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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Mundo fashion: novas estratégias para ganhar dinheiro com a moda

A pandemia provocou profundas avaliações em todos os negócios, exigindo novas formas de administrar e estratégias que atendem aos novos anseios do consumidor

· 20/06/2022 · Atualizado em 30/06/2022
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O empreendedor do setor da moda deve estar se perguntando, depois de tantas mudanças e transformações pelas quais o mercado passou, como ganhar dinheiro no mundo fashion. Os efeitos da pandemia aceleraram as novas tendências que já eram evidentes nos últimos anos e hoje é praticamente impossível sobreviver nesse competitivo mercado sem implementar as estratégias de gestão que as pesquisas de mercado apontam. Por isso, o empreendedor precisa inovar dentro do formato que já trabalha, agregando novas formas de comercialização e buscando novas parcerias.

Entre as principais mudanças, é possível perceber novos comportamentos do consumidor, que está mais engajado e busca empresas que respeitem os princípios da sustentabilidade, além de procurar por aquelas que facilitem o processo de escolha e aquisição dos produtos, oferecendo formatos de venda que incluem diversas ferramentas, como WhatsApp, bag delivery (a loja/sacola vai até o consumidor), e-commerce/marketplace, redes sociais, entre outras possibilidades. Assim, o conceito de omnichannel (multiplicidade de canais) nunca esteve tão presente como agora, pois, além da loja física, o consumidor espera também poder comprar com facilidade em qualquer lugar e no momento que quiser, por isso a oferta de diferentes canais é relevante para quem deseja atender às expectativas de experiência do consumidor.

Omnichannel: oportunidade para o lojista e praticidade para o consumidor

O novo consumidor quer praticidade, por isso maiores serão as chances de venda se você estiver presente nos canais procurados por quem quer adquirir um produto. Com o mercado da moda isso não é diferente, e as tecnologias disponíveis hoje facilitam não só o acesso aos artigos e a visualização deles como também a aquisição, o rastreio, a comparação de preços, além da facilidade de receber as mercadorias em casa. 

O oferecimento desses vários canais de compras aos consumidores impacta positivamente o seu negócio, mas, para isso, é preciso planejamento (nesse link, o Sebrae é seu parceiro para a realização do curso Marketing digital: planejar para vender pela Internet). Além do mais, as vendas on-line podem alavancar o faturamento da sua empresa e isso pode ser realizado por meio de parcerias com plataformas de marketplace, como Magalu, Americanas e Mercado Livre. Normalmente, para utilizarem tais plataformas, os lojistas precisam fazer um cadastro e pagar uma comissão ou mensalidade, sendo um procedimento bastante simples e acessível.

Essas plataformas revolucionaram o comércio eletrônico e estabelecem importantes elos entre lojistas e clientes, pois hoje dados indicam que, no Brasil, cerca de 95% dos consumidores já utilizaram alguma plataforma de marketplace para efetuar as suas compras. Se o e-commerce é um espaço virtual individual da sua empresa, o marketplace funciona como se fosse um grande shopping virtual. Dessa forma, um não exclui o outro, ou seja, o empreendedor pode investir em um e-commerce e pode buscar também as parcerias com as plataformas de marketplace, além de oferecer conteúdo nas redes sociais. Lembre-se da máxima: quanto mais espaços o empreendimento ocupar, maiores serão as chances de vender.

E você, empreendedor, está preparado para atender a todas essas mudanças no mundo da moda? Oferecemos a seguir alguns materiais de curadoria nos ambientes do Sebrae que você pode acessar e que poderão contribuir para o planejamento de novas estratégias de gestão do seu negócio.

Para saber mais sobre vendas on-line, acesse os artigos abaixo. 

Dicas de ouro para as vendas online:

Ofereça disponibilidade, diversificação e facilidade aos clientes para sua empresa continuar na ativa a partir das vendas online.

5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais:

Confira algumas dicas e use as redes sociais de forma estratégica para trazer retorno direto aos seus negócios.


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