this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas | MARKETING
Como mensurar as ações de marketing digital

Descubra como as métricas podem auxiliar as suas estratégias

· 04/10/2017 · Atualizado em 04/10/2017

Até pouco tempo, muitas empresas não mensuravam o sucesso ou fracasso da ação de marketing. O controle das ações ficava por conta de intuições dos especialistas da área. Porém atualmente, com a forte presença de concorrentes nas mídias digitais, o setor de marketing não pode mais correr o risco de investir em campanhas que não obtêm retorno positivo.

Por isso, ter conhecimento dos resultados de suas campanhas, ajudará ter visão mais clara e objetiva para analisar sobre o que está ou não dando resultado.

A métrica é uma ferramenta que mede os resultados de uma ação, é por meio dela que é possível verificar se o que foi planejado, foi realmente alcançado.  

Escolha métricas que sejam capazes de calcular a eficiência das estratégias adotadas pela empresa para cumprir seus objetivos. As métricas podem ser influenciadas por diversos fatores, como mercado, clientes, equipe de vendas e marketing, mídia, e-commerce e resultados financeiros.

De início, é recomendável o empresário usar poucas ferramentas para medição. Selecione as mais importantes para medir a efetividade das ações e a qualidade dos produtos oferecidos.

Selecionamos as principais métricas para medir os resultados de ações de marketing:

ROI – Retorno sobre Investimento

É considerada uma das métricas mais importantes. O termo é bastante comum na análise de investimentos, usado para identificar retornos financeiros. O ROI mostra quanto o empresário ganhou ou perdeu em relação ao valor aplicado em determinada campanha. Ou seja, diante do valor gasto, a empresa teve mais vendas ou aumentou sua base de clientes?

Para chegar nessa conclusão compare o aumento de vendas mensal usual da sua empresa antes da campanha e depois das ações. Houve realmente um aumento?

Taxa de Acesso ao Site

Essa métrica informa quantas vezes o seu site foi acessado, essa informação auxilia a medição do fluxo de visitação do site. Se você perceber que o número de acessos obteve um aumento, é sinal que sua ação de marketing foi efetiva, mas caso haja uma queda drástica nos acessos, é necessário verificar o que está acontecendo para solucionar o problema.

Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição é um indicador que ajuda a entender como os usuários estão se comportando ao visitar seu site. Ele mostra quantas pessoas acessaram o site e o abandonaram em seguida, sem interagir ou se interessar pelo conteúdo. Por isso, preste atenção, quanto maior a taxa de rejeição, menor é interação dos usuários com os conteúdos produzidos.

Uma dica para melhorar esse indicador é identificar quais os temas, produtos e conteúdos chamam mais atenção dos clientes e geram engajamento, ou seja, quais as páginas têm menor taxa de rejeição.  

Fique atento ao título da página e como você está fazendo a divulgação nas redes sociais, pois o a forma como o produto ou conteúdo está sendo postado pode confundir o usuário, que acessa a página e ao entrar verifica que não é o que estava procurando. 

Tempo de Permanência na Página  

O tempo de permanência é um indicador importante para analisar como os visitantes estão interagindo com o conteúdo do site. Essa métrica informa quanto tempo o usuário permaneceu no site, assim, você notará se ele tem deixado a página antes de concluir uma compra, ou de interagir com o conteúdo proposto.

Origem do Tráfego

Esse indicador mostra a maneira de como cada usuário chegou ao site. Se foi pelo link direto ou por uma ferramenta de busca. Existem algumas fontes importantes:

- Tráfego direto: os visitantes acessam o site digitando o endereço do navegador, ou através dos favoritos.

- Busca Orgânica: é o acesso natural dos usuários, mostra as palavras chave que os levaram até o site da sua empresa através de ferramentas de busca como Google, Bing e etc.

- Links: conhecidos como tráfegos de referência, eles indicam os sites de terceiros que levaram os clientes para o seu site.

Taxa de conversão

No processo de vendas, seja por canais online ou presenciais é importante mensurar se a melhoria na apresentação do produto, promoções, ações de incentivo como brindes, e combos estão alavancando as vendas.

Para isso, lembre-se sempre de analisar como era o comportamento dos clientes e das vendas mensais antes das melhorias e após as ações, pois só assim será possível avaliar os impactos e investimentos em marketing.

 

Ainda está com dificuldades de mensurar suas ações de marketing? Faça uma consultoria gratuita!

Consulte o Sebrae mais próximo de você AQUI, ou entre em contato no 0800 570 0800.

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora