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Mercado e Vendas | MARKETING DE SERVIÇOS
Marketing digital para salões de beleza

Quer expandir o seu negócio? Veja como planejar o marketing digital do seu salão de beleza.

· 24/04/2023 · Atualizado em 09/05/2023
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Deixar o seu salão de beleza de fora de uma estratégia de marketing digital significa perder espaço para a concorrência, isso porque muitos donos de negócio nesse segmento já entenderam que a estratégia é muito eficiente e funciona para quem quer expandir o negócio.

O marketing digital, basicamente, utiliza-se dos canais digitais para alcançar o público-alvo das marcas e desenvolver uma estratégia de comunicação, independentemente do tamanho das empresas e dos segmentos em que elas atuam. Em um cenário competitivo e cada vez mais on-line, marcar presença digital e posicionar-se nesse universo pode fazer toda a diferença.

O Brasil, segundo informações do diretor-superintendente do Sebrae-SP,  Marco Vinholi, é o quarto maior mercado consumidor do mundo na área de salões de beleza, ficando atrás apenas de grandes potências, como Estados Unidos, China e Japão. O Jornal O Estadão, por sua vez, revela que, só no Brasil, 343 mil salões de beleza foram abertos desde 2020, entre os quais 11 mil surgiram em junho de 2022, número 28,5% maior que o mesmo período de 2020. Os dados dão conta de que o setor é um dos três que mais abrem CNPJ no Brasil. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que 66% das pessoas consideram que gastos com beleza são uma necessidade e não luxo. 

Benefícios do marketing digital para salões de beleza

O cenário, conforme os números apontam, é positivo e mostra que ainda há espaço para crescimento, trazendo como benefícios: atração e retenção de novos clientes, fidelização de clientes que estão há mais tempo com o salão, fortalecimento de marca (marcar presença, criar memórias, reputação e autoridade com o cliente), destaque frente à concorrência (a empresa/marca passa a ser vista como referência), melhorar os lucros com a venda de produtos para os clientes, redução de custos com aquisição de clientes em potencial.

Como planejar

Investir no marketing digital também exige planejamento, e o primeiro passo é estudar o seu público-alvo, conhecer a persona (cliente ideal) do seu negócio, bem como definir as suas metas e os seus objetivos. Tendo isso em mente, considere no seu planejamento:

  • Definição de nicho: quem você quer atingir (persona), direcionando as ações e estratégias para esse público;
  • Investimento em site e redes sociais: com destaque para o Instagram, Tik Tok e Pinterest! Pense na divulgação dos cortes, com boas fotos e vídeos de serviços feitos no salão, preços, agendamento. O importante é que você esteja presente onde o seu cliente em potencial está, simplificando a jornada do consumidor;
  • Produção de conteúdo: é essencial ser referência e autoridade para destacar-se da concorrência, então, produza conteúdo relevante para a sua audiência e, de preferência, tenha um calendário de publicação e postagens;
  • Incentivar avaliações: é importante criar canais de feedback para ouvir os clientes e para que eles façam comentários e avaliações acerca dos produtos e/ou serviços, a fim de entender como eles estão se sentindo, como tem sido a experiência deles com a sua empresa, o que pode melhorar, o que está bom, enfim, a intenção é criar estratégias para um atendimento de excelência;
  • Anúncios: você pode segmentar o seu público e investir em mídia paga, a fim de potencializar os resultados, já que é possível alcançar pessoas de forma mais qualificada;
  • SEO local: possibilita otimizar os mecanismos de busca, levando em consideração a geolocalização (Google Maps, por exemplo) e outros recursos, como as redes sociais, assim, o usuário encontra uma empresa perto do local em que se encontra;
  • Google Meu Negócio: o recurso permite que as pessoas encontrem seu salão de beleza no Google Maps, além de ser possível inserir informações como número de telefone e contato.

Como você viu, é fundamental ter um planejamento para o marketing digital da sua empresa a fim de expandir o seu negócio. Separamos para você conteúdos voltados para a organização e planejamento do seu salão de beleza. Acesse: Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio, Dez fatores-chave para o sucesso de um salão de beleza, Como organizar o meu salão de beleza e Descubra como administrar um salão de beleza com eficiência.

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