this is an h1

this is an h2

Mercado e Vendas
Debate sobre setor do turismo no Congresso Internacional na Espanha
Prefeito de Anchieta participou do evento e trocou experiências com municípios que são referência no segmento

A troca de experiências é um fator importante na elaboração de estratégias para o desenvolvimento dos eixos econômicos de um município. Com o objetivo de conhecer e aprender com exemplos de sucesso no turismo, o prefeito do município de Anchieta e presidente da AMEOSC (Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina), Ivan José Canci, participou de uma Missão Internacional em Valência, na Espanha. A viagem foi oportunizada por meio do eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora, realizado pela Administração Municipal de Anchieta e o Sebrae/SC.

Em um grupo de oito catarinenses, entre eles o secretário-executivo da AMEOSC, Airton Fontana, Canci esteve no III Congresso Mundial de Destinos Turísticos Inteligentes, que ocorreu de 21 a 23 de novembro. O município de Valência foi eleito a Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022 por um júri da Comissão Europeia especializado em acessibilidade, sustentabilidade, digitalização, patrimônio cultural e criatividade e foi o berço do evento, que contou com especialistas mundiais em turismo.

O encontro internacional debateu os cinco eixos que compõem um destino turístico inteligente: governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia e acessibilidade. Segundo Canci, foram discutidas as oportunidades e desafios dos destinos turísticos. Também ocorreu a análise e construção conjunta do modelo de turismo do século XXI.

TRANSFORMAÇÃO DO SETOR

Entre os temas abordados no congresso estiveram a governação do turismo, a transformação digital do setor, a acessibilidade dos recursos turísticos ou os novos indicadores e a importância da sustentabilidade como eixo de transformação do setor.

“Aprendemos e conhecemos experiências de países da Europa e América em que regiões turísticas fizeram o dever de casa. Além das questões básicas como saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana, eles também se prepararam com parques, bons espaços de convivência e políticas voltadas à sustentabilidade. São cidades que prepararam suas comunidades para ganhar em qualidade de vida com o turismo”, observou o prefeito de Anchieta.

De acordo com Canci, foi possível ver o turismo a partir de um aspecto amplo de desenvolvimento com foco na preservação da cultura, da gastronomia, do artesanato, da musicalidade e das demais expressões culturais que também valorizam os espaços, monumentos, história, relevos, belezas e riquezas naturais. “Percebemos que o nosso município, assim como a região, tem todas as condições necessárias para crescer e desenvolver de forma sustentável e constante no turismo e termos ele como um de nossos pilares na representação da força econômica”, salientou.

O prefeito ainda citou a forte presença do setor público no desenvolvimento do turismo, com grandes parcerias com as forças da sociedade e empreendedores. “São detalhes que levamos como exemplo e modelo para continuarmos trabalhando de forma firme na construção de mais experiências e atrativos turísticos. Além de preparar a comunidade para essa nova e promissora atividade econômica que envolve a cultura, o meio ambiente, o comércio, a comunidade do meio rural e das cidades da nossa região”.

O grupo de oito catarinenses foi organizado pelo Sebrae/SC e contou com representantes de Associações Municipais de outras regiões de Santa Catarina.  “Soluções como essas são necessárias para manter o setor do turismo competitivo e sustentável. Tecnologia e inovação aplicadas ao setor geram mudanças estruturais e configuram um novo ambiente de negócios “, observa o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.

O gerente regional observou, ainda, que o Programa Cidade Empreendedora trabalha de forma intensa e comprometida na construção de planos sólidos de turismo, visando fortalecer esse eixo da econômica e acreditando no potencial individual de cada município atendido. “Anchieta é um município com amplas oportunidades turísticas e que atrai visitantes de toda a região e Estado. Nosso papel é ajudar na elaboração de estratégias que tornem o turismo uma base econômica forte”, concluiu.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.   

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?