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Mercado e Vendas | VENDA
Cliente fidelizado quer desconto na Black Friday. Aproveite a data!

Com a Black Friday, é possível atrair novos clientes e fidelizá-los. Confira 5 estratégias para aproveitar essa data com promoções e descontos.

· 22/10/2020 · Atualizado em 26/09/2022
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A Black Friday tornou-se um fenômeno de antecipação das vendas de final de ano e, mesmo em momentos de crises, a expectativa para o varejo é positiva, já que ela representa uma ótima oportunidade para satisfazer seus clientes. 

A busca por presentes somada aos índices de menor poder de consumo fazem da Black Friday um evento estratégico para o início das compras de Natal. Ações entre essas duas datas contribuem para a construção do relacionamento com os clientes, o que reflete em melhores resultados a curto e a longo prazo.

O consumidor moderno está ainda mais engajado, consciente e disposto a realizar as suas compras de Black Friday através de canais digitais. Por isso, soluções de logística, como a compra on-line com retirada na loja física e o drive-thru, são relevantes e eficientes. 

O principal foco deve estar não somente na atuação nos canais on e off-line, mas na integração para oferecer maior conveniência e uma experiência positiva ao consumidor. 

Certamente, os produtos mais procurados mudam conforme a faixa etária e outras variáveis de consumo, provocando escolhas voltadas à durabilidade, qualidade e propósito, com compras realizadas com forte convicção e melhor custo-benefício.

Com as restrições sanitárias momentâneas em razão da pandemia, as pessoas passaram mais tempo em casa e, como consequência, criaram o hábito de procurar mais produtos pela internet, com destaque para os itens de uso pessoal e os eletrônicos.

A pesquisa da TracyLocke Brasil e da Behup mostra os dez segmentos que serão os mais procurados para a edição da Black Friday deste ano:

  • Roupas, sapatos e acessórios (44%).
  • Eletrodomésticos (41%).
  • Informática e eletrônicos (40%).
  • Smartphones e telefones celulares (39%).
  • Utilidades domésticas e itens para casa (35%).
  • Presentes de Natal (26%).
  • Móveis (24%).
  • Perfumes e cosméticos (24%).
  • Itens de decoração (18%).
  • Viagens (18%).

Entender a movimentação dos principais setores para planejar a Black Friday e ter melhores resultados é fundamental. Mesmo que seu segmento não seja nenhum desses, não desanime e confira cinco estratégias para vender e fidelizar mais clientes nessa data. 

1. Ofereça descontos para as próximas compras

Muitos clientes aproveitam a Black Friday para antecipar as compras de Natal, mas é importante criar estratégias para que eles voltem o quanto antes à sua loja. Nesse sentido, embora atrair novos consumidores seja sempre bom, fidelizar os que você já tem traz muitos benefícios, além de ser mais barato.

Uma boa estratégia para fazer o cliente voltar é utilizar-se de descontos para as próximas compras. Outra ação é a utilização de cashback, que retribui parte da arrecadação como descontos futuros. Assim, quando o cliente faz uma compra, ele recebe de volta uma parte do dinheiro gasto, impulsionando a fidelização.

Também existe a possibilidade da colaboração entre empresas para a construção de programas integrados e divisão de base de clientes.

Além disso, o compartilhamento de descontos e benefícios entre redes de contato pode ser uma ótima oportunidade por meio das seguintes ações: 

  • Compre na Black Friday e ative o desconto na compra do Natal.
  • Indique um amigo e ganhe desconto.
  • Presenteie um amigo para que ele ganhe desconto na próxima compra.

2. Aumente seu ticket médio

Aproveite a oportunidade para estimular o aumento do ticket médio, seja por meio de kits promocionais, combinando produtos de maior e de menor margem, ou oferecendo descontos progressivos.

Alguns critérios para escolher os produtos para a Black Friday:

  • Os que têm maior margem para desconto.
  • Os que estão parados no estoque.
  • Os produtos “isca”, ou seja, que são baratos, vendem bem e são porta de entrada para outros itens.

Conhecendo bem seus produtos e fazendo uma boa estratégia de precificação, ficará mais fácil pensar nesse mix.  

Apesar de qualquer ação promocional, a venda a qualquer custo não é uma alternativa. É essencial considerar que o momento de retomada é sensível para a maioria dos consumidores. E, nesse sentido, entender o que seu cliente busca e conseguir oferecer de forma pertinente o que ele precisa será uma das melhores dicas para uma venda adequada.

3. Envie mensagens para a sua base de clientes

Abaixo, estão elencadas estratégias de comunicação e marketing que podem ajudar no impulsionamento das vendas de final de ano do seu negócio:

  • Sem deixar de respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados, trabalhe bem a comunicação com sua base de clientes, informando como sua loja participará da Black Friday, isto é, se será na loja física, nos canais digitais ou em ambos. 
  • Informe quais produtos terão condições diferenciadas e os requisitos para a ativação das promoções.
  • Produza textos comunicando as promoções, usando cores fortes e bem impactantes, para combinar com o apelo que a data tem.
  • Suas campanhas de Black Friday podem estar em vários canais (e-mail, redes sociais etc.), então escolha os que vai usar e crie um cronograma de divulgação.

4. Tenha uma presença ativa em suas redes sociais

A busca por produtos costuma subir muito durante a Black Friday e nos períodos que a antecedem. Aproveite esse aumento de tráfego para ampliar sua base de seguidores e, assim, possibilitar um maior alcance de suas divulgações orgânicas nas redes sociais.

Lembre-se de atualizar as capas de suas páginas com uma arte impactante. Aproveite os recursos do Facebook, como a inserção de vídeos na imagem de capa, para chamar a atenção dos seus seguidores e mostrar os produtos que estarão em oferta na Black Friday.

Utilize o WhatsApp e o Telegram para fazer a manutenção do pré e do pós-venda.

Dados da pesquisa Ebit|Nilsen 2019 mostraram que 418 mil brasileiros compraram pela primeira vez via internet durante a Black Friday de 2019, sendo o Instagram a mídia que mais motivou as compras, seguido do Facebook.

5. Explore diferentes promoções

Apesar do forte apelo para liquidações e grandes descontos, o cliente pode estar à procura de um bom negócio que não seja necessariamente o menor preço. Assim, é importante apresentar que o valor do negócio é interessante. 

O valor envolve tanto o custo do produto em si quanto o custo logístico, a segurança transacional, as garantias, a confiabilidade, a marca e o atendimento. Em resumo, o valor é algo percebido e o lojista deve se apropriar desse conceito em sua abordagem com o cliente.

Atenção:

Algumas lojas costumam adiantar suas campanhas de Black Friday, começando alguns dias ou semanas antes da data oficial. 

Além disso, outro ponto estratégico da Black Friday é o horário de atendimento. Em 2019, segundo a pesquisa Ebit|Nielsen, 55% dos pedidos on-line foram realizados via mobile entre a quinta e a sexta-feira da semana da Black Friday.

Se suas vendas forem exclusivamente on-line, não se esqueça de garantir que seu site irá funcionar perfeitamente nessa data, porque o fluxo de usuários provavelmente estará bem acima do normal. Aproveite a oportunidade e integre canais físicos e on-line.

Não se esqueça de que é preciso considerar as orientações estabelecidas pelos órgãos de saúde para evitar aglomerações e manter as medidas de segurança no varejo físico - principalmente em relação a uma ativação promocional agressiva como na Black Friday.

Qualidade no atendimento ao cliente sempre deve ser uma prioridade no seu negócio. No entanto, em datas especiais, você, empresário, deve estar com a atenção redobrada, já que a excelência no atendimento é o que garante a construção do relacionamento com o cliente a longo prazo.

Veja também:

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