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Para a contratação de obras, serviços e compra de produtos, o Sebrae realiza processo licitatório. Acompanhe as licitações em andamento e veja como participar.
O que é o WhatsApp Business e como ele auxilia nas vendas? Basicamente, o WhatsApp Business é um aplicativo disponível para Android ou iOS que pode ser baixado de forma totalmente gratuita. O objetivo principal dessa ferramenta é facilitar a interação com os clientes. Para isso, o sistema oferece diversas funcionalidades, entre elas, a criação de um catálogo e de respostas automáticas, além de permitir a inclusão de informações sobre a sua empresa. Além do impacto positivo na comunicação entre empresa e clientes, o WhatsApp Business também auxilia o departamento de vendas, especialmente para quem deseja comprar produtos remotamente, sem ter que ir à loja. Utilizando essa ferramenta é possível enviar fotos e condições de pagamento, fazer o cadastro dos clientes, emitir os documentos fiscais e todos os demais processos de vendas. Assim, você abre um leque de possibilidades de atendimento para o cliente, eliminando diversas objeções que atrapalham a venda. Como criar um catálogo no WhatsApp Business? Uma das formas de potencializar as vendas de uma empresa por meio do WhatsApp Business é inserindo um catálogo de vendas. Neste tópico, mostraremos um passo a passo muito simples e intuitivo para criar essa ferramenta. Confira! clique em "Configurações da empresa"; toque no botão “Adicionar produtos ou serviços”; adicione imagens por meio do botão; clique na opção “Nome do produto ou serviço” e adicione um nome ao catálogo; toque na opção “Preço” e adicione o valor dos produtos; no campo “Mais opções” insira a descrição detalhada; por fim, clique na opção salvar. Alguns detalhes precisam ser observados. Inicialmente, no segundo passo, é importante saber se já existem produtos previamente cadastrados. Nesse caso, basta clicar no botão denominado com o sinal de adição (+). Além disso, é importante que você saiba que todo esse processo de criação de catálogo deve ser feito individualmente, ou seja, em cada um de seus produtos. Outra coisa é divulgar esses catálogos para os seus consumidores. Afinal, não adianta seguir todos esses procedimentos sem ter ninguém para mostrar. Para fazer isso, siga os seguintes passos: toque no "Perfil da empresa" no WhatsApp; toque no botão “Ver tudo”, que fica próximo ao catálogo; clique no produto que você deseja enviar e clique no botão “Encaminhar”; por fim, selecione o contato ou grupo a quem deseja transmitir e clique no botão “Enviar". Quais são as boas práticas de utilização dessa funcionalidade? Agora que você entendeu como criar catálogo no WhatsApp Business, mostraremos as boas práticas que você deve adotar para utilizar essa funcionalidade e extrair o máximo de benefícios desse processo. Inclua muitas fotos Primeiro, é importante que você inclua muitas fotos no seu catálogo. O seu cliente precisa entender todos os aspectos dos produtos comercializados pela sua empresa, e, para tanto, é essencial que as imagens demonstrem essas características. Nesse caso, quanto mais fotos você inserir no catálogo, mais eficiente ele será. Mas alguns cuidados devem ser tomados. É fundamental que as imagens sejam o mais realista possível. Ou seja, não reduza muito o tamanho para caber mais fotos e prejudicar a qualidade das mesmas. Outro ponto importante é que as fotos devem demonstrar o produto de forma mais congruente com a realidade. Isso evita que o cliente seja surpreendido com um item que é bem diferente ao chegar às suas mãos. Vale a pena estudar um pouco sobre a melhor forma de inserir as fotos no catálogo. Faça descrições detalhadas As fotos devem ser complementadas com descrições detalhadas sobre os produtos do seu catálogo. Uma pesquisa publicada pelo e-commerce Brasil mostrou que cerca de 80% dos consumidores desistem de fazer compras devido a falta de descrições dos produtos. Mesmo que a sua empresa não seja de comércio eletrônico, é importante ter atenção a esse detalhe, pois, quando o assunto é WhatsApp Business, as regras são muito semelhantes a esse ramo de mercado. As descrições devem conter: cores disponíveis; medidas; formas de utilização; material em que o produto é fabricado; disponibilidade em estoque e todas as outras informações que demonstram as características do produto. Adicione o preço dos produtos Além dos elementos que mencionamos, é necessário incluir outro dado essencial que, na verdade, foge um pouco da simples descrição. Estamos tratando do preço do produto disponível. Deixar de informá-lo é um erro que pode comprometer totalmente o sucesso do seu catálogo do WhatsApp Business. Não há nada mais desagradável do que se interessar por determinado item e não fazer ideia do quanto ele custa. Muitas empresas acreditam que essa estratégia é favorável, pois acreditam que isso levará o consumidor a entrar em contato. Acredite, isso não é nada efetivo. O que realmente acontece é que as pessoas simplesmente fecham o seu catálogo e não voltam mais ao seu estabelecimento. O preço dos produtos é uma informação essencial não somente no catálogo, mas em todo o tipo de divulgação que você fará a partir de agora. Além de evitar que as pessoas abandonem o seu catálogo, incluir o preço também reduzirá a quantidade de pessoas que estão apenas especulando o valor de produtos e não têm vontade efetiva de fazer uma compra. Insira o link para o site ou as redes sociais Por fim, é importante que você também insira o link do seu site, redirecionando o consumidor diretamente para a página de vendas do produto escolhido — ou caso a sua empresa não tenha uma página na internet criada, basta encaminhar para as redes sociais. Esse redirecionamento é essencial, pois o cliente precisa ter opções para fechar a compra de um item. Algumas pessoas esquecem desse detalhe e podem perder vendas quase concretizadas devido ao fato de o cliente não saber como deve agir para adquirir o produto desejado. Quais são as demais funcionalidades do WhatsApp Business? Entendido o passo a passo para criar catálogo no WhatsApp Business e as boas práticas desse processo, é importante conhecer as demais funcionalidades da plataforma. Veja quais são elas! Informações sobre a localização e o contato do negócio Uma das primeiras funções é a possibilidade de criação de uma conta comercial capaz de incluir informações valiosas sobre a sua empresa, tais como: endereço; horários de funcionamento e atendimento; site, redes sociais, e-mail de contato, além de outros dados. Mensagens de ausência e saudação Outra função interessante é a possibilidade de cadastrar mensagens de saudações assim que o cliente faz o primeiro contato. Além disso, você também pode cadastrar o envio de mensagem de ausência para os momentos em que os atendentes estarão fora do seu horário de trabalho. Respostas rápidas Também existe a possibilidade de incluir respostas rápidas para o seu negócio. Por exemplo, cada palavra que o cliente escreve ou seleciona previamente dispara o envio de mensagens cadastradas. Esse tipo de autoatendimento reduz bastante o tempo da sua equipe de atendimento. Afinal, alguns contatos podem ser feitos de forma automática, pois são processos simples, que não demandam a participação e intervenção direta de um colaborador. Etiquetas para a organização de conversas Por meio do WhatsApp Business também é possível organizar as conversas com os clientes utilizando etiquetas coloridas. Assim, você categoriza as mensagens como urgentes ou preferenciais, por exemplo. É possível criar etiquetas com os temas que desejar, sempre de acordo com as suas necessidades. Estatísticas de mensagens O sistema também permite observar estatísticas de mensagens automáticas. Afinal, nem todos os envios são recebidos ou lidos, e você precisa ter atenção a isso na sua estratégia. A plataforma emite relatórios com dados sobre as conversas que foram realizadas com o cliente. Assim, é possível saber quais foram entregues e lidas, além do número de contatos recebidos em determinado período. Essa função é muito útil para verificar a efetividade de uma campanha de marketing utilizando WhatsApp Business. O mais interessante é que esses dados podem ser acessados no app instalado em seu celular. Ou seja, você tem informações precisas e de altíssima qualidade na palma de suas mãos. Botão de conversa nos anúncios Por fim, é possível aproveitar um pouco da integração entre o WhatsApp Business com o Facebook e o Instagram. Os anúncios da sua empresa que rodam em suas redes sociais podem ser integrados com o seu perfil comercial do WhatsApp. Isso acontece com botões que levam os clientes diretamente ao chat com a sua empresa. Essa é uma forma eficiente de fazer um consumidor migrar de um simples anúncio em uma rede social para o contato direto com o seu negócio. Mas tenha cuidado, pois a resposta deve ser feita em, no máximo, 24 horas. Como você pode perceber, além de criar catálogo no WhatsApp Business, essa ferramenta ainda possibilita uma série de funcionalidades muito interessantes, que favorecem o relacionamento com os seus clientes e potencializam as vendas. Gostou deste artigo? Se quiser saber mais sobre o assunto e como implementar este processo na sua empresa, entre em contato conosco!
A produção e comercialização de artigos alimentícios demanda muitos cuidados com a qualidade e a segurança dos produtos. Contaminações e falhas podem trazer graves danos à saúde do consumidor, gerando processos judiciais e prejudicando a imagem da empresa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conta com diversas normativas e procedimentos de inspeção. Estar de acordo com essas regras é imprescindível para a manutenção do negócio e garantir um produto de excelência e certificado para os clientes. A queijaria e vigilância sanitária devem avançar em conformidade, proporcionando alimentos de alto padrão e de valor competitivo para o público. Neste conteúdo especial que preparamos, vamos mostrar diversas informações sobre as exigências da Anvisa para os estabelecimentos que trabalham com a fabricação de queijo artesanal. Continue acompanhando para entender mais sobre o assunto! Qual é o objetivo das regras da vigilância sanitária para queijarias? Produtos de origem animal exigem regulamentações mais específicas e severas em relação aos cuidados de preparo e armazenagem. Os laticínios, se não inspecionados e o gado estiver doente, podem ser agentes de transmissão de doenças. Além disso, eles são produtos altamente perecíveis e sujeitos às intervenções de bactérias e fungos, caso não sejam mantidos em condições adequadas. Por isso, é essencial que haja um controle muito rigoroso de todo o processo de produção e distribuição de queijos e outros laticínios. A Anvisa faz uma inspeção bastante severa, o que contribui para a qualidade do produto e para o grande reconhecimento dos queijos artesanais no mercado. Além disso, os cuidados ajudam a garantir segurança, qualidade e bom valor nutritivo a esses alimentos. O que a vigilância sanitária exige em relação aos seguintes aspectos? Há vários aspectos relevantes que são avaliados pela Anvisa para que a queijaria possa estar em operação e ter um bom crescimento. Vamos detalhar o tema a seguir, em diversos tópicos explicativos. Venha com a gente! Produção dos queijos Para a produção dos queijos, a propriedade deve estar livre de tuberculose e brucelose animal, com a comprovação por certificado, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Tuberculose e Brucelose. Além disso, é essencial haver controle de mastite, com animais passando por análises em laboratório. Isso ajuda a garantir o bem-estar do rebanho e evita que o leite seja contaminado. É proibido o uso de estimulantes para secreção de leite, pois isso caracteriza violação do direito do animal e submete o alimento a agentes tóxicos. Destacamos, também, que é vedada a retirada de leite no último mês de gestação da fêmea e na fase colostral. Outra questão essencial são as boas práticas de ordenha e fabricação, sempre fornecendo condições confortáveis e adequadas para as vacas e com boas medidas de higiene e bem-estar animal. Lembramos, ainda, de que o leite deve ser submetido à filtração antes de ser processado. Higiene pessoal Os colaboradores da queijaria devem passar por capacitações regulares e realizar todas as medidas de higiene pessoal necessárias para o trabalho. Isso inclui a higienização frequente das mãos, a limpeza de calçados e o uso correto de uniforme e EPIs, como luvas, botas, uniforme e máscara. Com a pandemia de coronavírus, é essencial, ainda, fazer uso frequente de álcool em gel e manter o distanciamento adequado entre colaboradores. Armazenamento Os queijos e insumos devem ser armazenados em local limpo e em temperatura adequada. Os itens que precisam de refrigeração devem ser guardados de forma que haja a possibilidade de circulação de ar entre eles. Os produtos de limpeza precisam ser colocados em local específico, longe dos alimentos, para evitar o risco de contaminação. Instalações É necessário que a queijaria tenha instalações adequadas de barreira sanitária, ou seja, locais para higienização de calçados e mãos e áreas coerentes para recepção do leite, fabricação, maturação (caso o processo se aplique à sua produção), embalagem, armazenagem, expedição e almoxarifado. Todas as tubulações para transporte do leite devem ser de materiais não tóxicos e de fácil higienização. A queijaria precisa, também, de um número adequado de instalações para higienização, com vestiários e sanitários para a equipe. É essencial ter controle da potabilidade da água usada na produção, com limpeza semestral dos reservatórios. A água deve ser filtrada e clorada, ou pode não ter cloro, porém, nesse caso, deve ser avaliada periodicamente. Outra questão importante é ter um curral de espera, em condições adequadas de higiene e bem-estar dos animais. A coleta de leite também deve ser realizada com todos os cuidados necessários, para evitar contaminações. Caso a queijaria utilize, como matéria-prima, leite de propriedades vizinhas, ela precisa contar com laboratório para inspecionar esse insumo. De toda forma, é necessário fiscalizar o leite e os queijos com regularidade. Como atender às normas da vigilância sanitária para queijarias? Há diversas medidas para atender às normas da vigilância sanitária para queijarias. Entenda melhor o tema a seguir! Mantenha o ambiente adequado Todo o ambiente de trabalho deve ser limpo e higienizado com frequência, cumprindo todas as regulamentações estabelecidas pela Anvisa. É essencial contar com muitas torneiras para a lavagem das mãos e dos utensílios, além de utilizar materiais adequados para armazenagem e transporte do leite e dos queijos. Os currais devem ser limpos com frequência, para evitar mau cheiro e mal-estar para os animais. Outra questão importante é criar um ambiente seguro para os colaboradores. Tudo deve ser organizado de forma a facilitar a circulação. O piso deve ser facilmente higienizável, mas sem ser escorregadio, para evitar acidentes. Em relação a itens cortantes e equipamentos que ofereçam risco, deve haver um treinamento rigoroso dos profissionais para que não aconteçam problemas. Fiscalize a queijaria com a vigilância sanitária As fiscalizações devem ser realizadas com frequência adequada, para que, se houver qualquer irregularidade, o problema possa ser resolvido de imediato. As avaliações contribuem para a conformidade do negócio com as exigências da Anvisa e minimizam riscos de contaminações. É essencial, também, que os animais passem por exames periódicos com médicos veterinários e sejam alimentados de forma saudável e nutritiva. A postura dos gestores deve ser sempre preventiva, pois a ocorrência de algum problema ou alguma infecção pode resultar em graves danos para os consumidores e gerar prejuízos para a imagem do negócio. Com os procedimentos de fiscalização, seus queijos podem ganhar certificados de qualidade, o que é um ótimo diferencial competitivo da marca. Isso auxilia na expansão do negócio, no aumento do número de canais de venda e no fortalecimento da imagem da empresa. Treine seus colaboradores Capacitando a equipe, você instrumentaliza os colaboradores com os conhecimentos necessários para a realização do trabalho com qualidade e eficiência. Essa proposta ajuda a evitar equívocos, além de ser muito positiva em situações de modernização do negócio e de inserção de novas tecnologias. Os treinamentos contribuem para a equipe estar mais preparada no caso de ocorrência de qualquer emergência ou inconformidade. Dessa forma, o problema pode ser corrigido com agilidade e precisão. Invista em melhorias na queijaria e vigilância sanitária Novos recursos e técnicas surgem no mercado, proporcionando condições para aprimorar processos e melhorar o desempenho da produção. Há diversas possibilidades e inovações surgindo a partir de pesquisas e que podem contribuir muito para melhores resultados e potencializar a qualidade dos produtos. Dessa forma, o investimento em melhorias é essencial e abre oportunidades para a criação de uma cultura de excelência e de aperfeiçoamento contínuo. Esse cenário possibilita a melhora nos resultados, além da valorização por parte do consumidor e do mercado do queijo produzido. Priorize o bem-estar animal e a qualidade de vida dos profissionais Toda empresa tem uma função social importante na sociedade. Assim, é imprescindível que a ética oriente todas as ações da queijaria. A qualidade de vida dos profissionais deve ser valorizada, sempre fornecendo ótimas condições de trabalho e respeitando todos os direitos trabalhistas. O bem-estar dos animais também deve ser uma prioridade, com instalações adequadas, respeito às necessidades do gado e todos os cuidados para proporcionar saúde e integridade para o rebanho. O tratamento deve envolver cuidados e acolhimento, valorizando o papel que esses animais exercem no fornecimento de matéria-prima para o preparo do queijo. Essas medidas ajudam a criar um ciclo positivo na produção, gerando uma cadeia de trabalho baseada em valores e na conformidade com princípios éticos. Dedique atenção para todas as normativas necessárias em relação à COVID-19 A pandemia de coronavírus exige que as normas sanitárias sejam seguidas com ainda mais cuidado e que precauções além das convencionais sejam tomadas. Uma contaminação no queijo pode gerar graves danos e desencadear processos contra a empresa. Com a pandemia, os cuidados se tornaram ainda mais importantes, para evitar a disseminação da COVID-19 entre colaboradores e clientes. Assim, quanto mais medidas preventivas, melhor para a segurança do profissional e para a saúde do consumidor. Avalie as fontes das quais você adquire insumos Qualquer recurso utilizado na produção deve ser rigorosamente escolhido, com avaliações adequadas sobre a qualidade e segurança dos processos produtivos do fornecedor. Caso trabalhe com leite de propriedades próximas, por exemplo, verifique as condições da produção e do rebanho, pois qualquer infração às normas pode interferir no seu processo e prejudicar o nome da sua queijaria. Além disso, avalie rigorosamente e não trabalhe com uma propriedade que realize alguma infração do direito animal ou das normas ambientais. Valorize estabelecimentos que contam com uma cultura ética e de respeito ao meio ambiente. É muito importante respeitar o que diz a vigilância sanitária, não só para manter o negócio, mas para preservar a saúde dos clientes. Atender às exigências da Anvisa é um compromisso, pois a organização cumpre com seu papel social. Para isso, é essencial promover processos de educação corporativa, buscar manter a saúde e o bem-estar dos animais e verificar se as fontes de insumos são credenciadas e certificadas. Busque realizar inspeções periódicas para a conformidade da queijaria e vigilância sanitária. Gostou de aprender sobre as exigências da Anvisa para queijarias? Aproveite e siga o Sebrae-PE nas redes sociais! Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e Linkedin!
Contratar influencers é uma alternativa que pode proporcionar bons resultados na divulgação do seu negócio. Afinal, essas pessoas possuem seguidores em redes sociais e que têm grande tendência a adquirir produtos e serviços de determinado segmento. Nesse sentido, eles são uma grande estratégia de marketing para o seu negócio. Por outro lado, para que essa tática realmente funcione, é essencial que você saiba como contratar essas pessoas. Pensando nisso, resolvemos escrever um artigo completo sobre o assunto. Nele, apresentaremos como é o trabalho desses profissionais e as formas corretas de contratá-los. Continue lendo! A participação das redes sociais no mercado brasileiro Inicialmente, é importante entender o papel das redes sociais no mercado brasileiro. Elas proporcionaram um grande impacto nos hábitos de consumo das pessoas. Antes mesmo de elas ganharem todo o sucesso que têm hoje, muitos consumidores já tinham certo nível de tranquilidade ao efetuar compras online. Porém, segundo dados divulgados pela revista eletrônica e-commerce Brasil, as redes sociais representaram 21% das vendas realizadas em todo o ano de 2018. Além disso, o levantamento também constatou que 8 em cada 10 visitas em sites ou lojas físicas iniciaram-se em redes sociais. Os números mostram que essa é uma nova forma de vender, que vem alcançando todos os segmentos de mercado. O trabalho dos influencers nesse processo Nesse cenário de grande influência das redes sociais no consumo dos brasileiros, surgem algumas figuras fundamentais. Basicamente, são pessoas com boa capacidade de comunicação que criam perfis em redes sociais, como o Instagram, e oferecem dicas sobre variados assuntos aos seus seguidores com tendência a confiar na opinião dessa pessoa. Esse profissional é chamado de digital influencer. O trabalho dele funciona da seguinte forma: a empresa entra em contato com o responsável pelo perfil, apresenta os seus produtos e serviços e faz uma troca — que pode ser mediante pagamento em dinheiro ou envio de itens para o influencer — para que ele demonstre a marca para os seus seguidores. Os resultados dessa estratégia podem ser muito expressivos. A Influency.me publicou um case de sucesso durante o período de Black Friday. Uma empresa chamada Ikesaki obteve nada mais que 12 mil pedidos em um único dia graças à ação de seus influenciadores. Contudo, não é necessário um grande case de sucesso para entender o poder desse tipo de estratégia para um negócio. Imagine, por exemplo, uma pessoa que possui milhares de seguidores com interesse pelo assunto de acessórios para casa. Esses perfis seguem as dicas do influenciador e confiam na opinião dele. Agora, suponha que você tenha uma empresa que forneça esses produtos e convide o influenciador para uma campanha de marketing em sua loja. Acredite: os resultados podem ser consideráveis. Porém, para que isso aconteça, é fundamental que você saiba escolher bem os seus influenciadores. Isso é o que demonstraremos no próximo tópico. As formas de contratar influencers para o seu negócio Agora que você entendeu o poder das redes sociais para o consumo de modo geral e como os influenciadores têm um papel crucial nesse processo, mostraremos como você pode contratar esses profissionais. Acompanhe! Conheça bem o seu público-alvo Nenhuma estratégia de publicidade — por mais simples que possa parecer, como distribuição de panfletos na rua — terá efetividade, se você não conhecer a fundo o seu público-alvo. Alguns empresários até fazem isso sem essas definições. No entanto, eles estão simplesmente jogando dinheiro na fogueira e verão pouco ou nenhum resultado em seus esforços. Quando se pensa em contratar influencers para divulgar um negócio, esse conhecimento sobre o público-alvo é ainda mais importante. Isso porque os seguidores desses perfis têm características muito bem definidas, bem como gostos, medos, desejos e anseios semelhantes. Isso pode ser um grande facilitador, mas também um verdadeiro pesadelo para quem não sabe preparar-se para uma campanha de marketing. Por exemplo, imagine uma loja de roupas masculinas ou do setor automotivo — que pode ter um público mesclado, mas a maioria é predominantemente masculino — contratar um influenciador com um público predominantemente feminino. A estratégia seria totalmente fracassada. Os interesses são completamente distintos e, mesmo que existam milhões de pessoas seguindo aquela página, elas não darão muito valor às postagens feitas por essa empresa. Por outro lado, se o mesmo negócio procura um influenciador que dá dicas para homens sobre moda, comportamento e até universo fitness, pode obter grandes resultados com a contratação. O público dos influenciadores já é muito nichado. Isso porque, se uma pessoa encontrou um perfil e decidiu segui-lo, significa que ela tem interesse pelo que está sendo exposto por aquele influencer, tendo a liberdade de abandonar a página assim que desejar. Logo, esse público é muito fiel e convicto de seus interesses. Liste possíveis influenciadores Depois de entender o seu público-alvo e definir o perfil das pessoas que pretende atingir com sua estratégia, você deve listar os possíveis influenciadores que podem ser contratados. Primeiro, é preciso ter em mente que esses profissionais não serão colaboradores do seu negócio, mas, sim, prestadores de serviços. Além disso, é interessante que você tenha várias opções de influenciadores para conseguir negociar boas condições com eles. Não é indicado ter apenas um profissional contratado para fazer divulgações do seu negócio. O ideal é manter dois ou mais, para que você possa abranger o maior número de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Além disso, quando um usuário vê mais de um influenciador que ele segue falando sobre alguma marca, isso tem um efeito ainda maior, potencializando as chances de converter a indicação em vendas. Entre em contato com o influenciador O próximo passo é entrar em contato com o influenciador. Essa é uma etapa a que você deve ter muita atenção, pois é o primeiro passo de um processo de negociação e o início de um relacionamento que pode durar alguns meses. Portanto, seja o mais profissional possível e sempre faça contato pelos canais divulgados pelo próprio influenciador. Geralmente, nos perfis, já existem as formas de contato, que podem ser por meio de um endereço de e-mail ou, até mesmo, mensagens privadas na própria rede social. Analise seus números No primeiro contato, você já deve solicitar que o influenciador envie os seus dados estatísticos de visualizações e engajamento dos seus seguidores. Isso é importante porque nem sempre um grande número de pessoas seguindo um perfil significa que é um público com interesse em determinados assuntos em especial. O que mais deve ser levado em consideração nesse aspecto é a verificação de como as pessoas interagem nas publicações do influenciador, curtindo, comentando ou compartilhando suas postagens. Obviamente, o número de pessoas que segue uma página é algo que precisa ser pesado. Porém, existem casos em que perfis com menos seguidores têm um engajamento maior para determinadas situações. Por exemplo, um influenciador local com algumas centenas de seguidores pode ser mais interessante para promover uma loja física que um perfil com milhares ou milhões de pessoas espalhadas por todo o país. Esse é o tipo de análise que você deve fazer. Procure uma agência de influencer Com o surgimento e aumento da relevância dos influenciadores digitais, surgiram as empresas que agenciam esses profissionais. O papel delas é intermediar, ou seja, ligar o profissional das redes sociais às empresas que precisam dos seus serviços. As agências de influencers podem ser interessantes para que você tenha uma espécie de assessoria na hora de escolher um profissional que esteja adequado ao perfil da sua empresa e que tenha maiores chances de fazer postagens que, efetivamente, retornem em visitas à sua loja física ou online e, finalmente, em vendas. Construa um bom relacionamento Por fim, é importante que você sempre mantenha um bom relacionamento após contratar influencers para divulgar o seu negócio. Isso deve ser visto como uma forma de parceria que, quanto mais tempo durar, mais vantagens pode proporcionar para ambas as partes. Os problemas que podem ocorrer com a contratação equivocada Sem dúvidas, contratar influencers para divulgar uma marca é extremamente interessante. Contudo, fazer isso de forma equivocada pode gerar um efeito totalmente diverso do esperado. Quando você erra na escolha, a imagem da sua marca pode ser prejudicada. Afinal, da mesma forma que as redes sociais têm a capacidade e o potencial de espalhar boas coisas sobre determinados produtos e serviços, também são capazes de disseminar características ruins de empresas e marcas. Portanto, é essencial que você sempre analise com muito cuidado o perfil dos influenciadores que farão parte do sistema de publicidade do seu negócio, principalmente analisando se eles se encaixam com o tipo de público que você pretende atingir. Dessa forma, você evita o gasto de tempo e dinheiro com estratégias ineficientes e, ainda, pode aproveitar de todos os benefícios que os influenciadores trazem para seu negócio. Por fim, podemos concluir que contratar influencers não é uma tarefa tão complexa. O mais importante é saber escolher o profissional correto e, principalmente, analisar os resultados gerados nas publicações e estratégias que foram definidas. Você pode alterar a abordagem, sempre analisando as melhores práticas para que a sua empresa venda mais. Gostou deste artigo? Quer continuar recebendo nossos conteúdos? Então, curta a nossa página no Facebook e fique de olho na sua timeline para não perder nenhuma postagem.
São capacitações, consultorias, assessorias e mentorias que vão ajudar sua empresa a ser mais inovadora e ter uma melhor performance.
Consultoria e Assessoria Empresarial O nível de competitividade do mercado exige que o gestor jurídico opere de forma mais otimizada para que sua banca alcance resultados mais expressivos, posicionando-a em um patamar diferenciado por meio de práticas de governança sólidas e modernas, adequadas ao regramento existente para a prática da advocacia. Foi com base nisso que a BR Management Consultoria elaborou a solução Gestão de Negócios Jurídicos (LEGAL4), desenhada de acordo com as especificidades da área para auxiliar os empreendedores e gestores jurídicos a solucionar os seguintes desafios: Entregar, de forma ágil os melhores e mais sustentáveis resultados derivados das ações de aperfeiçoamento da gestão estratégica; Evitar desperdício de tempo e de dinheiro nas ações de comunicação e de marketing encampadas pelo escritório, fidelizando a base de clientes existentes e oportunizando o aumento da carteira; Otimizar os recursos de gestão de recursos priorizando a manutenção da saúde financeira da empresa e definindo estratégias para aumento das receitas existentes; e Aprimorar os processos internos existentes com a adoção de novas metodologias e ferramentas tecnológicas para uma gestão mais ágil da produção jurídica dentro e fora do contencioso administrativo e/ou judicial. Vem conhecer como funciona! ETAPA 1 - Diagnóstico Organizacional Sistêmico (DOS 360) Na 1ª etapa do trabalho será realizado um "Scan" no negócio nas 4 dimensões abaixo apresentadas: Uma vez finalizado o diagnóstico inicial, serão apresentadas e validadas junto aos Diretores e Gestores da empresa as primeiras recomendações de melhorias, bem como hierarquizados os subprojetos que serão desenvolvidos e implantados na etapa seguinte. ETAPA 2 - Planejamento Estratégico Na 2ª etapa será realizado um Planejamento Estratégico do negócio, por meio do qual serão definidos: os direcionamentos e orientações estratégicas; os objetivos (OKRs) estratégicos na perspectiva do Balanced Scorecard (BSC), metas e os indicadores (KPIs) de gestão (painel de gestão); e o plano das ações/iniciativas priorizadas. Estima-se que para o cumprimento dessa etapa sejam necessários cerca de 60 dias, a depender da disponibilidade de agenda e do comprometimento das envolvidas. A agenda de trabalho (online e presencial) será definida junto com o cliente após a contratação. ETAPA 3 - Assessoria Organizacional Nesta fase, a empresa contará com a Assessoria da equipe da BR Management para a implementação de cada uma das ações relacionadas e priorizadas na fase anterior, sejam alusivas ao diagnóstico organizacional ou ao momento do Planejamento Estratégico. A Assessoria será realizada mensalmente, com base em um cronograma de ações que levará em conta a quantidade e a complexidade de subprojetos priorizados, sendo flexibilizada conforme o interesse e capacidade operacional e financeira do cliente. Portanto, se você é empresário ou gestor de negócios na área jurídica (escritórios de pequeno porte, departamentos jurídicos de empresas) e deseja superar com inteligência e objetividade os desafios e gerar RESULTADOS SUSTENTÁVEIS para o seu negócio, clique agora mesmo no botão abaixo e solicite uma proposta ao SEBRAE/PE.
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O Sebrae preparou uma nova forma de trazer soluções para gerar inovação e crescimento para o seu negócio. Confira aqui a solução do Instituto Rio Moda e veja o que ela pode oferecer para a sua empresa. Webinários de Moda/Vestuário Se você é um micro ou pequeno empresário da área de moda / vestuário, vem dar uma olhada no que trouxemos para te mostrar! Os webinários de moda / vestuário promovidos pelo Instituto Rio Moda têm o intuito de capacitar os empresários da área levando como base o estímulo à visão crítica do aprendizado conceitual X a prática do dia a dia. Tudo isso é feito ressaltando o processo de autodesenvolvimento como uma alternativa para os crescimentos pessoal e profissional. Para a realização dos webinários, disponibilizamos de profissionais especializados por tema que assumem o comportamento de palestrantes mentores e mediadores em busca do atingimento dos melhores resultados. Abaixo você vai ver uma sugestão de 10 temas cobertos por uma sequência de 10 webinários. Mas não se preocupe! Caso precise de alguma adaptação, podemos conversar e identificar a melhor proposta para você! 1. Custos, preço, qualidade e valor em moda 2. E-commerce de moda 3. Estratégia e processos sustentáveis em moda 4. Estratégias digitais para vender mais online 5. Gestão de relacionamento com clientes de moda 6. Marketing para negócios de moda 7. Planejamento ágil para empresas de moda 8. Planejamento financeiro para negócios de moda 9. Upcycling como processo criativo 10. Visual merchandising: planejamento e gestão E quanto custa para participar? Preço para a venda avulsa do pacote de 10 webinários: R$190,00 por participante, com um mínimo de 100 participantes. Preço de venda do pacote de 10 webinários in-company: R$15.000,00 para até 100 participantes de uma empresa ou consórcio de empresas.