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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA

10 fatores-chave de sucesso no varejo de materiais de construção

Veja dicas de como se destacar no mercado, de planejamento para a sua loja, e conheça a ferramenta criada pelo Sebrae para melhorar a sua gestão

· 30/03/2016 · Atualizado em 03/12/2019

Os fatores de sucesso

Pra você que tem uma loja no comércio varejista de material de construção, confira alguns fatores que são essenciais para o sucesso do seu negócio. O Sebrae elaborou uma lista que aponta quais são os dez pontos que mais precisam de atenção, são recomendações práticas e dicas para melhorar o desempenho do empreendimento e aumentar as vendas.

Faça pesquisas de mercado e defina bem seu público-alvo, e então implemente estratégias de preço e promoções para os clientes, de acordo com o perfil deles.

Organize os produtos por categoria, analise as necessidades dos clientes e faça um controle rígido do estoque de mercadorias.

Planeje os investimentos necessários para aperfeiçoar os resultados do negócio e mantenha o registro do fluxo financeiro da loja.

Ofereça uma boa localização, e acesso á loja sem complicação, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes.

  • Facilite a vida do cliente e amplie as opções de pagamento

Tenha um bom relacionamento com fornecedores e profissionais e empresas de produtos e serviços complementares.

Conheça as necessidades e as expectativas de compra dos clientes, foque uma estratégia de relacionamento com eles e que leve em conta os objetivos do negócio.

Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja e mantenha um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo.

Mantenha um registro dos fornecedores e produtos do estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado.

Deixe a circulação pela loja a mais fluida possível, organize os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas devem ficar em pontos estratégicos, para o que cliente possa visualizá-los com mais facilidade. 

Capacite continuamente os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra.

Acesse a ferramenta

  • A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento.  
  • Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando lhe for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.  
  • Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave.  
  • Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator. 
  •  Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações:

 

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