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Rede de negócio, inspiração, contato com outros empresários e atividades na medida para você e para ajudar a sua empresa crescer
Que bom que você chegou aqui! Hoje vou te apresentar uma dica que vai te ajudar bastante. Para conseguir estar por dentro das constantes mudanças do mundo dos negócios, é essencial aprender constantemente, e para você não ficar por fora dessas mudanças, conheça o Curso Online WhatsApp Business como ferramenta de vendas. O que você vai aprender? No curso de WhatsApp Business Como Ferramenta de Vendas o participante irá aprender ações de marketing (aviso de novidades, promoções, mensagens personalizadas entre outras utilidades) assim como realizar comunicação interna, responder dúvidas dos clientes e obterem mais dados sobre a interação com eles. Qual o formato? O curso "WhatsApp Business Como Ferramenta de Vendas" é TOTALMENTE ONLINE e acontece pela Plataforma de Educação do SEBRAE/PE, o SEBRAE EDU. Dá uma conferida abaixo como funciona: Ao fazer a inscrição aqui na loja, você vai receber por e-mail em até 10 minutos seu login e senha para acessar o seu curso no SEBRAE EDU: www.sebraeedu.com.br. Lá você vai poder assistir a todos os vídeos relacionados ao seu curso, consultar os materiais de apoio e ainda interagir com os outros participantes. Além disso, o SEBRAE estará com você ao seu lado, te apoiando e tirando suas dúvidas. E não se preocupe! A gente tem uma equipe exclusiva para te ajudar dentro da plataforma. Confere o passo a passo para te guiar no acesso à plataforma: https://youtu.be/gFhACNh32_k Ficou curioso? Então vem com a gente! :)
Construir um bom relacionamento com o paciente é o ponto-chave para ter sucesso em uma clínica ou em um consultório. Além de preservar um cliente, esse processo também contribui para a divulgação de um negócio. O popular marketing boca a boca é uma das mais poderosas e eficientes estratégias de divulgação. Ele é alcançado por meio do bom relacionamento com todo paciente que entra e sai do seu estabelecimento. Pensando na importância do assunto, nós resolvemos escrever este artigo. Os pontos positivos do bom relacionamento com o paciente Inicialmente, destacaremos os pontos positivos que podem ser conquistados com o bom relacionamento com o paciente. Veja quais são a seguir! Fidelização do paciente Inicialmente, temos a fidelização. Esse processo significa manter uma pessoa fiel ao seu estabelecimento. Ou seja, implementar na mente do paciente que o seu empreendimento é o melhor em termos de qualidade no atendimento e no serviço. A fidelização faz com que a pessoa não pense em mudar de profissional ou buscar outro consultório. Assim, sempre que ela necessitar dos procedimentos realizados pela sua unidade, ela se lembrará de você. Menor custo com marketing Quem tem clientes fidelizados em um estabelecimento também consegue uma redução considerável no custo com marketing e com publicidade. Isso se deve, especialmente, ao fato de existirem consumidores sempre prontos para utilizar os seus serviços. Basicamente, se você tem muitos clientes fidelizados em seu estabelecimento, não é necessário gastar mais dinheiro com publicidade e propaganda para atrair esses consumidores. Afinal, eles já são seus clientes e, quando existir a necessidade, eles procurarão o seu empreendimento. Menor resistência na marcação de consultas Outro ponto importante é a redução da resistência no momento de marcar consultas. Um dos motivos para que um paciente resista ao agendamento de um horário é a desconfiança quanto à qualidade dos serviços prestados pelo seu consultório. Por outro lado, quem tem clientes fidelizados e preocupa-se com o atendimento ao paciente não tem esse problema. Afinal, a pessoa já conhece o seu trabalho e essa desconfiança, simplesmente, não existe. Facilidade no retorno Outro ponto importante é a facilidade no retorno do paciente. Quando uma pessoa é bem atendida e recebe um serviço de qualidade, é quase inevitável que ela volte a se consultar em seu estabelecimento. Afinal, vale a pena lembrar que adotar as medidas que mencionaremos neste artigo proporcionará a fidelização do paciente. Logo, sempre que ele precisar dos serviços oferecidos por você, ele se lembrará do ótimo suporte que recebeu da última vez em que se consultou. As 7 técnicas de relacionamento com o paciente Entendida a importância de implementar técnicas de relacionamento com o paciente para divulgar o seu negócio, mostraremos quais são elas. Continue lendo! 1. Tenha um contato mais próximo com o paciente Ter um contato mais próximo com o seu paciente é essencial para o bom relacionamento e para a divulgação do seu estabelecimento. Esse aspecto faz com que o seu cliente seja direcionado e encorajado a entender os seus problemas relacionados à saúde de maneira mais precisa e definida. Ao longo do tempo, nós fomos perdendo a proximidade e o contato com as pessoas. Atualmente, existem robôs que substituem o trabalho de um indivíduo e isso vem reduzindo o contato e a interação humana, o que é bom por um lado. Afinal, a utilização da tecnologia agiliza os processos de atendimento. Por outro lado, entretanto, é preciso ter em mente que o contato mais próximo com o paciente é essencial para desenvolver um bom relacionamento com ele. Além disso, fazê-lo facilita o seu entendimento quanto às necessidades dessa pessoa, dando mais precisão aos diagnósticos. 2. Desenvolva a empatia Empatia significa se colocar no lugar da outra pessoa. Em outras palavras, é entender o que ela sente e como está vivenciando um momento delicado na vida. Esse tipo de abordagem é essencial para os profissionais que exploram algum ramo relacionado à saúde física e/ou mental e, até mesmo, à estética. O profissional que não se coloca no lugar do outro corre um sério risco de ser um pouco insensível. Acredite, isso não é difícil de acontecer. O dia a dia de alguém que atua na área da saúde faz com que ela crie certos comportamentos habituais relacionados à naturalização de algumas situações ou doenças que acometem as pessoas. Não permita que isso aconteça com você. Lembre-se de que as pessoas que entram em seu consultório têm histórias de vida totalmente distintas umas das outras. Antes de ter um primeiro contato, é impossível saber o que, de fato, afeta aquele paciente e o real impacto que o problema está causando em sua vida. Mesmo que seja alguma coisa simples, sempre tenha em mente que a pessoa que procura o seu estabelecimento já pode estar abalada. Logo, ser empático fará toda a diferença no tratamento e na recuperação desse paciente. 3. Evite atrasos Não há nada mais desgastante para o relacionamento com o paciente quanto o atraso no horário de suas consultas. Alguns profissionais, simplesmente, não têm a menor preocupação com esse aspecto. Eles não percebem que, aos poucos, estão jogando fora a oportunidade de fidelizar o seu cliente. Esse tipo de prática gera descontentamento no seu paciente. Logo, dificilmente, ele voltará ao seu consultório ou à clínica. Além disso, não existirá a divulgação positiva da sua empresa. Inclusive, quem fica por muitos minutos ou horas esperando pode provocar o efeito oposto — ou seja, criticar o seu tralho e fazer uma publicidade negativa com relação a ele. Portanto, evite ao máximo se atrasar nas consultas. Se você demora, em média, 40 minutos para finalizar um atendimento, insira mais 15 ou 20 minutos entre um paciente e outro, mesmo que isso gere uma quantidade menor de consultas no dia. Afinal, é melhor atender a uma pessoa com o máximo de qualidade do que um número grande, mas de forma inadequada. Além disso, é importante entender que as pessoas têm os seus próprios compromissos e horários. Logo, para a maioria dos consumidores, permanecer um longo tempo aguardando um atendimento pode ser extremamente prejudicial. 4. Crie um canal para reclamações Outro ponto importante é criar um canal para o registro de reclamações. Por meio dele, é possível saber o que o seu paciente pensa sobre o seu consultório. Esse simples canal de interação pode proporcionar dicas valiosas sobre melhorias que você pode fazer no espaço. Você jamais deve negligenciar uma reclamação. No entanto, é preciso entender aquelas que são reais e que precisam ser observadas e separar as que não o levarão a lugar nenhum. 5. Utilize a tecnologia como a sua aliada Outro ponto importante é utilizar a tecnologia como a sua aliada. Muitas das ferramentas informatizadas que temos hoje foram criadas para estreitar e facilitar a comunicação entre os usuários. Porém, atualmente, existem recursos que podem ser utilizados para as mais diversas finalidades. Eles podem ser, por exemplo, empregados na gestão financeira do seu consultório. Entretanto, servem, principalmente, aos profissionais para organizar agendamentos, acompanhar consultas realizadas, entre outros aspectos. Também é possível utilizar as redes sociais para agregar ainda mais valor aos seus serviços. Isso pode ser feito criando perfis que têm por objetivo dar dicas e orientações gerais sobre o tipo de tratamento ou de procedimento que você realiza, indicando a necessidade de procurar um profissional da área para resolver esses problemas. 6. Diversifique os canais de comunicação Também é muito importante diversificar os canais de comunicação com os seus pacientes. Ter várias formas de chegar até eles pode fazer toda a diferença no seu atendimento. Graças à tecnologia, é possível fazê-lo. Uma dica é utilizar o WhatsApp Business, por exemplo. No entanto, você precisa ter cuidado com o tom empregado nas conversas. Seja o mais profissional possível e oriente os seus colaboradores com relação à forma como o atendimento nessas plataformas deve ser feito. Entretanto, ser profissional não significa que você deve ser arrogante ou grosso. O suporte por meio de texto pode ser, naturalmente, um pouco mais frio. Portanto, é interessante sempre pensar na empatia e buscar ser simpático na hora de se comunicar com os seus pacientes. 7. Invista em um ambiente agradável Por fim, é fundamental investir em um ambiente agradável para os seus consumidores. Por mais que você cuide dos horários de agendamento para evitar atrasos, ainda é importante ter um local adequado para que o paciente aguarde o seu horário de atendimento. Por exemplo, é possível que ele chegue ao consultório muito antes da hora marcada. Nesses casos, ele precisará esperar e o ideal é que esse tempo seja o mais agradável possível em um ambiente aconchegante. Vale a pena, então, inserir alguns mimos, como cafezinho, biscoitos, revistas e um aparelho de TV. Por fim, é fundamental que você entenda que o seu paciente precisa deixar de ser apenas um simples consumidor e tornar-se um fã do seu estabelecimento. Isso acontecerá a partir do momento em que você aplicar cada uma dessas técnicas de forma eficiente e contínua. Assim, concluímos que a adoção desse tipo de estratégia de relacionamento com o paciente acabará por resultar na marcação de um número maior de consultas e, consequentemente, no aumento do faturamento e da lucratividade do seu negócio. Gostou dessas dicas? Se quiser ficar por dentro de todas as postagens que fizermos a partir de agora, assine a nossa newsletter. Assim, você não perderá nenhuma novidade do nosso blog!
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O plano de negócio é um passo essencial para todo o empreendedor que deseja fazer o seu negócio crescer e prosperar ao longo do tempo. Sem ele, é muito difícil entender as necessidades de uma empresa, bem como as formas de agir frente aos desafios que aparecem diariamente na vida de um empresário. Ele é um mapa que demonstra o caminho que deve ser percorrido pelos gestores do negócio — e, para que isso aconteça, é essencial que seja muito bem montado a partir de passos essenciais, ou seja, que não podem faltar em qualquer elaboração de um plano como esse. O que é um plano de negócio e qual a sua importância? Um plano de negócio é, basicamente, o projeto de como uma empresa funcionará ao longo da sua existência. Ele passa pela forma de obtenção de investimentos até os processos de marketing e vendas. Para tanto, abrange os objetivos e propósitos de um negócio. O seu papel é auxiliar o empresário na tomada de decisões, especialmente aquelas que são relacionadas a investimentos para o futuro e que podem impactar diretamente o sucesso e o crescimento do empreendimento. Quais são os principais benefícios do plano de negócio? Entendido o conceito do plano de negócio, é importante identificar o porque de realizar esse tipo de processo dentro da sua empresa. Para tanto, mostraremos alguns dos principais benefícios que podem ser conquistados por meio dele. Continue lendo! Visão mais ampla do negócio Uma das vantagens do plano de negócio é a possibilidade de desenvolver uma visão mais ampla da sua empresa e das atividades que ela exerce. Muitos empreendedores não entendem, de fato, as principais características de seus próprios empreendimentos. Isso porque eles não desenvolveram uma visão ampla da empresa. Muitos ficam restrito a apenas uma área e, simplesmente, esquecem da outra. O erro mais grave é não entender que o sucesso de uma empresa depende da perfeita harmonia entre todos os seus departamentos. Não adianta, por exemplo, dar total atenção aos canais de vendas e gerar muita receita para o negócio sendo que as compras estão gerando prejuízo, consumindo todo o faturamento gerado pelo departamento de vendas. A visão ampla proporciona o entendimento todo os setores, apontando gargalos e desafios que precisam ser superados para que o negócio se mantenha saudável. Garantia de maior segurança Um bom plano de negócios também garante maior segurança para a sua empresa. Ao ter uma visão mais ampla, como mencionamos, você será capaz de eliminar uma grande parte dos riscos que rondam o seu negócio. Isso não significa que todos eles serão eliminados por completo, mas, sim, que existe uma grande chance de o empresário conseguir identificá-los e suprimi-los antes que gerem impactos mais significativos. Redução de falhas Outro ponto que merece ser destacado é a redução de falhas. Isso porque, o plano de negócio abrange a regulação de todos os fluxos de trabalho, criando procedimentos precisos que auxiliam bastante na diminuição do número de erros cometidos no dia a dia e que podem gerar resultados negativos no futuro. Atuação como um indicador Por fim, um bom plano de negócio é capaz de servir como um indicador do sucesso de uma empresa. Por meio dele, será possível identificar se as metas definidas foram atingidas pela equipe. Nesse caso, ele atua como um balizador do sucesso da empresa, gerando informações que podem mudar completamente o seu futuro. Sem isso, é provável que a companhia caminhe durante anos por rumos que podem não ser o que foi determinado pelo empresário na sua concepção, aumentando as chances de fracasso. Quais são os 5 passos essenciais para elaborar um plano de negócio? Entendido o conceito e a importância de adotar um plano de negócio, passaremos para a parte prática deste conteúdo. Nos próximos tópicos, apresentaremos os passos essenciais que devem ser adotados para a implementação desse processo. 1. Reunir informações sobre a empresa Você certamente já deve ter ouvido alguém dizer que para definir para aonde quer ir, é preciso saber em que ponto está, certo? Essa expressão é totalmente verdadeira para as pessoas naturais e as empresas. Não há como imaginar um crescimento planejado e ordenado sem identificar o momento pelo qual o negócio vem passando. Isso porque as ações são completamente diferentes para cada tipo de estágio de uma empresa. Um empreendimento que vem gerando resultados consistentes durante um tempo deve ter um tratamento totalmente diferente daquele que passa por dificuldades. A única forma de identificar o ponto em que a sua empresa se encontra é por meio de informações — e ninguém tem mais autoridade e conhecimento para fazer isso do que empresário ou gestor do negócio. Por isso, o passo primordial para a implementação desse processo é a reunião de informações sobre o seu próprio negócio. Entre elas, podemos destacar: faturamento dos últimos meses; composição de custos; indicadores de endividamento e outros índices financeiros; demonstrações contábeis de períodos anteriores; dados sobre folha de pagamento, tais como valores pagos mensalmente, tributos, número de colaboradores etc. 2. Fazer uma análise de mercado O próximo passo é realizar uma análise do seu próprio mercado. É importante entender a necessidade que ele possui e verificar as oportunidades que podem ser extraídas. Sempre tenha em mente como a sua empresa pode suprir algum tipo de falta que existe em seu mercado. Por exemplo, imagine que você tem uma loja de sapatos comum, como outras que já existem na sua cidade. Além disso, suponha que você descobriu que existe um número grande de pessoas que precisam de calçados estilosos e bonitos, porém, com numerações maiores, como 48 ou 50. Você percebe que o mercado não consegue atender essa necessidade. Nesse ponto, podemos analisar que existe uma oportunidade a ser explorada. Todo segmento tem algumas necessidades ocultas que não estão sendo devidamente atendidas. Você, portanto, tem o papel de ter a sensibilidade de identificá-las e propor soluções inovadoras e eficazes. 3. Definir quem são os seus clientes Definir quem são seus clientes é outro ponto que deve ser colocado em seu plano de negócio. Isso favorecerá dois aspectos cruciais para a empresa. O primeiro e mais óbvio é o retorno em vendas; e o segundo, quase sempre esquecido pelos gestores e empresários, o gasto para trazer consumidores para a sua empresa. Discorreremos mais sobre isso em outro tópico deste artigo. Definir os clientes ou o público-alvo que você pretende atingir pode ser bastante desafiador para algumas pessoas. Para fazer isso, é importante avaliar as seguintes características: medos, desejos e anseios mais latentes; eventuais necessidades; pontos de divergência que gerem dúvidas, objeções ou questionamentos sobre os produtos da sua empresa; o que eles mais assistem na TV; páginas ou perfis nas redes sociais que costumam seguir/visitar; gostos pessoais, tais como seus hobbies, fazer compras em shoppings, sair com amigos, viajar etc.; o tipo de conteúdo que costumam acessar na internet, entre outros aspectos que você julgar importante. A partir dessas dicas, será possível criar um personagem, que também chamamos de persona, que seria a personificação do seu cliente ideal. Assim, é possível criar uma comunicação mais efetiva e direcionada exclusivamente às pessoas que têm maiores chances de fazer negócios com sua empresa. 4. Analisar os seus concorrentes Outro ponto fundamental é a análise dos concorrentes. Isso não deve ser feito para copiar estratégias de outras empresas. O foco principal é verificar em quais pontos eles estão errando e como a sua empresa pode adotar medidas para melhorar esses erros. Além disso, a análise da concorrência também é interessante para lançar produtos inovadores que nenhuma outra empresa vem oferecendo em sua região. 5. Trabalhar o marketing e a divulgação do negócio O marketing é um ponto essencial para quem deseja montar um plano de negócio. É preciso definir quais canais serão utilizados para divulgar os seus produtos e serviços, bem como as estratégias que serão utilizadas. Esse processo leva em consideração alguns pilares muito importantes, porém, os mais impactantes são a identificação do seu público-alvo e os locais em que suas campanhas de marketing serão disseminadas. Suponhamos que você tem uma loja de cosméticos voltada ao público feminino e deseja fazer uma campanha de marketing para trazer pessoas ao estabelecimento. Para isso, portanto, coloca um anúncio no meio do intervalo de uma partida de futebol. Sabemos que o esporte é amado por homens e mulheres, porém, não é segredo para ninguém que o público dessas programações é predominantemente masculino. Agora, imagine que a empresa também resolveu trabalhar o mesmo anúncio com uma digital influencer que dá dicas para as mulheres se vestirem no Instagram. Qual estratégia foi vencedora: aquela inserida no intervalo do jogo de futebol ou a que foi feita pela digital influencer? Certamente, a segunda opção — e isso só foi possível porque você soube identificar os locais de divulgação em que existem mais pessoas com o perfil de consumo que a sua loja precisa. Nesse caso, o dinheiro investido com a campanha durante o jogo de futebol foi desperdiçado. Além de não gerar o engajamento esperado, você perdeu a oportunidade de investir mais recursos em estratégias de marketing realmente eficientes. Por isso, a definição do público-alvo é tão importante. Por fim, nós podemos concluir que abrir uma empresa é um processo que abrange uma série de desafios. Entretanto, se o gestor contar com um plano de negócio bem estruturado, pode ter mais facilidade durante essa etapa. Isso porque ele funcionará como um instrumento que minimizará os desafios, contribuindo substancialmente para o sucesso do seu empreendimento. Se você gostou destas dicas e acredita que elas podem ajudar outras pessoas, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, os seus amigos também terão acesso a essas informações extremamente relevantes para os seus respectivos negócios.
A produção e comercialização de artigos alimentícios demanda muitos cuidados com a qualidade e a segurança dos produtos. Contaminações e falhas podem trazer graves danos à saúde do consumidor, gerando processos judiciais e prejudicando a imagem da empresa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conta com diversas normativas e procedimentos de inspeção. Estar de acordo com essas regras é imprescindível para a manutenção do negócio e garantir um produto de excelência e certificado para os clientes. A queijaria e vigilância sanitária devem avançar em conformidade, proporcionando alimentos de alto padrão e de valor competitivo para o público. Neste conteúdo especial que preparamos, vamos mostrar diversas informações sobre as exigências da Anvisa para os estabelecimentos que trabalham com a fabricação de queijo artesanal. Continue acompanhando para entender mais sobre o assunto! Qual é o objetivo das regras da vigilância sanitária para queijarias? Produtos de origem animal exigem regulamentações mais específicas e severas em relação aos cuidados de preparo e armazenagem. Os laticínios, se não inspecionados e o gado estiver doente, podem ser agentes de transmissão de doenças. Além disso, eles são produtos altamente perecíveis e sujeitos às intervenções de bactérias e fungos, caso não sejam mantidos em condições adequadas. Por isso, é essencial que haja um controle muito rigoroso de todo o processo de produção e distribuição de queijos e outros laticínios. A Anvisa faz uma inspeção bastante severa, o que contribui para a qualidade do produto e para o grande reconhecimento dos queijos artesanais no mercado. Além disso, os cuidados ajudam a garantir segurança, qualidade e bom valor nutritivo a esses alimentos. O que a vigilância sanitária exige em relação aos seguintes aspectos? Há vários aspectos relevantes que são avaliados pela Anvisa para que a queijaria possa estar em operação e ter um bom crescimento. Vamos detalhar o tema a seguir, em diversos tópicos explicativos. Venha com a gente! Produção dos queijos Para a produção dos queijos, a propriedade deve estar livre de tuberculose e brucelose animal, com a comprovação por certificado, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Tuberculose e Brucelose. Além disso, é essencial haver controle de mastite, com animais passando por análises em laboratório. Isso ajuda a garantir o bem-estar do rebanho e evita que o leite seja contaminado. É proibido o uso de estimulantes para secreção de leite, pois isso caracteriza violação do direito do animal e submete o alimento a agentes tóxicos. Destacamos, também, que é vedada a retirada de leite no último mês de gestação da fêmea e na fase colostral. Outra questão essencial são as boas práticas de ordenha e fabricação, sempre fornecendo condições confortáveis e adequadas para as vacas e com boas medidas de higiene e bem-estar animal. Lembramos, ainda, de que o leite deve ser submetido à filtração antes de ser processado. Higiene pessoal Os colaboradores da queijaria devem passar por capacitações regulares e realizar todas as medidas de higiene pessoal necessárias para o trabalho. Isso inclui a higienização frequente das mãos, a limpeza de calçados e o uso correto de uniforme e EPIs, como luvas, botas, uniforme e máscara. Com a pandemia de coronavírus, é essencial, ainda, fazer uso frequente de álcool em gel e manter o distanciamento adequado entre colaboradores. Armazenamento Os queijos e insumos devem ser armazenados em local limpo e em temperatura adequada. Os itens que precisam de refrigeração devem ser guardados de forma que haja a possibilidade de circulação de ar entre eles. Os produtos de limpeza precisam ser colocados em local específico, longe dos alimentos, para evitar o risco de contaminação. Instalações É necessário que a queijaria tenha instalações adequadas de barreira sanitária, ou seja, locais para higienização de calçados e mãos e áreas coerentes para recepção do leite, fabricação, maturação (caso o processo se aplique à sua produção), embalagem, armazenagem, expedição e almoxarifado. Todas as tubulações para transporte do leite devem ser de materiais não tóxicos e de fácil higienização. A queijaria precisa, também, de um número adequado de instalações para higienização, com vestiários e sanitários para a equipe. É essencial ter controle da potabilidade da água usada na produção, com limpeza semestral dos reservatórios. A água deve ser filtrada e clorada, ou pode não ter cloro, porém, nesse caso, deve ser avaliada periodicamente. Outra questão importante é ter um curral de espera, em condições adequadas de higiene e bem-estar dos animais. A coleta de leite também deve ser realizada com todos os cuidados necessários, para evitar contaminações. Caso a queijaria utilize, como matéria-prima, leite de propriedades vizinhas, ela precisa contar com laboratório para inspecionar esse insumo. De toda forma, é necessário fiscalizar o leite e os queijos com regularidade. Como atender às normas da vigilância sanitária para queijarias? Há diversas medidas para atender às normas da vigilância sanitária para queijarias. Entenda melhor o tema a seguir! Mantenha o ambiente adequado Todo o ambiente de trabalho deve ser limpo e higienizado com frequência, cumprindo todas as regulamentações estabelecidas pela Anvisa. É essencial contar com muitas torneiras para a lavagem das mãos e dos utensílios, além de utilizar materiais adequados para armazenagem e transporte do leite e dos queijos. Os currais devem ser limpos com frequência, para evitar mau cheiro e mal-estar para os animais. Outra questão importante é criar um ambiente seguro para os colaboradores. Tudo deve ser organizado de forma a facilitar a circulação. O piso deve ser facilmente higienizável, mas sem ser escorregadio, para evitar acidentes. Em relação a itens cortantes e equipamentos que ofereçam risco, deve haver um treinamento rigoroso dos profissionais para que não aconteçam problemas. Fiscalize a queijaria com a vigilância sanitária As fiscalizações devem ser realizadas com frequência adequada, para que, se houver qualquer irregularidade, o problema possa ser resolvido de imediato. As avaliações contribuem para a conformidade do negócio com as exigências da Anvisa e minimizam riscos de contaminações. É essencial, também, que os animais passem por exames periódicos com médicos veterinários e sejam alimentados de forma saudável e nutritiva. A postura dos gestores deve ser sempre preventiva, pois a ocorrência de algum problema ou alguma infecção pode resultar em graves danos para os consumidores e gerar prejuízos para a imagem do negócio. Com os procedimentos de fiscalização, seus queijos podem ganhar certificados de qualidade, o que é um ótimo diferencial competitivo da marca. Isso auxilia na expansão do negócio, no aumento do número de canais de venda e no fortalecimento da imagem da empresa. Treine seus colaboradores Capacitando a equipe, você instrumentaliza os colaboradores com os conhecimentos necessários para a realização do trabalho com qualidade e eficiência. Essa proposta ajuda a evitar equívocos, além de ser muito positiva em situações de modernização do negócio e de inserção de novas tecnologias. Os treinamentos contribuem para a equipe estar mais preparada no caso de ocorrência de qualquer emergência ou inconformidade. Dessa forma, o problema pode ser corrigido com agilidade e precisão. Invista em melhorias na queijaria e vigilância sanitária Novos recursos e técnicas surgem no mercado, proporcionando condições para aprimorar processos e melhorar o desempenho da produção. Há diversas possibilidades e inovações surgindo a partir de pesquisas e que podem contribuir muito para melhores resultados e potencializar a qualidade dos produtos. Dessa forma, o investimento em melhorias é essencial e abre oportunidades para a criação de uma cultura de excelência e de aperfeiçoamento contínuo. Esse cenário possibilita a melhora nos resultados, além da valorização por parte do consumidor e do mercado do queijo produzido. Priorize o bem-estar animal e a qualidade de vida dos profissionais Toda empresa tem uma função social importante na sociedade. Assim, é imprescindível que a ética oriente todas as ações da queijaria. A qualidade de vida dos profissionais deve ser valorizada, sempre fornecendo ótimas condições de trabalho e respeitando todos os direitos trabalhistas. O bem-estar dos animais também deve ser uma prioridade, com instalações adequadas, respeito às necessidades do gado e todos os cuidados para proporcionar saúde e integridade para o rebanho. O tratamento deve envolver cuidados e acolhimento, valorizando o papel que esses animais exercem no fornecimento de matéria-prima para o preparo do queijo. Essas medidas ajudam a criar um ciclo positivo na produção, gerando uma cadeia de trabalho baseada em valores e na conformidade com princípios éticos. Dedique atenção para todas as normativas necessárias em relação à COVID-19 A pandemia de coronavírus exige que as normas sanitárias sejam seguidas com ainda mais cuidado e que precauções além das convencionais sejam tomadas. Uma contaminação no queijo pode gerar graves danos e desencadear processos contra a empresa. Com a pandemia, os cuidados se tornaram ainda mais importantes, para evitar a disseminação da COVID-19 entre colaboradores e clientes. Assim, quanto mais medidas preventivas, melhor para a segurança do profissional e para a saúde do consumidor. Avalie as fontes das quais você adquire insumos Qualquer recurso utilizado na produção deve ser rigorosamente escolhido, com avaliações adequadas sobre a qualidade e segurança dos processos produtivos do fornecedor. Caso trabalhe com leite de propriedades próximas, por exemplo, verifique as condições da produção e do rebanho, pois qualquer infração às normas pode interferir no seu processo e prejudicar o nome da sua queijaria. Além disso, avalie rigorosamente e não trabalhe com uma propriedade que realize alguma infração do direito animal ou das normas ambientais. Valorize estabelecimentos que contam com uma cultura ética e de respeito ao meio ambiente. É muito importante respeitar o que diz a vigilância sanitária, não só para manter o negócio, mas para preservar a saúde dos clientes. Atender às exigências da Anvisa é um compromisso, pois a organização cumpre com seu papel social. Para isso, é essencial promover processos de educação corporativa, buscar manter a saúde e o bem-estar dos animais e verificar se as fontes de insumos são credenciadas e certificadas. Busque realizar inspeções periódicas para a conformidade da queijaria e vigilância sanitária. Gostou de aprender sobre as exigências da Anvisa para queijarias? Aproveite e siga o Sebrae-PE nas redes sociais! Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e Linkedin!
Nos últimos anos, as organizações têm passado por um forte processo de transição para o digital, repensando produtos e rotinas. Essa mudança demanda criatividade e flexibilidade, além de inspiração. Por isso, separamos alguns cases de transformação digital. Grosso modo, pense nessa transformação como uma mudança do analógico para o digital, de modo que a empresa esteja mais bem adaptada à indústria 4.0 e aproveite melhor todas as oportunidades existentes. Muitas grandes companhias passaram — ou estão passando — por essa mudança, bem como colhendo muitos dos seus resultados. Nos tópicos seguintes, ganharemos profundidade no assunto. Apresentaremos alguns cases de transformação digital, destacaremos os seus benefícios e por onde começar. Boa leitura! Qual é a importância da transformação digital? O processo de transformação digital não é fácil. Exige empenho, resiliência e inovação, afinal, torna-se necessário repensar o que já está sendo feito e apostar em práticas muito mais modernas. Apesar do desafio, existem muitos benefícios ligados ao assunto. Um primeiro benefício é a adaptação da empresa. Todo o mercado tem passado por um forte movimento de digitalização, de modo que muitas das atividades tradicionais estão ganhando versões digitais. Logo, a digitalização soma modernidade e adaptação. Outro benefício é o aumento da escalabilidade. À medida que os produtos e rotinas são digitalizados, a empresa pode se tornar mais produtiva e obter mais resultados com um menor número de recursos. Isso implica mais crescimento e rentabilidade. Uma terceira vantagem é a maior proximidade com os clientes. Quando aproveitada corretamente, a digitalização garante mais canais de comunicação com o público e a entrega dos produtos desejados. Assim, torna-se possível gerar mais satisfação e fidelidade. Existem muitos outros benefícios, é claro. Em última análise, a transformação digital aumenta a competitividade da companhia, permitindo que ela consiga superar os seus rivais e encontrar um bom posicionamento no mercado. Assim, há mais chances de sucesso. Quais empresas estão promovendo transformação digital? Além de ânimo, o processo de transformação digital exige inspiração. É preciso olhar para empresas que estão "apostando" no que há de mais moderno e obtendo grandes resultados com isso, extrair algumas lições e aplicar as melhores ao expediente de trabalho. Nos tópicos seguintes, apresentaremos alguns casos de transformação digital. Continue a leitura! Netflix A Netflix é um ótimo caso para introdução. Nascida em 1997, nos Estados Unidos, a empresa atuava com aluguel de DVDs e entrega pelos correios, garantindo que os filmes e séries chegassem até a mão dos seus clientes. Ela mudou. Aliás, mudou muito. Em meados de 2007, a empresa começou a operar o seu serviço de streaming, digitalizando todo o processo de acesso aos filmes e séries. O cliente não precisava mais alugar DVDs e esperar chegar pelo correio, pois tudo poderia ser consumido pela plataforma online. A estratégia de modernização deu certo. Enquanto milhares de locadoras de DVD faliram ao longo dos últimos anos, a Netflix ganhou mercado e se transformou em um dos negócios mais valiosos (e amados) do mundo, consolidando o mercado de streaming. Mesmo após o surgimento de outras plataformas, a Netflix havia atingido uma grande vantagem competitiva: o pioneirismo. Como iniciou o processo de transformação digital no seu setor, conseguiu um lugar de destaque na mente e no coração dos clientes. Magazine Luiza Outro ótimo caso é o da Magazine Luiza, varejista brasileira de eletrônicos e móveis. A Magalu, como também é conhecida, tem passado por um forte processo de transformação digital, gerando mais vendas online e estabelecendo uma relação digital com os clientes. Fundada em 1957, a empresa surgiu como uma loja tradicional. Seu ponto de venda recebia clientes e demonstrava produtos, tudo conforme o script do comércio. Nos últimos 20 anos, porém, a Magazine Luiza optou por repensar a sua estratégia e transformar as suas rotinas. Atualmente, a Magalu conta com um dos maiores e-commerces (plataforma de comércio digital) da América Latina, gerando bilhões de reais em vendas a cada trimestre. Além disso, permite que pequenos lojistas utilizem a sua plataforma para vender mais. Esse movimento de transformação promoveu muitos benefícios à empresa. Pode ser suficiente dizer que, só nos últimos três anos, o valor de mercado da Magalu cresceu 6000%, tornando-se uma das empresas mais valiosas do Brasil e um indiscutível caso de sucesso. Nubank Vejamos, agora, um terceiro case de transformação digital. O Nubank nasceu em 2013 com uma estratégia bem diferente dos bancos tradicionais e estabelecidos. Sua proposta era um serviço financeiro totalmente digital. Gratuito e sem filas ou esperas. Após o seu surgimento, o setor financeiro passou por profundas mudanças. Muitas outras fintechs (startups baseadas em tecnologia financeira) ganharam tração. Além disso, vários dos bancos tradicionais optaram por integrar mais tecnologias às suas rotinas de trabalho. Nesse aspecto, o banco Nubank ajudou a promover uma transformação digital que foi muito além da sua estrutura organizacional, impactando o sistema financeiro brasileiro e a relação dos bancos com os seus clientes. Assim, ganhou notoriedade no mercado. Atualmente, o Nubank é uma das startups mais valiosas do Brasil, alcançando o valor de mais de US$ 1 bilhão ainda em 2018. Além disso, desde o seu nascimento, a sua carteira de clientes cresceu expressivamente, sendo maior que a de vários bancos tradicionais. Lojas Renner O segmento de moda é um dos mais competitivos do planeta, assim como um dos mais impactados pela transformação digital. Nesse cenário, a Loja Renner pode ser uma ótima fonte de inspiração, pois tem ajustado muitos dos seus processos ao que é digital. Nascida em 1965, a Loja Renner é sinônimo de competitividade. Nos últimos dez anos, a empresa tem se dedicado ao desenvolvimento do seu e-commerce, garantindo uma melhor experiência digital, além de mais praticidade no acesso aos produtos adquiridos. Hoje, a empresa adota um modelo omnichannel, que integra canais digitais e presenciais de relacionamento. Nesse sentido, os clientes podem comprar no e-commerce e retirar seus produtos na loja. Além disso, aqueles que já estão dentro da loja podem pegar os produtos desejados, efetivar o pagamento por aplicativo e ir embora — sem pegar qualquer fila. Como resultados dessa transformação digital, as Lojas Renner têm se consolidado no mercado da moda e cativado uma maior carteira de clientes. Além disso, têm se mostrado referência no mercado e influenciado a mudança no segmento brasileiro de moda. Burger King Brasil Outra empresa que tem passado por um forte processo de transformação digital é a rede Burger King (BK) Brasil. A hamburgueria tem utilizado ferramentas de ponta para entregar promoções aos clientes e facilitar a venda e a distribuição dos seus produtos. Nesse sentido, uma das principais ferramentas da rede é o aplicativo mobile, que leva o nome da empresa. Com ele, os consumidores podem fazer e pagar pedidos digitalmente, retirar o produto na loja (e até consumir lá mesmo) ou recebê-lo em casa. Além disso, a rede BK Brasil tem investido fortemente na análise de dados (ciência de dados) captados pelo aplicativo para conhecer melhor seus clientes, impulsionar ações de marketing e fidelizar o maior número de consumidores possível, entre outras coisas. Os resultados da estratégia Burger King Brasil são expressivos. Quando chegou ao país, em 2011, a marca era desconhecida por mais da metade dos consumidores brasileiros. Hoje, 95% da população brasileira conhece a marca — e o número não para de crescer. Como começar a promover transformação digital? Como você pode observar, muitas empresas passaram (e ainda estão passando) por um forte processo de transformação digital, gerando mais pontos de contato com os seus clientes e canais para a entrega dos produtos. A questão é: como fazer isso na prática? Felizmente, existem muitas maneiras de começar. Não é preciso investir milhares de reais em tecnologias ou sistemas de distribuição. Também não é necessário construir uma equipe de tecnologia da informação. Confira os primeiros passos nos tópicos seguintes. Esteja nas redes sociais Um primeiro passo é marcar presença nas redes sociais. Essas redes concentram um enorme número de pessoas (clientes em potencial) e podem ser utilizadas para falar sobre os seus produtos, processos produtivos e história, entre outras curiosidades. A melhor varia de negócio para negócio. É preciso descobrir qual o seu público-alvo mais utiliza. Algumas das redes mais populares são o Facebook, o Instagram, o Twitter e o LinkedIn, mas existem muitas outras que podem atender à sua empresa. Venda seus produtos em um e-commerce Vender um produto no e-commerce não é tão difícil. Na verdade, atualmente, você pode anunciá-los dentro de comércios digitais estabelecidos, como o da Amazon.com ou o da Magazine Luiza, aproveitando toda a estrutura tecnológica desses marketplaces. Caso tenha interesse em construir um e-commerce próprio, sem problemas. Existem várias plataformas que permitem sua hospedagem, geralmente cobrando um valor fixo mensal ou um comissionamento com base nas suas vendas online. Assim, fica mais fácil vender. Melhore continuamente É importante destacar que o processo de transformação digital exige uma mentalidade de melhoria contínua. É preciso avaliar os seus atuais pontos fortes e fracos e corrigir o que não está indo bem. Assim, pouco a pouco, você conseguirá progredir para o mundo digital. Agora, você está por dentro do tema e conhece vários cases de transformação digital, além dos benefícios de investir no assunto. Para modernizar a sua empresa, o importante é dar o primeiro passo, por mais simples que ele seja. Depois, é preciso investigar pontos de melhoria e testar coisas novas, garantindo a criação de um negócio moderno e competitivo. Gostou do nosso artigo, certo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn — e ficar sempre por dentro das nossas novidades.
Criar e manter uma empresa pode ser um grande desafio. É necessário lidar com clientes exigentes e concorrentes ferozes, entre muitas outras forças competitivas. Nesse contexto, para obter bons resultados, poucos fatores são tão importantes quanto a presença digital. No entanto, o que é presença digital exatamente? Como aproveitá-la em benefício do negócio? Quais são as suas principais vantagens? Bom, são muitas as dúvidas. Ao entender as respostas e adotar as melhores práticas, você poderá multiplicar os seus ganhos financeiros e comerciais. Pensando na importância do assunto, criamos um material completo para explicar por que a presença digital é tão importante, além de indicar as práticas iniciais. Boa leitura! Primeiro, o que é presença digital? Pense que existem dois mundos: um é físico e o outro, digital. O físico é representado pelo seu ponto comercial, por suas operações diárias de trabalho e pelas pessoas com as quais você convive ao longo do expediente. Ele é o mundo tangível, que pode ser tocado e sentido. O mundo digital, por sua vez, pode ser representado pelo que está na tela do seu computador ou dos dispositivos móveis. Ele não é tangível, mas é igualmente importante para o sucesso de uma empresa. As redes sociais, os e-commerces e os blogs são parte desse segundo universo. Agora, vejamos o que é presença digital: é estar presente no mundo digital, de modo que a empresa consiga ser encontrada por clientes ou outras partes interessadas, bem como tirar dúvidas, fechar negociações e estabelecer relações. Ou seja, é ir além do mundo físico. Todavia, é importante destacar que não basta abrir uma conta digital e, depois, deixá-la de lado, esperando até que um cliente apareça. É preciso ter uma presença ativa, isto é, investir o seu tempo e a sua energia na estratégia digital, objetivando aproveitar as suas oportunidades. Felizmente, o mundo digital é bastante acessível. Empresas de todos os tipos, tamanhos e segmentos podem estar presentes. Não é preciso ter um orçamento robusto, muito menos grandes equipes. Mesmo com poucos recursos, você pode obter grandes resultados. Por que a presença digital é essencial às empresas? Hoje, a presença digital é um item básico à manutenção dos negócios e ao crescimento comercial. O motivo é simples: ninguém mais procura a sua empresa no catálogo telefônico, mas, sim, em ferramentas de busca, como o Google ou as redes sociais, disponíveis na internet. Adiante, apresentaremos seis razões pelas quais a sua companhia deve estar presente digitalmente. Aumenta a visibilidade do negócio No ambiente dos negócios, visibilidade significa muito e pode determinar o sucesso. Existe até um velho ditado que diz: "quem não é visto não é lembrado". O problema é que, se a sua empresa está apenas no mundo físico, essa visibilidade é limitada e custa caro. O mundo digital é mais acessível. Milhares ou até milhões de clientes podem visitar as suas redes sociais ou as páginas na web em um único dia. Eles podem conhecer os seus produtos, avaliar as suas soluções e compartilhar o seu empreendimento com amigos e/ou familiares. Com boas táticas digitais, você pode ter resultados ainda melhores. Normalmente, não custa caro impulsionar a sua marca no mundo digital e iniciar campanhas patrocinadas, que levam o seu negócio até um público previamente selecionado de consumidores. Facilita o relacionamento com clientes Ao longo do expediente, é necessário se relacionar com os consumidores, seja para oferecer um produto, seja para tirar dúvidas, seja para ouvir (e solucionar) reclamações. Se essa relação for precária, você provavelmente perderá clientes e prejudicará a imagem do negócio. Novamente, a presença digital ajuda muito. O relacionamento pode ser facilitado com a adoção de canais digitais, como redes sociais ou aplicativos mobile de comunicação. Assim, os clientes encontrarão menos desafios para chegar até o seu negócio e conversar com você. Essa facilidade de relacionamento gera dois grandes benefícios. Em primeiro lugar, torna o diálogo com o seu público-alvo mais ágil, agradável e atraente. Além disso, maximiza a satisfação dos consumidores, que podem se sentir mais bem ouvidos e atendidos pelo empreendimento. Promove mais competitividade Competitividade é um termo um pouco complexo, mas que significa muito para as empresas — refere-se à capacidade de superar outros concorrentes do mercado, atrair novos clientes e gerar soluções mais precisas. Quanto maior a sua competitividade, melhor. A presença digital tem grande relevância para manter um negócio competitivo. Veja bem: se os seus concorrentes estão online e você não está, esse é um sério problema. Por outro lado, se você está online e os seus concorrentes não estão, é uma boa oportunidade para ganhar mercado. Quando a presença digital é bem aproveitada, o empreendimento pode conquistar uma posição única e atraente. Ela fornece uma vantagem competitiva, colocando a sua empresa um passo à frente das outras e gerando resultados superiores à média. Gera mais oportunidades de venda e de crescimento Vender é coisa séria. Sem vendas, as muitas outras atividades empresariais — como a criação, a fabricação e a distribuição de produtos — simplesmente não fazem sentido. Por isso, é preciso criar (e aproveitar) oportunidades para vender muito mais. Felizmente, o mundo digital está repleto de oportunidades de venda. Você pode anunciar os seus produtos ou serviços para uma enorme quantidade de consumidores, bem como criar promoções personalizadas e direcionadas para um perfil específico de cliente. É interessante destacar que, na internet, não há limitação geográfica. Ou seja, você pode oferecer os seus produtos para consumidores que moram na esquina da sua empresa, além de fazê-lo para clientes que moram em outros estados ou até em outros países. Logo, há mais cobertura. Simplifica a criação de estratégias de marketing Criar estratégias tradicionais de marketing pode ser muito difícil. É preciso ter tempo e energia para planejar tudo, além de recursos financeiros para cobrir gastos com impressos e pessoas envolvidas. No mundo digital, é mais fácil criar boas estratégias comerciais. É possível criar táticas nas redes sociais, segmentando o seu público e compartilhando anúncios específicos. Você também pode criar links patrocinados, permitindo que o seu web site fique mais bem posicionado nas ferramentas de busca, como o Google. Curiosamente, estratégias de marketing digital são mais fáceis de planejar, executar e analisar. Além disso, geram custos menores e mais compatíveis com a realidade financeira de empresas pequenas e/ou que ainda estão nos primeiros anos de atuação. Moderniza a marca do empreendimento A marca de uma empresa não se resume ao logotipo utilizado. Vai muito além. Consiste na identidade do negócio, isto é, na forma como ele é visto pelas partes interessadas, sobretudo pelos clientes finais. Quando a marca é atraente, fica muito mais fácil atrair consumidores. Novamente, a presença digital ajuda muito. Quando a empresa está presente na web, passa uma imagem mais amigável e disposta, como se estivesse convidando o público para avaliar os seus produtos e iniciar uma relação do tipo ganha-ganha, na qual todos são beneficiados. Por outro lado, empresas sem presença digital podem passar uma imagem ruim, como se não estivessem preocupadas em se conectar com os clientes e fornecer soluções modernas. Essa diferença pode ser determinante na decisão de compra do consumidor final. Como a presença digital influencia as vendas? Até aqui, você pôde notar que a presença digital é crucial e, em muitos aspectos, influencia o relacionamento com os clientes finais, bem como a capacidade de venda do negócio. Isso não ocorre por acaso, pois é reflexo de três coisas apresentadas ao longo dos próximos tópicos. Comportamento de consumo digital Primeiro, é necessário entender que o comportamento de consumo tem mudado bastante. Até pouco tempo, a maioria das pessoas tinha medo de comprar pela internet e muitas nem sabiam como fazer isso. Hoje, o cenário é outro e o consumo digital está em alta. Atualmente, muitos clientes preferem comprar pela internet, sobretudo se conseguem preços e ofertas mais atraentes. Isso ocorre porque o mundo digital é muito conveniente e acessível, de modo que o cliente pode encontrar o que quiser sem nem mesmo sair de casa. Modernização das tecnologias Outro fator que tem impulsionado as vendas digitais é a modernização tecnológica. Pare para refletir sobre as tecnologias atuais e para compará-las com aquelas de dez anos atrás. Existe muita diferença. Hoje, todas as empresas podem acessar ferramentas de ponta. Veja, por exemplo, o e-commerce. Antes, era preciso contratar especialistas em TI para criar um comércio digital. Agora, é possível fazer um e-commerce de forma totalmente gratuita e sem um suporte especializado — tudo com apenas algumas horas da sua dedicação. Medidas de restrição e distanciamento social Há, ainda, que se destacar as atuais implicações da pandemia ligada à COVID-19, também chamada de novo coronavírus. As medidas de restrição e de distanciamento social fizeram com que consumidores elevassem as suas compras online, acelerando a transição digital do mercado. Mesmo após a pandemia, há perspectivas de que a transformação digital continue alta e de que as vendas online mantenham-se aquecidas. Quais ações são necessárias para ter presença digital? Felizmente, investir na presença digital não é difícil e a sua empresa pode começar a qualquer momento. Existem muitas táticas úteis e que variam de acordo com o seu tipo de negócio, bem como com as estratégias digitais que você deseja. Veja algumas opções: elabore um site personalizado para o seu empreendimento; construa um e-commerce (loja digital) para vender os seus produtos; abra uma conta nas redes sociais, como Facebook ou Instagram; esteja presente em aplicativos mobile, como apps de entrega; crie um blog para compartilhar ideias e conteúdos que gerem autoridade. Na hora de investir em presença digital, lembre-se de que consistência é importante. Então, não crie muitas contas online. Invista em poucas que levem a sua empresa até o seu público-alvo; depois, monitore e utilize essas contas cotidianamente. Agora, você está por dentro do assunto, sabe por qual razão a presença digital é tão importante e como ela pode potencializar as suas vendas. Lembre-se de que começar não é algo difícil, pois uma simples conta nas redes sociais pode ser o primeiro passo. É preciso, porém, haver dedicação contínua para aproveitar as oportunidades presentes no mundo digital. Gostou do nosso artigo? Quer acompanhar as nossas novidades? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro das nossas publicações. Vamos lá!