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Wed Jul 20 10:44:55 BRT 2022
Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
5 ferramentas essenciais de marketing digital para o seu e-commerce

Ferramentas gratuitas podem ser utilizadas para impulsionar o seu negócio, seja automatizando tarefas ou monitorando resultados.

· 21/06/2022 · Atualizado em 20/07/2022
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O marketing digital tem uma série de ferramentas que podem facilitar e agilizar a rotina de quem atua no e-commerce. Existem, por exemplo, softwares que ajudam a automatizar tarefas, aplicar estratégias e monitorar resultados de campanhas na web.

Muitas dessas ferramentas são gratuitas e ajudam o pequeno empreendedor a trabalhar com produtividade. Quase toda ação de marketing digital tem uma ferramenta para ajudar. Por isso, é fundamental conhecer o que está disponível e aproveitar para ter o máximo de desempenho.

O empreendedor que utiliza as ferramentas de marketing digital no seu e-commerce tem como vantagens: 

  • Acompanhamento da performance dos seus canais digitais;
  • Gerenciamento das suas metas e indicadores;
  • Automação que permite a otimização da rotina da sua equipe;
  • Geração de insights a partir de dados e informação.

Confira as 5 ferramentas gratuitas de marketing digital essenciais para o sucesso do seu e-commerce:

  • Google Trends

Com o Google Trends você consegue avaliar as buscas por palavras-chave em determinado período. A ferramenta apresenta um gráfico com o volume de buscas, e você ainda pode filtrar os resultados pela região, tipo de busca ou categoria. Com o Google Trends é possível escolher a palavra-chave que você vai utilizar na sua estratégia de marketing digital.

  • Google Analytics

O principal objetivo dessa ferramenta de marketing digital é monitorar o tráfego de um e-commerce. Ela permite a análise de relatórios e a customização dos painéis com os principais indicadores de desempenho da sua loja virtual. 

Com o Google Analytics você consegue ver quais metas foram alcançadas, quais foram as melhores estratégias de marketing, o número de visitantes do seu e-commerce e de onde eles vieram (de mídia paga, tráfego orgânico, redes sociais ou referência).

  • Keyword.io

É uma ferramenta para descobrir os termos que as pessoas estão digitando em diferentes mecanismos de busca (Google, YouTube, Bing, Amazon e App Store). Uma dica é você colocar palavras-chave negativas na ferramenta para filtrar aqueles termos que não agregam valor ao seu negócio. A ferramenta também apresenta uma lista de perguntas que são feitas pelos internautas nas buscas. 

  • Canva

É uma ferramenta de design gratuita e com interface intuitiva, ou seja, de fácil manuseio. Oferece inúmeros layouts e templates, que você pode utilizar para fazer posts nas redes sociais, por exemplo. Com o Canva também é possível fazer infográficos e newsletters, além de toda sua equipe pode mexer na ferramenta de maneira colaborativa. 

  • Mailchimp

O foco dessa ferramenta é e-mail marketing. Sua plataforma é intuitiva e é possível criar templates de e-mails personalizados, editar imagens e segmentar os assinantes de newsletters. Você consegue fazer landing pages e, ainda, tem um aplicativo de gerenciamento de campanhas e acesso a relatórios que podem ser compartilhados. Essa ferramenta também permite automações com base no comportamento do consumidor do e-commerce.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Marketing Digital: ferramentas que você precisa conhecer 

Marketing Digital: ferramenta para bombar suas vendas

As melhores ferramentas para Marketing Digital

E aproveite os cursos do SEBRAE:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Marketing digital para sua empresa: equipe comercial


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