this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Sep 16 15:58:16 BRT 2021
Inovação | INOVAÇÃO
Confira aqui as 6 melhores dicas para inovar!

Há muitas dicas para sair do lugar-comum, como transformar a inovação em tarefa de todos ou testar regularmente novas ideias.

· 16/09/2021 · Atualizado em 16/09/2021
Imagem de destaque do artigo

A inovação pode agregar uma enorme quantidade de benefícios à organização, como o crescimento das vendas e a construção de um negócio alinhado à indústria 4.0. Por esse motivo, é importante conhecer algumas dicas para inovar e obter ótimos resultados.

Ao longo do expediente, a inovação depende de muitas coisas, como a insatisfação com o estado atual dos resultados, reuniões focadas em pesquisa e desenvolvimento (P&D), adoção de novas tecnologias e muitas cabeças pensando sobre eventuais novidades.

Dada a importância do assunto, criamos um artigo completo para você. Aqui, apresentaremos as melhores dicas para inovar e construir um negócio fora do lugar-comum. Boa leitura!

O que é inovação e qual é o seu objetivo?

O termo inovação é, provavelmente, um dos mais utilizados no mundo dos negócios. Não é difícil encontrar materiais que atribuam o sucesso de grandes empresas, como o Google ou a Apple, à sua capacidade de inovar e ganhar dinheiro com isso. Mas o que é inovação?

Primeiro, é preciso entender que inovação não é o mesmo que criatividade. Você pode ser criativo, mas não inovador. Inovar é "ir um pouco além", pois depende da aplicação do "novo", tornando-o realmente útil à empresa, ao mercado ou às partes interessadas no negócio.

Então, vamos assumir o seguinte conceito: inovação consiste na aplicação de ideias capazes de solucionar problemas e gerar um retorno econômico para a organização. Logo, ela ocorre em função da geração de ideias e da sua posterior execução no negócio.

Uma inovação pode ter vários objetivos, como melhorar o atendimento aos clientes, criar novos métodos para a realização do trabalho, promover o desenvolvimento tecnológico ou gerar mais receitas financeiras. Em essência, o seu intuito é resolver problemas latentes.

O que é preciso para inovar no mercado?

Pense na inovação como uma pequena planta. Se você quer que ela cresça e até floresça, deve ter alguns cuidados especiais — como preparar o solo, regá-la frequentemente e expô-la à luz do sol. Sem isso, por melhores que sejam as suas intenções, não dará certo.

Assim como a planta, a inovação depende de um "solo bem preparado". Isso não significa que você precisa aplicar recursos financeiros exorbitantes na geração e na adoção de novas ideias, mas apenas que deve criar um ambiente propício para que coisas novas tenham espaço.

Algumas práticas são inimigas de um ambiente adequado à inovação, por exemplo:

  • não ouvir as ideias dos funcionários;
  • restringir a temática "inovação" à alta administração;
  • não reservar tempo para estudar novos conceitos;
  • deixar de investir no desenvolvimento da equipe de trabalho;
  • ter pouca atenção à modernização dos atuais processos;
  • não aplicar coisas novas por medo de falhar.

Muitas vezes, líderes deixam de inovar por acreditarem que isso é algo caro e complexo. Na realidade, a inovação depende muito mais de criatividade, de disposição para colocar a "mão na massa" e de trabalho conjunto — elementos que custam pouco ou mesmo nada para a empresa.

Quais são as 6 melhores dicas para inovar?

A inovação não se assemelha a uma receita. Portanto, não há uma lista de coisas que você deve fazer e, no final, a inovação estará pronta. Não há um conjunto invariável de regras. Na verdade, a inovação depende muito das pessoas, do contexto e da liderança, que são itens únicos.

Mesmos assim, existem boas dicas para quem quer criar um ambiente propício para que novas ideias surjam, ganhem atenção e sejam aplicadas. Testar coisas novas, estimular os atuais colaboradores em projetos diferentes e investir na tecnologia é um bom exemplo.

1. Transforme a inovação em um trabalho conjunto

A inovação pode até ser resultado de um trabalho solitário, mas o mais frequente é que seja reflexo de uma equipe coesa, engajada e instigada. O motivo é bem simples: muitas cabeças pensam melhor do que uma única.

Portanto, crie pequenos eventos dedicados às inovações. Uma reunião de brainstorming, por exemplo, pode fazer com que os talentos olhem problemas específicos, pensem como um grupo e formulem soluções fora do lugar-comum para tratá-los. Assim, a inovação surge.

Nossa primeira dica, então, é: transforme a inovação em um trabalho de todos, nunca restringindo-a à alta administração ou a consultores especialistas. Eventualmente, reúna a equipe e pense sobre coisas novas. Depois, trie e aplique as melhores ideias.

2. Teste com regularidade coisas novas na empresa

Muitas empresas tornam-se pouco inovadoras porque têm medo de testar. Elas preferem manter o estado atual das coisas, afinal de contas, "em time que está ganhando não se mexe". Se você quer inovar, contudo, é preciso desafiar o estado atual e testar coisas novas.

Nesse aspecto, a sua capacidade de inovar está diretamente ligada à sua capacidade de testar. Quanto mais você testa, mesmo que muitas ideias sejam descartadas, mais chances você tem de encontrar soluções diferenciadas que façam sentido para a empresa e melhorem as coisas.

Atualmente, existem algumas metodologias de trabalho focadas na testagem de coisas novas. O Growth Hacking é um bom exemplo disso, pois exige a criação de times para gerar, aplicar e validar ideias, rejeitando-as ou não, dependendo dos resultados obtidos.

3. Mantenha as suas portas abertas

Como já dito, a inovação não é algo restrito à alta liderança. Na verdade, muitas das melhores ideias surgem dos profissionais que estão na base, como auxiliares, estagiários ou operários. Se você não está disposto a ouvi-los, pode perder grandes oportunidades.

Portanto, deixe a porta do seu escritório aberta. Permita que funcionários de base contem as suas ideias e tenham a oportunidade de testá-las ao longo do expediente. Aproveite, ainda, para reconhecer boas soluções, garantindo que os seus idealizadores sejam premiados.

Quando mesmo os profissionais mais simples podem inovar, você envia uma poderosa mensagem: "Aqui, todos têm vez. Se você tem uma boa ideia, compartilhe comigo e vamos avaliar seus resultados". Assim, tanto a empresa quanto os talentos são beneficiados.

4. Inspire-se com cursos, viagens e eventos

Uma inovação não é necessariamente uma ideia que surgiu do zero, como em um passe de mágica. Por isso, é preciso acompanhar o que outras empresas estão fazendo e o rumo que o mercado está tomando, inspirando-se sempre nas melhores práticas.

Portanto, participe de mais cursos — online ou presenciais, não importa muito. Faça mais viagens para conhecer outros lugares, culturas e costumes. Aproveite, ainda, para participar de feiras ligadas à inovação e à tecnologia, especialmente as mais prestigiadas no seu setor.

À medida que você e a sua equipe ficam inspirados, o horizonte de possibilidades passa a ser ampliado. Surgem novas ideias. Alternativas diferentes aos velhos problemas nascem. Entretanto, se não há inspiração, dificilmente, a inovação vai ganhar espaço na empresa.

5. Melhore os pontos de contato da equipe

Algo curioso é que, com frequência, as melhores ideias surgem em momentos de total descontração, por exemplo, quando alguns amigos estão tomando um café ou simplesmente batendo um papo após algumas horas de trabalho. São situações descontraídas, portanto, férteis.

Na empresa, aproveite para utilizar esses momentos descontraídos em benefício do empreendimento. Crie ambientes nos quais os profissionais possam relaxar, trocar ideias e conversar sobre coisas diferentes. A questão é: quais são esses ambientes?

Há muitas possibilidades, sendo preciso avaliar o perfil dos seus funcionários e o da organização. Um canto especial para o café pode ser uma boa pedida. Se você quiser ir além, também é interessante investir em uma pequena sala de jogos. Momentos após o trabalho, como o happy hour, também podem ajudar muito.

6. Conheça os seus principais problemas

Duas importantes fontes à inovação são a identificação e o estudo de problemas. Dentro da sua empresa, o que não está saindo exatamente como você deseja? Pode ser que os processos de produção estejam morosos ou que os clientes estejam insatisfeitos, entre outras coisas.

Ao identificar um problema, busque por sua causa-raiz (é a causa primária, o que realmente tem ocasionado o efeito indesejado). Em sequência, reflita sobre como lidar com essa causa, neutralizando-a ou eliminando-a de vez do negócio.

Apesar de ser algo simples, a compreensão e a solução de um problema colocam você e o seu time diante de situações novas. É preciso, então, buscar novos métodos de trabalho ou tecnologias gerenciais, itens até então desconhecidos aos talentos e ao negócio.

Qual é a importância da inovação para a empresa?

Agora que você entende o que é inovação, por qual razão inovar e quais dicas podem ser úteis, é importante pensar em uma última coisa: por que investir no assunto? Na verdade, existem muitos benefícios ligados à inovação e até mesmo à criatividade no local de trabalho. Alguns dos principais foram pontuados a seguir:

  • promove a solução de problemas complexos;
  • subsidia melhores resultados à organização e às equipes de trabalho;
  • permite que a empresa esteja na vanguarda do mercado;
  • aumenta a atração e a retenção de gente talentosa;
  • aumenta a satisfação dos clientes finais com a empresa;
  • gera mais bem-estar e qualidade de vida aos funcionários;
  • cria um solo mais fértil à criatividade.

Como se pode observar, inovação é coisa séria. Empresa, profissionais e até clientes finais acabam sendo beneficiados. Exatamente por isso, é preciso investir nas melhores práticas e garantir a construção de um empreendimento que valorize o assunto.

Primeiramente, é fundamental transformar a inovação em uma tarefa de todos. Restringi-la à alta administração ou aos especialistas é um problema. Ademais, é importante testar soluções, motivar as equipes de trabalho e estudar com profundidade os seus atuais problemas.

Gostou das nossas dicas para inovar? Aproveite, agora, para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá os novos artigos e as notícias diretamente no seu e-mail. Vamos lá!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora