ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Sat Sep 30 13:38:39 GMT-03:00 2017
Mercado e Vendas
Melhore a identidade visual do seu empreendimento
Cores, marcas, ambientação e logomarcas colaboram com a consolidação do negócio e podem conquistar novos clientes.
  • Vantagens
  • Passo a passo
  • Renovação

Para aumentar as chances de melhor posicionamento e destaque no mercado, é importante que você priorize no planejamento de sua empresa a identidade visual do seu negócio. Ela deve chamar a atenção do cliente e atender aos objetivos de seu empreendimento.

A identidade visual é composta por um conjunto de símbolos que permitem a caracterização do negócio por meio de elementos que fazem referência às propostas da empresa e despertam sensações no consumidor.

Cores, design, imagens e letras compõem as peculiaridades da identificação que estarão presentes no logotipo e na programação visual.

A divulgação é ótima estratégia de popularizar a identidade visual, que deve estar presente em todos os canais de comunicação, publicitários ou não: a internet, outdoors, embalagens, vitrines, banners, etiquetas e cartões de visita.

Nas estratégicas de divulgação, haverá sinais que traduzem a imagem que a empresa quer transmitir a seu público de forma a posicionar o produto em sua mente.

As lojas de roupas infantis, por exemplo, costumam trazer letras com estrutura dinâmica e colorida em seu logotipo, a fim de traduzir o imaginário das crianças. 

Quando uma empresa é lançada no mercado, é fundamental definir, por exemplo, missão, visão, valores, tipo de produtos a serem oferecidos e o público de interesse, assim como sua identidade visual. 

Vantagens

A identidade visual pode influenciar a decisão de compra do consumidor. Além disso, ela apresenta outras vantagens e benefícios para sua empresa:

  • Valoriza o negócio, transmitindo credibilidade: quando o cliente percebe o conjunto de cuidados tomados na decoração do ambiente e na forma de transmitir informações sobre empresa e produto, a confiança do público aumenta. A empresa expressa profissionalismo e preocupação com a qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
  • Atrai clientes: o investimento no marketing visual do empreendimento potencializa as chances de fidelização e captação de novos clientes, uma vez que - ao se depararem com uma estrutura moderna e atraente - eles experimentam novas sensações e sentem a vontade de retornar ao lugar que lhes chamou a atenção. Ambientes amplos e arejados são grandes apostas de diversos segmentos.

Passo a passo

Quando o empreendedor planeja seu negócio, ele deve entender que o trabalho com a construção da identidade visual é bastante delicado, pois um simples detalhe pode comprometer o conjunto de informações direcionadas ao público-alvo.

Contar com o auxílio de profissionais da área de design e marketing é essencial para o sucesso de uma identidade sólida no mercado. Nesse processo de criação, destacam-se alguns passos importantes a serem seguidos:

  • Estimular a criatividade da equipe, pedindo sugestões de novas ideias;
  • Criar diversas possibilidades de logomarca até definir aquela mais adequada ao negócio;
  • Softwares como Corel e Photoshop podem ser utilizados na diagramação do logotipo;
  • Definir cores que expressem características do negócio (uma boa referência é a psicologia das cores);
  • A imagem deve permitir a compreensão da mensagem expressa;
  • Antes de fechar a criação da logomarca, é importante dar atenção aos detalhes para redefini-la, se necessário;
  • Criar um manual de identidade visual para evitar uso inadequado de informações sobre a marca.

Renovação

Todas as marcas podem ter a sua identidade visual renovada. Mas é preciso um propósito e, ao mesmo tempo, cuidado na manutenção da filosofia da empresa transmitida ao público.

As mudanças devem refletir o acompanhamento da tecnologia, novos meios de produção e tendências do mercado.

Saiba mais

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora