Smart City Fórum Floripa

Florianópolis recebe primeiro Fórum do Brasil de cidades inteligentes

Capital catarinense reunirá nomes importantes relacionados ao desenvolvimento planejado das cidades

Florianópolis recebe no próximo dia 31 de outubro, no Auditório da Softplan, no Sapiens Parque, o primeiro Smart City Fórum Floripa, uma versão no formato de Fórum do Congresso Mundial que ocorre anualmente em Barcelona. Em Florianópolis, a versão inclui congresso e exposição. Quatro temas principais ligados ao desenvolvimento das cidades e à qualidade de vida dos cidadãos irão a debate: governança, mobilidade urbana, energias renováveis e bairros planejados.

O evento reunirá mais de duas dezenas de especialistas, além de representantes de empresas inovadoras, como Renault, Hyperloop TT, ENEL, CERTI e WRI. Os debates também vão envolver técnicos dos governos do Paraná e de Santa Catarina, da prefeitura de Florianópolis, representantes de entidades como a Frente Nacional de Prefeitos, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Sebrae/SC.

O fórum é promovido pelo iCities, empresa pioneira no Brasil em soluções para cidades inteligentes, e pela FIRA Barcelona, consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona. O evento também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Sebrae/SC e da empresa Softplan, e passa a integrar o calendário anual da cidade, segundo os fundadores do iCities, André Telles e Roberto Marcelino.

No painel de abertura, o Sebrae/SC terá uma participação especial em que irá abordar a temática dos destinos turísticos inteligentes. De acordo com o Gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae/SC, Roberto Tavares de Albuquerque, o desenvolvimento das Smart Cities pode gerar ainda mais oportunidades para os pequenos negócios em áreas como saúde, educação, mobilidade, energia e turismo. “As startups podem desenvolver soluções para atender os cidadãos dentro do contexto das cidades do futuro, assim como ofertar serviços diretamente para áreas do setor público”, comenta Roberto.

Já o Superintendente de ciência, tecnologia e inovação da prefeitura de Florianópolis, Marcus José Rocha, destaque que “o país precisa evoluir muito nesse debate, que traz conteúdos profundos e uma excelente oportunidade de troca de experiências”, conclui. O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro estará na cerimônia de abertura e dará as boas-vindas em nome do município como cidade sede do Fórum.

Cidade sede

A capital catarinense é referência nacional em tecnologia e inovação, e atualmente é sede de três parques tecnológicos, três incubadoras e diversos escritórios de inovação. Também está entre as cinco cidades mais inteligentes do Brasil, segundo o ranking geral da empresa Urban Systems. Nos rankings segmentados, aparece em segundo lugar na categoria de tecnologia e inovação, no segundo em educação e em quarto em saúde, economia e empreendedorismo.

“Florianópolis possui um dos principais e mais dinâmicos ecossistemas de inovação do Brasil. Esse é um evento que vai estimular os debates e a troca de ideias e experiências entre representantes de entidades, empresas e órgãos públicos de várias regiões do Brasil. Serão diferentes visões de smart cities debatidas ao longo desse dia”, diz o empresário Carlos Olsen, presidente da Global Business, que oferece consultoria no desenvolvimento de projetos de internacionalização de empresas entre Europa e Brasil.

A cidade de Florianópolis também apresenta forte ligação com Barcelona, a capital mundial das cidades inteligentes. O Governo de Santa Catarina mantém um acordo de cooperação internacional empresarial, tecnológico e acadêmico com o Governo da Catalunha para o desenvolvimento de soluções de impacto para a qualidade de vida das cidades.

Uma das ações resultantes dessa parceria é a Smart City Week, que levará executivos, empresários e representantes do poder público para o Smart City World Congress, em Barcelona, maior evento de cidades inteligentes do mundo. Entre os dias 10 e 18 de novembro, o grupo também participará de evento organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e de visitas às empresas Cisco, Indra e Microsoft. A missão é coordenada pelo iCities, com organização da Global Business e planejada por Josep Piqué, da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, sigla em inglês) e presidente da empresa de inovação La Salle Technova de Barcelona.

Conhecendo o Hyperloop

Entre as experiências mais inovadoras que serão apresentadas no Smart City Fórum Floripa destaca-se o projeto do Hyperloop, empresa fundada pelo empresário Elon Musk, com tecnologias de outras empresas do grupo, como Tesla e SpaceX. Ricardo Penzin, diretor de diretor de desenvolvimento de negócios no Brasil da Hyperloop Transportation Technologies, vai mostrar o estágio atual do meio de transporte futurista.
A tecnologia consiste em uma cápsula que viaja em um trilho de alumínio através de um túnel a vácuo e que pode atingir velocidades de até 1.100 km/h. A sucção de ar acontece por meio de painéis solares instalados ao longo de todo o túnel, tornando o meio 100% renovável. Recentemente, a empresa lançou em Toulouse, na França, o protótipo de um Hyperloop que deve entrar em operação comercial em 2019.

Penzin destaca que o Hyperloop – projeto com unidades em 12 países - é um conjunto de tecnologias já existentes com um modelo de negócios ancorado no ser humano. “Possuímos um modelo de negócios que nos permite reunir talentos de todo o mundo no desenvolvimento de uma solução focada no conhecimento do usuário sem exceção. Temos centros de inovação e de pesquisa e desenvolvimento, além de parcerias com universidades que permitem produzir novas inovações para o transporte mundial”, explicou ele.

Lançamento de livro

Após o encerramento do Fórum, às 18h30min, haverá a sessão de autógrafos do livro “Liderança nos Parques Científicos e Tecnológicos – O caso de Santa Catarina e suas similitudes com a Catalunha”, escrito por Roberto Rogério do Amaral, pós doutor em engenharia e gestão do conhecimento. O livro será lançado durante coquetel oferecido a participantes do Fórum, na própria sede da Softplan.

SERVIÇO

Data: 31/10/2018

Horário: das 8 às 18 horas

Local: Auditório da Softplan Sapiens Parque

Endereço: Avenida Luiz Boiteux Piazza 2592, Cachoeira do Bom Jesus, 
Florianópolis (SC)

Inscrições: www.smartcityforumfloripa.com

Sobre o iCities

O iCities, empresa especializada em projetos e soluções para cidades inteligentes do Brasil. Fundada em 2011, seu propósito é desenvolver novas concepções ao desenvolvimento urbano afim de promover uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, baseadas em fatores como sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e tecnologia. Tem unidades de negócios relacionadas a eventos, consultorias e soluções smart.

A empresa é responsável por trazer para o Brasil o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, único com a chancela da FIRA Barcelona, que acontece anualmente na capital da Catalunha. A segunda edição tem data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: