VENDA VAREJISTA

Dez fatores-chave de sucesso no varejo de materiais de construção

Veja dicas de como planejar a sua loja e se destacar no mercado. Conheça também a ferramenta criada pelo Sebrae para melhorar a gestão do seu empreendimento.

  • Os fatores de sucesso

Alguns fatores são essenciais para o sucesso de uma loja do comércio varejista de material de construção. Por isso, o Sebrae elaborou uma lista que aponta quais são os dez pontos que mais precisam de atenção no dia a dia do negócio.

Veja abaixo recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do empreendimento e aumentar as vendas e, em seguida, acesse o questionário que vai ajudar você a avaliar a gestão da sua loja e a aprimorar os resultados.

Os fatores de sucesso
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1. Posicionamento de mercado

Defina bem o público-alvo, faça pesquisas de mercado e implemente estratégias de preço e promoções para os clientes, de acordo com o perfil deles.

2. Gestão de produtos

Organize os produtos por categoria, analise as necessidades dos clientes e faça um controle rígido do estoque de mercadorias.

3. Controles financeiros

Mantenha o registro do fluxo financeiro da loja e planeja os investimentos necessários para aprimorar os resultados do negócio.

4. Comodidade

Ofereça acesso à loja sem complicações, como estacionamento e boa localização, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes.

5. Parcerias

Tenha um bom relacionamento com fornecedores e profissionais e empresas de produtos e serviços complementares.

6. Marketing de relacionamento

Conheça as necessidades e as expectativas de compra dos clientes, aproximando-se deles, e foque uma estratégia de relacionamento que leve em conta os objetivos do negócio.

  • Relacionamento com clientes

7. Gestão de processos

Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja e mantenha um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo.

8. Gestão de estoque

Mantenha um registro dos fornecedores e produtos do estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado.

9. Layout da loja

Organize os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas devem ficar em pontos estratégicos, para o que cliente possa visualizá-los com mais facilidade. A ideia é deixar a circulação pela loja a mais fluida possível.

10. Atendimento

Capacite continuamente os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra.

Acesse a ferramenta
  • Os fatores de sucesso
  • Saiba mais

A ferramenta consiste em um questionário com dez perguntas de múltipla escolha elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave. Para cada tipo de resposta, a ferramenta estrutura sugestões e planos de ação.

Após responder ao questionário, você receberá, em até cinco dias, um relatório por e-mail com as seguintes informações:

  • Nível de competitividade mercadológica.
  • Análise sobre vantagens e desvantagens competitivas.
  • Ferramentas para melhorar o desempenho e aumentar os resultados.
  • Gráfico com a performance em cada fator e a comparação com os demais empresários que utilizaram a ferramenta.

Responda agora ao questionário e receba suas orientações personalizadas

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