ANÁLISE DE TENDÊNCIA

Estratégias de aplicação da Padaria Conceito

Saiba quais são os principais tipos de negócio e tenha acesso a um documento completo com direcionamentos para planejar e estruturar sua padaria.

A Padaria Conceito expressa uma nova concepção para a panificação e confeitaria brasileira, focada numa amplitude de produtos e serviços que visam atender a toda diversidade de demanda que o consumidor atual apresenta.

Com foco no foodservice, as padarias incluem um amplo mix de produtos, que aliam conveniência e frescor, além do cuidado com a apresentação e investimentos em diversos segmentos de serviços no ponto de venda.

Destacam-se ainda outros elementos que agregam valor aos produtos, como embalagens especiais, iluminação diferenciada e mesmo um formato inovador de layout, máquinas e equipamentos, balcões, congelamento e a estruturação de centrais de produção.

O estilo da padaria que hoje temos no país apresenta-se como referência não somente no setor de alimentos, mas também na panificação mundial. O modelo de negócio da padaria brasileira tem sido apresentado em feiras e eventos internacionais a investidores estrangeiros que passaram a conhecer o conceito e a investir nesse mercado, ofertando aos empresários nacionais novas opções de maquinário, utensílios e equipamentos.

Nossas empresas de panificação apresentam um modelo que varia muito em relação a outros lugares no mundo que mantêm o padrão tradicional de vendas, limitando-se, muitas vezes, à oferta somente de pães.

O intuito é disseminar esse conceito da padaria brasileira não somente para os empresários estrangeiros, mas principalmente para os interessados no Brasil. Não é raro verificar que há empresários que ainda não conseguem adequar sua empresa de acordo com as exigências e demandas do consumidor moderno que busca na padaria um espaço para compras que vão muito além do pão francês.

Tipos de padaria

A incorporação de novos produtos e serviços nas empresas de panificação, adequados ao tamanho físico e disponibilidade de investimento por parte dos empresários, fez com que fossem criados diferentes perfis de lojas, cada um focado em um modelo diferente de atuação.

É possível perceber a consolidação de modelos de lojas divididos em escala industrial, padarias de supermercados e processo artesanal. Na escala industrial a produção é feita em larga escala e a venda destes panificados não se destina somente ao consumidor local, mas ao atacado. Destaca-se a produção dos congelados e de pães embalados.

Nas padarias de supermercados, a produção de panificados não é o principal negócio, mas se configura com a produção e venda de produtos com preços menores que ampliam a concorrência.

As padarias de supermercado também podem ter métodos artesanais nos processos de fabricação.

No processo artesanal, a produção de panificados e confeitados é feita no local e é considerada o carro-chefe do estabelecimento. Geralmente, a venda é direta ao consumidor, mas há também revenda para outros estabelecimentos, sem muita escala.

Seguem os principais tipos de padarias artesanais:

  • Loja tradicional: apresenta oferta reduzida de produtos e serviços, em face às múltiplas opções com as quais as padarias atualmente vêm operando.
  • Loja master: tem amplo mix de produtos e oferece toda a conveniência ao consumidor para que este não se desloque a outro local.
  • Loja gourmet: oferece alimentos prontos para todas as refeições do cliente.
  • Loja express: foca em lanches e refeições rápidas, com atendimento ágil. É comum encontrar nessas empresas refeições prontas para levar, kits de lanches, pizzas em fatias, etc.
  • Loja especializada, confeitaria ou boutique de pães: trabalha a produção própria com intensidade, focando na qualidade e no reconhecimento de “grife” de seus produtos.
  • Loja quiosque: localiza-se em locais públicos de grande circulação de pessoas, como praças, shoppings, aeroportos e rodoviárias. Apresenta um mix reduzido de produtos e foco em itens que atendam às necessidades do público, podendo ser café, confeitaria, lanches rápidos, produtos para levar ou outros.

Estudo completo

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