this is an h1

this is an h2

Tue Jun 21 17:01:17 BRT 2022
Mercado e Vendas | EQUIPE DE VENDA
Como engajar a sua equipe de vendas e atingir os melhores resultados

Treinamento, uso de ferramentas tecnológicas e um ambiente colaborativo são essenciais para o sucesso nas vendas.

· 06/06/2022 · Atualizado em 21/06/2022
Imagem de destaque do artigo

Hoje, a equipe de vendas é vista como um time de consultores especializados. Muitas vezes, o consumidor já chega à loja com todas as informações sobre o produto ou a marca. O fácil acesso a informações pela internet mudou o comportamento do consumidor e exigiu equipes de vendedores mais profissionais e atentas. 

Assim, o vendedor precisa entender do produto e estar alinhado ao discurso da empresa. Ele precisa ter como foco resolver o problema e atender às necessidades do cliente. Resumindo, ele precisa saber ouvir e entender profundamente do negócio. 

A responsabilidade não é apenas do vendedor. Cabe à empresa engajar e alinhar sua equipe de vendas para obter melhores resultados. A motivação e o engajamento dos vendedores são ativos importantes para a empresa porque impactam diretamente no seu desempenho. 

Vamos ver algumas dicas de como engajar uma equipe de vendas: 

Treinamento

A qualificação dos vendedores deve ser constante. É interessante investir em treinamentos motivacionais e de reciclagem dos conhecimentos profissionais. Também é importante investir em atualizações sobre técnicas de vendas, marketing e outros assuntos relacionados. 

Outra dica interessante é o acompanhamento constante de situações de venda. O varejista pode participar como ouvinte em calls de venda ou como cliente oculto. 

Tecnologias

Forneça tecnologias que simplifiquem a rotina da equipe de vendas. Existem inúmeras ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Muitas facilitam o trabalho, como plataformas digitais para troca de informações, para organização e distribuição de tarefas e de cronogramas. 

Uma ferramenta de Customer Relationship Management ou CRM também é essencial. Esse sistema registra e organiza todos os dados do comportamento do cliente e dos leads, o que permite um melhor desempenho da equipe. Além disso, com o CRM é possível planejar e traçar estratégias de vendas e mesmo de promoções. 

Uma estratégia recente de vendas é o Inside Sales (Vendas Internas). Trata-se de um processo interno de vendas que visa a reduzir custos e aumentar a produtividade da empresa. A equipe de Inside Sales utiliza a tecnologia para otimizar o contato entre o vendedor e o cliente.

Ambiente colaborativo

Estimule o compartilhamento de informações entre os colaboradores. A ideia é incentivar um clima de colaboração e não de competição entre os membros. A equipe precisa se ver como um competidor único. Ou seja, a ajuda mútua gera um crescimento maior que a soma dos resultados individuais. 

As metas são essenciais para as equipes de vendas, mas elas devem ser claras, mensuráveis e alcançáveis. Por exemplo, em vez de falar para aumentar as vendas, pense em uma porcentagem: “vamos aumentar as vendas em 10%". Lembre-se de que tanto as metas quanto as estratégias podem e devem ser revistas sempre que necessário. 

Resumindo, alguns benefícios do engajamento das equipes de vendas: 

  • Maior probabilidade de tornar os colaboradores promotores da sua marca;
  • Maior comprometimento do time;
  • Melhor desempenho de equipe;
  • Criação de uma cultura organizacional de inovação;
  • Aumento da percepção positiva sobre a empresa.
Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


Sebrae Beleza

https://t.me/sebraebeleza


Sebrae Moda

https://t.me/sebraemoda


Sebrae Bares e Restaurantes

https://t.me/sebraebareserestaurantes


Sebrae Varejo de Alimentos e Bebidas

https://t.me/sebraevarejodealimentos


Sebrae Mei de Alimentação

https://t.me/sebraemeialimentacao


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 Sebrae MEI

https://t.me/sebraemei


Sebrae Marketing Digital

https://t.me/sebraemarketingdigital



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora