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Fri Nov 26 14:12:16 BRT 2021
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Saiba onde buscar tendências de mercado para aplicar em seu negócio

Buscar novas tendências de mercado é fundamental para entender as suas necessidades e oferecer soluções específicas. Veja como fazer isso!

· 23/11/2021 · Atualizado em 26/11/2021
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Você sabe onde buscar tendências de mercado? Essa é uma dúvida que muitos empresários têm, afinal, tal procura é fundamental para entender quais são as necessidades dos seus consumidores e, assim, fornecer as soluções mais adequadas.

Esse acompanhamento, além disso, auxilia o gestor a se planejar melhor quanto às suas compras e às estratégias de vendas e, até mesmo, ajuda-o a provisionar o seu faturamento. Pensando, então, na importância desse assunto, nós resolvemos preparar este conteúdo.

Nele, mostraremos não só onde buscar as tendências de mercado, mas como esse processo pode ajudar a sua empresa. Continue lendo!

Entenda a importância de atentar às tendências de mercado

As tendências de mercado podem ser entendidas como os novos hábitos de consumo que surgem em determinados segmentos e que oportunizam um grande potencial de crescimento para as empresas do nicho. Exemplos disso são alguns movimentos, como a economia colaborativa, o mercado saudável, a sustentabilidade etc.

Em outras palavras, essas tendências podem ser entendidas como um momento de foco do mercado. Assim, representam uma grande oportunidade para que uma organização possa desenvolver novas soluções para atender a essas demandas.

Esse conceito deve ser acompanhado em sua totalidade — ou seja, do início até o fim. Afinal, uma tendência pode não se perpetuar ao longo dos anos. Na realidade, o mais provável é que ela arrefeça e, finalmente, dê espaço a outras. Contudo, enquanto estiver em alta, ela pode proporcionar benefícios muito interessantes para um negócio. Logo a seguir, confira alguns dos principais!

Ajudam no planejamento

Uma das principais vantagens percebidas é o auxílio no planejamento empresarial. Quando você consegue detectar uma tendência de mercado, tem a oportunidade de preparar melhor o seu negócio para atender a essa demanda que está por vir.

Assim, também passa a ter tempo suficiente para preparar a sua equipe, adquirir ferramentas e treinar os usuários, bem como para organizar o seu estoque. Ademais, a identificação desses movimentos abre os caminhos para que as finanças da companhia sejam colocadas em dia, preparando-a para suportar as tendências que estão "nascendo".

Aumentam a satisfação dos clientes

Todo esse processo de preparação faz com que a satisfação dos seus clientes aumente. Afinal, ao perceber uma tendência de mercado, você se antecipará no desenvolvimento ou no fornecimento de soluções específicas para atender a essas novas necessidades.

Consequentemente, os seus consumidores se sentirão mais satisfeitos em fazer negócios com a sua organização, haja vista que ela oferece as soluções que eles estavam buscando. O mesmo vale para quando ela passa a resolver problemas que eles sequer sabiam que existiam.

Quando você atinge um alto nível de satisfação do público, ocorre um processo chamado fidelização. A partir desse momento, essas pessoas passarão a retornar ao seu estabelecimento outras vezes e, geralmente, para gastar mais do que nas últimas compras. Ter clientes fiéis é imprescindível para o sucesso de qualquer empreendimento e é importante ter em mente que estar atento às novidades e às tendências do mercado é uma das formas de fidelizá-los.

Melhoram as previsões de faturamento e de lucratividade

Com um negócio atento aos movimentos futuros e que ofereça as soluções esperadas pelo mercado, você também terá uma melhora na previsão de faturamento e, consequentemente, na lucratividade. Isso porque reconhecer essas tendências não proporcionará impactos positivos apenas nas vendas.

A verdade é que a gestão de custos também é beneficiada, já que, da mesma forma que é possível planejar o seu negócio para atender às necessidades dos seus clientes, você também será capaz de mensurar melhor os recursos que devem ser empregados.

Proporcionam um diferencial competitivo

Por fim, estar atento às tendências de mercado também proporciona um diferencial competitivo ao seu negócio. A sua empresa passará a ser enxergada como um estabelecimento que está à frente do seu tempo, antecipando as necessidades do público e oferecendo soluções mais efetivas para ele.

Obviamente, os concorrentes enxergarão as suas movimentações e também tenderão a seguir o que foi percebido por você. Contudo, quando eles "chegarem lá", o seu negócio já terá explorado um grande percentual do mercado. Além disso, esses empresários precisarão passar por todo o processo de aprendizagem que você já superou.

Confira onde buscar tendências de mercado

Agora que você entendeu como as tendências de mercado podem impactar o seu negócio, mostraremos formas simples de identificá-las. Continue lendo!

Fontes do Sebrae

Atualmente, uma das formas mais interessantes de consultar as tendências de mercado é por meio do DataSebrae. Trata-se de uma plataforma em que o usuário pode conhecer praticamente tudo sobre qualquer segmento de negócios.

Ela é totalmente gratuita e foi criada com o objetivo de apoiar os empreendedores no desenvolvimento de suas estratégias de negócios. Nela, é possível encontrar indicadores econômicos e sociais. Além disso, você encontrará informações sobre pequenos negócios que são divididos entre regiões, estados e municípios.

Tudo isso, como um plus, é apresentado de forma muito simples e intuitiva. Desse modo, para conhecer a realidade atual do seu empreendimento e traçar as tendências para o futuro, o DataSebrae é a plataforma ideal. Entre as principais fontes de dados, você encontrará:

  • o total de empresas por município;
  • o faturamento médio de empresas do Simples Nacional;
  • a taxa de sobrevivência das organizações;
  • o índice de concorrência;
  • os dados populacionais para ajudar a entender o perfil do seu público, entre outras informações.

WGSN

Além do DataSebrae, você também pode utilizar ferramentas externas. Um exemplo é a WGSN. Essa é uma empresa especializada em análise de tendências. Basicamente, o trabalho dela é observar as ruas, as feiras e as exposições de produtos para a realização das previsões de comportamento do consumidor.

Ou seja, trata-se de um trabalho robusto e que demanda uma grande equipe de especialistas. Logo, é um serviço pago. Para ter acesso às informações levantadas, o interessado deve custear uma assinatura mensal ou anual.

TrendWatching

Outra empresa que atua no ramo de observação de tendências é a TrendWatching. Há mais de 18 anos no mercado, ela conta com colaboradores especializados em "caçar" comportamentos de consumo em todo o país. Dessa forma, eles orientam as companhias sobre inspirações e ideias promissoras para os próximos períodos.

Assim como no exemplo anterior, para ter acesso às informações sobre as tendências de mercado, a sua organização deve arcar com o custo desse serviço fornecido pela TrendWatching.

Veja as dicas que podem auxiliá-lo na identificação das tendências

Agora que você entendeu como encontrar as melhores tendências de mercado, nós mostraremos algumas dicas para acompanhar esses movimentos. Continue lendo!

Acompanhe pessoas do seu nicho de atuação

Uma dica interessante é acompanhar os perfis ou os canais de pessoas/influencers que atuam no mesmo segmento que o seu e que exploram um mercado maior. Geralmente, esses profissionais já estão de olho nas principais tendências do seu setor e podem dar dicas de soluções que serão buscadas nos próximos meses ou nas semanas seguintes.

Ter acesso a essas pessoas — mesmo que de forma digital — é algo muito interessante e que não era possível há pouco tempo. Portanto, aproveite todo o poder das redes sociais para ficar “bem próximo” desses profissionais.

Realize pesquisas com os seus clientes

Há quem diga que muitos consumidores sequer sabem do que realmente precisam para solucionar os seus problemas. Existem casos em que um indivíduo nem imagina que um determinado ponto pode ser melhorado. Contudo, fazer pesquisas com o seu público pode ajudá-lo a ter insigths interessantes sobre as tendências de mercado.

Nesse caso, o foco não é receber respostas diretas dos entrevistados. Na verdade, a ideia é entender quais são as suas necessidades mais ocultas e verificar se elas podem gerar ideias de soluções inovadoras que podem ser oferecidas aos consumidores.

Fique de olho nos seus concorrentes

Analisar a concorrência também é outro ponto fundamental para reconhecer as tendências de mercado. Essa prática é interessante para analisar os pontos fracos que não estão sendo supridos por essas empresas, abrindo, então, oportunidades para lançar novos produtos ou serviços ao público.

A observação dos concorrentes, contudo, jamais deve ser no sentido de copiar alguma estratégia que eles estão aplicando. Inclusive, isso pode ser bem prejudicial para a sua empresa, pois estamos tratando de negócios completamente distintos. Assim, o foco é simplesmente captar informações e verificar como o seu empreendimento pode se posicionar frente às ações de outras empresas que competem pelo mesmo mercado.

Analise os padrões de consumo

Também é muito importante avaliar os padrões de consumo para não cair no erro de acreditar que um simples modismo — ou seja, um movimento passageiro e que rapidamente será deixado de lado — é uma verdadeira tendência de mercado.

Não é raro encontrar empresários que fazem grandes alterações no seu escopo de negócios para atender a necessidades muito pontuais que se dissipam em semanas ou em questão de dias. Por isso é tão importante contar com ferramentas que demonstrem as verdadeiras tendências, como as que mencionamos anteriormente.

Estude o que as pessoas estão pesquisando na internet

É também interessante ver o que as pessoas estão pesquisando nos canais de busca, tais como o Google, o Bing etc. Para tanto, existem ferramentas que demonstram esse tipo de tendência. Alguns exemplos são da própria companhia Google, como o Trends.Keyword Planner

A verdade é que nós podemos concluir que saber onde buscar tendências de mercado não é algo tão complexo quanto parece inicialmente. Fato é que, com as ferramentas corretas em mãos e seguindo as dicas que mencionamos neste conteúdo, você não terá dificuldades para realizar essa tarefa e terá a oportunidade de se destacar perante a concorrência, elevando exponencialmente os seus resultados "surfando" nas ondas certas.

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