this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Projeto Negócios Inovadores - Piauí

A sua ideia pode gerar um bom negócio.

· 20/04/2021 · Atualizado em 10/05/2021
O projeto

O Sebrae no Piauí desenvolve no estado o projeto Negócios Inovadores até o ano de 2023. A iniciativa faz parte do programa Brasil + Inovador que o Sebrae desenvolve nacionalmente.

O objetivo é fomentar e acelerar o crescimento de pequenos negócios inovadores por meio da conexão com os demais atores que atuam no ambiente e da ampliação do acesso a redes de inovação, focando no crescimento de mercados e competitividade empresarial.

O projeto Negócios Inovadores no Piauí tem, inicialmente, 3 linhas de ação: Ecossistemas de Inovação, Inovação aberta e Startups.

Saiba o que o Sebrae pretende alcançar com cada uma delas.

Ecossistema de Inovação

Um ecossistema de Inovação pode ser comparado a um ecossistema biológico, que pode ser entendido, resumidamente, como um conjunto complexo de relacionamentos entre recursos vivos, hábitats e habitantes de uma área cuja funcionalidade é manter um estado de equilíbrio sustentado.

Já um ecossistema de inovação se caracteriza por um conjunto de relações complexas que se formam entre os atores ou entidades que estão envolvidos para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Desta forma, pode-se entender que os diversos ecossistemas são vistos como resultado das relações de interações entre seus atores, tendo cada ator seu próprio papel.

Essa linha de ação tem a finalidade de aplicar uma metodologia de mapeamento dos Ecossistemas de Inovação nos municípios piauienses e ajudar esses atores a se tornarem mais efetivos no desenvolvimento das vocações econômicas dessas regiões no que diz respeito ao aumento do grau de inovação.

A metodologia foi organizada pelo Sebrae Nacional em parceria com a Fundação Certi. Esse método é fruto da reunião de diversas outras metodologias científicas que buscam identificar aspectos relevantes que apoiam o desenvolvimento do ecossistema e seu nível de maturidade. Os conceitos de mais de 10 estudos utilizados como benchmarking.

No Piauí inicialmente serão mapeados os municípios de Teresina, Parnaíba e Bom Jesus.

Inovação aberta

Em inovação aberta o projeto Negócios Inovadores pretende fomentar conexões de mercado para pequenos negócios inovadores, por meio de demandas, por desenvolvimento de novas soluções tecnológicas ou aprimoramento de existentes, contribuindo assim para promover a inovação de forma aberta nos ecossistemas, a partir de oportunidades e desafios tecnológicos gerados por pequenos negócios dos setores tradicionais. Faremos isso através da iniciativa denominada Catalisa. O Catalisa possuirá várias vertentes conforme abaixo:

  • a) CATALISA AGLOMERADOS: Catalisa Aglomerados, ou Catalisa Cluster, trata de iniciativas de inovação aberta com aglomerados de pequenos negócios tradicionais.
  • b) CATALISA CORPORAÇÕES: Catalisa Corporações, ou Catalisa Corp, trata de iniciativas de inovação aberta com grandes empresas.
  • c) CATALISA GOVERNOS: Catalisa Governos, ou Catalisa Gov, trata de iniciativas de inovação aberta com entes do setor público.
  • d) CATALISA ICT: Catalisa ICT trata de iniciativas de inovação aberta com instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Ele oferece aos proponentes de projetos de pesquisas com potencial de inovação selecionados capacitação, mentoria, aproximação com empresas, apoio financeiro, e acesso a capital empreendedor, em toda a sua jornada da pesquisa ao mercado. Nesse processo, os Sebrae UF atuam junto às universidades, FAPs, incubadoras, parques tecnológicos e empresas, como articuladores para operação do Catalisa ICT em nível estadual. O Catalisa ICT será direcionado para mestrandos e doutorandos, assim como aos mestres e doutores titulados há até 5 anos nas universidades públicas e privadas brasileiras de todos os estados do Brasil dos cursos das áreas do conhecimento: ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas/ da terra; ciências da saúde e engenharias. Ele acelera e fomenta negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio de:
    • Criação de empresas por mestres/ mestrandos e doutores /doutorandos – spin-off tecnológica;
    • Transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas;
    • Inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.
Startups

A linha de atuação Startups será a responsável por realizar o Sebrae Like a Boss que tem o objetivo de apoiar a aceleração de startups e contribuir com o amadurecimento dos modelos de negócios participantes com ações de capacitação, inovação e mercado, contribuindo com a densidade desse segmento empresarial em nossa região. Terá ainda integração com as ações nacionais Sebrae Startup Day, Desafio Sebrae Like a Boss, Jornada de Inovação, Circuito Startup Summit e Startup Summit. Esses são grandes eventos nacionais onde as startups participantes terão acesso seja para expor seus negócios, participar de competições e como para aprimorar seus conhecimentos.

 

Resultados esperados

Com o desenvolvimento desse trabalho o Sebrae Piauí espera principalmente que 3 resultados principais sejam alcançados:

  • Aumento da quantidade de empresas de base tecnológica formalizadas;
  • Aumento da quantidade de lançamentos de MVP pelas Startups locais;
  • Municípios piauienses com mapeamento dos seus ecossistemas de inovação realizados.

A expectativa é que sejam atendidos todos os anos:

  • 20 empresas de pequeno porte;
  • 30 microempresas;
  • 45 microempreendedores individuais;
  • 200 potenciais candidatos à empresários;

 

Saiba mais

Caso tenha interesse em saber mais detalhes dessa iniciativa entre em contato através do telefone (86) 3216-1337 ou se preferir pelo email: samuel.melo@pi.sebrae.com.br


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado