e acreditar que isso é uma verdade. A persona não deve ser imaginada, ela precisa trazer informações reais do seu consumidor.

Outro deslize muito comum é formatar a persona uma única vez e, simplesmente, não retornar para fazer eventuais ajustes. Afinal, com o passar do tempo, o perfil dos consumidores pode se alterar. Você deve atualizar a sua persona à medida que isso acontece.

Quais são as consequências da criação de uma persona inadequada ao seu negócio?

Se um empresário errar na criação de persona, ele pode sofrer algumas consequências significativas que impactarão o negócio. Uma das principais é a criação de um produto ou de um serviço que as pessoas não querem. Afinal, a solução não interage com as reais necessidades dos consumidores.

Em outras palavras, é possível que as pessoas não enxerguem valor no seu produto ou no serviço ofertado, deixando de desejá-lo. Além disso, a falha na definição de persona afeta os custos com marketing. Isso porque você não conseguirá gerar conexão com os clientes. Assim, precisará gastar muito dinheiro para aumentar o alcance de suas campanhas até atingir pessoas que têm mais chances de comprar as suas soluções.

Como ter ajuda nessa definição?

De fato, a criação de persona pode gerar muitas dúvidas na mente dos empresários. É por isso que existem formas de obter ajuda nesse processo. Atualmente, há o curso chamado Persona, disponibilizado pelo Sebrae-PE. O foco principal é mostrar aos empreendedores a importância dessa definição, bem como um passo a passo para colocar o conceito em prática.

O empresário precisa desse tipo de ajuda para, de fato, compreender quem são os seus clientes e como as soluções se encaixam no dia a dia deles. Assim, ele terá uma visão mais ampla de como conseguir entregar o que os consumidores esperam.

Como você pôde perceber, a criação de persona é algo fundamental para o sucesso de um negócio. Sem essa estratégia, você corre um sério risco de perder clientes e, principalmente, de oferecer as suas soluções para pessoas que têm poucas chances de fazer negócios com a sua empresa.

Portanto, para aprender mais sobre como definir a persona para o seu negócio, entre em contato conosco. Dessa forma, mostraremos como você pode ter acesso ao nosso curso.


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