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Empreendedorismo
Salas do Empreendedor de recebem Selo de Referência em Atendimento
Dos 68 municípios catarinenses participantes, 45 foram reconhecidos com os Selos Ouro, Prata ou Bronze.

Anualmente, as Salas do Empreendedor de todo o país participam de uma metodologia de avaliação do atendimento para receberem o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O selo reconhece e valoriza a excelência no atendimento aos empreendedores e contribui diretamente para o aprimoramento de resultados.

A honraria considera uma série de critérios, incluindo a qualidade do atendimento, o uso das redes sociais, a divulgação de cursos e consultorias, as orientações para que as empresas participem das compras públicas, além da capacitação contínua dos atendentes da Sala do Empreendedor. Metade da avaliação refere-se às ações e processos da própria Sala e a outra metade é atribuída às avaliações dos chamados clientes ocultos. Esses clientes buscam atendimento nas Salas participantes e depois conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital.

Em 2023, 68 municípios catarinenses participaram do edital de avaliação, o que resultou no reconhecimento de 45 deles com o Selo nas categorias Ouro (15 municípios), Prata (18 municípios) e Bronze (12 municípios). Os municípios que obtiveram o Selo Ouro, continuam no processo de avaliação para conquista do Selo Diamante, etapa que está em fase de avaliação pelo Sebrae Nacional.

Na Serra foram entregues quatro troféus e três certificados

Na Serra Catarinense a semana foi de visitação e entregas dos selos. Nesta quinta-feira (21), os responsáveis pela Sala do Empreendedor de Lages foram contemplados com o selo ouro, e ainda podem, neste ano, conquistar o de diamante. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Nilson Cruz e o vereador Álvaro Mondadori (Joinha), ex-titular da Pasta, receberam o selo das mãos do gerente regional Alternir Agostini. Em Vargem, a prefeita Milena Lopes recebeu o selo prata, entregue pelo analista técnico do Sebrae Marcelo Vargas. Foi também Marcelo que fez a entrega do selo bronze aos municípios de Urupema e Palmeira, recebidos pelas prefeitas Cristiane Pagani e Fernanda Córdova. Otacílio Costa, Bom Jardim da Serra e Cerro Negro receberam o Certificado de Participação.

Para a prefeita de Urupema, ao receber o selo bronze, no início da semana, ela disse que é um trabalho que vem sendo construído a quatro mãos juntamente com o Sebrae. E uma das premissas da administração é a de fomentar o empreendedorismo e despertar a população para que ao empreender garanta uma segunda ou principal fonte de renda das famílias. Para Fernanda Córdova, de Palmeira, o selo também entregue na segunda-feira (18) é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há bastante tempo. O serviço de atendimento da Sala do Empreendedor do município atua no desenvolvimento dos mais diversos setores, especialmente nas áreas agrícola e industrial. “Importante saber que temos uma equipe comprometida e o esforço é grande para que Palmeira sempre seja referência no atendimento das necessidades”, complementa.

No meio da semana, na quarta-feira (20), durante a entrega do selo prata, a prefeita de Vargem, Milena Lopes, disse que o município tem o compromisso de melhorar a vida das pessoas, seja através do empreendedorismo ou por meio de todas as áreas públicas que atuam no comprometimento junto à população. “Estamos muito felizes e já estamos trabalhando para conquistar o selo ouro”, disse.

Em Lages, na entrega do selo ouro, nesta quinta-feira (21), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nilson Cruz falou do privilégio de receber a honraria e destacou que no passado recente havia apenas 6 mil 92 MEIs ativas, e no final de 2023, esse número aumentou para 14 mil 278, ou seja, mais de 8 mil novas MEIs ativas foram criadas, e muito devido à grande força de trabalho e o comprometimento da equipe da Sala do Empreendedor.

A gestora do atendimento das Salas do Empreendedor pelo Sebrae/SC, Aline dos Santos Pereira, destaca que os clientes empreendedores atendidos pelas Salas demonstram um elevado índice de satisfação e retornam ao longo do ano para participar das atividades propostas e para buscar auxílio e orientação. “A Sala do Empreendedor ultrapassa a finalidade de ser tão somente um espaço físico centralizador de serviços públicos e atua de forma ativa com políticas públicas, criando oportunidade de desenvolvimento e engajando os empreendedores”, comenta.

Para o gerente regional Altenir Agostini, essa conquista é um reflexo da prestação de serviços de qualidade disponibilizados gratuitamente aos empreendedores locais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico dos municípios. “Os empreendedores, ou quem deseja empreender, têm um serviço de referência que oferece todo o suporte necessário para aprimorar a gestão empresarial, cumprir com as obrigações legais vigentes, identificar novas oportunidades para a empresa e tornar a atividade cada vez mais competitiva”, argumentou.

O reconhecimento, por meio do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, confirma toda a dedicação e o comprometimento das equipes das Salas do Empreendedor e dos municípios em criar um ambiente positivo para os negócios locais.

 

 

 

 

 

 

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