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Tue Feb 08 16:21:47 BRT 2022
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Atendimento personalizado: como fazer, vantagens e cuidados

Adaptar o atendimento à linguagem e necessidade do seu público é fundamental para fidelização dos clientes e o sucesso da empresa.

· 08/02/2022 · Atualizado em 08/02/2022
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O atendimento personalizado no relacionamento com cliente consiste em conseguir adaptar o atendimento da organização à linguagem e às necessidades do seu público. Por meio dessa estratégia, é possível entregar soluções adequadas ao que o consumidor precisa. Esse é um conceito que tem obtido cada vez mais espaço entre as empresas, visto que tem se tornado uma regra para satisfazer a clientela em suas demandas.

Quer entender melhor sobre o atendimento personalizado? Então confira todos os tópicos que elaboramos para você ao longo do artigo! Boa leitura! 

Como implementar um atendimento personalizado na empresa?

Agora que você já sabe o que é um atendimento personalizado, é hora de descobrir quais são as principais dicas para implementá-lo em sua empresa de maneira eficiente. Confira como isso é possível nos próximos tópicos! 

Crie um banco de dados

Criar um banco de dados e deixá-lo sempre atualizado com as informações essenciais de cada cliente é indispensável para que consiga entender o perfil dos consumidores da sua empresa. Isso porque poderá descobrir, por exemplo, as reclamações, solicitações, frequências de contato, compras anteriores, entre outras informações que vão ajudá-lo a elaborar estratégias que visem a personalizar o atendimento ao cliente. 

Construa um relacionamento

Estar presente na vida do cliente é fundamental para construir um bom relacionamento com ele. Isso significa que deverá manter um contato com o consumidor após o fechamento da compra. Essa ação poderá ser realizada por meio de kits personalizados, e-mail, SMS, mídias digitais, entre outras formas de contato.

No assunto do e-mail, por exemplo, poderá informar um produto/serviço novo do estabelecimento, perguntar se a pessoa gostou da compra, se tem alguma sugestão de melhoria, entre outras coisas. 

Mas se lembre: o envio dessas mensagens precisa ser previamente autorizado por cada cliente. Assim, conseguirá garantir que o empreendimento está cumprindo com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Interaja de maneira humanizada

O atendimento humanizado está relacionado diretamente com a forma como os colaboradores tratam seu público. Ele deve ser pautado na empatia e no respeito. Mesmo que utilize de artifícios tecnológicos, é importante ter também uma interação humana com os seus clientes. Dessa forma, as pessoas conseguirão compreender que a organização realmente dá atenção ao seu problema.

Por isso, não se pode esquecer da importância de manter um diálogo atencioso, respeitoso e sem muitos termos rebuscados. Você deve usar uma linguagem que seja próxima ao seu público-alvo, como uma conversa com um amigo. Assim, ficará mais fácil de todos entenderem a mensagem que deseja transmitir.

Melhore a experiência do consumidor

Para ter um atendimento personalizado e melhorar a experiência do consumidor, é importante oferecer algumas exclusividades para ele. Por exemplo, poderá disponibilizar amostras de produtos, descontos exclusivos em datas comemorativas, oferta relâmpago, condição de pagamento facilitada, brindes no dia do aniversário, entre outros benefícios. 

Invista em treinamento

Treinar a equipe é indispensável para garantir benefícios para os consumidores, os colaboradores e o empreendimento. Isso porque, ao fazer a capacitação periódica com os profissionais, eles passam a entender melhor sobre os produtos e serviços ofertados, as novas técnicas de atendimento, ferramentas atualizadas para o seu dia a dia de trabalho etc.

Com isso, é notado um aumento na produtividade do seu time, que conseguirá adaptar-se a uma nova realidade do mercado de atuação. Da mesma forma, o empreendimento também cresce e garante uma maior satisfação dos consumidores com o atendimento.

Quais cuidados devem ser tomados para atender o cliente de forma personalizada?

Para atender os clientes de forma personalizada e encantadora, é preciso tomar alguns cuidados. A seguir, você pode conferir quais são eles! 

Conheça bem o seu público

Cada empresa tem um público específico – homem ou mulher, criança ou adulto, estudante ou profissional etc. É preciso fazer pesquisas que identifiquem quem são essas pessoas, suas personalidades, os seus gostos e hábitos, entre outras características que o ajudam a descobrir os consumidores que têm grandes chances de comprar um produto/serviço no seu estabelecimento.

Ao fazer isso, as chances de errar na hora de realizar o atendimento vão ser reduzidas, pois conseguirá elaborar uma estratégia assertiva e direcionada para o perfil da sua persona (cliente ideal). Contudo, para saber quem é sua persona, é importante fazer pesquisas, que podem ser por meio de questionários e enquetes nos canais de comunicação da empresa (e-mail, Instagram, Facebook, entre outros). 

Cuide com as respostas automáticas

Inúmeros motivos podem fazer uma pessoa procurar por um atendimento de uma organização, como uma solicitação, elogio ou reclamação. Contudo, a forma automatizada das respostas feitas por meio de sites e aplicativos, por exemplo, costuma irritar muita gente, levando à perda da confiança na companhia.

Isso acontece porque, na tentativa de solucionar o problema, o consumidor não consegue encontrar a opção mais apropriada para sua demanda e acaba tendo uma experiência insatisfatória com o atendimento da empresa.

Por isso, antes de automatizar as respostas, é importante pensar que não existe apenas um problema único que o consumidor pode estar enfrentando, mas diversas solicitações. É nesse sentido que é preciso pensar em respostas personalizadas para cada tipo de questionamento.

Além disso, também é fundamental dar a opção de o seu público falar com um colaborador durante o contato com a companhia, visando a ter um atendimento personalizado e que, realmente, ajude a solucionar as pendências.

Não prometa o que não pode cumprir

Outro erro bastante comum durante o atendimento e que faz muitos consumidores perderem a confiança e a credibilidade em determinada organização é o fato de muitos gestores prometerem algo que não podem cumprir. Isso costuma acontecer em casos de troca de um produto, na divulgação de prazos para resolução de uma demanda ou entrega de algum item etc.

Para evitar que isso aconteça, é importante que o empreendimento tenha uma política de prazos e solicitações padrão, mas que também possa sofrer alterações conforme o nível de emergência da demanda. Ao fazer isso, ficará mais fácil garantir que os profissionais da empresa cumprirão com sua palavra no atendimento personalizado. 

Quais são os benefícios de ter um atendimento personalizado?

O atendimento personalizado traz inúmeras vantagens, visto que ele pode maximizar os resultados da empresa e gerar mais satisfação dos clientes. Confira, a seguir, alguns desses benefícios!

Credibilidade

Quando uma empresa oferece um atendimento personalizado aos seus clientes, ela consegue gerar mais credibilidade. Isso porque as pessoas não vão ter medo de comprar no estabelecimento, pois já sabem que qualquer dúvida que tiverem será solucionada da melhor forma possível e sem grandes complicações. 

Fidelização

Um atendimento de excelência também garante a fidelização dos clientes. Isso porque eles ficam satisfeitos não só com um produto/serviço adquirido, mas com o tratamento dado pela companhia. Isso faz uma grande diferença na hora do consumidor escolher o melhor local para efetivar sua compra.

Fazer com que o seu público se sinta único faz parte desse processo de fidelização, visto que ele percebem que são pessoas importantes para aquela empresa. Por isso, é fundamental que você seja sempre cordial e atencioso, informando sobre as funcionalidades dos itens que estão à venda e respondendo todos os questionamentos dos indivíduos. Assim, a clientela tende a aumentar e ficar cada vez mais satisfeita. 

Maior relevância da marca

Com cada vez mais produtos e serviços sendo disponibilizados no mercado, é notado que diversos setores têm se tornado ainda mais competitivos. Por isso que, para conseguir se destacar da concorrência, é fundamental que a relação com o cliente seja estreitada. 

Quando o consumidor percebe que o atendimento personalizado é realmente de confiança, ele passa a se sentir mais satisfeito com a companhia. Isso fará aumentar as chances de essas pessoas indicarem o seu negócio para os amigos, conhecidos e familiares. 

Aumento dos lucros

A partir de todos os benefícios que citamos anteriormente, fica fácil perceber que você conseguirá aumentar os lucros da empresa. Isso acontece porque os clientes satisfeitos indicam outros clientes, que também fazem a propaganda positiva do seu negócio. O que gera uma reação positiva e de continuidade da sua marca, aumentando os seus rendimentos.

Com o aumento dos lucros, também pode começar a pensar em realizar processo de expansão de sua marca. Isso pode ser feito por meio da abertura de novas unidades, da venda de novos produtos e/ou serviços e da contratação de mais colaboradores, por exemplo. 

Como você pode perceber, o atendimento personalizado é fundamental para o crescimento de toda empresa. Por isso, não esqueça que, para essa estratégia funcionar corretamente, é preciso criar um banco de dados, construir um bom relacionamento com o cliente, interagir de maneira humanizada, melhorar a experiência do consumidor e investir em treinamentos. 

Além disso, é preciso tomar alguns cuidados na hora de implementar atendimento personalizado, como conhecer bem o seu público, atentar às respostas automáticas e não prometer o que não pode cumprir. Dessa forma, conseguirá garantir todos os benefícios que listamos ao longo do artigo: aumento na credibilidade, fidelização dos consumidores, maior relevância da marca e aumento dos lucros.

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