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Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Sebrae e Solar Coca-Cola oferecem estratégias de planejamento

Os negócios de alimentação fora do lar foram impactados pela crise do coronavírus. Aproveite oportunidades com as mudanças no comportamento do novo consumidor.

· 12/05/2020 · Atualizado em 05/10/2022
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Empreendedores sempre precisam lidar com desafios intensos. Estes, porém, ficam ainda mais acentuados em situações nas quais ocorrem mudanças inesperadas, como no período da pandemia do coronavírus. 

Com o propósito de oferecer técnicas e conteúdos úteis e práticos, aprovados por experientes especialistas do mercado, o Sebrae e a Solar Coca-Cola fecharam uma parceria para compartilhar esses conteúdos através das suas redes de comunicação. 

Buscando atender às necessidades e restrições alimentares do público, empreendedores têm oferecido produtos e serviços com opções de refeições que agradam diferentes paladares.

Muitas empresas do ramo alimentício estão reinventando a forma de trabalhar para vencer as crises e as mudanças inesperadas. Dentre as alternativas, marmitas e serviço de delivery são opções para diversificar e manter as vendas.

O delivery, importantíssimo durante a pandemia, tem sido uma alternativa para os estabelecimentos de alimentação fora do lar. 

Cerca de 70% dos estabelecimentos já estavam atuando dessa forma e 25% aderiram a ela após a pandemia.

Conheça mais sobre o nosso conteúdo de delivery clicando aqui

Diego Fabris, sócio fundador do Share Eat, deu diversas dicas de como os restaurantes podem estreitar o relacionamento com os clientes investindo em comunicação.

Veja abaixo alguns conteúdos:

Leia o artigo: O core business dos restaurantes, além da comida, deve ser a comunicação. Nele, o autor demonstra como o ramo da alimentação pode se adaptar a cenários de crise estreitando o relacionamento com os clientes.

Na cartilha abaixo, você verá muitas dicas para seu restaurante e bar. Mesmo com o retorno, ainda gradual, do movimento, planejamento é essencial. Acesse o link abaixo:

Acesse a cartilha: Cardápio de sucesso para restaurantes.

Algumas temáticas não perderam sua importância durante a crise; pelo contrário, a preocupação com as questões socioambientais na oferta dos mais diversos tipos de serviços e produtos tornou-se um requisito de mercado percebido e respeitado pelo consumidor.

A redução do desperdício, aliada ao uso da tecnologia, diminui custos e causa impactos ambientais positivos para os negócios do setor. Leia o artigo:

Alimentação fora do lar: produtividade, eficiência e sustentabilidade.

Outro assunto importante é a apresentação dos cardápios, que podem ser um grande diferencial. 

Leia o artigo: Cardápio pode ser um diferencial em bares e restaurantes.

Veja os principais temas de alimentação fora do lar que podem ser trabalhados com os materiais desenvolvidos pelo Sebrae e a Abrasel no projeto Gastronomia Digital, que apresenta conteúdos em videoaulas e disponibiliza material de apoio para ensino a distância.

Leia o artigo: Alternativas para bares, restaurantes e afins em tempos de crise. 

Oportunidades para mercearias e minimercados     

Mercado de vizinhança, ou loja de vizinhança, como é chamado o pequeno varejo alimentar, é representado por minimercados, mercadinhos ou armazéns. O crescimento desse tipo de estabelecimento deve-se à busca do consumidor por comodidade, proximidade e praticidade para a realização de suas compras. 

Fazer compras ao lado de casa significa um deslocamento menor e mais rápido, o que se revela positivo, já que tem diminuído o número de pessoas que têm tempo para esse tipo de tarefa. 

Considerada essencial para a sociedade, essa modalidade destacou-se ainda mais durante a crise desencadeada pelo novo coronavírus.

O principal diferencial do minimercado em relação aos grandes varejos alimentares é poder oferecer ao cliente a personalização do atendimento, pois normalmente quem tem contato direto com o consumidor é o próprio dono do negócio ou algum de seus familiares.

Chamar o cliente pelo nome e entender suas necessidades básicas de consumo gera confiança e disposição para pagar um pouco mais pela mercadoria.

Em mercearias e minimercados também poderão ser ofertados combos, seguindo a mesma lógica de agrupar opções que completem uma refeição. Um exemplo é a combinação de alimentos resfriados ou congelados com molhos e complementos, montando uma oferta de preço único. Uma lasanha acompanhada de um molho pronto e uma bebida para o jantar, ou um combinado de pipoca, Coca-Cola e chocolates para uma ocasião do fim de semana são uma ótima pedida. Lembre-se, porém, de divulgar as ofertas em horários compatíveis com a busca por esse tipo de refeição e de deixá-las visíveis ao cliente.

Saiba mais

Conheça os dez fatores-chave de sucesso para atuação em negócios de minimercados.


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