Se você é empresário de moda, saiba que é possível vender on-line sem ter um e-commerce! Veja nossas dicas sobre Instagram, WhatsApp e Telegram.
A importância da transformação digital de um negócio de moda, independentemente do seu tamanho, só tem crescido, e contar com as redes sociais para essa jornada é praticamente obrigatório. As plataformas estão cheias de ferramentas para fazer seu negócio aparecer para milhões de clientes através da criação de conteúdo.
Números:
No Brasil, segundo o relatório da Hootsuite e WeAreSocial, do final de 2021, a distribuição de usuários em cada plataforma é a seguinte:
- Facebook (130 milhões)
- YouTube (127 milhões)
- WhatsApp (120 milhões)
- Instagram (110 milhões)
- Facebook Messenger (77 milhões)
- LinkedIn (51 milhões)
- Pinterest (46 milhões)
- Twitter (17 milhões
- TikTok (16 milhões)
- Snapchat (8,8 milhões)
O relatório também divulgou o tempo gasto em cada plataforma: o WhatsApp segue na liderança, com uma média de 30 horas por mês gastas em conversas no aplicativo. O Facebook fica em segunda posição, com 15 horas por mês, e o Instagram e o TikTok empatam em terceiro lugar, com 14 horas por mês.
Moda on-line
É preciso levar em consideração as particularidades do consumo do produto de moda, diretamente ligadas ao processo de escolha das peças, da montagem das vitrines, do toque e do encantamento em experimentar cada item antes de comprar. O desafio é usar as ferramentas disponíveis para que o consumidor tenha entendimento do produto, crie desejo e sinta-se seguro no processo.
Você não precisa investir tempo e recurso para estruturar uma loja virtual, especialmente se estiver começando! Existem algumas opções que podem te dar velocidade, garantir sua presença digital e alavancar suas vendas.
Assim, adequar o seu negócio, com rapidez e agilidade, acompanhando de perto cada mudança e cuidando do relacionamento com seus clientes, é sua tarefa para a transformação digital da sua empresa, mesmo sem um site personalizado.
O conteúdo sobre vendas on-line é tão amplo que foi dividido em duas partes pra você! Acompanhe as ideias abaixo e transforme as vendas digitais na grande oportunidade dessa crise! E não deixe de conferir a Parte 2: Como vender on-line sem ter um e-commerce: marketplace.
Parte 1 - Redes sociais: Instagram, WhatsApp e Telegram
A venda por meio das redes sociais não é novidade: mesmo antes da crise, elas já eram o principal canal de vendas para muitas marcas. É possível utilizar várias delas de forma comercial, mas, para negócios de moda, a mais indicada hoje é o Instagram. Além de ser uma rede social com forte apelo visual, tem grande audiência, conteúdos e consumidores de moda. Combinada com o WhatsApp, é uma ferramenta poderosa de presença, relacionamento e vendas para marcas e empresários.
Se você é uma marca e já está no mercado, provavelmente já possui uma conta no Instagram. Se ainda não, crie a sua já! Com a sua conta criada, considere que ela é sua loja e que seu perfil é sua marca. Parabéns: você acaba de criar um canal de vendas on-line! Para começar a movimentar sua marca via Instagram, siga as dicas abaixo:
Dica 1: transforme seu perfil em “perfil comercial”
Muita gente não sabe, mas em 2016 a rede social permitiu a criação de contas comerciais com a finalidade de diferenciar um perfil pessoal do perfil de uma empresa, oferecendo também outras funcionalidades que podem te ajudar na gestão do seu negócio. Além disso, um perfil comercial já mostra para o público que sua empresa tem uma postura profissional e busca oferecer o melhor tipo de atendimento, com todos os recursos disponíveis na ferramenta. Se você ainda não tem um perfil comercial, pode criá-lo agora! Estes sites dão o passo a passo de como fazer isso:
Dica 2: tenha uma bio inteligente
A bio é aquele espacinho no topo do aplicativo que traz informações sobre o seu perfil e a sua marca, comunicando ao visitante qual é o seu negócio e quais são os seus diferenciais. Ela deve ser interessante a ponto de convertê-los em seguidores e em futuros clientes. Como a bio é o primeiro ponto de contato do seu visitante antes do seu feed, é super importante você dizer claramente quem você é. Quer saber como construir uma bio de sucesso? Veja esse vídeo da Camila Renaux, que fala sobre esse assunto.
Dica 3: seu feed é sua vitrine!
No mundo da moda, a vitrine é uma das principais ferramentas de atração de clientes para dentro das lojas. No Instagram não é diferente. Se sua conta é sua loja e seu perfil é sua marca, o seu feed é sua vitrine. É importante que os negócios de moda que desejam investir no Instagram mantenham seu feed com fotos de qualidade dos seus produtos, além de outros conteúdos que possam apoiar as vendas.
Dicas quentes:
- Exiba fotos das araras e do seu espaço físico, para que o/a cliente perceba que o seu negócio é estabelecido além das redes sociais. E, se ele desejar, ofereça o atendimento presencial também.
- Mostre fotos de looks completos, mostrando que sua loja tem uma curadoria de estilo, e busque alavancar o ticket médio, ou seja, o número de peças vendidas por cliente. Faça parcerias com consultoras de imagem que possam te ajudar a montar os looks e ofereça conteúdo no seu perfil em troca da divulgação do seu trabalho.
Use modelos reais nas suas fotos e evite pegar fotos de modelos na internet usando as mesmas roupas. Por mais que seus fornecedores possam ter fotos super elaboradas com roupas que você também vende, em geral, elas não representam a identidade da sua marca. Utilizar fotos de fornecedores pode deixar o seu feed sem identidade e desconectado do que você oferece.
Não é necessário contratar modelos, mas é interessante que suas clientes conheçam a modelagem, o caimento e o comprimento das peças. Lembrem-se: elas não estão tocando nas roupas, por isso é ideal passar o máximo de informações por meio da foto. Esse é o momento de você entrar na frente das câmeras ou convidar uma amiga, tia ou sobrinha para ser sua garota propaganda!
Quer saber mais sobre como construir um feed harmônico e organizado? Veja esse outro vídeo da Camila Renaux falando sobre isso.
Dica 4: produza conteúdo
Essa é a dica do milhão! A finalidade das redes sociais é a conversa, o bate-papo, a troca de informações e a interação entre as pessoas. Por isso, só a venda de produtos não é suficiente para manter seu canal interessante e acessado. A criação de bons conteúdos se tornou algo muito importante e, hoje, é uma estratégia indispensável para ter sucesso na internet.
Trazer dicas úteis para seus clientes é uma boa forma de produzir conteúdo complementar no seu canal. Seu perfil está disponível para os seus seguidores 24 horas por dia, 7 dias na semana, então nem sempre eles vão acessar o seu espaço para comprar. Ter informações interessantes e de qualidade é fundamental para manter um cliente que se lembrará da sua marca no momento da compra.
Que tipo de conteúdo você pode oferecer no seu canal de moda?
- Tendências, cores e modelos da temporada.
- Dicas sobre organização de guarda-roupas e closets.
- Dicas sobre lavagem e armazenagem de peças delicadas.
- Dicas de montagem de looks para diversas ocasiões.
- Notícias do mundo da moda.
- Dicas sobre o universo feminino, infantil, praia, fitness, masculino, de acordo com os produtos que você oferece.
Um ponto importante é que nem sempre você será o gerador de todo esse conteúdo, até porque alguns deles exigem a presença de um profissional qualificado para entregar informação de qualidade. Por isso, faça parcerias! Personal stylists, maquiadores, produtores de moda, personal organizers e muitos outros podem ser parceiros na construção dos temas. Enquanto eles ganham visibilidade e autoridade no Instagram, você tem um conteúdo de qualidade e ganha mais seguidores.
Também é válido saber que o modelo de textos no Instagram são textos curtos. Se você gosta e quer escrever mais, direcione seus seguidores para outros canais, como blog, site, LinkedIn ou outros.
Dica 5: abuse dos Stories, vídeos, lives e destaques para apresentar os seus produtos
Uma das grandes ferramentas de engajamento no Instagram são os Stories, então a produção de conteúdo não deve ser explorada só no feed. Por ser de rápido consumo e ter um apelo visual incrível, os Stories te ajudam a captar rapidamente a atenção do público e a opinião dele sobre determinado assunto.
Além disso, disseminar conteúdos por meio de vídeos faz muito sentido no Instagram. Você pode utilizá-los tanto no feed, com no máximo um minuto, nos Stories ou no Reels. Hoje, os vídeos são a maneira mais eficiente de trazer engajamento e atenção para a sua marca. Como seus clientes se identificam primeiro com o que você fala e depois com o que você vende, não deixe de explorar essa ferramenta!
Confira a diferença entre feed e Stories e se prepare para produzir conteúdo.
Nesse vídeo, conheça outras formas de trabalhar com vídeos e Stories no Instagram.
WhatsApp ou Telegram
Dica 6: melhor que e-mail
Além de utilizar seu Instagram como vitrine para os seus produtos e como ponto de contato com os seus clientes, outra forma de potencializar esse canal de vendas é utilizar o WhatsApp ou o Telegram para estreitar ainda mais esse relacionamento. Você pode distribuir seus conteúdos por meio de listas de transmissão e grupos no WhatsApp ou criar um grupo da sua marca no Telegram.
A vantagem do Telegram em relação ao WhatsApp é que ele permite grupos para um número maior de pessoas. Enquanto um grupo de WhatsApp tem o limite de 256 membros, no Telegram são permitidos até 200 mil integrantes. Via Telegram é possível que você utilize as famosas enquetes, também presentes no Instagram. A venda por esses canais deve ser a mais direta e facilitada possível, por isso é importante que suas peças mantenham os valores e as formas de pagamento. Promoções devem ser anunciadas logo de início, para chamar a atenção de seus clientes para explorar o seu conteúdo.
Gostou das dicas? Agora que você já conhece os primeiros passos para começar suas vendas no Instagram e no WhastApp, saiba que existem mais oportunidades no mundo digital antes de abrir o seu e-commerce:
Confira a Parte 2: Como vender on-line sem ter um e-commerce: marketplace e acesse os cursos Sua empresa nas redes sociais e Marketing digital para sua empresa: primeiros passos.
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Escolha o melhor marketplace para seu negócio
O marketplace é um mercado virtual em que o seller (vendedor) expõe seus produtos em plataformas mantidas por empresas gigantes no varejo. Entre outras, destacam-se Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza, Shopee, OLX. Muitas são as vantagens dessa parceria. Nesse sentido, fazer parte do portal de uma grande marca ajuda o pequeno empreendedor a estar em uma grande vitrine digital, ter visibilidade para o grande público e, consequentemente, aumentar o seu potencial de vendas. Afinal, quais são as vantagens do marketplace para o empreendedor? É praticamente impossível pensar em empreender no comércio sem ter uma versão digital de sua loja. O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, crescimento de 27% em comparação com o ano anterior. Esse resultado foi recorde segundo dados da Neotrust, empresa que monitora o setor. Todavia, criar estrutura digital para suas vendas, manter atualizado um site e elaborar mecanismos de pagamento e entrega demandam muitos cuidados – e custos. Por isso, “terceirizar” boa parte dessa engrenagem para o modelo de marketplace é a melhor opção para o empreendedor. Vejas as principais vantagens: Custos: a considerar todas as facilidades e a despreocupação com a estrutura contratada, as comissões, por volta de até 1%, podem ser consideradas razoáveis e justas. Visibilidade: grande parte dos grandes sites de marketplaces investem em SEO (Search Engine Optimization), técnicas que ajudam a ranquear melhor o site nas buscas do Google. Quando você cria corretamente seu anúncio, tem mais chance de surfar essa onda e se destacar, especialmente quando usa palavras-chave comuns a nichos específicos de mercado. Quanto mais se especializar na criação de anúncios, maiores as chances de se diferenciar. Faturamento: estar em marketplace é uma oportunidade de aumentar as vendas e o chamado ticket médio da sua empresa, visto que o sistema costuma ofertar outros produtos da mesma marca. Marketing e publicidade: principalmente para o microempreendedor que não dispõe de muito dinheiro para gastar com anúncios, está cada vez mais fácil criar lojas virtuais próprias, no marketplace, com ferramentas que permitem customizá-las. Meios de pagamento: as maiores lojas oferecem opções antifraude e de pagamento, seja como subadquirente (intermediador do pagamento), seja como gateway (responsável pela solução que processa o pagamento on-line, a exemplo do PagSeguro). Responsividade (mobile): o comerciante não precisa se preocupar se a visualização da página ficará confortável caso o cliente a acesse por celular ou tablet, por exemplo. A plataforma investe para que o conteúdo fique claro e organizado independentemente do dispositivo dos clientes. Suporte: em caso de problemas ou dúvidas com navegação ou transações, o marketplace oferece o atendimento direto ao cliente – um ponto a menos para o fornecedor do produto se preocupar. Qual marketplace é o melhor? A pergunta pode ser completada por “qual marketplace é o melhor para o meu negócio?”. Um dos pontos é avaliar o nicho de mercado em que o empreendedor atua para oferecer seus produtos com maior possibilidade de encontrar compradores. Outro detalhe é checar a reputação das plataformas e entender como elas funcionam. Da mesma forma que nenhuma delas deseja trabalhar com um parceiro problemático, que não entrega o que é prometido – forçando a responsabilização do marketplace pela negociação frustrada –, do mesmo modo o microempreendedor cuidadoso não deve ficar refém de um marketplace ruim, que falha com o cliente – em problema técnico, por exemplo – e que prejudica os seus negócios, quando não impede a recomendação dos clientes e novas vendas, por exemplo. Dicas para manter o negócio saudável no mundo off-line para vender no on-line Fluxo de caixa >>> mantenha o controle >>> evite antecipar recebíveis e pagar juros; Demanda >>> estude e otimize >>> não deixe sobrar e nem faltar produtos; Reputação >>> conquiste competitividade >>> atenda bem >>> respeite prazos; Jornada do consumidor >>> estude comportamentos de compra >>> aumente prazos de pagamento >>> ofereça opções de menor preço; Custos >>> otimize gastos >>> verifique despesas fixas >>> negocie novos fornecedores ou matérias-primas; Estoque >>> planeje o volume >>> melhore o fluxo de caixa conforme as compras e vendas >>> otimize custos de coleta, armazenagem e retirada.
Wed Apr 17 10:02:16 BRT 2024
Planeje suas ações de marketing digital para o Dia das Mães
O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio brasileiro. Preparar ações de marketing digital para o Dia das Mães é importante porque permite ampliar o alcance da sua empresa e atrair novos clientes. Além disso, é uma oportunidade de criar relacionamentos mais próximos com os clientes atuais e fidelizá-los, aumentando as chances de repetir negócios. Por isso, você já deve se preparar e fazer um bom planejamento para o Dia das Mães. Essa é uma data que pode alavancar os seus negócios, porque as pessoas querem presentear e homenagear suas mães. Aproveite a oportunidade e comece desde já o seu plano de ações de marketing digital com os dez passos que separamos para você: Aproveite os diferentes formatos de conteúdos que as redes sociais oferecem para promover seus produtos ou serviços no Dia das Mães. Com um planejamento bem estruturado, você pode aumentar suas vendas e conseguir mais clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: 5 dicas para vender mais em datas comemorativas Venda melhor nas datas comemorativas e temáticas
Tue Apr 16 14:41:59 BRT 2024
Como posso vender mais no Dia das Mães?
Além de produtos com excelente qualidade, o segredo é investir em estratégias para se destacar dos concorrentes, garantindo uma data repleta de vendas. O Dia das Mães é conhecido no varejo como o segundo Natal porque a venda é certa! Mas será que é possível vender ainda mais nesta época do ano? Para vender mais não é necessário ter mais clientes. Mais importante do que isso é saber explorar a venda de forma correta para aqueles clientes que já são seus ou aqueles que estão entrando na sua loja. Não é necessário vender mais, é preciso saber vender melhor. Por isso, uma preparação para impulsionar suas vendas nesse período é mais que necessária para melhorar os resultados. Seja no comércio, indústria ou serviços, antecipar o ciclo de vendas e se diferenciar é fundamental para que sua ação tenha sucesso. Segundo o consultor empresarial Sérgio Dal Sasso, para se organizar e ter bons resultados nessa época, o lojista precisa ter a "percepção contemporânea dos desejos e gostos". Ou seja, é importante que o varejista saiba exatamente o que é importante e valoroso para o seu cliente.
Tue Apr 16 14:41:53 BRT 2024
Diversidade na beleza impulsiona o mercado e incentiva novos produtos
O setor da beleza se transforma e se adapta. Atualmente, se fala muito em diversidade e representatividade. Se antes havia sempre uma tendência a ser seguida, agora a moda é ter sua própria personalidade na estética visual. Movimentos como o body positive (corpo positivo) têm influenciado pessoas a questionarem os padrões de estética impostos por muito tempo pela sociedade. As marcas também foram atingidas por essa geração que busca aceitação, de modo que a diversidade na beleza aparece em forma de produtos, nos cuidados na comunicação, no marketing de grandes empresas do ramo e em muitos outros aspectos. Com todas essas transformações, ainda vale pontuar que as pessoas querem ter um consumo consciente e com propósito. Essa expectativa muda o jogo do mercado, pois sai na frente quem está acompanhando esse movimento, relacionando seus produtos com autoaceitação e apostando em um posicionamento mais inclusivo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel com mulheres de 16 a 24 anos, 47% afirmaram que a promoção da igualdade é um indicador importante de uma marca ética. Já em uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 76% dos brasileiros acreditam que é papel de marcas e empresas apoiar a diversidade. Na prática, o que é diversidade na beleza? Quando se fala em diversidade e inclusão, o primeiro passo é compreender que existem pessoas com os mais diversos corpos, cabelos, tons de pele e estilos. Um grande exemplo de diversidade na beleza é como as mulheres com fios crespos ou cacheados têm deixado o liso para assumir seu cabelo natural, com orgulho e com produtos que nasceram para suprir essa demanda. Como o mundo está se tornando mais consciente, os empreendedores precisam entender essa mudança para encontrar formas de entrar nesse mercado aquecido e que incentiva novos produtos. Confira alguns exemplos de diversidade na beleza: Produtos para cabelos crespos e encaracolados. Propagandas com diferentes tons de pele e com pessoas com vitiligo. Maquiagens que contemplam diferentes tons de pele. Representatividade de corpos magros, curvilíneos e plus size. Aceitação dos cabelos grisalhos e dicas para cuidar desses fios. Salões de beleza que apostam em vários produtos que atendem diferentes públicos. Está na moda se sentir bem, independentemente do tipo de cabelo ou corpo de cada um, e trazer essa consciência para o seu negócio do setor da beleza significa conquistar públicos diversos. Lembre-se de que não seguir um único padrão permite liberdade no trabalho, menos pressão estética para os clientes e um ambiente mais leve. Viva essa transformação! Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo Beleza inclusiva como motor para o futuro!
Mon Apr 01 12:42:34 BRT 2024
Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups
As empresas hoje enfrentam um ambiente altamente competitivo e dinâmico, com a necessidade de inovar e utilizar soluções tecnológicas, que são essenciais para a sobrevivência dos negócios. Nesse contexto, as startups surgem como vetores de inovação, beneficiando grandes e pequenas empresas. Neste vídeo, Eduardo de Oliveira Pinto, sócio fundador da Cotidiano Aceledora de Startup conta como funciona e quais as perspectivas para esse tipo de negócio. Aborda ainda os desafios para obtenção de investidor anjo e fazer com que uma startup se torne um unicórnio, nesse mercado que chegou a girar US$ 9,8 bilhões de investimentos no Brasil. Eduardo de Oliveira Pinto, é publicitário, designer e empreendedor, sócio fundador da Cotidiano Aceleradora de Startups. Tem mais de 25 anos de experiência em empresas de TI e agências de comunicação tradicionais, e participou diretamente da aceleração de 61 startups e de times corporativos. Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 1 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 2 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 3
Thu Mar 28 11:51:41 BRT 2024
Prepare-se para lucrar com as vendas de ovos de Páscoa
Fevereiro mal terminou e já vemos ovos de chocolate nas gôndolas dos mercados. Mas, muitos confeiteiros também já estão se preparando para a data comemorativa que aquece o mercado meses antes do domingo de Páscoa. A venda de ovos de chocolate é uma importante oportunidade para pequenos empreendedores brasileiros lucrarem com as vendas de Páscoa. Já faz anos que a produção de ovos de Páscoa caseiros e artesanais tem ganhado espaço no mercado, principalmente por tratar-se de uma alternativa aos tradicionais ovos de Páscoa das grandes marcas. Além de ter um preço mais acessível e apresentação diferenciada, quem ganha um ovo de Páscoa artesanal tem a sensação de estar recebendo um presente de verdade. Aproveitar a época da Páscoa para produzir ovos de chocolate é opção para muitas pessoas que desejam ganhar um dinheiro extra e, muitas vezes, torna-se a porta de entrada para um trabalho contínuo e que provê uma renda fixa durante todo o ano. Aprendendo a precificar Constante desafio para os empreendedores, a formulação correta do preço de venda é a chave do sucesso do seu negócio e está diretamente ligada ao lucro ou prejuízo nas vendas de ovos de chocolate na Páscoa. Estas são variáveis importantes que você deve considerar na hora de precificar: Qual é meu custo? Este cálculo inclui o custo dos insumos, tendo como base as fichas técnicas e a padronização das receitas de cada ovo ou chocolate, o tempo de produção de cada unidade e o custo de distribuição da mão de obra; Quais são meus gastos fixos? São gastos que existem se você vender ou não os ovos, como, por exemplo, energia elétrica, água, funcionários, aluguel, telefone. Lembre-se de incluir qual será o seu salário como dono (a) do negócio; Qual é minha margem de lucro? Defina a margem de lucro desejada por produto ou calcule um percentual único; Quanto o mercado cobra? Pesquise como posicionar seu produto no mercado: se será mais popular ou mais sofisticado. Isso faz parte da sua estratégia; Qual é a percepção de valor do cliente? Todos os clientes querem levar o maior valor pelo menor custo. Por isso, avalie quem é o seu cliente, qual é sua expectativa, no que ele enxerga valor. Entender por qual motivo ele prefere comprar um produto caseiro ou artesanal pode te ajudar a definir seu preço; Qual é meu preço final? Após seguir todas as etapas anteriores, você terá encontrado seu preço de venda. Uma lista de preço bem-feita, com um design profissional, aumenta suas chances de venda, pois o seu cliente já vê a qualidade e o capricho do seu trabalho antes de comprar. Também procure produzir ovos de qualidade a um preço acessível e busque ingredientes e embalagens em lojas de confiança. Também considere oferecer diferentes meios de pagamento: hoje, aceitar pagamento via cartão de crédito ou débito e PIX é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio. O importante é vender e lucrar, então, faça produtos que irão chamar a atenção do seu público-alvo. Ovos de chocolate artesanais são muito valorizados por toda a técnica e dedicação à produção e personalização, de acordo com o gosto do cliente, diferentemente dos produtos industrializados. Siga as dicas e aproveite a janela de negócios que a Páscoa irá te proporcionar! Saiba mais: Quer saber sobre formação de preço para o seu tipo de negócio? Veja este curso on-line do Sebrae. E se precisar de mais informações, busque auxílio na unidade do Sebrae mais próxima ou entre em contato com a central de relacionamento pelo 0800 570 0800!
Wed Mar 13 12:12:17 BRT 2024
10 Ideias de posts para a sua confeitaria aumentar as vendas na Páscoa
A Páscoa está chegando e para o empreendedor do ramo de chocolates, confeitarias e doces é uma das melhores épocas do ano para aumentar as vendas. Em 2023, o faturamento na Páscoa aumentou cerca de 4,6% em comparação com o ano anterior. Com a retomada da economia, a expectativa é que o setor cresça ainda mais neste ano. Por isso, é importante se planejar com antecedência para preparar seu estoque e suas ações de marketing digital. Criar conteúdo sobre a Páscoa pode preparar e motivar o consumidor a comprar o seu produto. Além disso, aumenta o seu alcance, sendo uma forma de divulgação do seu negócio. As redes sociais são excelentes canais para suas ações de marketing digital na Páscoa. Isso porque a maior parte dos consumidores está nessas plataformas e faz pesquisas diariamente nelas. Publicações sobre a Páscoa podem aumentar a visibilidade de confeitarias e empreendedores que fazem bolos e doces. É uma maneira de atrair novos seguidores e clientes. Além disso, é o momento para: Demonstrar seu conhecimento e a paixão pelo negócio e produtos, fortalecendo sua autoridade digital. Criar uma conexão emocional com os seus clientes e fidelizá-los. Melhorar o SEO do seu perfil e fazer com que novos consumidores encontrem o seu negócio por meio de pesquisas na internet. Interagir com o seu público, receber feedbacks para melhorar a experiência do cliente. Compartilhar promoções, descontos e ofertas especiais. Como você pode ver, a Páscoa é um momento excelente para alavancar seu negócio. Aproveite para disponibilizar um espaço de compartilhamento de histórias e tradições relacionadas à Páscoa. Essa é uma data que quase todos querem presentear chocolates e celebrar em família. Essas histórias podem gerar mais conexão do seu negócio com o seu cliente. Separamos mais dez dicas de temas para suas publicações no Instagram. Confira e utilize essas ideias na sua estratégia de marketing digital! Por fim, pense em alternativas para o famoso ovo de Páscoa. Claro que ele não pode faltar, mas pense em um mix de produtos, em outras opções de presentes de Páscoa, como bolos, biscoitos, doces, kits de confeitaria para as crianças. Enfim, use sua criatividade para conquistar seus clientes! Para saber mais, leia os textos a seguir: Ideias de como aproveitar a Páscoa para vender mais 5 dicas para bombar suas vendas na Páscoa
Tue Mar 12 13:40:08 BRT 2024
Turismo no inverno: aproveite o charme da estação para ter renda extra
O inverno é uma época de ouro para incrementar ou começar um negócio de produtos ou serviços nas inúmeras localidades Brasil afora procuradas por turistas; em especial no mês de julho, que também é um período de férias escolares. Aproveite a estação mais fria do ano para gerar renda! Basta, para isso, usar a criatividade e colocar a mão na massa. Ajudamos você com algumas boas ideias já postas em prática, com sucesso, por vários empreendedores. Há oportunidades em vários setores. Procure enfatizar produtos e serviços que são ainda mais procurados pelos visitantes nesta época de baixas temperaturas. Conquiste uma renda extra, seja em Gramado e Canela (RS), São Joaquim (SC), Campos do Jordão (SP), Petrópolis e Visconde de Mauá (RJ), São Lourenço (MG), Baturité e Guaramiranga (CE) ou em outras tantas cidades brasileiras. Lembre-se: turistas estão sempre ávidos para experimentar, comprar, consumir e gastar! Cafeterias, chocolaterias, queijarias, lojinhas que vendem produtos locais (mel, própolis e biscoitos), serviço de guias e passeios turísticos, aluguel de carros; tudo isso pode gerar bons lucros se você oferecer produtos e serviços de qualidade ou mesmo ítens diferenciados, inovadores, como por exemplo, aquele chocolate quente com rum ou Chá Latte em sua cafeteria ou lanchonete. Outra ideia lucrativa: se a sua casa é grande, que tal transformá-la em um charmoso restaurante nos finais de semana, oferecendo pratos típicos da região? Ou abrir uma glamourosa pousada em uma área bonita da cidade, tendo como atrativo um farto café da manhã com produtos de sua terra? E, se mora no campo, você pode investir também no turismo rural, agendando visitas guiadas à sua propriedade. Dá para atrair todo tipo de turista, dos mais abonados à classe média. Pense na possibilidade de oferecer algo para eles. Exemplos não faltam. Muitos vêm aumentando seus lucros abrindo as porteiras de seus sítios e fazendas e oferecendo uma infraestrutura completa de lazer. Outras propriedades, mais modestas, não ficam atrás. Se é o seu caso, saiba que já existem proprietários oferecendo aos turistas ótimas experiências da vida no campo, com visitas à pastagens, galinheiros, viveiros de pássaros e que também oferecerem degustação de queijos, compotas e/ou refeição com alimentos da própria horta, servidos no fogão a lenha. Tudo isso atrai visitantes. Dá para ganhar dinheiro também em diversos outros setores que se beneficiam do clima frio. Veja só: - Venda de sopas, caldos, massas, canjicas, doces regionais: Para incrementar o lucro de seu bar ou restaurante, que tal incluir no cardápio sopinhas e cremes saborosos para aquecer o estômago e o coração dos clientes? Se você ainda não tem seu próprio negócio, já pode se animar! Quem resiste a um caldo verde, a um creme de aipim com carne seca, em um dia frio? Você pode até criar um festival de sopas no seu estabelecimento! Um fondue ou uma boa massa também caem muito bem; além de quitutes como canjica, cocada, cuscuz, doces... Vale investir. E mesmo que não tenha um ponto fixo, pode vender em feiras regionais. Receitas saborosas estão à disposição na internet. Trabalhando bem, você pode ter lucros fabulosos. - Artesanato: os artesãos autônomos também lucram mais nesta estação. É a chance de comercializar artigos manufaturados à mão, como roupas de lã, crochê ou tricô, muito procurados por turistas. Incremente a produção das peças e ocupe os espaços públicos para vender. - Comercialização de vinhos, licores e destilados: em muitas localidades do país aumentam a cada ano a produção e venda de vinhos, tal como vemos na Serra Gaúcha, Planalto Catarinense, Vale do São Francisco. Além das cachaças, a exemplo do que acontece em Paraty (RJ), Salinas, Betim (MG), Cidade de Areia (PB), Castelo do Piauí (PI) e outras tantas cidades; sem falar na produção de licores artesanais. Você pode investir no negócio ou pode também abrir uma lojinha especializada na venda desses produtos regionais. São muitas opções. Não perca tempo! A temperatura esfria e os negócios esquentam! Conte sempre com as orientações do Sebrae para tornar realidade seus sonhos de empreendedor.
Mon Mar 11 09:56:45 BRT 2024
Saiba como lucrar com as delícias juninas mesmo na crise
A festa junina é tradicional e muito esperada pelos brasileiros. Muita gente aproveita para dançar quadrilha, deliciar-se com as comidas típicas e curtir a festança caipira. Todavia, a data é, também, um excelente momento para empreendedores investirem e faturarem. Invista no tradicional Sem dúvida, o cardápio é um dos maiores atrativos do evento. Portanto, vale a pena investir na produção dos produtos que costumam encantar os clientes, como a pamonha, o arroz-doce, os bolos, as cocadas e a famosa canjica. Recomendamos que, nesse momento, você prepare kits, assim o cliente de uma só vez consegue fazer uma festa junina facilmente. Você pode criar kits com nomes divertidos e que tenham a ver com o momento. Pode ser com nome dos santos do mês, com as brincadeiras tão tradicionais. Vale investir em fotos e imagens.
Fri Mar 08 14:22:31 BRT 2024
Festas Juninas: 5 dicas para você utilizar o Instagram e vender mais
A temporada de festas juninas já começou e é uma oportunidade para o pequeno negócio aumentar as suas vendas. Com o fim das restrições da pandemia de Covid-19, muitas festas já estão acontecendo em diferentes regiões do país. É um mês inteiro, que pode se prolongar até julho, de festividades e comemorações. As festas comemorativas movimentam diversos setores: muitos consumidores compram roupas típicas e acessórios para ir às festas, empresas fazem decorações especiais sobre o tema e muitas comidas típicas são consumidas somente nesse período junino. Investir no marketing digital do seu Instagram é uma estratégia para aumentar as vendas nos próximos meses, seja no ramo de alimentação, roupas, calçados, acessórios ou decoração, já que a temporada das festas juninas é uma oportunidade para os pequenos negócios. Por isso, separamos cinco dicas para otimizar a sua estratégia de marketing digital no Instagram nesse período. Confira: 1. Crie kits e mix de produtos Veja seu estoque e separe os produtos que tenham a ver com a temática das festas juninas. Crie um catálogo de produtos específicos no Instagram para facilitar a compra do seu cliente. Se você tem uma loja de roupas, pense no que seu cliente gostaria de vestir. Se você vende doces, que tal preparar um cardápio especial? E, se você tem um salão de beleza, abuse da criatividade nas maquiagens, unhas e penteados para os arraiás. 2. Faça um planejamento e crie conteúdos específicos Você já pensou no que você vai postar no seu feed? Planeje os seus posts com ganchos para a temática e para que sejam frequentes. Você também pode usar músicas de quadrilhas e enquetes nos Stories. Aproveite o Reels para mostrar seu mix de produtos de maneira criativa. Lembre-se de que o período junino é marcado pela alegria, então aproveite para se divertir nos vídeos. 3. Faça lives Você pode fazer lives com as tendências para as festas juninas deste ano. Se você tem uma loja física, pode decorá-la e criar um evento como um café da tarde, com quitutes e músicas juninas, e convidar os seus seguidores do Instagram. Chame um parceiro para fazer um show na sua loja e transmita em uma live. Para quem vende alimentos, outra sugestão é fazer uma live sobre receitas juninas. 4. Capriche na sua vitrine virtual Você pode mudar a sua foto do perfil para uma foto temática. Não se esqueça de caprichar nas fotos e nas descrições dos produtos. Coloque tags de produtos no seu feed e Stories. Assim, você direciona o cliente para sua loja virtual. 5. Use hashtags Utilize as hashtags com a sua marca e seus produtos, para que o cliente encontre seu negócio mais facilmente e você possa aumentar o engajamento do seu perfil. Faça uma hashtag própria para as festas juninas, mas evite as hashtags genéricas. Para saber mais, leia os textos a seguir: Como se organizar para vender mais nas festas juninas Saiba como aproveitar as datas comemorativas para vender mais E aproveite os cursos do SEBRAE:Marketing digital: planejar para vender pela Internet O que preciso saber sobre marketing e vendas?
Fri Mar 08 14:19:45 BRT 2024
Conheça as principais festas juninas do Brasil
Pamonha, bolo de milho, pinhão, feijão tropeiro, arroz doce, cuscuz, mugunzá, tacacá, quentão... Cada região tem seus pratos típicos de festa junina e o Brasil todo espera, como nunca, poder voltar a uma nos meses de junho e julho. Depois de dois anos de paralisação nas confraternizações por conta da pandemia de coronavírus, a expectativa é que o setor de turismo se aqueça com viagens e passeios para alguns dos maiores eventos desse tipo, em cada uma das cinco regiões do país. Conforme dados do Ministério do Turismo, somente o Nordeste é responsável por movimentar R$ 1 bilhão nas festividades que homenageiam Santo Antônio, São Pedro e São João. Isso porque Pernambuco e Paraíba têm as maiores festas regionais, mas outras regiões não ficam atrás. HISTÓRIA As festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, mas a população indígena e afro-brasileira foi a responsável por dar aparência e sabores à tradição. Na verdade, o período é marcado em todo o mundo, há séculos, pela celebração do solstício de verão, no hemisfério norte, e pelo de inverno, no Sul. No Nordeste, por exemplo, junho marca a chegada da chuva em regiões mais áridas. Por isso, as festas são marcadas pela alegria e pela fartura. NORTE Na região, a manifestação da festa popular é um pouco diferente, mas igualmente grandiosa. O tradicional Festival Folclórico de Parintins, de 24 a 26 de junho, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e faz a população da cidade de pouco mais de 100 mil habitantes praticamente dobrar no período da festa. Número que mostra a importância para o setor de turismo e a curiosidade que gera no público interessado na cultura nacional. Segundo o IPHAN, apesar de cada região do país ter a sua forma de brincar o bumba-meu-boi, ou boi-bumbá, no Norte "ocorre com mais frequência durante os festejos juninos dos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro". Os desfiles dos grupos Garantido e Caprichoso são em formato de disputa, feitos durante três noites, no Bumbódromo, um tipo de sambódromo com capacidade para 35 mil pessoas. O público vibra e os jurados decidem o melhor a cada ano. NORDESTE O São João de Caruaru, no Pernambuco, é a maior festa regional ao ar livre, conforme o Livro dos Recordes Guinness. A festa será de 4 de junho a 2 de julho e terá de três a quatro atrações musicais diárias, como Elba Ramalho, Alceu Valença, Simone e Simaria, Luan Santana e Wesley Safadão, entre tantos outros. Segundo a Prefeitura de Caruaru, a expectativa é de movimentar R$ 250 milhões neste ano com a festa, que terá 24 polos distribuídos pelo município (https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2022/03/30/sao-joao-de-caruaru-2022-sera-de-4-a-29-de-junho-confira-a-programacao-completa.ghtml). Outro destaque da região é a celebração em Campina Grande, na Paraíba, que também cobra o título de maior São João do Mundo. Os festejos serão entre 10 de junho e 10 de julho, na cidade e nos distritos de São José da Mata. Elba Ramalho, Wesley Safadão, Xand Avião e Flávio José são algumas das atrações confirmadas, mas serão de dois a quatro shows gratuitos ao dia. De acordo com a Prefeitura de Campina Grande, o evento de 2019 movimentou R$ 300 milhões, gerou mais de 3 mil empregos diretos e indiretos e recebeu 2,5 milhões de pessoas em todos os locais e dias de eventos. Vale destacar ainda o Bumba-Meu-Boi de São Luís, no Maranhão, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e da Humanidade pela Unesco. São mais de 100 grupos de bumba-meu-boi que se apresentarão de 14 a 30 de junho. CENTRO-OESTE Nos estados próximos às fronteiras com países vizinhos, as festas recebem influência cultural de países vizinhos. No Mato Grosso do Sul, o principal evento junino é o Arraial do Banho de São João, em Corumbá, que começou no século 19 e é marcado pelo sincretismo religioso, com participação de católicos e religiões de matrizes africanas, em 23 e 24 de junho. Os participantes banham os santos nas águas do Rio Paraguai, prática que foi declarada patrimônio da cultura imaterial do Brasil pelo IPHAN em 2021. Na festa, além das tradicionais modas de viola que marcam a região há também a influência cultural boliviana e paraguaia, como com a polca paraguaia e a sopa paraguaia, que na verdade é um bolo à base de milho, cebola e queijo. SUDESTE A capital mineira é o destaque do Sudeste com o Arraial de Belo Horizonte, que começou em 1979 como Arraial de Belô. Encampado pela prefeitura para atrair turistas, o evento cresceu e chegou a receber 120 mil pessoas, que podem acompanhar competições com mais de 40 quadrilhas de dança, gastronomia típica caipira e muita música. Por cuidados diante da pandemia, o evento está previsto neste ano para ocorrer aos fins de semana, da segunda quinzena de julho até agosto. Na capital paulista, a lista de atrações é grande. Uma das principais é organizada pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN), o São João de Nóis Tudim. As atrações vão de shows, apresentações culturais, culinária típica e um espaço interativo, sempre aos sábados e domingos, de 4 de junho a 31 de julho. SUL As festas juninas na região Sul são organizadas em bairros, escolas e igrejas, sem um grande evento apenas. As atrações ficam por conta de danças e vestimentas de inspiração tropeira e gaúcha, além da culinária típica local e do frio, ótimo companheiro para se comer pinhão e tomar quentão. Nesse sentido, os principais destinos são os já tradicionais de inverno, como as gaúchas Gramado e Canela, que contam com festas juninas e estão em uma região forte em vinhos e culinária colonial. Ouça mais no link: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/375497/organizadores-de-festas-juninas-ja-se-planejam-par.htm Leia mais: Aproveite: o mercado de cruzeiros marítimos está em alta
Fri Mar 08 14:16:48 BRT 2024
Festas Juninas aceleram recuperação econômica em todo o Brasil
As Festas Juninas estão entre os principais atrativos turísticos do país. E, com a redução das restrições associadas à pandemia de coronavírus, as Festas Juninas ressurgem como fator fundamental de recuperação econômica para dezenas de municípios, principalmente no Nordeste do país. Confira onde acontecem as principais festividades e planeje seu negócio, porque a retomada do turismo abre oportunidades importantes para toda a cadeia do setor, incluindo restaurantes, lojas, hotéis, pousadas e muito mais. O comércio eletrônico, que cresceu muito por conta da pandemia, também não fica de fora e pode acelerar as vendas em todos esses setores, no Brasil e no exterior. As Festas Juninas incluem as comemorações alusivas a Santo Antônio (13 de junho), São João (24) e São Pedro (29). Duas cidades brasileiras disputam, tradicionalmente e de forma saudável, o título de “melhor do mundo” nas festividades: Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. Caruaru, que também é conhecida como Capital do Forró, aposta este ano no “São João do Reencontro”, com 24 polos de concentração e cerca de 800 apresentações. As comemorações duram o mês inteiro e incluem outra tradição – as comidas gigantes –, que remonta a 1999, quando foi elaborada uma gigantesca pamonha. Caruaru preparou este ano o maior cuscuz do mundo. A expectativa da prefeitura era de que as Festas Juninas gerassem dois mil postos de trabalho no período, e que as centenas de milhares de visitantes injetassem cerca de R$ 300 milhões na economia local. Campina Grande, que é conhecida pelas grandes Festas Juninas a céu aberto, não fica atrás. Depois de dois anos de isolamento, a cidade dedicou este ano às comemorações ao cantor e compositor Genival Lacerda, nascido em Campina Grande e que morreu no ano passado. Entre as atrações das festas de Campina Grande, que vão de 10 de junho a 10 de julho, está a “Locomotiva Forrozeira”, um grande baile realizado em vagões de trem, com capacidade para cerca de 800 pessoas. Campina Grande tem outra rival, em seu próprio estado. Trata-se da capital, João Pessoa, que não quer fazer feio e apresenta o São João Multicultural, com um festival de quadrilhas e shows de grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho e Ranniery Gomes. São Luís, no Maranhão, é outra capital nordestina que fervilha durante os 60 dias de duração das festas juninas. Um dos destaques da programação local é o tradicional bumba-meu-boi, além do São João no Bairro, que leva manifestações artísticas e culturais a toda a cidade. As disputas pelo melhor São João alcançam outros estados brasileiros Natal e Mossoró protagonizam o duelo cultural e artístico no Rio Grande do Norte. No Ceará, a principal disputa acontece entre Fortaleza, a capital, e Maracanaú. Mas nem só do Nordeste vivem as Festas Juninas, Brasil afora. Em São Paulo, cidade em que grande parte da população tem origem nordestina, o destaque são as quermesses. E em muitas delas, as tradições do Nordeste combinam-se com a conhecida influência italiana na região, fazendo com que as mesas das quermesses misturem pinhão, quentão, pizza e focaccia. Na Região Centro-Oeste, Corumbá, no Mato Grosso do Sul, oferece a comemoração mais animada no período. Uma das principais atrações turísticas é o batismo de São Joao nas águas do Rio Paraguai, evento que, desde 2021, tem o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. E no Norte do país, o Pará, sede de outras grandes festividades, como o Círio de Nazaré, enriquece as Festas Juninas com o carimbó, ritmo típico da região. Lages, em Santa Catarina, é o grande destaque sulino nas comemorações dessa época. A cidade realiza este ano a 32ª edição da Festa do Pinhão e também oferece ao turista as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra, um dos maiores festivais de música nativista da América Latina. Agora é com você: estude as melhores alternativas e turbine seu negócio com o retorno das Festas Juninas em todo o país.