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Tue Dec 03 11:06:42 GMT-03:00 2019
Inovação
Centro médico se reposiciona no mercado com ajuda do Sebraetec
Consultoria em Design ajudou clínica de Salvador a expandir e criar identidade com novo público.
  • O negócio e seus desafios
  • A consultoria em Design
  • Satisfação do cliente
  • Saiba mais

O negócio e seus desafios

O Centro Ginecológico de Salvador (Cengisa) nasceu em 1989, com um posicionamento claro no nome: prestar atendimento ginecológico às soteropolitanas. A mente por trás do empreendimento é a Dra. Margarida Matos, ginecologista renomada e professora universitária na capital baiana.

Diante da perspectiva crescente da medicina preventiva, o centro clínico incorporou recentemente à sua atuação a medicina ortomolecular e, posteriormente, endocrinologia e mastologia, com o propósito de aumentar o bem-estar de seus pacientes. Tal reposicionamento foi responsável por uma mudança delicada: a lista de pacientes atendidos passou a incorporar também homens, que precisavam se sentir igualmente confortáveis na clínica.

Havia também uma necessidade de se aumentar a percepção de valor pelos clientes, uma vez que a atualização técnica constante, o corpo de médicos altamente qualificado e o atendimento humanizado ainda não se traduzia nos valores cobrados nas consultas.

Por fim, o crescimento dos atendimentos, a contratação de novos profissionais e a ampliação do espaço demandaram do Cengisa uma descentralização da figura da ginecologista, antes o centro de todas as operações.

Quando o negócio fez seu aniversário de 25 anos, a médica decidiu buscar o Sebrae para auxiliar na expansão já em curso, consciente de outras empresas bem sucedidas com o apoio da instituição. Sob a ótica de que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença, contratou três consultorias, dentre as quais uma de Design para o redesign da identidade visual como um todo.

A consultoria em Design

O designer Marcos Hlavnicka, da Marka Brand e Design prestou consultoria ao Cengisa por meio do programa Sebratec. As principais demandas eram a atualização da marca, a identificação das novas áreas de atuação, a necessidade de diálogo com o público masculino e a construção de uma imagem de bom atendimento, mais independente da figura de sua proprietária.

A consultoria partiu da definição de três pontos de estratégia:

  • 1) criar uma identidade visual que comunicasse excelência e falasse com os dois públicos, masculino e feminino;
  • 2) representar de forma unificada a ginecologia e a medicina molecular; e
  • 3) aumentar o valor percebido por meio dos conceitos de sofisticação e atualidade.

O posicionamento declarado a partir de então abarcou conceitos como alta credibilidade e princípios humanos, nobres e de excelência.

Nova marca

A nova marca proposta reuniu em um só símbolo as representações gráficas de uma molécula e uma flor de lótus, traduzindo também dualidades como exato e espontâneo, complexo e exuberante, organizado e sensível, ciência e natureza. Com uma abstração visual desses elementos foi possível transmitir os conceitos definidos e mais algumas referências como perfeccionismo, aprofundamento científico, delicadeza e vida.

Os passos seguintes foram o desenvolvimento das aplicações da nova marca, incluindo itens de papelaria (cartão de visitas, papel timbrado, envelopes, receituários, etc.), programação visual (externa e interna) e uniformes, além da elaboração de um Manual de Marca, para que a nova identidade fosse respeitada em suas apresentações e consolidada junto aos clientes.

Satisfação do cliente

Para o consultor, o ar contemporâneo e, ao mesmo tempo, sofisticado que o centro clínico comunica agora permite a divisão clara dos setores por cores, mais receptiva ao público masculino e assim apresenta os sinais de que o projeto foi bem sucedido em suas demandas.

A empresária conta que o negócio ganhou muito com detalhes levantados pelos consultores, antes despercebidos, e que os resultados são visíveis, com uma marca que traduz a sua dedicação à clínica.

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