Guia do home office: produtividade no trabalho remoto
Por causa do Covid-19, empresas estão autorizando funcionários a trabalhar remotamente. Confira nossas dicas para manter a produtividade mesmo em casa.

Aulas suspensas, comércio fechado, horários reduzidos, equipes em rodízio e muitas empresas adotando o home office. Essas foram algumas medidas adotadas para evitar a proliferação do coronavírus.
O trabalho remoto virou uma opção segura, mas é preciso que funcionários estejam comprometidos para que esse novo modelo de organização da empresa funcione.
Estamos aprendendo a lidar com esta nova situação. E mais do que computador e internet em dia, a organização dos processos é de extrema importância para trabalhar em casa e manter a produtividade que se tem no escritório. Para ajudar você, separamos um guia, com dicas para praticar o home office de forma produtiva. Confira!
Informe tudo que é necessário
Esse comportamento faz toda a diferença na equipe. Por isso seja objetivo em todas as suas interações, deixe claro prazos e explique todos os pré-requisitos para que a tarefa possa ser realizada.
Videoconferências
Para trabalhos maiores, combinar encontros virtuais diários com a equipe do projeto e fazer alinhamentos com outras equipes semanalmente pode ser uma boa prática. Além disso, é importante que a reunião por videoconferência tenha significado, então, saiba identificar a sua real necessidade. Defina a ordem de quem vai falar e instrua a quem não estiver falando para sempre deixar o microfone no mudo. É importante também usar fones de ouvido e deixar a câmera ligada.
Comprometa-se com as entregas
Para manter a disciplina e o ritmo, organize seu horário de trabalho e de descanso, respeitando cada um deles. Lembre-se também de não realizar atividades pessoais durante o horário de trabalho.
Mantenha hábitos saudáveis e tire o pijama
É importante respeitar os horários de alimentação, além de diferenciar o espaço de trabalho e o de realizar as refeições. Outra recomendação importante é tirar o pijama. Essa medida simples pode fzer o seu desempenho melhorar, bem como tirar um cochilo de 20 minutos para voltar com a cabeça fresca após o almoço.
Lista de prioridades
Planeje a agenda do dia e tenha um lista de prioridades para entender as suas obrigações diárias e dar conta de todos os seu deveres. Além disso, mantenha o foco na tarefa que está sendo realizada.
Comunique-se o tempo todo
É fundamental que a equipe entenda as dinâmicas de trabalho, quais prazos foram alterados, qual é a urgência dos projetos. Os gestores são os que precisam ter maior comprometimento em compartilhar essas informações e o cronograma, além de estarem sempre acessíveis para tirar dúvidas.
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Alta remuneração, possibilidade de começar uma carreira no topo da pirâmide, vasta experiência e aquisição de um networking durante o processo: para os estudantes, um sonho de vida; para os empreendedores, a chance de garimpar jovens diferenciados, proativos, com alto potencial de desenvolvimento, espírito de liderança e intensa energia competitiva. Os programas de trainee são essenciais para os jovens bacharéis e para as empresas, especialmente em um momento em que não basta ter dados, é preciso de mentes pensantes, capazes de transformar obstáculos em oportunidades.
Em momentos de crise como esta causada pela pandemia de Covid-19, o empreendedor precisa, mais do que nunca, exercer o seu papel de liderança para conduzir sua equipe e manter o funcionamento normal da empresa. É preciso estar atento e bem informado para adaptar os processos às medidas de isolamento necessárias, sempre mantendo a comunicação clara e a coesão dos times. Mas como lidar com tudo isso? Para ajudar os gestores nesse desafio, listamos algumas dicas úteis aos empreendedores neste momento: Mantenha-se bem informado Um líder deve trabalhar sempre com informações de fontes confiáveis. Procure se informar por meio de sites oficiais. Para questões de saúde, procure o Ministério da Saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde). Para informações sobre tributação, linhas de crédito, questões trabalhistas, gestão financeira e comercial entre outras, acesse nossa página especial sobre o tema. Mantenha os colaboradores informados Informe aos funcionários o que a empresa está fazendo para se adaptar à crise e para manter a segurança dos colaboradores. Explique as mudanças na rotina de trabalho e faça um balanço sobre o que foi positivo e sobre os processos que precisam ser aprimorados. Crie um ambiente virtual Escolha o canal de comunicação online adequado. Nem sempre o WhatsApp é o melhor espaço para discutir projetos ou trocar informações. Opte por uma ferramenta que permita as equipes se encontrarem na nuvem e que funcione como um escritório, em que as pessoas conversam e definem as tarefas do dia. Cada funcionário deverá saber claramente onde discutir cada assunto. Dê visibilidade ao trabalho A ferramenta adotada para o escritório virtual deve garantir a visibilidade do progresso do trabalho. Lembre-se de que é necessário um período de adaptação para a equipe. Esteja presente e disponível Estar disponível para os funcionários é fundamental em momentos de crise. Com o trabalho remoto, é preciso informar os canais que eles podem usar para falar com você. Demonstre calma e procure sempre motivar os colabores. Neste momento, é preciso fortalecer a relação de confiança entre as partes. Não se esqueça de cuidar de si Assim como todo mundo, você também está estressado, sofrendo com o momento de incertezas, lindando com os novos desafios no trabalho, entre tantas outras coisas do dia a dia. Por isso, é preciso se cuidar para não ter prejuízos na saúde mental, que podem dificultar ainda mais sua liderança nesse período de crise. Alimente-se bem, procure ter momentos de relaxamento e de convivência com sua família que mora com você. _____________________________ Veja também Como manter os colaboradores motivados durante o home office Como os donos de negócio podem proteger seus colaboradores do Covid-19 5 filmes que inspiram confiança nos empreendedores
Lidar bem com o gerenciamento de pessoas neste período de crise provocada pela pandemia de Covid-19 é muito importante para minimizar os impactos negativos na sua empresa. O trabalho a distância aumenta ainda mais esse desafio. Pensando nisso, temos algumas dicas para ajudar os pequenos empresários a tomar as decisões corretas nesse momento difícil. Veja algumas sugestões que você já pode começar a aplicar hoje mesmo em sua empresa. Humanize a gestão O relacionamento que você e sua empresa estabelecem com os colabores é de extrema importância para a motivação no ambiente de trabalho, que deve ser acolhedor e confortável. Assim como o salário, a qualidade de vida no trabalho é fundamental para manter bons quadros na empresa. Com o trabalho remoto, é preciso criar canais acessíveis e de comunicação facilitada entre gestores e funcionários. Capacite os gestores de RH Invista na capacitação de seus gestores de RH, para que essa área esteja preparada para cumprir da melhor forma possível seu papel na empresa. Eles são responsáveis por criar um ambiente favorável à produtividade e bom desempenho dos colaboradores. Estimule a cooperação Estimular a cooperação entre todos os colaboradores de sua empresa é um fator-chave para o alcance de metas. Ofereça atividades extracurriculares que estimulam o trabalho em equipe que possam ser realizadas à distância. Mantenha a transparência Os gestores de recursos humanos devem ser sempre transparentes com os colaboradores. Os funcionários que reconhecerem essa relação de confiança tendem a se comprometer mais com a empresa e se esforçar mais em momentos conturbados como este da pandemia de Covid-19. Ofereça salários justos Garanta salários compatíveis com as atividades e o mercado. Recompensas financeiras também são fundamentais para o reconhecimento profissional. Conceda benefícios aos colaboradores, mas não apenas com base em resultados financeiros Dê o exemplo O líder de um time deve estar disponível para o seu grupo, orientando e tirando dúvidas. No caso de trabalho à distância, estabeleça um canal de comunicação fácil e acessível como os colaboradores. Veja também Como manter os colaboradores motivados durante o home office Como os donos de negócio podem proteger seus colaboradores do Covid-19 Veja dicas para liderar a equipe durante a crise da Covid-19
O alastramento do coronavírus acertou em cheio a rotina dos donos de negócios e seus colaboradores. Por conta da epidemia, muitas empresas passaram a adotar a prática do home office ou liberaram seus funcionários. E mesmo o Governo Federal sancionou uma lei que regulamenta medidas a serem tomadas para enfrentar este caso de emergência. Mas e as empresas que continuam em pleno funcionamento, como podem proteger seus colaboradores e também reduzir a transmissão da doença? Estabelecimentos comerciais como padarias, mercados e farmácias, além dos restaurantes que continuam com a produção para atender os clientes por meio do delivery, devem adotar iniciativas próprias a fim de reduzir os riscos de contágio dos empregados, estabelecendo normas de saúde, higiene e segurança. E para você saber como pode implementar essas medidas no seu negócio, criamos algumas dicas. Confira e mantenha a sociedade segura e saudável!
O home office, ou trabalho de casa, foi a alternativa que diversas empresas encontraram para manter o funcionamento durante a crise do coronavírus, que desencadeou medidas de isolamento social para evitar o avanço da pandemia. No entanto, essa forma de trabalhar requer alguns cuidados para que o andamento das tarefas não seja afetado e para que não haja estresse desnecessário. Pensando na melhor maneira de manter os colabores motivados e os processos ocorrendo com a maior normalidade possível, preparamos algumas dicas para ajudar os empreendedores a agir nessa situação de trabalho remoto. Veja algumas recomendações: Evite o uso de muitas ferramentas Procure uma ferramenta online que contemple diversos processos de trabalho e de gestão de tarefas. Isso evita a comunicação dispersa em vários aplicativos e a necessidade de aprender a operar diversos softwares. O resultado final é o mais importante Mais importante do que o tempo em que o funcionário passa à disposição do trabalho remoto é o resultado que ele entrega. Estabelecer objetivos, metas e prazo, além de acompanhar o progresso do trabalho é mais eficiente do que se preocupar se o colaborador está online o tempo todo. Não fique dependente de videoconferências As videoconferências são eficientes para diminuir o tempo de resposta durante a comunicação com os colaboradores. Porém, é importante assegurar que os funcionários tenham condições de realizar o trabalho sem a necessidade de se comunicarem em tempo real a toda hora. Cuidado com o excesso de informação Simplifique a comunicação para evitar a sensação de possível perda de alguma informação devido ao trabalho remoto. Acompanhar o progresso do trabalho de forma organizada e sistematizada é mais eficiente do que perguntar o tempo todo sobre o status dos processos. Nem tudo é urgente Cuidado com o excesso do senso de urgência, que pode causar interrupções de processos em andamento e perda de produtividade dos colaboradores. Estabeleça prioridades e estimule os funcionários a manter o foco no que é mais importante.
Quem tem carro sabe que o ideal é ter um mecânico de confiança para os momentos de dificuldade. O empresário gaúcho Franco Paolo Dani identificou esse desejo dos clientes e decidiu abrir um negócio que oferecesse serviço de qualidade e atendimento de confiança. Em 1996, inaugurou sua primeira oficina mecânica com uma estrutura bem pequena, que funcionava na garagem do prédio onde morava, em Caxias do Sul (RS). Aos poucos, o empresário conquistou novos clientes e ganhou a credibilidade do público. Após sete anos de funcionamento, Franco Paolo viu que era a hora de se aperfeiçoar, pois a clientela estava crescendo e novas tecnologias automotivas surgindo. Fez cursos, contratou mais funcionários e mudou a oficina de lugar. As atividades na nova sede iniciaram em 2003, dispondo de maior infraestrutura e mais dois colaboradores. Atualmente, a empresa possui sete funcionários. Atenta às necessidades ambientais e vislumbrando maior atuação, em 2007, a oficina conquistou a licença ambiental junto a Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município para destinação correta dos resíduos. Desde então a empresa deve comprovar o destino dos resíduos da produção, que são fiscalizados pelo mesmo órgão municipal. Em 2011, a empresa ganhou certificação do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e se tornou referência no ramo de oficinas de Caxias do Sul. Associação para qualificar as empresas da região A iniciativa mais recente do empresário Franco Paolo, a frente da presidência da Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular (ASERV), começou em janeiro de 2012 com um projeto para qualificar as empresas de reparação veicular do território da Serra Gaúcha (RS). Por meio de parcerias entre a Associação Serrana das Empresas da Reparação Veicular (ASERV), o Sindicado das Indústrias Metal Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS) e o Sebrae, o empresário no papel de presidente da associação vai atuar no setor de oficinas mecânicas dessa região, que possui grande concentração de empresas. O projeto pretende promover a melhoria da gestão das oficinas, gerando qualidade e aumento do faturamento, com ações sendo desenvolvidas até o final de 2013. Além dessas estratégias, o empresário quer expandir ainda mais o negócio e aprimorar o atendimento aos clientes. Para isso vem adquirindo novas tecnologias que ajudam a diagnosticar problemas principalmente nos veículos importados, que estão em alta no mercado. Também continua incentivando a realização de cursos e palestras de atualização para os funcionários.
Diante dessa crise que afeta todos em todas as direções, das pessoais às profissionais, precisamos ser rápidos em mudar nossos hábitos e criar novas formas de trabalho e de gestão de equipes. Muitas empresas adotaram regime de trabalho remoto, o famoso home office. A equipe inteira ou parte dela (os grupos de risco) foi convidada a trabalhar em casa. Medida mais que apropriada para conter a disseminação do COVID-19. Bom, e agora? Como fazer a gestão da equipe? Como saber se estão trabalhando? Como vou saber se estão sendo produtivos, dormindo ou passeando? Será que irão usar o laptop da empresa apropriadamente? São perguntas legítimas, mas que fazem parte de um mundo off line e de um estilo de liderança de comando e controle. Com isso, temos uma enorme oportunidade para repensar o modelo de liderança e praticar novas formas de liderar em que prevaleça a autonomia a responsabilidade e a cooperação. Eu tenho uma filha que faz home office a dois anos e se reporta diretamente às lideranças que estão nos Estados Unidos, e parte da equipe está espalhada em diversos continentes. Busquei essa experiência, que acompanho mais ou menos de perto, para extrair algumas práticas que podem nos ajudar nesse desafio. 1. Definição de objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, e com tempo certo para serem concluídos) para o trabalho remoto. Os colaboradores que estão em home office devem ter clareza do que é esperado em relação a suas entregas no período do afastamento presencial, isso traz segurança e objetividade na organização da rotina de trabalho. Estabelecer em comum acordo com o colaborador as atividades prioritárias a serem desempenhadas e o cronograma das entregas. Focar no resultado e não no controle. Disponibilizar os recursos necessários (tecnológicos, informações, etc.) para desenvolver a atividade; Oferecer apoio técnico para o desenvolvimento da atividade, como conversas com o gestor ou com outros especialistas da equipe, sempre que necessário. Definir em quais canais digitais os gestores e a equipe pode ser acessada. Caso o colaborador não tenha nenhuma prioridade, porque o seu trabalho faz parte de uma atividade que está temporariamente suspensa, o gestor deve discutir com ele como esse tempo poderia ser bem aproveitado e criar alternativas de estudo, desenvolvimento ou de atividades que possam contribuir para a equipe. Podem ser, por exemplo, propostas alternativas de trabalho em duplas virtuais, no sentido de ajuda mutua em projetos que estejam em andamento. 2. Procedimentos de gestão: Estabelecer data e horário para conversas exclusivas com cada colaborador em home office, não passando de 3 dias de intervalo cada reunião. Evitar convocar o funcionário de surpresa para uma reunião. Isso gera ansiedade desnecessária. Lidere pela confiança. Criar um formulário com check list ou perguntas a serem respondidas pelo colaborador com antecedência à conversa virtual on line com o gestor, para que reunião seja mais objetiva e que as questões possam ser debatidas em conjunto. Essa lista inclui questões de ordem técnica referente a atividade combinada, até questões de ordem pessoal, de como a pessoa está se sentindo e se tem alguma necessidade pessoal. É muito importante o gestor exercitar a escuta ativa, no sentido de acolher as preocupações e dificuldades, esclarecendo as dúvidas com tolerância e incentivo. Estabelecer uma agenda predefinida para reuniões coletivas com todos os membros da equipe com o objetivo criar momentos de interação, em que cada um possa dizer brevemente o que está fazendo e como está se sentindo. Manter a equipe informada com as novas estratégias da empresa. Procure deixar todos informados das estratégias, diretrizes e decisões no mesmo momento, tanto para os que estão presencialmente, quanto para os que estão em casa. Isso evita o sentimento de exclusão. 3. Incentivo e Motivação - É papel do gestor oferecer palavras de incentivo e otimismo, focando em aspectos positivos e de esperança de tempos melhores. Gostaria de propor aqui que você compartilhasse a suas boas práticas e também as suas preocupações e dúvidas a esse respeito. Com a esperança de tempos melhores, desejo que este conteúdo seja útil para você! Escrito por Rosangela Maria Angonese, colaboradora do Sebrae/PR.
Os treinamentos em franquias cumprem dois objetivos principais: capacitar o empresário para a gestão de sua empresa e para que ele aprenda os aspectos operacionais da franquia, reproduzindo o modelo e mantendo a padronização dos processos. Para atender a esses dois objetivos é preciso saber quando treinar, quem deve ser treinado, com que frequência o treinamento deve ser realizado, qual a duração de cada um deles e quais recursos devem ser utilizados. O Plano de Treinamentos deverá atender às necessidades de capacitação identificadas pela franquia e os cursos deverão ser divididos dentro de um determinado período de tempo para que eles possam ser viabilizados. Abrangerá os cursos a serem ministrados aos franqueados e seus funcionários, mas também aqueles que serão dados à equipe da franqueadora. A franquia deverá oferecer treinamentos toda vez que tiver novos franqueados, produtos ou serviços incluídos no sistema ou quando sentir que é preciso reforçar pontos que já tenham sido objeto de treinamentos anteriores, mas que não estejam sendo realizados adequadamente. É um erro pensar que a responsabilidade da franqueadora se resume ao treinamento inicial. Só uma capacitação constante, com conteúdo, metodologia e recursos adequados ao público-alvo a que ela se destina permitirá que a franquia obtenha ganhos no longo prazo. Treinamento inicial O treinamento inicial apresenta ao franqueado o padrão estabelecido pela franquia. Através dele o franqueador transmitirá os valores e a cultura da empresa, apresentará a operação de forma detalhada, com todas as rotinas e procedimentos utilizados no negócio e capacitará o empresário e sua equipe para a operação da franquia no seu dia a dia. Ele deve ser o primeiro, mas não o único. Franquias bem sucedidas mantêm um Plano de Treinamentos que visa ao acompanhamento das mudanças do mercado e à manutenção da competitividade da empresa. Todos os manuais da franquia devem servir de base para esse treinamento, aproveitando-se a oportunidade para os esclarecimentos de todas as dúvidas que possam surgir antes de a empresa entrar em operação. Este é o momento para alinhar conhecimentos básicos sobre administração de empresas e de dar as primeiras orientações para que o próprio franqueado tenha condições de se autoavaliar nestas questões. As franqueadoras costumam treinar o franqueado e sua primeira equipe, sendo que, cada vez mais, o treinamento é disponibilizado de forma contínua para que seja ministrado àqueles que tenham substituído um membro da equipe inicial. O desafio imposto pela alta rotatividade da mão de obra tem levado as franqueadoras a utilizarem ferramentas, como os cursos à distância, para nivelar o conhecimento de todos sobre os padrões a serem seguidos.
Para continuar fazendo o seu negócio crescer, todo Microempreendedor Individual vai se deparar, em algum momento, com a necessidade de aumentar suas vendas. Essa é uma tarefa que não exige somente esforço, mas também conhecimento para traçar as estratégias mais eficazes e utilizar a melhor abordagem ao consumidor. Por esse motivo, um treinamento de vendas é imprescindível para todo empreendedor que queira profissionalizar seu negócio. As estratégias de vendas estão em constante transformação, principalmente diante da mudança do comportamento consumidor. O conhecimento das melhores técnicas e ferramentas é um recurso para aumentar as vendas. Um treinamento nessa área, por exemplo, tem a capacidade de aperfeiçoar habilidades de oratória e persuasão do MEI para fazer seus resultados serem mais eficazes. A importância do treinamento O MEI deve ser uma pessoa com várias características. Administrar uma empresa sozinho e por conta própria é um grande desafio, envolve ter habilidades em diferentes ramos e estar disposto a sempre aprender novas competências. Entre as mais importantes, está a capacidade saber vender bem seu produto ou serviço. Um bom treinamento pode garantir uma vantagem competitiva sobre a concorrência, destacando a sua marca pela capacidade de impressionar os clientes. Muitas vezes, o empreendedor já tem uma facilidade em lidar com projetos, números e até mesmo pessoas. Mas, quando o assunto é vender, há uma insegurança que o impede de passar clareza sobre seu produto e o propósito da marca. Antes de iniciar um treinamento de vendas, é importante que você reserve um tempo para analisar a situação da empresa, incluindo os produtos e serviços oferecidos, o processo de vendas e os indicadores de desempenho. Torne-se um especialista em vendas Existem várias maneiras de realizar treinamentos de capacitação em vendas, tanto online quanto presencial. O Sebrae oferece diversos cursos e materiais informativos para tornar o MEI um especialista em vendas. Abaixo, listamos alguns desses cursos para você explorar. Confira! Atendimento ao cliente O curso oferece capacitação para identificar aspectos que contribuam com a satisfação do cliente, reflexão crítica sobre o atendimento e planejamento de ações. Comunicação e relacionamento com seus clientes Oferecer capacitação para o desenvolvimento da comunicação entre empresa e mercado, estreitando esse relacionamento e gerando credibilidade para o negócio. Potencialize suas vendas O curso oferece capacitação para você entender o que é inteligência comercial, como e por que as pessoas compram. Customer Success: como conquistar e manter clientes Compreenda o que é Customer Success e seus benefícios, assim como as métricas essenciais e o retorno sobre investimento. Saiba como o layout adequado pode aumentar as vendas. Saiba como otimizações no seu site e na sua estratégia de marketing podem melhorar os números do seu e-commerce. Entenda por que conhecer o seu cliente é o primeiro passo para inovar e obter sucesso no mercado.
Em ambientes onde há concentração de pessoas, é natural que diferenças e divergências de opiniões gerem conflitos. Nas micro e pequenas empresas, onde a convivência de todos é mais próxima, essas situações podem ocorrer com mais frequência. Uma gestão empresarial eficiente está preocupada não apenas em evitar conflitos, mas também em resolvê-los da melhor maneira. Não importa quais membros da equipe estejam envolvidos nos desentendimentos, o importante é minimizar o impacto do problema. Por isso, é essencial que o planejamento estratégico de qualquer negócio contenha iniciativas de conciliação e mediação.
O turnover é a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, um empregado é admitido e outro desligado de maneira sucessiva. Existem diversos motivos que contribuem para o turnover, como: salários baixos, más condições de trabalho e, muitas vezes, a própria insatisfação do funcionário.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante na gestão de pessoas, pois é eficaz na análise do desempenho individual e também da própria equipe. Por meio da avaliação de desempenho, é possível verificar vários aspectos profissionais do colaborador. É importante lembrar que o sistema de avaliação deve levar em conta a política de pessoal e as características dos cargos envolvidos na empresa. 4 aspectos do colaborador que podem ser avaliados Postura; Conhecimento técnico; Relacionamento; Comportamentos relevantes.