A tendência é utilizar estratégias multicanais para chegar ao seu público-alvo e aumentar as vendas.

O maketing multicanal consiste no uso de estratégias multicanais, ou seja, é o uso de diversos canais, simultaneamente, para a divulgação de um produto ou serviço e, principalmente, para manter uma comunicação ativa em diferentes meios com os clientes. Não significa utilizar todas as plataformas e maneiras de divulgação, mas marcar presença onde o seu cliente está. Por isso, fique atento e pesquise quais são as redes sociais ou veículos de comunicação que mais se aproximam do seu público-alvo.
Ser multicanal é gerenciar todas as ferramentas de comunicação disponíveis, como as redes sociais, o comércio eletrônico, e-mail e, claro, as estratégias de marketing nas lojas físicas.
Vantagens do marketing multicanal:
- Permite maior visibilidade e aumenta a credibilidade do seu negócio;
- Consumidor pode encontrar sua loja com mais facilidade;
- Você pode fazer diferentes campanhas para atrair e fidelizar clientes;
- Conhecer melhor o perfil do seu cliente, receber mais feedbacks e ter mais chances de fidelização.
Quais são os canais disponíveis? As lojas físicas e o televendas são os canais mais tradicionais de venda e precisam de estratégias específicas. Outro canal que tem sido efetivo é o WhatsApp. O aplicativo de mensagens é o mais popular no Brasil, com mais de 120 milhões de usuários.
Também é possível falar de canais digitais, como as redes sociais, e-commerce e e-mail marketing. Esses novos canais foram surgindo à medida que foi ocorrendo uma digitalização do varejo. Novas estratégias de marketing digital surgem acompanhando o comportamento do consumidor e da compra digital.
Comportamento do consumidor digital
De acordo com o Relatório do Varejo 2022, a pandemia de covid-19 fez com que metade dos consumidores brasileiros migrassem para as compras on-line. Mais de 60% das pessoas começaram a usar aplicativos para fazer pedidos e compras. Virou uma tendência: fazer compras on-line, com poucos cliques, de maneira simples, fácil e confortável e, ainda, receber tudo em casa.
Mas, antes mesmo da pandemia já existia um boom de pesquisas na internet. O consumidor, muitas vezes, já chega na loja física com toda a sua busca, sabendo as marcas e funcionalidades dos produtos. O estudo State of search Brazil revelou que 93% dos brasileiros fazem alguma busca on-line pelo smartphone antes das compras. É o chamado consumidor multitela ou multiplataforma.
Ele passou a ser mais exigente na hora de comprar. O Relatório do Varejo 2022 mostrou que 90% dos entrevistados não pretendem retornar a uma loja onde sua experiência de compra, on-line ou off-line, tenha sido ruim. Essa mesma pesquisa mostrou que os compradores de loja física gastaram 40% a mais quando passaram para o on-line durante a pandemia. E, 68% dos consumidores disseram que o layout da loja tanto física quanto on-line importa.
O omnichannel é um novo formato que integra diferentes canais de venda e permite uma boa experiência para o consumidor. A ideia é que o cliente não veja diferença entre o mundo on-line e o off-line. Por exemplo, a pessoa compra na loja on-line e retira na loja física ou realiza a compra, mas o produto não está do tamanho adequado e ela tem a possibilidade de fazer essa troca na loja física. Isso ocorre porque os sistemas estão integrados.
Outro formato é o unified commerce que permite que os dados dos clientes e produtos estejam centralizados em um único sistema. Isso permite ao varejista expandir serviços para novos canais e criar novas jornadas de compra.
Estratégias multicanais de sucesso:
- Tenha um serviço de entrega rápido e de confiança;
- Responda e atenda rapidamente perguntas, sugestões e reclamações;
- Faça o gerenciamento de relacionamento digital com atualizações de conteúdo nas redes sociais;
- Mantenha regras de trocas claras e acessíveis a todos da equipe e aos clientes.
Para saber mais, leia o texto a seguir:
Dicas de ouro para as vendas online
E aproveite o curso do Sebrae:
Foi um prazer te ajudar :)